Bom, eu sempre tive esse sonho de fazer um tutorial, agora com bastante novatos chegando para fazer fakes para o COF, eu pensei assim, HEY, eu poderia ajudar eles.
Não só isso, mas se um novato nunca viu uma fake do CEP, isso vai dar uma noção para ele de como vão ser as fakes que eles vão enfrentar na sua quest pela premmium
Falando em horas assim, eu fiz essa fake em três horas mais ou menos. Sim, só três horas, de um limite de 5 dias para fazer a fake. Então tipo, se você queria bancar o folgado e dizer que não teve tempo para fazer a fake, eu acho que seu argumento esta invalido agora
Ah sim, eu também tive uma reação alérgica a não sei o que, então fiz essa fake toda em um estado meio ruim de corpo : )
Enfim, vamos a fake e depois ao tutorial de como fazer algo igual
![]()
E é isso. Simplesinha.
Agora vamos ao tuto.
Só avisando que eu não sou um moderador CJean da vida. Eu não sou tão bonzinho, eu sou da opinião de que qualquer um pode fakear com facilidade, sério, você tem que ser uma criança muito especial para falhar em fakear
Enfim...
Passo 0 de uma fake do COF: ENREDO
♦ Normalmente eu até entendo uma pessoa simplesmente começar a fake a esmo assim, fazendo o que vier na cabeça... mas normalmente, isso só é legal quando você não tem um limite. Como no COF tem limite, de apenas 30 q, eu realmente acho bom você sentar e colocar as idéias no papel ou no word.
• EU normalmente faço um enrendo escrevendo o que vai acontecer em cada quadro. Normalmente isso me ajuda pra burro e me permite organizar bem o que vai rolar.
♦ Você não precisa começar pelo começo, é uma coisa comum começar uma fake pro COF pelo fim, meio, por uma cena importante, e só depois fazer o começo.
♦ O uso do tema é muito importante, se estiver tendo dificuldades para fazer uma fake usando ele tente algo inteligente, tipo uma interpretação literal dele ou algum uso inesperado, isso vai te dar pontos.
• Por outro lado, cuidado para não sair muito do tema, ou usar ele de modo sem sal e sem açúcar. Bons fakes já caíram no concurso simplesmente por se darem mal com temas.
♦ E por fim... pense com Tibia. Pense nos limites do Tibia. Fazer uma fake de robos gigantes lutando com dinossauros pode parecer genial, mas reflita se você vai ter condições de fazer algo do tipo no limite de 5 dias que lhe foi dado? Sim e Não são respostas validas aqui.
Mas chega de teoria, agora vamos fazer a fake mesmo!
Passo 1 de uma fake do COF: Começando
Eu acho que assim, organização e fakes quando andam juntas se dão bem, então abre um espacinho no seu desktop, e cria uma nova pasta. Chame-a do que quiser, se for sua primeira fake ever, vamos chama-lá de COF 1.
![]()
Ai dentro dessa pasta, crie uma outra chamada (quadros), e uma outra chamada (outfits). E pronto, acabou a fase de organização
Passo 2 de uma fake do COF: Fazendo as bases
Eu normalmente uso Photoshop e Fireworks. Mas vamos simplificar as coisas. Vamos usar aqui Fireworks e Paint. Ok. Arranje um Fireworks, esse tutorial foi feito usando o CS5, mas existe uma penca por ai. Enfim. OK, você ta com o programa ai? Abra ele e então vamos criar um arquivo de imagem.
Deve ter uma janelinha aberta ai, no canto direito deve estar escrito "create new" e em baixo "fireworks document" (PNG), clica nisso ai e você deve ver uma janela parecida com essa:
All right, veja se as duas primeiras barrinhas estão em "pixels", se estiver em Inches ou Centimenters clique e muda para pixels. Ai vamos colocar o valor equivalente a um mapa de 8x8 tiles no tibia: 256 pixels.
Ah também coloque Canvas Color em transparent, sempre , por que se não sua fake vai ficar com o fundo branco. Dica.
Bom, enfim, agora você tem seu quadradinho base para fakes, salve ele em quadros na pastinha que eu mandei você criar. Sugiro o nome "base".
