Terminei os edits!! E, bem... No fim foi também o Tópico mais longo da minha vida, deu quase tanto trabalho quanto o desenho (mentira, esse desenho me matou).
Espero realmente que gostem
Spoiler: PRÉ-INTRODUÇÃO25/01/12...
O Tio Grafite criou um tópico iniciando o concurso "O Mangá da Minha Vida"... Me pareceu divertido, e eu estava pensando se participava ou não. Tinha uma ideia do que fazer, mas era algo mto dificil e cansativo também, e eu não tinha certeza de que teria disposição para isso... Como havia algumas coisas sobre o concurso que eu não tinha entendido, decidi comentar no tópico, e no momento seguinte lá foi o meu nome pra lista de participantes, com o número 9... Claro, "para participar, basta manifestar-se neste tópico"... Então eu não precisei mais pensar, não ia pedir pra tirarem meu nome da lista de jeito nenhum, joeh não foge de uma boa briga! Mas eu ainda não sabia se tentava fazer aquela minha ideia ou não... Podia ficar tanto mto bom, quanto uma grande merda... Vários personagens pequeninhos juntos. Além de ser dificil desenhar detalhes mto pequenos (o problema nos rostos se deve principalmente a isso, as cabeças eram mto pequenas, fica complicado...) quando eu apagasse alguma coisa de um, inevitavelmente acabaria apagando o outro que estava do lado junto... Mas eu decidi arriscar, afinal, se eu não conseguisse me superar não teria a mínima chance contra a galera daqui... Imaginei que se os 3 primeiros personagens ficassem satisfatórios, o resto ficaria também. E eles ficaram.![]()
Spoiler: BREVE INTRODUÇÃOOlá. Esse é o desenho que fiz pro concurso do Grafite....
Eu realmente queria ganhar, ou pelo menos ter alguma chance de ficar entre os primeiros. Mas eu sei que nem de longe eu sou um dos melhores do Fun Artes, então eu me esforçei mais do que nunca nesse desenho. Foram exatos 33 dias de trabalho, desde 26/01 até hoje (28/02).
Também me esforçei desse jeito porque além de não ser um dos melhores, trabalho apenas com grafite, o que pode ser uma desvantagem...
Vários dias fui dormir de madrugada (5, 6 da manhã) fazendo isso. Domingo assisti ao Oscar desenhando, e fui dormir às duas da manhã. Ontem, (terça-feira) fui dormir à uma hora, tendo que acordar seis e meia... xP
Além disso recebi um tema bem longo de matemática terça para quinta-feira, mas nem toquei nele, já que o prazo para concluir o desenho estava terminando. E só pra informar, o professor avisou no primeiro dia que teria varios temas e às vezes ele passaria olhando (quase certo que vai olhar o primeiro tema) e se alguém não tiver feito quando ele olhar, mesmo que tenha feito os outros perde UM PONTO DE TRABALHOS NO BOLETIM (de um a dez).
Mas é claro que o desenho seria a prioridade, é o trabalho em que mais me esforçei, e não podia perder a chance de competir com ele.
O drama do 8B:
Quando eu estava fazendo a finalização com lápis 8B, a ponta do lápis começou a quebrar constantemente, e eu via o lápis desaparecendo enquanto eu apontava. Logo já estava minúsculo, e eu não estava nem na metade da finalização... Nesse momento eu começei a me desesperar... O trabalho de um mês corria o risco de ir por água abaixo... Pra piorar, eu não sabia onde comprar outro desses, porque um amigo (que por sinal é o Nepech) me trouxe ele dos EUA... Por sorte, ele concordou em me emprestar o lápis dele, que estava em condições mto melhores... Graças a isso eu consegui concluir finalização...
Valeu!
Spoiler: O curioso caso do interruptores...
Curiosidade:
Bem, como fiz o desenho com um lápis bem escuro, os meus dedos ficavam bem manchados enquanto eu desenhava, principalmente porque eu também usei o indicador para espalhar o grafite em várias partes...
Curiosamente (e coincidentemente, claro), desde que eu terminei o desenho, os interruptores do meu quarto (luz e ventilador) apareceram com umas estranhas manchas escuras semi-irremovíveis...![]()
Spoiler: PASSO A PASSO
Tragam uma poltrona bem confortável, pq isso vai ser longo...
