Fala aí, rapazeada! Mais uma Dica do Mês quentinha para vocês. Já aprendemos a fazer um Layout para nossas fakes e enriquecê-los com cenários bem trabalhados. Agora, chegou a vez de organizar a disposição das falas no seu trabalho.

Embora seja uma das partes mais fáceis da fake -atualmente-, falas desalinhadas são os erros mais frequentes vistos em trabalhos de novatos. Portanto, você, pequena rúcula, deve ler este tutorial bastante ilustrativo para aprender, de uma forma fácil e bem direta, como estabelecer um padrão de alinhamento correto para suas fakes.


Um pequeno pré-requisito:
Dica do Mês - Layouts
Dica do Mês - Cenários (not ready yet)

Como estou fazendo dicas mensais, isso meio que se torna uma bola de neve, logo, sugiro que leia o tópico sugerido para dar continuidade ao nosso processo de criação de fakes.




Como todo e qualquer tutorial, só ler não basta. Portanto, à medida que lê o passo-passo deste tópico, vá tentando seus próprios resultados também.


1- PROGRAMAS NECESSÁRIOS:


Primeiramente, você deve ter o programa para a criação de falas, ou seja, Fakerlab Desk ou FakerCity Desk. Ambos os programas você encontra neste tópico.

Com o programa em mãos está na hora de produzir falas para os personagens da sua fake. Embora seja de fácil manuseio, segue abaixo uma pequena descrição do programa para os iniciantes que enfrentam maiores dificuldades.


2- USANDO O FAKERLAB DESK:


Não adianta nada ter o programa e não saber mexer nele, não é mesmo?
Logo, aqui vai uma pequena luz para os mais perdidos com a interface do programa. Repare que eu estou usando o Fakerlab, ou seja, a versão mais antiga. Não se preocupe caso você use a mais recente, pois muita pouca mudou (só o visual mesmo). As finalidades das funções são as mesmas.


Fakerlab Desk aberto.


LEGENDA:


1- Campo de Texto
Digite aqui o que será a fala do seu personagem.

2- Fala com Fonte Tibiana
Neste área, tudo que você escreveu no Campo de Texto será transformado para a Fonte do Tibia.

3- Cor do Texto
Selecione a cor do texto desejada.

4- Remover o Contorno
Nunca marque essa opção. [+dica minha]

5- Tipo de Alinhamento
Escolhe a forma de alinhamento desejada. Centralizada é o padrão.

6- Copiar
Clique no botão Copiar para copiar (õ_õ) seu texto. CTRL+C não funcionará.

3- INSERINDO AS FALAS NA FAKE:


Aqui começa nossa brincadeira: uma rápida demonstração de como passar sua fala do Fakerlab Desk para a sua fake.

1- Primeiramente, abra seu programa de edição de imagens (Fireworks/Paint/Photoshop). Como a maioria já sabe, eu uso o último programa. Portanto, caso algum comando que eu citar não funcione, não se desespere. Os atalhos podem sim ser diferentes, mas o objetivo é o mesmo. Anyway, se ainda assim ficar com dúvidas pode postar no tópico que ajudamos você.

2- Com o programa aberto, abra um documento que caiba sua fake.

3- Cole o seu cenário.

4- Cole o seu personagem.

5- Escreva sua fala no Fakerlab Desk e aperte o botão Copiar.

6- Cole sua fala na fake.
7- Como pode ver, a fala está com fundo branco. Obviamente, precisamos remover essa parte indesejada. Para isso, aperte a tecla W e você selecionará a Magic Wand Tool. Quando escolher essa ferramenta, configure-a da seguinte forma:
8- Selecione a área e branca e aperte DELETE. Sua fake ficará assim:
9- Feito isso, já está ótimo! Os detalhes de como alinhar você verá mais adiante, pois precisaremos trabalhar alguns conceitos técnicos antes. Sim, você precisará ler.






Como já vimos, existem 3 opções de alinhamento. Porém, elas devem obedecer a certos critérios antes de serem usadas. Leia com bastante atenção a essa parte. Muitos usuários erram justamente aqui.


1- TIPOS DE ALINHAMENTO:


CENTRALIZADO:


Opção padrão e já vem selecionada ao abrir o Fakerlab Desk. Você sempre deve selecionar esta opção nas falas. Além de ficar mais elegante, a leitura fica mais fácil. Claro, existem exceções onde a fala centralizada torna-se inviável pela falta de espaço, mas são casos isolados. Via de regra, centraliza e goza.



Exemplo de fala centralizada.
ALINHADO À ESQUERDA:


Alinhamento à esquerda, assim como à direita, não são comuns. Eles são usados com maior frequência em falas com yells (gritos) de personagens não vistos na tela. Outro caso é quando há algum personagem no extremo do quadro e selecionando a fala centralizada não tem espaço. Nestas duas situações se faz o uso deste artifício. Em falas normais (padrão), não devem ser usadas.



Exemplo de fala alinhada à esquerda.
ALINHADO À DIREITA:


Para não ficar repetitivo, as mesmas ocasiões de alinhamento à esquerda se enquadram aqui. Obviamente, as restrições quanto ao uso deste alinhamento em situações normais continua vetada.