Ok, salvou? Agora vou te apresentar ao amiguinho "salvar como". Ele normalmente esta em file, depois de "salvar", mas também aparece se você apertar control + shift + S. Esse quadro, que você acabou de salvar como base agora, salve ele de novo, só que como outro arquivo, chame-o de "1"
E é ai que você vai fazer o primeiro quadro da sua fake bonita
... Só que... E AGORA? COMO VOCÊ VAI FAZER A FAKE MEL DELS.
VAI TIRAR PRINT SCREEN DO TIBIA E COLOCAR LETRINHA EM CIMA? NÃO VAI NÃO OTÁRIO.
(tapa na sua cara)
Passo 3 de uma fake do COF: Montando um quadro parte 1: mapinhas
Nós vamos agora montar uma cena de uma fake. O primeiro e mais importante recurso vai ser o mapa. Arrange um map editor, tipo aqui: Link
Ai tu vai abrir o RME, vai ter essa janelona preta, vazia, e sem jesus no coração, mas vamos mudar isso logo logo.
Se não tiver uma janelinha cheia de pisos e chãos e paredes ai no canto esquerdo da sua tela, aperta T que ela vai aparecer.
Existem mil tutoriais sobre mapas por ai, mas eu vou te mostrar um metodo novo, um método que só serve para fakes alias. Ai do seu lado esqueda, na janelinha de pisos, tem uma barrinha de opções escrito "terrain titles" nela. IGNORE-A POR ENQUANTO, OKAY? NÃO É ESSA BARRINHA QUE A GENTE QUER CARAMBA.
A que a gente quer é a debaixo, uma que tem tileset escrita em cima. Clique nela e escolha a opção "Stairs", nessa opção tem um quadro completamente preto, clique nele. Agora clique no mapa. E boom, agora tem um quadro amarelado na sua tela preta.
Nosso objetivo aqui é fazer um quadro de 9x9 tiles usando esse coiso amarelado para cercar o espaço do quadro de 8x8 que vamos usar. Normalmente tutos de mapas te falam para fazer gigantes, e isso é até legal, mas por outro lado, você só vai usar um pedacinho pequeno desse mapa. Esse meu método foca apenas no pedacinho que tu vai usar.
Enfim, certifique-se de que o quadro tem um espaço de 8x8 titles dentro (segura shift e arrasta o mouse, se no cantinho esquerdo lá em baixo no RME aparecer "selection 8:8, você basicamente venceu na vida)
Agora vamos fazer um mapa(ALELUIA!)
Vai de novo naquela barrinha aonde você escolheu Stairs agora pouco, mas agora vamos explorar as outras opções. Eu acho que as três mais importantes são NATURE, TOWN & CAVE. A primeira tem graminhas e terrinhas, a segunda tem coisas para a cidadezinha, e a ultima tem tudo que você precisa para fazer um forte para seu lordzinho demoniozinho.
Mas eu quero fazer uma cena pacata na cidade. Então eu vou em nature, clico da grama, e ta-dã.
Ah sim, se não tiver fazendo as bordas automaticamente como esta na imagem, aperta A para ativar (ou desativar) as bordas automáticas. Mais tarde você vai ter que aprender a se virar sem usar elas, mas eu nem to afim de ensinar isso.
Enfim. Enche o quadro de grama, e ai vamos para o próximo nível, vamos colocar umas paredes e tal. Ah sim, sempre mantenha em mente que seu personagem vai ter que ficar em algum canto do mapa, então deixe um espaço para ele, coitado.
Janelas e portas são colocadas clicando nas janelinhas e portinhas ali em baixo dos pisos no canto esquerdo, e depois na parede aonde você deseja colocar elas.
Ta bom, se quiser colocar uns telhados, tem um menu chamado "floors" lá em cima, é bem fácil de entender como usar isso, ele vai pro piso de cima, ai tu vai em Roofs e coloca um telhadinho gatoso.
Mas agora volta pro flloor 7, que é o "térreo". E vamos olhar de novo ao mapa. Ok, ele tem coisas agora, mas ele não esta meio vazio? Bom, é por que faltam os detalhes e objetos nele, também falta jesus no coração dele, mas primeiro vamos resolver a falta de detalhes e objetos.
Lembra quando eu gritei com você por que não podia clicar ali na barra de opções em que estava escrito "Terrain Palette"? ... ... DESCULPA TA. Eu tava cansado e irritado, eu me arrependo de ser tão cruel com você. Sério.
Enfim, pode clicar lá agora, vão aparecer varias opções, mas a que nos interessa aqui é a segunda, Doodad Palette. Agora você já deve estar manjando das coisas. Escolha um Tileset na segunda barrinha que tenha os objetos que tu quer, tipo Nature, Interior e Exterior normalmente tem os mais uteis. E é isso, clica, e joga no seu mapa.
É no Doodad que se diferencia os novatos dos mestres, tente usar esses objetos para melhorar a qualidade do mapa, até que ele fique "preenchido"
E coloque muitos tufos de grama na sua fake também, tufos de grama são importantes, eu conheço um cara que não colocou tufos de grama em sua fake e ele foi atacado pelo monstro de Flesch enquanto dormia.
Enfim. Isso é um mapinha!
Agora tire print-screen do mapinha (se você deu zoom in ou out enquanto tava no RME você é babaca, vai estragar sua fake, clica em control + shift + N e concerte sua vida)
E vamos voltando pro Fireworks.
Passo 4 de uma fake do COF: Montando um quadro parte 2: Falas e Bonecos
Ta bom, aperta control C que a screen shot que você tirou do RME vai aparecer ai no Fireworks agora. O mapinha que você fez e o tamanho do quadro do Fireworks tem o mesmo tamanho, alinhe os dois, provavelmente vai ter que usar as setinhas do seu teclado, mas garanta que nenhuma linha daquele quadrado 9x9 dourado que tu fez apareça agora.
Ok, tudo certim? Pergunta retorica, eu não posso escutar o que você responde.
Agora vamos colocar os personagens nessa fake. Nessa minha primeira cena tem dois carinhas que vão aparecer, o Artesox e o Tempo da fake do Lorofous Mirrory.
Vamos começar pelo mais bonito, o Artesox. Eu vou lá na galeria de outfits: Linke Procuro esse belo nome, abro a imagenzinha, dou um salvar como lá, e salvo essa outfit lá na pastinha que criamos a muito tempo chamada "outfits".
Agora eu abro essa imagem no Fireworks, e uso uma ferramente para "recortar" qual parte da outfit eu quero. A ferramente é aquele quadradinho quadriculado, o atalho de teclado é apartar M. Eu uso essa ferramente para "selecionar" o art em pé olhando para baixo. E aperto control C.
Agora voltamos para a fake, para o quadro 1, e apertamos control V. E O ARTESOX APARECEU LÁ. OLHA QUE MAGICOW. Só que tem um detalhe... um terrível... terrível detalhe.
E esse quadro branco ai? Como vamos tirar ele?
Bom, é bem simples! Vamos usar a varinha magica, tecla W do teclado ou o iconezinho de varinha magica ali no canto. MAS CALMA. Veja ali em baixo a "tolerance" esta no 0 e se "edge" esta no "hard". Pois se não estiver essa ferramente vai estragar as imagens que ela tocar e toda sua fake.
Se esta tudo OK, clica em uma parte do quadrado branco. Ok você selecionou ele, agora vai ali no menu de cima, em select, e procura a opção Select Similar (Ou você pode clicar com o botão direito do mouse e ir em Select Similar também). Clica nela e boom, todos os pixels brancos feiosos vão estar selecionados. Agora aperte DEL, e MATE ELES. MATOU ELES? OK.
Infelizmente o fireworks não vem com um atalho para select similar, mas eu recomendo que tu vá em settings ou keyboard shortcuts e crie um, algo tipo control + shift + W por exemplo. Por que você vai estar sempre usando Select Similar para matar pixels brancos e rosas.
Mas enfim, Artesox ta ai na fake, todo bonitinho, agora vamos ao Tempo. O Tempo não é um personagem ou faker famoso e não esta na galeria de outs. Como você vai colocar ele ali na fake?
Bom, acontece que o tempo é so um Yalahariam (falei certo isso) oufit, e existe um programa que cria outs automaticamente para nossas fakes
Link pro wardrobe e pro desk que vamos usar daqui a pouco e que eu ripei do CJean alias
Ai tu vai ter uma tela assim:
Se tu fuçar um pouco tu entende fácil como funciona esse programa. Mas ok, vamos por passos, primeiro eu escolho a out, vou ali aonde tem citzen e mudo para Yahalalawoloalnrian ai eu ciclo no coração e no " i " para tirar a life bar e o nick da out, por que usar isso em fake é coisa de gente não fabulosa. ai eu escolho as cores, tipo naquele jogo Tibia e tal... e é isso.
