Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 16

Tópico: Catalepsia Projetiva e outros distúrbios do sono

Registro
    23-07-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Catalepsia Projetiva e outros distúrbios do sono

Faz muito tempo, pelo menos três anos, que tenho verificado com cada vez mais (e alarmante frequência, tendo seu auge hoje) esse problema da catalepsia projetiva no meu sono. Não costumo ter esse problema na minha cama, e sim quando durmo em lugares incomuns como hoje. Dizem que todas as pessoas tem catalepsia projetiva pelo menos uma vez na vida. Só hoje eu tive seis.

Para explicar melhor: o Tribunal aqui da cidade, onde eu trabalho, está em reforma, mas eles não deram a possibilidade de abonar. Então a gente aparece lá só pra bater ponto e ficar sem fazer nada. Absolutamente nada. Havia um auditório gigante do outro lado, totalmente escuro. Fui pra lá dormir. Deitei no chão mesmo, escondido. Experimentei meia dúzias de catalepsias projetivas, uma atrás da outra.

Definição:

Esse fenômeno mete medo em muitas pessoas, mas é muito mais comum do que se pensa. A pessoa acorda no meio da noite (ou mesmo durante uma soneca durante o dia) e descobre que não consegue se mexer. Parece que uma paralisia tomou conta do corpo. Ela não consegue mexer um dedo sequer. Tenta gritar para chamar alguém, mas não sai voz nenhuma. A pessoa luta tenazmente para sair desse estado, mas parece que uma força invisível tolheu-lhe os movimentos. Inclusive, alguém pode estar deitado ao lado dela e não perceber o que está acontecendo. Dominada por aquela paralisia, a pessoa grita mentalmente: "Eu tenho que acordar! Isso deve ser um pesadelo!". Mas ela já está acordada, só não consegue se mover.
    Experiências que tive hoje:

Como hoje o negócio foi brabo, embora eu já tenha tido outras vezes essa merda (com frequência, mas sempre em intervalos grandes de tempo), eu acho por bem explicar o que houve.

O auditório era fechado e escuro, embora eu tenha ligado uma luz lá no fundo pra não ficar o breu total. Deitei no veludo e dormi. Logo a catalepsia veio e eu soube que estava nela facilmente. O que eu não contava era com o nível absurdo de alucinações realmente trolls. Minha audição foi totalmente domada por esse estado. Tive absoluta certeza de sons de pessoas me chamando para me procurar (meus colegas de trabalho) e eu não queria que eles me vissem ali (embora, pensando bem, ninguém iria ligar porque eles mesmos dormem por ai nesses dias). Tive alucinações da porta batendo, como se alguém tivesse entrado. De pessoas me observando, sem eu poder levantar. De pessoas entrando no auditório e eu sentindo a urgência de sair dali. Foi aterrorizante, até que soube que uma das pessoas sentou do meu lado e era só um vulto e eu acordei meio que num grito.

Eu já sabia que isso realmente provocava alucinações, mas no caso ali eram tão reais e convenientes que eu achei absurdo. Eu realmente não gostaria que alguém entrasse, embora não fossem de qualquer forma. As alucinações apelavam pra isso.

Na catalepsia projetiva você sempre tem o controle do seu raciocínio, mas com as experiências lúcidas de alucinações variadas. As próximas vezes que dormi eu tentei me manter calmo, mas sempre vencido pelas alucinações gritantemente reais que eu realmente duvidava que eram alucinações e que havia alguém realmente entrando lá no auditório pra me sacanear ou portas abrindo e seja lá o que for.