Como tudo começou... Sakuragi agaixado em meio a uma folha vazia com sua bola de basquete... Fui até o espelho do quarto do lado mil vezes pra fazer essa posição, acho que esse primeiro foi o personagem mais dificil de todos...
Scaneei mais praver se ficaria visível, já que estava realmente pequeno. A partir daí me veio a ideia de fazer o passo a passo...
Mais quatro personagens... Gosto do aspecto de desenho normal, com lápis 2B que se percebe aí... Mudou bastante depois de passar o 8B, vai ficar mais claro a seguir...
Mais alguns...
Percebi que a versão anterior estava com o traço bem fraco, e decidi reforçar... Deu uma boa diferença.
Mais uma galera, já começa a encher de gente...
Percebam que aí os personagens da esquerda estão desmoronando ali pra baixo... Corrigi isso depois...
Um grande salto. Isso pq eu estava em outra cidade (POA) quando desenhei isso, e demorei a perceber que tbm tinha um scanner ali... Percebam que a imagem está mto mais apagada... Acho que se deve ao scanner e ao fato de que o traço vai "desbotando"... Sério, isso acontece, e é uma droga.
Percebam que o Rukawa (bem à esquerda) da imagem anterior foi refeito... Isso porque deixando ele onde estava sobraria aquele espaço entre ele e o Vegeta, e a ideia era fazer algo sólido, fechado, uma multidão sem espaços... Além disso ele estava mais alto que o Akagi (de pé, bem ao centro) o que não corresponde à realidade...
Kaiba e Itachi. Eu sei que não mudou quase nada da imagem anterior pra esta, mas é que eu realmente gostei mto desses dois personagens... Eu tinha feito o Kaiba mais para cima e à esquerda, não tinha terminado ainda, mas a roupa estava toda quase pronta, aí eu vi que não ia ficar tão bom o que eu tinha planejado (cabeça do Naruto atrás) se ele ficasse ali; ia ficar em cima da orelha do Naruto, e faria uma diferença mto grande... Eu não estava com vontade de refazer ele todo mas... Tinha que ser praticamente perfeito! Preguiça é uma coisa que não seria aceita neste trabalho, então eu o refiz ali embaixo. Deu certo...
A parte de baixo que eu tanto gosto...
Pegasus e sua turma surgem lá em cima... Essa é a parte mais macabra, os malvadões! (sinto algo errado com essa palavra)
Rei das Chimera Ant ali... Um salto pequeno, mas eu decidi mostrar pra vcs repararem no olho direito dele, terrivelmente torto. Vejam que isso é corrigido na imagem a seguir, embora ainda não esteja perfeito.
Olho arrumado e Narak ali à direita... Dei uma mexida do contraste e brilho pra dar pra ver melhor...
Sem mexida em contraste nem nada. Riki Takatou e James nos cantos... Aí estava mais ou menos pronto... Mas ainda teria mto trabalho pela frente. Era a hora de passar o 8B em todo o desenho!
Parte do meio em 8B. Vejam que deiferença... (principalmente no Vegeta)
Parte de cima e de baixo em 8B...
Foi aqui que eu enfrentei o meu maior dilema: Onde assinar??? Eu tinha pensado em assinar ali no meio entre o Naruto e o Yugi, por cima da Torre Karin, mas ficaria meio estupido... Então pensei em assinar atrás da cabeça do Yugi. Mas aí me veio à mente que assinar por cima da torre ficaria mais no meu estilo (quem viu meus outros desenhos talvez lembre que eu assino por cima mesmo). Porém, assinar atrás do Yugi faria com que a assinatura tivesse de ser menor, o que poderia ser uma vantagem, a imagem toda podia parecer maior, mas grandiosa (pura psicologia). Então foi o que eu fiz, afinal, esse não é um desenho como os outros e não deve ser assinado da mesma maneira
A ideia de escurecer todo o fundo (o que quase custou minha participação no concurso) já existia há bastante tempo (acho que pela metade do desenho). Porém, eu ainda não tinha certeza se fazia ou não. Decidi que sim, porque um fundo todo escuro talvez até fosse capaz de fazer com que alguns esquecessem por um momento que foi feito à mão, a parte branca da folha desapareceria... Além disso, ficaria um desenho mto "maciço", todo preenchido, o espaço da folha teria sido usado completamente. Foi uma boa ideia...
Espero realmente que tenham gostado. Uma mexidinha no brilho e contraste, e aí está a...
VERSÃO FINAL:
Materiais: Lápis 2-B, lápis 8-B e borracha.
Spoiler: SOBRE O DESENHO (Não que o resto não seja, mas... bem... vc vai entender quando ler xD)
Pode-se chamar também de: "Explicação do Desenho"
Bem, a principio o que eu imaginei foi apenas alguns personagens ao centro com vários outros maiores (rostos) em volta, com mais alguns objetos. Então fui fazendo os personagens e no fim acabei colocando uma galera ali, ocupando todo o espaço do meio. A maioria são personagens secundários, e há poucos vilões (3 - Kakuzu (Naruto), Ubogin (Hunter X Hunter) e Nappa (DBZ)). Enquanto eu me distanciava do plano inicial, me veio à mente a ideia de colocar os principais vilões de cada um dos sete mangás lá em cima, grandes, com um ar imponente, como se já soubessem de tudo desde o princípio... (WTF??). Como Slam Dunk não tem "vilão" (é um mangá de basquete), coloquei o técnico de um dos times adversários (Riki Takatou), no caso o Kainan, o melhor da Província de Kanagawa (que é derrotado pelo Shohoku - principal - em um jogo emocionante na partida que vale a vaga do nacional).
Na parte de baixo coloquei o rosto do Naruto e do Yugi bem grandes, porque são protagonistas que merecem um bom destaque, já que foram mto importantes para mim. Quase tão importantes quanto, Kaiba e Itachi, em frente aos rostos. Essa ideia simplesmente surgiu, e me pareceu ótima. Decidi deixar intercalado (personagem de Naruto + personagem de Yu-Gi-Oh! de um lado e personagem de Yu-Gi-Oh! + personagem de Naruto do outro) porque o próprio desenho "do meio" (a galera) estava meio intercalado no início...
Tente enxergar isso na parte central principalmente, os personagens de cada mangá estão meio intercalados, sim... Há por exemplo um do Slam Dunk agachado e outro logo atras de pé, um de Naruto de pé à esquerda e outro bem perto à direita, um de DBZ logo à direita, e outro mais à esquerda, então nos lados desses dois vão aparecendo personagens como Kurapaika e Hisoka (Hunter X Hunter), um de cada lado mais ou menos à mesma distância do centro. Também ocorre com personagens de Inu-Yasha (Inu-Yasha e Sango), de Pokémon e de Yu-Gi-Oh! Espero que possam perceber...
-Tentei deixar fazer mais ou menos o mesmo número de personagens de cada mangá...
Mangás:
Naruto
Hunter X Hunter
Dragon Ball (e DBZ)
Slam Dunk
Inu-Yasha
Yu-Gi-Oh!
Pokémon
Do tópico do concurso:
O número de personagens é você que escolhe, sabendo que o que vai contar é o mangá ou anime que o personagem participa, não o numero de personagens do desenho.escritossecretos
Spoiler: VERSÃO COM CONTRASTE ELEVADO E MENOS BRILHO
Vejam como está boa a pintura do fundo...![]()
Spoiler: MAS POR QUE ESSES MANGÁS?Bem... Cada um desses teve uma importância mto grande pra mim. Acho interessante falar de um por um...
Naruto - Foi o que acompanhei mais recentemente. Conheço a história desde o início, só não sei o que acontece nos capítulos mais recentes... Quando eu tinha em torno de 11 anos (nem faz TAAAAAAAANTO tempo assim, não sou tão velho), desenhei mto os personagens, e se eu me lembro esse foi um período em que evoluí mto em desenho...
Hunter X Hunter - Esse tem uma história excelente, que eu também acompanhei desde o início... Também me marcou muito, e por muito tempo o considerei o melhor mangá de todos... Infelizmente o autor de repente simplesmente parou de desenhar, e eu fiquei sem saber o resto da história...
Dragon Ball (e DBZ) - Esse é mítico, mesmo que a Julia não goste. É inegável a qualidade desse mangá considerado por muitos o melhor de todos os tempos... Eu me lembro de ter várias edições do mangá de Dragon Ball (não o Z, o primeirão mesmo), e eu gostava bem mais que DBZ, que parecia só porrada (derrotar um, aparecer um invencivel, derrotar ele, aparecer um bem mais invencivel, derrotar e assim vai). Mas na verdade DBZ é até considerado melhor que Dragon Ball...
Meus desenhos mais antigos eram dos personagens de Dragon Ball. Ficavam um lixo, é claro, mas eu adorava (e pintava horrivelmente com lápis de cor).
Slam Dunk - Eu jogo basquete desde o final da quinta série. Sabem por que??? Por causa dessa série que sustentou, junto com Dragon Ball, a "era de ouro" da Shonen Jump... Esse mangá incentivou vários além de mim a começar no basquete, devido aos jogos emocionantes e o fato de tratar de basquete colegial. Por anos eu tive algumas edições do mangá, mas na banca que eu comprava chegava sempre os mesmos... Até que, não faz mto tempo, eu consegui a coleção completa pela internet!!!
É a primeira coleção completa que eu consigo, e finalmente descobri o resto da história. Só me decepcionei um pouco ao saber que no fim eles PERDEM o campeonato nacional, apesar de derrotar o time que tinha mais de trinta títulos consecutivos desse campeonato... (O que acontece é que eles chegam no próximo jogo mortos e perdem, apesar de isso nem aparecer).
Inu-Yasha - Da primeira vez que assisti um episódio tive certeza que havia encontrado a coisa mais legal do mundo. O desenho era muito bom, assim como a história, o lugar onde se passa, os personagens... era tudo incrível! Também fiz alguns desenhos sobre a série quando menor, mas foram poucos. O primeiro volume que comprei do mangá foi o número 80, lembro até hoje... Um tempo depois, andando pelos sebos de Porto Alegre consegui vários volumes, mais de trinta. A primeira edição que tenho (sim, eu ainda tenho) é a numero 2, mas em compensação tenho também a última!
Yu-Gi-Oh! - Foi sem dúvida um dos que mais me marcou... Lembro dos meus tempos de creche... Não tinha nada mais divertido do que pegarmos os nossos decks e duelarmos com os monstros e campos de batalha... Joguei também no ensino fundamental mais ou menos entre a quarta e sexta série... Também acompanhei o mangá, e ainda os tenho até hoje... (é bem diferente do anime, que só tem a parte do reino dos duelistas - antes e depois acontece mta coisa). Imaginem qual foi a minha surpresa ao perceber que mais 3 volumes e eu teria a coleção completa!!!! (4, 34 e 38 - último). Acho que ainda vou conseguir eles pela internet... Pra completar a coleção vale a pena...
Pokémon - Finalmente, o último... Esse foi o que menos acompanhei, mas eu jamais poderia dizer que foi o menos importante... Quem é que não foi profundamente marcado por Pokémon??? A história é muito divertida, e criativa também se parar pra pensar... Claro que hoje já é velha, e todo mundo se acostumou, mas não deixa de ser extremamente criativa...
É isso...
![]()
Spoiler: ZOOMS
Mto bem... Chegamos à edição que contém uma parte do que eu prometi... Vejam os reveladores...
ZOOMS!!
Parte do meio do desenho, da "galera", "exército", "gente pordemais" ou como queira chamar...
Mais de perto... Como não aparecem taaaaantos personagens assim, posso citar os nomes:
Hanamichi Sakuragi (Slam Dunk - centro), Kakashi (Naruto - centro), Goku (Dragon Ball Z - centro), Gori Akagi (Slam Dunk - centro), Picollo (Dragon-Ball Z - esquerda), Sasuke (Naruto - direita), Kurapaika (Hunter X Hunter - esquerda), Hisoka (Hunter X Hunter - Direita), Kakuzu (Naruto - Esquerda/atrás de todo mundo escondido), os outros estão fatiados....
Inu-Yasha (Inu-Yasha - really? - Direita, agaixado), Mokuba Kaiba (Yu-Gi-Oh! - Direita - ao lado do Kurapaika), Jessie (Pokémon - centro), Konohamaru (Naruto - esquerda), Vegeta (DBZ -centro voando), Uozumi (Slam Dunk - centro/trás), Ash (Pokémon - esquerda), Rukawa (Slam Dunk - esquerda), Nappa (DBZ - esquerda/careca xD), e corpo do Mestre Kame (Dragon Ball (e DBZ) - direita/cima)
Putz, ainda tem uma galera... :'( Mas vamos lá...
Sango (Inu-Yasha - centro/chão), Solmon Muto (Yu-Gi-Oh! - centro/esquerda), Brock (Pokémon - centro), Joey (Yu-Gi-Oh! - centro), Bakura (Yu-Gi-Oh! - esquerda), Prof. Anzai (Slam Dunk - direita), Kawata (Slam Dunk - esquerda/megamaster-alto), Kagome (Inu-Yasha - direita), Sakura (Naruto - direita), Ubogin (Hunter X Hunter - direita) + pernas do Gon (Hunter X Hunter acima/direita)
Ah... Essa imagem eu gosto mto... Adorei essa parte de baixo...
Quis dar um destaque pra esses personagens, que são pra mim uns dos mais importantes.
Seto Kaiba (Yu-Gi-Oh! - esquerda), Uchiha Itachi (Naruto - direita), Uzumaki Naruto - (Naruto - esquerda), Yugi Muto (Yu-Gi-Oh! - direita).
Percebam oq eu fiz ae: Naruto com kaiba e Yugi com Itachi... Um tipo de... "Intercalação" xDD
Mais perto...
Outro lado...
Aí!!!!! A Torre Karin!!!!!!!!! Talvez a minha parte preferida do desenho!!!
Vou me explicar:
Spoiler: A História por trás da Torre KarinEssa é a torre que aparece em Dragon Ball (não o Z, the first mesmo) quando o Goku terá uma batalha contra o perigoso assassino Tao Paipai. Isso pq o exército Red Ribon (o mais poderoso do mundo, que Goku aniquilou sozinho) o contratou pra se vingar e roubar as esferas do... bem, vc sabe). Esse assassino é tão poderoso que matou sozinho o General mais forte do Red Ribon... Com a língua! (isso pra provar a força dele, e o General tinha brigado com o chefão).
Goku não é pareo para o assassino, por isso ele decide subir a interminável Torre Karin, em cujo topo, como diz a lenda, está a super água sagrada que deixa quem a bebe 3 vezes mais forte (ou 10, ou qualquer coisa do tipo, mas acho q é 3 mesmo). Goku sobe em três dias (eu acho, sei q demora) e chega a dormir pendurado nela. Chegando no topo ele encontra o incrível Mestre Karin (acho que é isso) que na verdade não passa de um gato falante! Mas no fim esse gato falante é bem forte, e Goku não pode beber a água sem o vencer. Para vencer, ele não deve dar uma surra no mestre, e sim roubar o jarro de água dele, se não, nada feito.
Após muitas dificuldade (e chegar a ter que voltar à base da Torre e subir de novo uma vez) Goku consegue pegar a água, mas quando a bebe não sente nada diferente... Claro, porque era água normal! O que aumentou a força de Goku foi todo o treinamento com o mestre e o fato de ter que subir e descer a Torre duas vezes...
No fim, como vocês já imaginam, Goku da um pau no assassino!!!
-essa história é uma das partes mais divertidas de Dragon-Ball na minha opinião (não tanto quanto o Torneio de Artes-Marciais), e esse motivo, além do "cabo" super detalhado da Torre fez com que eu optasse por desenhá-la...
Percebam que, como a Torre é enorme, o que eu desenhei pode ser considerado apenas a pontinha dela...
Essa parte foi a segunda maior dúvida que eu enfrentei durante o desenho, inicialmente pensei em desenhar olhos malignos com sharingan no meio da escuridão, mas o Naruto e o Yugi ficaram mais cabeçudos do que o previsto, e os olhos ficariam pequenos, então tive a ideia de desenhar apenas o sharingan, então lembrei da Torre Karin... No fim, fusão!!!
A Gangue dos vilóes + Voadores
"Voadores" - da esquerda pra direita: Zubat (Pokémon), Mestre Kame (Dragon Ball (e DBZ)), Shippou (Inu-Yasha), Chaos (Dragon Ball (e DBZ)), Gon Freecs (Hunter X Hunter).
Vilões - esquerda pra direita tbm: Riki Takatou (Slam Dunk), Rei da Chimera Ant (não lembro o nome dele - Hunter X Hunter), Tobi (Naruto), Maximillion Pegasus (Yu-Gi-Oh!), Majin Boo (DBZ), Narak (ou Naraku, como prefere o google, mas pra mim sempre foi Narak mesmo - Inu-Yasha - direita), James (Pokémon).
Mais perto... Vc já sabe quem é quem.
Repare na cara de malvadão do pegasus...
Vejam que maligno o Rei das Chimera Ant... No concurso acabou ficando a versão com a boca dele torta xP
The last.
Acho que os mais fraquinhos... Meu amigo disse que o Majin Boo ta com cara de estuprador...
Espero que tenham curtido!![]()
Spoiler: COMPARAÇÃO DE ZOOMS - 8B x 2BAs imagens do outro zoom vão repetir aqui, espero que não se importem.
1-
2B
8B
2-
2B
8B
URL=http://imageshack.us/photo/my-images/857/omangdaminhavidazoom8b2.jpg/][/URL]
3-
2B
8B
4-
2B
8B
5-
2B
8B
6-
2B
8B
7-
2B
8B
8-
2B
8B
9-
2B
(não tenho essa parte terminada em 2B)
8B
Vocês entendem o porquê de eu passar o 8B???![]()
Como eu enchi a folha, acho interessante colocar uma
Spoiler: LISTA DE PERSONAGENS
Na ordem em que foram feitos:
1- Hanamichi Sakuragi (Slam Dunk)
2- Hatake Kakashi (Slam Dunk)
3- Son Goku (Dragon Ball/DBZ)
4- Gori Akagi (Slam Dunk)
5- Uchiha Sasuke (Naruto)
6- Inu-Yasha (Inu-Yasha)
7- Picollo (DBZ)
8- Sango (Inu-Yasha)
9- Solomon Muto (Yu-Gi-Oh!)
10- Mokuba Kaiba (Yu-Gi-Oh!)
11- Kurapaika (Hunter X Hunter)
12- Hisoka (Hunter X Hunter)
13- Bakura (Yu-Gi-Oh!)
14- Jessie (Pokémon)
15- Brock (Pokémon)
16- Joey (Yu-Gi-Oh!)
17- Kawata (Slam Dunk)
18- Konohamaru (Naruto)
19- Ash (Pokémon)
20- Vegeta (DBZ)
21- Kaede Rukawa (Slam Dunk)
22- Higurashi Kagome (Inu-Yasha)
23- Prof. Anzai (Slam Dunk)
24- Sakura (Naruto)
25- Ubogin (Hunter X Hunter)
26- Mestre Kame (Dragon Ball/DBZ)
27- Jun Uozumi (Slam Dunk)
28- Kakuzu (Naruto)
29- Nappa (DBZ)
30- Shippou (Inu-Yasha)
31- Chaos (Dragon Ball/DBZ)
32- Zubat (Pokémon)
33- Gon Freecs (Hunter X Hunter)
34- Killua Zaoldyek (Hunter X Hunter)
35- Seto Kaiba (Yu-Gi-Oh!)
36- Uchiha Itachi (Naruto)
37- Naruto (Naruto)
38- Yugi (Yu-Gi-Oh!)
-Torre Karin
-Sharingan
39- Maximillion Pegasus (Yu-Gi-Oh!)
40- Tobi (Naruto)
41- Majin Boo (DBZ)
42- Rei das Chimera Ant (Hunter X Hunter)
43- Narak (Inu-Yasha)
44- Riki Takatou (Slam Dunk)
45- James (Pokémon)
Espero que eu não tenha me perdido nos numeros!![]()
Spoiler: Kaiba/ItachiComo eu gostei mto desses dois personagens, scanniei eles em destaque logo que desenhei (em 2B mesmo). Depois vi que o Itachi estava uma droga e fiz uma boa alteração nele.
Antes da alteração.
Depois.
Kaiba em super zoom. Na hora, foi o personagem que eu mais gostei, agora compete com mais alguns...
Spoiler: ALGO A MAIS (ainda mais...)
Bem... eu acho que seria injusto simplesmente postar o desenho sem fazer uns breves...
Spoiler: THANKS
Agradecimentos: Primeiramente, ao Tio Grafite, afinal, ele é quem está por trás de tudo, foi ele quem fez o concurso; ao Marcotonio, que contribuiu bastante na edição do tópico me ajudando com um probleminha com os spoilers...; a mim mesmo, por não ter rasgado a folha em dois de ódio e desespero enquanto o meu lápis 8B se convertia em nada; ao mano Nepech por me emprestar o lápis dele (sem isso eu NUNCA chegaria nesse resultado, o que vai ficar mais visível quando eu postar o passo a passo, onde vai ser possível comparar a versão em 2B com a em 8B) e acho que também devo citar o brother RicherdEmAas, que também estava disposto a me emprestar o lápis
![]()
É isso aí.
Valeu.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

) é a numero 2, mas em compensação tenho também a última! 

Responder com Citação