Entrevista: Akananto
"Funcionou perfeitamente sem som durante 15 anos (Tibia), por que mudar isso agora?"
Entrevista feita por [fansite="http://www.tibiavenezuela.com"]TibiaVenezuela[/fansite]
Traduzida por [USER="230144"]Beowalf[/USER]
Edição [USER="230144"]Beowalf[/USER]
Revisada por [USER="57416"]Wapomaz[/USER]
Conforme prometido em nossa publicação do ticker oficial ([THREADTIBIABR="446440"]aqui[/THREADTIBIABR]) referente a entrevista realizada pelo [fansite="http://www.tibiavenezuela.com"]TibiaVenezuela[/fansite] com Akananto, um dos mais importantes membros do CipSoft staff, disponibilizamos agora a tradução para os usuários e visitantes do TibiaBR. O programador esclareceu alguns detalhes a respeito do desenvolvimento dos clients, o trabalho que desenvolve no Tibia e a paixão pela sua função. Conheça um pouco mais sobre esse grande nome dos bastidores tibianos e sua importância. Boa leitura!
TibiaVenezuela - Olá Akananto, gostariamos de começar com uma apresentação a comunidade, falando a respeito da sua idade, seus estudos e a quanto tempo trabalha na CipSoft.
Akananto - Olá a todos! Meu nome é Akananto, tenho 35 anos, estudei ciências da computação em uma universidade alemã e em outubro de 2004 comecei meu trabalho como programador na CipSoft.
TibiaVenezuela - Como você conheceu a CipSoft e conseguiu seu trabalho? Você chegou a jogar Tibia antes disso?
Akananto - Não, não havia jogado Tibia anteriormente e tampouco sabia de sua existência. Em 2004, enquanto procurava entrar no mercado de programação de jogos, me recordei de "um antigo MMORPG feito na Alemanha" e enviei meu curriculum para a empresa responsável, CipSoft. Então tive a sorte de ser escolhido para o cargo.
TibiaVenezuela - Como são seus dias na CipSoft e quantas horas você se dedica a sua função diariamente?
Akananto - Todos nós trabalhamos 40 horas por semana, em média, com uma programação flexível. No entanto, nosso patrões tem o cuidado de se certificar que ninguém está trabalhando demais, nem poucas horas, pois "equilíbrio na vida profissional" tem um importante significado para eles. Na verdade, não tenho dias "normais" de trabalho, pois todos são diferentes.
TibiaVenezuela - Em que você está trabalhando nesse momento (projetos e etc.)?
Akananto - Em muitos projetos, hehe. Falando sério, tenho responsabilidade em diversos projetos atualmente. O primeiro passo para reduzir um pouco essa responsabilidade foi a contratação de outro programador para desenvolver o stand-alone client além de mim.
Além do stand-alone client, estou trabalhando em meu primeiro projeto na CipSoft, a elaboração das ferramentas de edição tanto do Tibia, como do TibiaME. Além disso, estou liderando a equipe de testadores e programadores, o que consome boa parte do meu tempo, principalmente, quando um processo de recrutamento está ocorrendo.
TibiaVenezuela - Você também é responsável pelas contratações e entrevistas com os programadores. O que você procura em uma entrevista e quais são as habilidades necessárias para ser um programador da Cipsoft?
Akananto - Ter estudado ciências da computação em uma universidade é o mais importante. Não é algo fundamental, mas se essa condição não for parte da formação do candidato, ele deverá mostrar suas habilidades e qualificações de outra maneira.
Além disso, existe uma frase que uso regularmente: "Projetos valem ouro" - o que significa que qualquer projeto feito por um candidato, seja para estudos ou por interesse pessoal, pode ser uma boa demonstração de suas habilidades. Sem dúvida, o melhor projeto seria elaborar um jogo pequeno, pois é uma maneira interessante de entrar no mercado de desenvolvimento e programação. Uma boa quantidade de habilidades e "vestir a camisa" são características muito importantes e, finalmente, o amor pelos jogos. Não creio que existam muitas outras empresas no mercado que se interessem em saber qual o seu jogo predileto.
TibiaVenezuela - Qual sua maior satisfação com relação ao client e trabalhar na CipSoft?
Akananto - Sobre o stand-alone client posso dizer que minha satisfação está em algum ponto intermediário entre amor e ódio, acho que essa passagem do meu trabalho inclui muitos gritos, o que não seria apropriado a entrevista...
Com relação a CipSoft, amo duas coisas: antes de tudo, fazer jogos, a criação da diversão, isso é simplesmente incrível. Em seguida, o grupo que temos na empresa, incluindo os patrões, que são ótimos companheiros de trabalho.
TibiaVenezuela - O que você imagina para o futuro do Tibia client?
Akananto - Ooooh, muitas coisas, algumas mais radicais que outras, longe de apenas idéias e especulações. Para ser honesto, não gostaria de precisar minha resposta, pois esse não é o meu trabalho, e sim, dos product managers, que devem tomar decisões a respeito das mudanças nos atuais clientes de Tibia (note o plural, por favor).
TibiaVenezuela - As pessoas não costumam gostar de mudanças e hoje percebemos um certo preconceito com relação ao flash client. Você acredita que isso tende a mudar no futuro ou as pessoas sempre irão utilizar o client tradicional?
Akananto - O flash client vem sendo desenvolvido constantemente e as pessoas tendem a utilizá-lo de maneira mais frequente com o passar dos tempos. Mas sem dúvidas, não recebemos a "recepção calorosa" que imaginávamos para o flash client, ainda que ele traga inúmeros recursos que vinham sendo pedidos pela comunidade a anos.
TibiaVenezuela - Quando o flash client estiver terminado, qual você usará como jogador? Quais as vantagens técnicas que você percebe como programador em relação a ambos clients?
Akananto - Eu uso o flash client pelo fato da sua interface possibilitar uma jogabilidade muito melhor. Ambos clients tem pontos positivos e negativos, sendo assim, só poderemos reparar na evolução dos dois futuramente.
TibiaVenezuela - No flash client temos uma série de possibilidades de configuração de hotkeys, no entanto, essas facilidades inexistem no client tradicional. Qual seria o motivo disso? As pessoas vem perguntando por isso a algum tempo.
Akananto - É algo que precisa de tempo para ser implementado. Tempo do qual o programador não dispõe no momento. Mas como já disse anteriormente, nós já providenciamos a contratação de outro programador para trabalhar exclusivamente no stand-alone client.
TibiaVenezuela - Ultimamente, alguns erros foram notados pela comunidade tibiana, alguns deles divertidos para alguns jogadores, mas frustante para outros, como o massacre da Mirade. Ou até mesmo o Bug de levels, no qual muitas contas foram deletadas. Qual sua reação (humana) ao deparar-se com erros desse tipo?
Akananto - Ficamos envergonhados.
TibiaVenezuela - Atualmente, além de bons anti-vírus, temos anti-keyloggers e diversas técnicas amplamente difundidas no combate contra hackers. Você os recomenda, para que o problema relacionado a contas hackeadas seja reduzido?
Akananto - Não uso e não vou recomendá-los. Meu conselho é manter o PC atualizado (Anti-vírus, sistema operacional, browser, flash) e não efetuar o download de todos os arquivos que encontra na internet. No fim das contas, existe só uma coisa que poderá mantê-lo seguro: seu próprio cérebro.
TibiaVenezuela - Quanto ao lag, qual sua opinião sobre os serviços de tunneling que utilizam uma VPN para dar mais prioridade a transferência de pacotes e consequentemente a redução de lag?
Akananto - Ainda não fiz uso desses serviços, mas na minha maneira de pensar atual, não consigo imaginar a utilidade deles.
TibiaVenezuela - Você acredita que um dia Tibia terá música? Se tivesse, que tipo de música você escolheria?
Akananto - Funcionou perfeitamente sem som durante 15 anos, por que mudar isso agora?
TibiaVenezuela - Agora temos algumas perguntas elaboradas pela comunidade. Tenha em mente que sempre que isso é proposto, 9 em cada 10 perguntam algo relacionado aos bots.