Eu posso gerar um chipset, com todas as posições, que eu posso colocar no paint por exemplo e salvar como uma outfit lá na pastinha, mas nem vou fazer isso.
Só vou clicar em copiar e dai eu aperto control V lá no quadro no fireworks e boom, o Tempo esta na minha fake. Eu mato os pixels rosas e fim.
Agora vamos abrir o Desk e... ... ... ... ... ...
Sério. Você tem que ser muito especial se você não sacou de cara como esse programa funciona. Sério.
Eu nem vou explicar isso, se tu ta confuso, vai beber um café. Sério.
Ah sim, normalmente usamos falas de criaturas para fazer smiles nas fakes. É isso.
Ai tu cola a fala na sua fake, mata os pixels... e pronto! TU CRIOU SUA PRIMEIRA FAKE CARA!
... tecnicamente falando. Você já podia postar ela por exemplo, mas isso seria tolice.
Sua fake vai ter mais de um quadro, agora nós vamos criar um quadro 2 agora. Salve esse quadro 1, depois, salve como, control + shift + S, ele como um outro arquivo, o quadro 2.
Ai tu vai lá, deleta a fala e os personagens que mudam, faz tuas coisas, e quando terminar o quadro 2, tu salva o quadro 2, e depois salva ele de novo como quadro 3.
Ai tu vai lá, muda o que precisa mudar, salva esse quadro 3.. e tu já entendeu né?
Só cuidado para não salvar um quadro por cima do outro, é só questão de cuidado, eu fiz fakes com 1000 quadros já sem ter esquecido de salvar um quadro corretamente.
Uma dica para evitar isso é deixar as imagens com miniaturas bem grande no menu de salvar como, ai você vai ver os problemas antes de problematizar tudo.
E é isso, tu faz isso até chegar ao quadro trinta. Mas antes de irmos para o próximo level, vou te dar duas dicas de coisas legais para sua fake.
Passo A de uma fake do COF: Dois efeitos bacaninhas
O primeiro efeito é o zoom.
Esticar as imagens fica muito feio em uma fake, minha técnica aqui é diferente, eu dou zoom no fireworks, ali em cima, o 100% e tal do lado da lupa. Eu coloco ele em 200% ou 400%, tiro uma screenshot usando print screen, ai eu colo o print no mesmo quadro. É isso basicamente, um screenshot de uma cena com o zoom natural do fireworks.
Só não deixe seu mouse sobre a cena ou e não deixe nenhum objeto selecionando com linhas azuis por toda a cena.
...
Enfim, o segundo efeito é o de luz.
É bem simples, se tu chegou aqui no tutorial, já deve estar acostumado com os layers do fireworks, então. Pois bem, ali em baixo no meu direito existe um botão que cria um novo layer. Tu vai lá e cria ele, coloca ele acima de tudo, menos das falas. Ai tu vai lá na ferramenta que tem icone de balde, coloca na cor preta. E joga no seu layer VAZIO. E pronto. Perfeito né?
...
Ah o que? Fonte de luz? Ah sim.
Enfim, pegue o pincel, não esse seu babaca, o virtual, o ícone ali. ENFIM. Coloque ele em uma cor laranja ou branca, coloque em um tamanho entre 300 e 500 e coloque a opção Edge em 100. Agora de uns clique (LEVES CLIQUES, se não fique parecendo que a luz foi pincelada) sobre onde estão as fontes de luz (tochas e tal) ... mas não no mapa, você tem que usar naquele layer preto que você criou. Fez isso? OK!
Enfim... agora você deve estar vendo que ali em cima dos layer tem uma barrinha de opções escrito normal, viu ela? Clique nela, e coloque em Multiply. Pronto... tua luzinha. Seja feliz.
Efeitos é questão de esforço, fuce nos programas e descubra um monte de coisas legias que VÃO te ajudar.
