Vou tentar resumir:
Quando se usa um shield/spellbook, automaticamente a defesa do mesmo passa a valer. Menor ou maior, tanto faz, é ela quem dita as regras.
Já os def bonus das armas (No caso da SOV, +3) se soma ao atual mecanismo de defesa. Se vc está de escudo, é +3 nele. Caso contrário, na arma. Então, no caso, a SOV pode ter 38 de DEF e o MMS 40. Já no caso dos spellbooks, as pessoas acreditam que a DEF ficaria 38 (SOV +3), o que não é verdade.
Então os mages usam SOV por nada? Praticamente sim, visto que 3 de DEF, no meu paladin (67 de shielding) pode blocar min de 1 e max de 3.
Agora vem o segredo: Se vc usar arma two-handed ou uma arma one-handed sem o shielding, quem dita as regras da defesa é o seu melee skill. Ou seja, uma Magic Long Sword (Def 40) defenderia a mesma coisa que SOV e MMS (Def 37+3) se vc tivesse os skills iguais (80/80). Se vc tiver 89/90, por exemplo, a SOV + MMS seria melhor. Mas, se vc tiver 90/80, a Magic Long Sword tem uma defesa superior.
Por que o segredo? Já que os dummies surgiram, é normal encontrar Knightdins (Knights + Paladins, com skills 103/90, por exemplo). Nesse caso, se a arma tiver uma defesa boa, vale a pena usar ela sem escudo.
Exemplo:
PS: Utilizado calculadora do Tibia Stats, que fizeram os testes acima. Todos os calculos foram realizados com Default Armor = 0 e em full attack(Char "Pelado, apenas shield + arma)
Magic Long Sword (Atk:55 Def:40)
Skill 90/80:74
Skill 90/90:74
Skill 90/95:74
Skill 105/95:85
SOV + MMS (Atk:48 Def:40)
Skill 90/80:66
Skill 90/90:74
Skill 90/95:77
Skill 105/95:77
Viu só? Def 40 com skill 90 (Tanto sword no primeiro caso quanto shielding no segundo) dão a mesma redução nos hits. Skill 105 de sword tem uma defesa melhor do que 95 de shielding, e assim por diante.
Resumindo: Treina sword nos dummies? Use avenger ;b (Axes e Clubs tem def muito baixa, teria que ter uns 30 skills de diferença pra usar SCA sem shield, por exemplo)