Postado originalmente por
Puzzo
Tibia deve ser um passatempo, tenha sempre o objetivo de se divertir, se possível com seus amigos.
Me recordo quando comecei a jogar, as pessoas não eram gananciosas, uma boa amizade valia mais do que qualquer quantia de GP dentro do jogo, a confiança e parceria eram as ferramentas; Acredito também que o público do jogo mudou drasticamente desde 2002. Vejo crianças gananciosas, querendo conquistar tudo o mais rápido possível, é uma geração imediatista.
O jogo todo mudou muito, a dificuldade que o jogo impunha, a determinação necessária, a calma e paciência ficaram no passado, o jogo está rápido, as penalidades foram diminuídas, as pessoas que jogam querem um status e serem reconhecidas a qualquer preço.
O Tibia é encantador, ou melhor, foi. Para os jogadores mais antigos, existia o sonho, a conquista, a vontade de explorar e descobrir novos lugares, estratégias...hoje em dia é tudo mastigado, hotkeys para tudo, spoil pra todo lado, ninguem nem lê as orientações que o NPC passa, foi um processo de robotização do jogo.
Tempos nostálgicos aqueles em que o seu char possuía um vínculo, diria eu emocional com este, o tempo investido jogando, treinando, caçando, juntando dinheiro para conquistar aos poucos os melhores itens, era uma escada necessária, o level dos jogadores muitas vezes demonstrava a sua real experiencia e conhecimento do jogo.
Esse pessoal que joga agora caçou na com hoykey de MANA + UE até o level 200-300 e tantos. Quem se lembra do pvp de verdade? utilizar manas com o char andando demonstrava o skill de cada jogador, a experiencia de cada um se mostrava pelo level conquistado, pelos itens. Hoje é uma troca de char sem fim, dá pra comprar milhões, itens, o que você quiser. Bons tempos em que a determinação valia mais, a diversão, cooperação entre os amigos e jogadores era essencial para conquistar o desejado.
Entendo perfeitamente e, não por acaso, essa é uma das minhas maiores contestações com o Tibia atual: os players imediatistas. Como eu disse, as mudanças que o jogo sofre surgem das sugestões que seus players dão. O Tibia ser mamão-com-açúcar hoje é consequência dessa mentalidade rápida a qual as "crianças" estão acostumadas.
Negar isso tudo é fechar os olhos diante dos fatos. Os "grandes nomes" do jogo já não existem mais. O próprio nome do personagem não importa, criam qualquer um, pensando apenas em pegar um level razoável e vender seu dinheiro e até mesmo o personagem.
O jogo deixou de ser visto da maneira "nerd" (sei que não é bem esse o significado da palavra). Antes uma segunda vida era criada ali. Todos os que entravam tinham como objetivo escrever uma história, era realmente uma relação extra-física com o char. Hoje o que querem é apenas uma diversão barata e rápida, chegando a tratarem o global como um OT. Entro, deixo meu char caçando, saio, volto e reorganizo ele para que possa voltar a caçar.
Por isso alguns pensam que estamos exagerando quando dissemos que "o jogo acabou", mas muitas vezes não entendem o que queremos dizer. Não que o Tibia vá deixar de existir, mas a maneira que tínhamos como "legal" de jogar nunca mais retornará.

Postado originalmente por
Ge Mania
Acredito que cada um tem sua forma de jogar cara.
Alguns preferem jogar com os amigos e fazer várias coisas legais como explorar e tals. Outros preferem jogar por experiência.
Isso não diminui a diversão!
Cada um tem uma forma de se divertir no jogo. Oque resta é aceitar todas
Entendo, mas o sentido primário e obvio do Tibia sempre foi este que citei acima. Os que não queriam jogar pra valer e escrever nesse pequeno pedaço de papel (pixels) sua história, apenas jogavam OTserv. Hoje a mentalidade "OTserv" chegou ao global. Como? Aos poucos o ambiente se tornou propício a eles. Conheço pessoas que chegaram ao level 200 sem nunca terem treinado, feito qualquer addon ou quest. Acredito que o char nem sequer tenha saído de uma hunt.
Não que todo mundo tenha que agir como antes ou que agir como agem hoje é errado, de maneira alguma, mas aos poucos o jogo se transforma mais no que "eles" querem, e deixa de ser o que nós queremos, mas com 1 grande porém: nós levamos o jogo a sério e não vamos deixar de jogar, "eles" não veem dessa forma. Quem merece mais atenção?