Spoiler: .Primeiramente, queria dizer que ter deixado pra ler tudo ao final foi a decisão certa. Muuito melhor ler tudo ao final, com calma e sem perder o fio da meada, do que ir acompanhando capítulo por capítulo em intervalos irregulares. Colocar a história no Kindle também foi uma excelente ideia.
Ah sim, mas claro que por enquanto só terminei o 1º pergaminho, afinal tua história não é exatamente pequena. Cento e poucas páginas só do primeiro, estou orgulhoso hahaha.
Enfim, queria primeiro te parabenizar por ter finalizado esse colosso. Raras vezes alguém nesses cantos do fórum finalizou alguma coisa, ainda mais algum projeto desse tamanho. Caramba, é possível que a sua história seja a maior história finalizada da seção até hoje, não sei. Ao menos até o Dan terminar a dele (se é que já não terminou, não sei).
Pergunte a qualquer escritor de sucesso e ele te dirá que a qualidade número um que você precisa ter para criar uma obra prima é: persistência. Nunca deixar de escrever, não importa o que aconteça. E isso vc certamente tem, Fer. Afinal, se dedicar 5 anos a um mesmo projeto não é pra qualquer um. Certamente é muito mais do que eu consegui até hoje, com meus milhares de contos não terminados
Então, caso algum dia queira se dedicar a algum projeto maior ou até a um livro, você já tem o atributo número um, que é a perseverança e a consistência na escrita.
Dito isso, como já conversamos, vou comentar algumas coisas sobre o primeiro pergaminho, novamente com a ressalva de que eu sei que talvez não faça muito sentido, afinal foi algo escrito há anos atrás, é bem possível que outros já tenham salientado as críticas que farei e que você mesma tenha progredido muito nos capítulos subsequentes (na verdade, tenho certeza de que melhorou muito). Em verdade, já nos fins do 1º pergaminho nota-se uma considerável melhora de conteúdo com relação aos primeiros, pela qual sou muito grato.
Li esse primeiro pergaminho relativamente rápido, considerando o tempo de que dispunha para a tarefa, e a leitura foi prazerosa, especialmente depois da metade, creio eu. Tive vários problemas, e várias coisas que me fizeram revirar os olhos, muitas das quais já comentei há séculos atrás, e todas as quais tem relação com o seguinte fato: tibiano demais, realista de menos. Não vou me estender muito nisso, afinal eu sei que isso é um roleplay e que isso foi escrito há eras, mas ainda assim não posso deixar de salientar que coisas como grandes feitos, personagens caçando bichos pra ganhar experiência, abrir as entranhas dos monstros pra pegar loot, personagens matando outros humanos como se fossem monstros quaisquer (vide Ireas dando cabo dos nômades), narrações de quests exatamente da forma como procedem no jogo (falo aqui das quests de Rookgaard no começo da história), me irritaram e me fizeram esquecer que estava lendo uma excelente história, ao invés disso remetendo-me ao jogo. E isso não foi uma coisa boa.
Certa vez eu disse que o ponto forte de sua história eram os personagens, seus dramas e as relações entre eles, e nesta segunda leitura isso ficou ainda mais claro para mim. Eu tive a impressão de estar lendo duas histórias: uma mais bobinha (perdão), onde você narrava as aventuras de um player contando a sua trajetória do jogo, e uma mais profunda, aqui levando-se em conta as personagens e suas emoções, seus conflitos, tanto os pessoais quanto os conflitos políticos de maior escala, suas histórias. Honestamente, enquanto lia, fiz pouco caso da primeira, e quis ver muito mais da segunda. A todo momento eu pedia menos Tibia, e mais A Voz do Vento. Felizmente, conforme o pergaminho avançava, as proporções entre essas duas histórias foi favorecendo muito mais a segunda. Suponho que o elemento jogo-Tibia nunca vai deixar de estar presente, mas se você continuou a desenvolver a trama que pensou para essa história nos próximos capítulos, construindo mais o seu mundo e a sua história (e não emprestando o mundo do jogo Tibia), isso só vai melhorar. E tenho certeza de que você fez isso.
Ah, e a luta "remasterizada" contra o Morga foi tão brutal quanto me lembro de ter sido, então esse foi um bom clímax para o 1º pergaminho. :p
Só posso aguardar ansioso o que essa história me trará em seguida, e daqui a alguns dias volto aqui com outro comentário.
Até, Fer!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação