Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15

Tópico: Tipos de fome;

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Tipos de fome;

Lendo algo relacionado ao assunto do título do tópico esses dias, me deparei com uma dissertação que afirmava que há, pelo menos, três tipos diferentes de fome. Fiquei um pouco intrigado e fui dar uma lida mais a fundo, descobrindo que existe uma corrente que defende tal teoria. Por ser interessante e até envolver um lado mais empírico em uma das classificações, resolvi compartilhar com vocês.

1) Fome celular ou estado de privação: Quando nossa glicose fica baixa no sangue e nos tecidos periféricos ou quando ficamos privados de alguns macro ou micronutrientes, nossas células dão um jeito de avisar o cérebro -via hipotálamo- e uma descarga de adrenalina é liberada, dando a sensação de euforia, ansiedade e até desespero. Tal estado -o tal estado de privação- resulta em uma incontrolável busca por alimentos, principalmente carboidratos.

É isso que acontece com indivíduos que fazem jejuns longos, sendo que os sinais já podem ser sentidos após três horas sem comer. Nada mais é do que um mecanismo de defesa da antiguidade, quando não havia comida em abundância.

2) Fome do estômago vazio: É o tipo de fome que resulta naquela sensação estranha de estômago roncando. Ao contrário da fome celular, acontece principalmente pelas contrações do músculo liso do aparelho digestivo e por via hormonal, sendo a gastrina o hormônio liberado pelo estômago que mais induz ao feito. Pode até resultar em dor; entretanto, é rapidamente aliviado com qualquer ingestão, até mesmo de água pura.

3) Fome emocional: Vilã número um dos obesos, é a fome que aparece quando sentimos determinados estados emocionais. O grande exemplo é a ansiedade, mas pode ocorrer também durante o medo, incerteza, felicidade e até mesmo preguiça. E aqui entra algo interessante: segundo muitas vias de pesquisa e até mesmo a trabalhos publicados pelo próprio Freud há anos atrás, os humanos tendem a confundir os sentimentos resultantes dos atos de sobrevivência das espécies, porque todos eles ativam áreas parecidas do cérebro e dão prazer de forma semelhante.

E o que isso quer dizer? Bem, quer dizer, pura e simplesmente, que muitas vezes podemos comer porque estamos com vontade de fazer sexo e outras coisas mais. Isso mesmo; o sexo parece excitar-nos por via fisiológica semelhante à alimentação após o estado de privação induzido pela fome celular. Outras confusões que podem acontecer são a da fome com vícios, por exemplo o do fumo. Afinal, tudo é, fundamentalmente, fonte de felicidade.

---

E então, conseguem identificar em si mesmos esses tipos diferentes de fome? Já chegaram a constatar o terceiro tipo? Concordam com o que foi escrito?

Link aqui para quem quiser ler um pouco mais. Já saliento que no site em questão foi feita uma divisão a mais, mas é essencialmente a mesma coisa!

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Phineas Gage; 13-06-2012 às 18:00.

Banido
    Registro
    08-05-2005
    SPC/São Paulo-SP Status: Banido da vida real Reputação: Escória do OFF
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu sinto fome TODA hora, quanto mais eu como, mas eu quero comer, mas isso eu sinto depois de um tempo, o legal é q eu como horrores e não engordo NADA.

Logo não sinto culpa, remorso e tals, mas a minha fome é intensa e constante

Registro
    25-12-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nunca senti a fome número três, mas acredito que ela esteja diretamente relacionada à ociosidade. Quem não faz nada construtivo, que provoque sentimento de utilidade, geralmente fica triste e não sabe o porquê, daí começa a comer.

Registro
    21-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu quase nunca sinto fome porque não fico periodos longos sem comer..
    A fome 3 realmente é um perigo, hahaha.

Living the lifestyle

Registro
    21-10-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu passo parte do dia na sorveteria, tomo sorvete o dia inteiro, repito no almoço e na janta, peso 58 kg.

Publicidade:

Registro
    23-07-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Com certeza eu tenho fome emocional, quando eu to com preguiça ou estou sem fazer nada, da vontade de comer.
    Mas interessante isso, eu não sabia. Não tenho tendencia de engordar, mas estou dando uma maneirada pq estou engordando aos poucos. D:

Basterds Boss (Y) Avatar de Don
    Registro
    06-12-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Só senti as 2 primeiras, a 1° principalmente.

Registro
    13-04-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A 1 deve dar por ex antes do almoço

A 2 tenho de vez em qnd, as vezes de manhazinha qnd nao jantei

Quanto a 3, não lembro de ter comido por ansiedade
    -----------------------------
    O impossível verosímil é preferível ao possível não acreditável.

Registro
    12-10-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não me lembro de ter sentido alguma vez o terceiro tipo de fome, acho bem estranho alguém comer porque está com preguiça, se ta com preguiça vai dormir po.
    Esse tópico me lembrou as pessoas que comem por compulsão, não sei se não conseguem satisfazer sua fome ou somente vão engolindo a comida.

Sushruta Samhita Avatar de Phineas Gage
    Registro
    12-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Carltee Ver Post
    Não me lembro de ter sentido alguma vez o terceiro tipo de fome, acho bem estranho alguém comer porque está com preguiça, se ta com preguiça vai dormir po.
    Esse tópico me lembrou as pessoas que comem por compulsão, não sei se não conseguem satisfazer sua fome ou somente vão engolindo a comida.

As pessoas que comem por compulsão o fazem por ansiedade, principalmente. Acho que a compulsão se encaixa no terceiro tipo de fome; ou ainda em um quarto que não seria bem fome, e sim um distúrbio.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Se supostamente existe um criador, ele poderia ser perfeito ?
    Por Shaaz no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 147
    Último Post: 18-06-2012, 17:15
  2. ::Especial: Política e Corrupção no Brasil::
    Por Pata do Leão no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 10
    Último Post: 03-05-2012, 18:12
  3. Respostas: 31
    Último Post: 26-04-2012, 16:12
  4. Taverna | Cachorros mais e menos inteligentes
    Por Cobion no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 27