Experiência extra-corpórea - Embora eu nunca tivesse experimentado nesse estado (ou não tivesse percebido), numa das ocasiões eu percebi claramente. Clara e comprovadamente. Com o domínio da razão eu soube que estava dentro de uma catalepsia e então eu ignorei as alucinações e, incrivelmente, elas pararam. Verifiquei que conseguia mover meu corpo com muita dificuldade, como se ele pesasse 200kg ou tivesse uma espécie de área gravitacional nos pontos em que meus membros estavam parados. Percebi que não estava mexendo meus braços e pernas (meus olhos abriram parcialmente para comprovar) e sim uma espécie de projeção invisível tão sincera quanto um membro comum se mexendo. Reparei que se eu colocasse minhas "projeções" de membro em qualquer posição e relaxasse, elas logo eram puxadas para o estado original... como se fosse arrastadas mesmo. Percebi que podia levantar, mas tive medo de deixar meu corpo ali... eu tive medo sincero, além de me sentir desprotegido de certa forma, como se eu estivesse num estado que alguma coisa podia me atacar sem aquele meu corpo-armadura por perto. Não sei se poderia caminhar por aí e ver as coisas.

Esse estado é tão estranho e tão assustador (se você pensar nas possibilidades assustadoras. É como tentar não pensar em tubarão quando você está na praia e se lembra que eles existem) que não dá vontade de brincar com ele. Já ignorei e voltei a dormir dentro da catalepsia. Nunca tentei induzir um sonho lúcido bonito ou sexy. É desconfortável.

Para acordar desse estado é muito difícil. Sempre consigo, mas é ruim. Me foco em um músculo e tento movê-lo até conseguir.

Além desse distúrbio do sono eu tenho um outro que é chamado de "terror noturno" que só se manifesta quando eu durmo sentado. As vezes durmo no ônibus ou em qualquer lugar e ele quase certamente vem. Há casos mais graves desse transtorno, como presenciar algo horrível e etc. No meu caso é só um susto que eu levo ao dormir sem o menor sentido (nem mesmo um pesadelo). É quase como uma resposta reflexa do meu corpo acompanhado de um susto e uma dose de adrenalina por motivo algum. É perturbador no sentido de que as pessoas me acham estranho as vezes por me ver dar um pulo no lugar que estou. Não me importo muito.

Insônia é comum. As vezes é a noite inteira (raramente, graças a Deus, acontecendo mais no verão) e as vezes em partes (comum em dias de semana). Meu cérebro fica ligado narrando uma história (que eu não sei dizer como é, mas fica) com começo meio e fim repetidas vezes ou desenvolvendo raciocínios ilógicos (mas lógicos na hora, de certa forma) de forma que eu me pego avançando horas na noite sem perceber se dormi ou não. É de longe o mais chato de todos, visto que a catalepsia projetiva eu posso controlar e o terror noturno seja em ocasiões de dormir sentado. Esse aí é chato porque eu trabalho de manhã, estudo a noite e fico cansado quando não tenho uma noite linear de sono. Felizmente não é toda noite, mas posso dizer quase certamente que pelo menos uma vez da semana eu tenho.

E vocês? Tem algo? Como é?

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

~

"The woods are lovely, dark and deep, but i have promises to keep and miles to go before i sleep."

Registro
    23-07-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Já aconteceu comigo umas 2 ou 4 vezes na vida. Lembro que a última vez eu tava tão desesperado, que até resei. Imaginei que meu corpo tivesse sido tomado por algo e que algo estava me observando. É horrivel.

E terror noturno eu tenho com MUITA frequencia. As vezes minha namorada dorme aqui em casa e ela leva um susto que eu dou tipo um grito. kkkk

Registro
    28-03-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Credo cara, isso dai e pior do que não conseguir correr/gritar no sonho
    Sempre venho aqui ver como as crianças estão...

Registro
    14-06-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Pessoas chamam isso de várias coisas.
    Só tive apenas UMA vez esse negocio de acordar mas não conseguir mover o corpo e nada. Mas OUVI o vidro da minha janela sendo estilhaçado com um barulho muito alto.

Fiquei com tanto medo que 'desmaiei' dentro de mim mesmo, voltei a dormir sem mesmo 'acordar'.
    Logo de manha quando acordei, lembrei de tudo e olhei pra minha janela e ela estava inteira.

ALUCINAÇÕES :p

Registro
    06-06-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Caraca mlk, você têm uns trecos sinistros. Já tive o da paralizia e o do susto. Mas poucas vezes.

Publicidade:

Registro
    16-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nunca tive catalepsia, talve tive quando criança, mas eu não lembro.

O que eu ja tive é alucinações por causa de febre durante a noite, você fica paralizado, soa frio, você só escuta ruidos, e a visão fica embaçada.

Basterds Boss (Y) Avatar de Don
    Registro
    06-12-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O bug do susto é normal, acontece quando você está pegando no sono em um lugar não muito apropriado pra dormir.

A paralisia aconteceu 2 ou 3 vezes comigo na vida só, graças a Deus, muito tenso isso aí. E eu não ficaria brincando com esse negócio de sair do corpo durante ela, vai saber o que pode acontecer.
    Última edição por Don; 18-05-2013 às 13:37.

Registro
    25-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Essa catalepsia projetiva ou "paralisia do sono" é até bem comum. Eu tive bastante há alguns anos, mas felizmente não passei por mais nenhuma experiência desse tipo desde então. Acho que foi porque eu descobri, depois de ler alguns artigos sobre isso, que você só tem a paralisia do sono se dormir de barriga pra cima, rs. Não vejo muito sentido nisso, mas sendo isso verdade ou não, pra mim funcionou.

O bom é que isso é benigno e não causa nenhum problema. Se você achar que isso tá realmente te atrapalhando, um médico pode te receitar alguns tipos sedativos leves, mas nada mais. Nos episódios de paralisia que eu tive, não lembro de ter tido alucinações. Nas primeiras vezes, foi extremamente assustador. Tentar gritar por ajuda e ver que nada se move é o fim do mundo.

Agora, nas últimas vezes, quando eu já sabia que aquilo era "normal", tratei de aproveitar a situação mesmo. Claro que a consciência não vai estar 100% na hora que isso acontecer, mas você até consegue explorar e curtir um pouco essa experiência.

Melhor maneira de "acordar" disso aí é simplesmente se manter calmo, respirar profundamente (se você tiver algum controle voluntário sobre a respiração) e fechar os olhos, que logo você adormece e volta tudo ao normal. Tentar desesperadamente se mexer só vai te levar ao pânico e a coisa vai ficar mais traumática.

Mas então, que tipo de alucinações vocês tiveram? Fico feliz por não ter tido nenhuma quando tive esses episódios de paralisia, mas fiquei na curiosidade agora.
    Última edição por Sor Callister; 18-05-2013 às 14:12.
    "Lived, lives, will live. Died, dies, will die. If we could perceive time as it really was...
    What reason would grammar professors have to get out of bed?"

Registro
    26-10-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Isso não se chama paralisia do sono? Eu tenho direto essa parada,é horrível,de tão frequente que é (chega a ser todo dia,principalmente quando é um cochilo) eu me acostumei, o segredo é não se desesperar e respirar calmamente,até vc voltar a ter os movimentos.

Antigamente eu ficava desesperado,acordava sem ar,ai tive que me acostumar. É tenebroso cara haha

Registro
    21-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

já tive essa paralisia do sono dezenas de vezes, mas nunca acompanhada de alucinações (ainda bem), no máximo não conseguir me mexer mesmo estando consciente. como já acostumei, não despero e, em algum tempo, consigo sair. tive hoje mesmo. é muito ruim.

isso me faz pensar como deve ser ficar tetraplégico de uma hora para a outra, em um acidente por exemplo. pqp, deve ser um sofrimento imensurável :/

@sor callister

essa de barriga pra cima é balela, já tive de todos os jeitos... inclusive a maioria sendo pra baixo

Publicidade:

Última edição por Igns; 18-05-2013 às 16:07.

Tópicos Similares

1. [Artigo Oficial] Ajudando os Outros
    Por GrYllO no fórum Matérias TibiaBR
    Respostas: 21
    Último Post: 07-11-2011, 14:16
  2. [Artigo Oficial] 50 respostas dos product managers
    Por Anderslash no fórum Matérias TibiaBR
    Respostas: 199
    Último Post: 27-06-2010, 21:41
  3. Jogos | World of Warcraft
    Por MasterTimeBR no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 86