Rookguard é uma pacífica ilha localizada ao oeste tibiano, perto da baía dos reis. Lá são encontrados os iniciantes que pretendem conhecer o continente tibiano com espadas, cajados e arcos, ou mesmo iniciantes que pretender se tornar lendas da própria rookguard, sendo para sempre um protetor da ilhota.
Foi lá que cresceu um jovem nativo de Ab'Dendriel. Multhakos havia sido criado por elfos até os 4 anos de idade. Seus pais o adotaram pois o acharam ainda bebê em um bosque perto de sua casa. Como os elfos de Ab'Dendriel, embora estejam em harmonia com os humanos, não poderiam mais criar a criança, eles o enviaram para o único lugar o qual poderiam confiar, e este lugar erra Rookguard.
Multhakos foi recebido por Seymour, bibliotecario da academia onde encontra-se o oráculo. Seu próprio depoimento sobre o jovem seria:
"Uma peste!! Este rapaz vem me causando problemas deste que teve força para segurar uma arma. É comum encontrar aventureiros por esta ilha sempre batendo nas criaturas desejando seu primeiro combate com um monstro de verdade. Multhakos poderia ser assim!! Mas não.. Ele tinha que ser uma pagra. Certa vez aos 9 anos de idade ele roubou um machado!! Um Machado!! Você pode imaginar o perigo? Quando eu o encontrei ele estava em um bueiro, tinha matado várias ratazanas, todo feliz, com certeza que seria um ótimo combatente... E não é que ele era.."
Multhakos aventurou-se na ilha até a idade de 19. Quando ele decidiu que iria tentar o combate com seu primeiro Troll. Pedindo conselhos, foi até Seymour.
Multhakos- Seymour!! Vou caçar um Troll hoje, você vive reclamando que eles estão cavando a ilha toda.
Seymour- Rapaz, é bom que você saiba o que está fazendo. Estas criaturas não são que nem os lobos que você mata costumeiramente. Eles pensam, não são espertos, mas pensam. Podem emboscar você.
Multhakos- Não vou falhar. Você me dá permissão para sair da cidade?
Seymour- Divirta-se, tenho certeza que o sucesso voltará contigo.
O jovem rumou em direção oeste, passando pela ponte dos nobres e após isso pela muralha. Saiu correndo em direção a torre em que ele tinha certeza que haveria trolls. Com sua chegada lá ele ouviu um estrondoso berro de um Troll.
A sua frente, dentro de uma caverna em uma formação rochosa em forma de torre, estava um buraco, o cheiro das criaturas era forte, lá embaixo com certeza haveria vários Trolls cavando. Nessa formação ainda havia uma escada, e acima havia mais um buraco, lá de cima um Troll, dono do berro, o olhava.
Multhakos tira seu machado das costas mas é surprendido pelo Troll. Ele pula tentando cair sobre o jovem. Multhakos escapa do pulo por pouco, mas deixa para trás seu machado. Do buraco ele ouve um barulho.. Era como se os trolls estivessem subindo para saber o que estaria acontecendo. Multhakos prevendo esta situação saca uma marreta que carregava.
O troll que havia recem saltado foi na direção de Multhakos carregando um pequeno bastão feito de ossos. Multhakos por sua vez batia em algumas pedras soltas com a marreta no intuito de causar um deslize de pedras e tampar o buraco. Quando o troll estava a apenas alguns passos do rapaz, Multhakos acerta o golpe em um ponto crítico e algumas rochas pesadas caem sobre o buraco, o tampando.
Esta ação teve um custo, o troll o acertou em cheio com seu bastão. Multhakos cai no chão, o golpe havia lhe ferido o braço esquerdo. O troll agora larga o bastão e pega Multhakos pelas pernas, arrastando-o escada a cima.
Ao chegar no andar superior, multhakos é jogado no chão novamente. O troll pega uma pequena espada, que ele provavelmente usava de faca, e vira-se para Multhakos, dá uma risada maligna e parte para cima com a intenção de lhe cortar em pedaços. Multhakos sabia que não carregava mais armas consigo muito menos nada que pudesse usar de imediato, ele sabia que seu fim seria certo se ele não agisse.
Multhakos, no chão, prepara suas pernas para impedir o avanço do troll sob seu corpo. Quando este chega e vai esticando seu braço para perfura-lo com a espada, Multhakos estica seus pés contra o peito do Troll, parcialmente agachado. Com o braço direito, Multhakos empurra o braço do troll para a esquerda, e com seu braço machucado, ele se apoia no chão. Neste movimento Multhakos puxa o braço do troll para si e com as duas mãos pega a espada. Diminuindo a força nas pernas ele deixa que o troll avance em sua direção e o perfura no pescoço com a espada.
Após o troll ter sido aparentemente derrotado, Multhakos pega uma tocha, o último item que carregava consigo, e ateia fogo no troll. Ele sabia que trolls só morriam de fato com fogo, e assim o matou. Jogou fora a espada, desceu, pegou seu machado e voltou para a cidade.
Multhakos continuou se aventurando pela ilha, matou muitos trolls após essa aventura, mais lobos e até alguns orcs. Aos 25 anos, Seymour lhe deu uma notícia que mudaria o rumo de Multhakos.
Seymour, revelou a Multhakos que havia escondido dele já faziam 2 anos que sabia de sua origem. Multhakos ficou irritado com Seymour, mas intrigado ao mesmo tempo, gostaria de saber suas origens.
Multhakos- Por que você escondeu isso de mim por tanto tempo?
Seymou- O oráculo. Ele pediu que eu não contasse até o dia de hoje. Você está um guerreiro feito. A dois anos atras você já teria pego suas coisas e saído a nado dessa ilha se você soubesse.
Multhakos- hum...
Seymour- Você é filho direto de um guerreiro que há muito tempo pensava-se estar desaparecido. Lembra quando eu te contava das histórias dos bárbaros? Você é mais ou menos um deles. Você é filho de Khowret.
Multhakos- Khowret?? Isso já faz pelo menos 800 anos Seymour.
Seymour- Pois é, Multhakos, mas não podemos negar as evidências. Se Khowret está voltando ao tibia, ele irá trazer fortes heróis consigo, você não é o único por ai, eu tenho certeza. Não podes mais perder tempo nesta ilha. Ela está bem cuidada por Cipfried e por mim. Chegou a hora de dizer adeus, e você, de ter objetivos.
Multhakos- Será grande a saudade que você e esta ilha me farão, mas dadas estas circunstâncias, tenho muitas dúvidas que necessitam de respostas. Adeus Seymour, obrigado por tudo, você foi um ótimo padrasto.
Com estes ares, Multhakos rumou às terras tibianas, sabendo que era filho de um guerreiro sumido a mais de 800 anos. Perguntava-se onde seu pai estava, por que sumiu por tanto tempo, e quem é ele afinal.