A primeira é: Como você encara a pressão de inúmeros jogadores sobre a situação dos botters? Obviamente, você não poderá contar detalhes sobre as medidas a serem tomadas, mas tendo em vista seu conhecimento e experiências, acredita que o problema dos botters será solucionado em 2012? Sim ou não?
Akananto - Bots nunca desaparecerão completamente pois é um batalha interminável entre o desenvolvedor do jogo e o desenvolvedor do bot - infelizmente, é assim.
TibiaVenezuela - Você não joga Tibia, mas tenha em mente que diversos jogadores estão com raiva nesse momento, pois muitos deles acreditam que o jogo está arruinado. Você está ciente de que os botters afetam o jogo de uma maneira significativa?
Akananto - Pessoalmente, odeio botters com fervor. Mas infelizmente, a questão é muito mais complexa do que aquilo que nos é proposto nos fórum oficiais do Tibia.
TibiaVenezuela - Sobre a ferramenta de detecção automática, existem programas indetectáveis sendo desenvolvidos e as atividades ilegais in-game continuam. É possível controlar isso?
Akananto - Pessoal, sério, parem de perguntar coisas a respeito dessa situação, pois não forneceremos mais detalhes sobre o problema todo. Razões quanto a nossa maneira de lidar com a situação já foram repetidas em inúmeras oportunidades.
TibiaVenezuela - As pessoas só procuram a simplicidade, um jogo livre de bots, balanceamento adequado e até mesmo uma nova vocação. Uma vocação nova não pode ser criada? Isso poderia atrair vários jogadores.
Akananto - Eu diria que antes de mais nada devemos solucionar o problema de balanceamento entre as vocações para então introduzirmos um nova, certo?
TibiaVenezuela - Qual o tipo de contato que você tem com a comunidade e até que ponto isso influência em seu trabalho, considerando a responsabilidade que você tem?
Akananto - Tento ficar em contato com a comunidade nos test servers e fórum de testes. Depois que outra pessoa passou a ser responsável pelo stand-alone client, que até então era um projeto onde trabalhava diretamente, muitas coisas podem mudar (infelizmente).
Minha influência no Tibia é que posso comentar minhas opiniões com os gerentes de produto e acho que eles respeitam meu parecer. Mas no fim, quem decide são eles.
TibiaVenezuela - Qual o motivo de usar o nome Akananto?
Akananto - Quando comecei minhas atividades na CipSoft, eles exigiram a escolha de um nickname. Akananto foi o escolhido. Não existe uma razão por trás do nome, mas acredito que combino com nomes fantasiosos que começam na letra A.
TibiaVenezuela - De onde vem esse seu fascínio por piratas?
Akananto - Eles usam chapéus, dos grandes.
TibiaVenezuela - Para finalizar, você sabe algo sobre a Venezuela? Gostaria de mandar alguma mensagem para os venezuelanos?
Akananto - Eu li recentemente algo sobre a "Colonia Tovar" (http://www.coloniatovar.net/), uma aldeia de estilo bávaro no meio da Venezuela - entenda-se por bávaro: "a parte da Alemanha, onde o escritório da CipSoft está localizado ".
Para ser honesto, soa meio estranho. Algo totalmente louco. Mas de uma forma positiva, pois mostra que as pessoas são interessadas na cultura uns dos outros, ainda que estejam muito distantes. Para os jogadores da Venezuela tenho a mesma mensagem que eu tenho para todos os jogadores: "divirta-se!". "YARR!"
TibiaVenezuela - Isso é tudo, agradecemos o seu tempo, sabemos que você é uma das pessoas mais ocupadas na CipSoft e que foi difícil encontrar um espaço vago em sua agenda para ceder essa entrevista para nós. Obrigado por aceitar nosso convite!
Akananto - Obrigado por jogarem nosso jogo.
A entrevista original feita pelo [fansite="http://www.tibiavenezuela.com"]TibiaVenezuela[/fansite] pode ser conferida em inglês aqui
[THREADTIBIABR="446457"]TibiaBR.com[/THREADTIBIABR]
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 




Responder com Citação