Exemplo de fala alinhada à direita.

2- NÚMERO DE LINHAS:


UMA LINHA:


Exemplo de fala com uma linha.
DUAS LINHAS:


Exemplo de fala com duas linhas.
TRÊS LINHAS:


Exemplo de fala com três linhas.
QUATRO LINHAS:


Exemplo de fala com quatro linhas.

DICA HOT:

- Mais que quatro linhas torna-se cansativa a leitura daquela fala. Se você tem alguma fala muito comprida, divida-a em duas novas falas. Caso queira, ponha reticências (...) no final da primeira para indicar continuidade.

- Como deve ter percebido, a última linha da fala sempre fica centralizada na lifebar. Não se preocupe por enquanto com o alinhamento. Ensinarei um macete mais adiante.



3- CONVERSAS:


Essa parte é a mais importante. Em quase todas as fakes existem conversas. Obviamente, não basta sair jogando as falas e fazer um alinhamento porco e relaxado. Não! Você precisa ter organização e aprender a facilitar a leitura de quem lê. Isto é muito importante e é difícil achar uma fake que respeite esse critério, tornando, assim, as conversas confusas e complicadas de serem lidas.

ORDEM DAS FALAS:


Nenhum mistério. O sentido das falas na direção vertical é de cima para baixo e não de baixo para cima. Note a diferença na leitura.

É importante lembrar que o modo certo, está corrigindo a versão errada. Entretanto, existem outros meios para chegar à clareza da leitura. Você poderia ter trocado a ordem dos personagens que falam -seria outra opção-.





Neste caso, na direção horizontal, o sentido é da esquerda para a direita. Repare que se fosse alternar o sentido, será uma leitura de mangá [+otaku]. Como estamos no Brasil, sigamos a ABNT -exceto se você estiver no Japão e postar a fake daí.


4- SIMETRIA:


Esta parte muitos usuários não dão a atenção necessária. De fato, é uma dica mais indicada para quem gosta de perfeccionismo. Não utilizá-la não implicará em um "estrago" do seu trabalho (só se você pecar muito aqui -o que raramente acontece-).

Em suma, a simetria é uma técnica usada para dar um ar mais elegante e sofisticado ao seu alinhamento. Para deixar mais claro, exemplificarei com algumas imagens.

FALAS COM ESPAÇOS DIFERENTES NAS LINHAS:


Preste atenção na diferença de ambas as falas. Enquanto na Fig.1 o espaço que a fala ocupa nas duas linhas são diferentes, na Fig.2 elas mantêm um padrão.
EFEITO ESCADA:


Por favor, NUNCA faça o efeito escada. É grotesco de feio. Tente sempre deixar as linhas o mais parelho possível. Pode parecer um saco, mas esteticamente fica muito harmonioso o trabalho. O único problema é que as vezes você precisará substituir uma ou outra palavra para encaixar perfeitamente.
QUEBRA DE SENTIDO:


Quando estiver escrevendo uma fala, nunca corte a frase pela metade. Dá a sensação de estrutura quebrada e/ou inacabada. Isso conta bastante quando se usam vocativos .
CASOS ESPECIAIS:




Quando as frases são gritos (yells) e veem de um canto, devem ser alinhas à esquerda ou à direita dependendo da posição. Repare que as flechas brancas indicam que o personagem está localizado na diagonal do quadro (embora estejam fora), ou seja, ele está indo ou voltando por aquele caminho. A mesma regra se aplica na direção horizonal (direita, esquerda). Já na vertical, se distante dos cantos, a fala deve ser usada centralizada.


- Observe com atenção o esquematozóide.



As flechas indicam a posição do personagem na hora do grito.

Se o personagem estiver na região vermelha, alinhe à direita/esquerda.
Se o personagem estiver na região azul, centralize a fala.

_________________________



Comumente ocorrem situações em que a fala não se encaixa perfeitamente na fake. Obviamente, não vamos cortá-la mas sim ajustá-la. A solução mais prática é tentar mudar a posição do personagem que está falando para uma área melhor de trabalhar.

- E se não for possível?
Aí então o aconselhável é tentar cortar as suas partes -sem quebrar o sentido, como já vimos- a fim de que elas se encaixem.

- E se ainda assim não for possível?
Então você deve alinhar as falas à direita/esquerda. Dessa forma será possível encaixar perfeitamente o que falta.

- Olha, tipo... tentei e isso e novamente não foi possível. E agora?


- Tá, parei.



_________________________




Como este tutorial é apenas uma base, é importante ressaltar que o autor tem total liberdade de criar seu próprio estilo de alinhamento. Entretanto, quando se adota um padrão, deve-se usá-lo do início ao final da fake. Sendo fiel ao seu estilo, o máximo que pode acontecer é a estrutura não ser muito elegante, mas estaríamos entrando na questão de gostos -algo bem pessoal-.

O que você precisa saber de simetria é basicamente isso. Repito, não é um quesito fundamental em falas, mas é sempre bom deixarmos nosso trabalho mais enriquecido visualmente. Além do mais, se a baixa atenção dos usuários no assunto não te dá um tesão pelo perfeccionismo, então repense nos seus atos, porque ele não perdoará falhas...