Passo 5 de uma fake do COF: Fazendo as bases parte 2
Ok, vamos dizer que tu tenha conseguido fazer os 30 quadros e seja uma pessoa feliz. Agora precisamos colocar esses quadros em uma "moldura". Ou seja, precisamos transformar seus quadros em uma historia em quadrinhos. E como vamos fazer isso? Vamos começar fazendo a moldura!
Pega aquele seu quadro base lá, abre ele, salve-o como "moldura base", não na pasta de quadros, mas na pasta principal da sua fake. Ok. precisamos fazer um quadrado.
Clique no quadrado do lado do T de texto, ou aperte U. Faça um quadrado qualquer ai, clique na cor do lado do balde, e escolha "none", agora tu tem um quadrado vazio.
Ali em baixo, tem a barra de ferramentas desse quadrado. Atenção para os valores do lado de W e H. clique neles e troque-os para 258 e 258. Com dois pixels a mais em altura e largura, esse quadrado que você criou abraça perfeitamente os seus quadros de 256. Uma moldura para eles basicamente.
Para ajusta-lo, aperte control + f
Mas vamos dizer que tu queira algo mais advanced. Ok. então de control c + v nesse quadrado que você acabou de criar, adicione 10 pixels no W e no H. Ou seja, troque para 268. E depois de dar enter, aperte control F... você vai ter uma coisa bagunçada, mas o FW é perfeito para centralizar e arrumar as coisas, pegue o quadro menor e leve ele para o meio, o Fireworks vai provavelmente arrumar ele assim ó:
Lindo né? Agora deixa eu te apresentar ao amiguinho chamado "Flattern selection", acontece assim ó, tu selecionada esses dois quadros, e clica lá na barra de layers com o botão direito do mouse, ai vai ter tipo, uma opção chamada "Flatten Selection", clica nela, e seus quadros vão virar um objeto só. Mas só faça isso depois que estiver tudo certo.
Isso vai permitir que tu preencha a moldura, colora a moldura, ame a moldura.
Bom, faça sua arte, e se for usar o balde não se esqueça de não deixar ele com anti-alising. Quando terminar, garanta que toda a moldura do quadro seja apenas um bitmap, apenas um objeto, apenas um layer. Para isso use o Flatten Selection.
Garantindo tudo isso, agora você vai clicar nessa quadro, dar control C e control V, criando dois quadros iguais. Você quer criar um espaço de vinte pixels entre esses dois quadros. E é bem simples, coloque o valor de W em X, e depois adicione 20 pixels. Ai aperte control alt f e vai ver isso:
Aperte Control E para fundir os dois quadros. Agora faça o mesmo que antes, de copiar e colar o quadro e tal, mas coloque o valor de H em Y, e adicione 20. Control alt F e vai ter já uma moldura para quatro quadros. Control E para fundir.
Faça mais uma vez isso com H e Y, e vai ter 8 quadros. Ai fica a sua escolha, pode continuar fazendo isso até ter 32 quadros, ai tu pode deletar os dois últimos e ter exatamente 30 quadros. Pode parar aqui e fazer mais de uma moldura. Ou pode fazer o que diabos você quiser. É sua fake mel dels.
...
Agora precisamos colocar os quadros na moldura. Simples, não abra os quadros com o Fireworks, abra eles com o paint, ai vá em selecionar > selecionar tudo. Control C + V. Ai volte para a moldura no FW, e pronto.
Se estivéssemos usando Photoshop (para os quadros) e Fireworks dava para simplesmente arrastar as imagens da pasta pro FW. Mas como estamos usando FW para molduras e quadros, fazer isso não ia dar certo. Você pode contudo arrastar uma por uma pro Paint. É meio lerdo. Mas não vai desistir agora né :9?
Enfim, faça suas molduras, de uns salvar como para criar molduras o suficiente, e ai quando estiver tudo certo... arranje um modo de hostar a imagem.
Imageshack é uma solução facil, ai tu pega o link direto e coloca aqui.
Wordpress e Deviantart são solução mais demoradas. Porém eles não deletam sua fake como Imageshack, o que é MUITO BOM.
Ai tu faz a PM e envia pro seu juiz e torce pra vencer meu filho.
É isso. Espero que tenha entendido alguma coisa desse tutorial. Se aguentou ler até aqui alias o_o
Agora vai lá ler o do CJean que é um tutorial decente![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação