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Tópico: Dica do Mês: Falas

  1. #1
    Jarl of Fakerun Avatar de CJean
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    Fala aí, rapazeada! Mais uma Dica do Mês quentinha para vocês. Já aprendemos a fazer um Layout para nossas fakes e enriquecê-los com cenários bem trabalhados. Agora, chegou a vez de organizar a disposição das falas no seu trabalho.

    Embora seja uma das partes mais fáceis da fake -atualmente-, falas desalinhadas são os erros mais frequentes vistos em trabalhos de novatos. Portanto, você, pequena rúcula, deve ler este tutorial bastante ilustrativo para aprender, de uma forma fácil e bem direta, como estabelecer um padrão de alinhamento correto para suas fakes.


    Um pequeno pré-requisito:
    Dica do Mês - Layouts
    Dica do Mês - Cenários (not ready yet)

    Como estou fazendo dicas mensais, isso meio que se torna uma bola de neve, logo, sugiro que leia o tópico sugerido para dar continuidade ao nosso processo de criação de fakes.




    Como todo e qualquer tutorial, só ler não basta. Portanto, à medida que lê o passo-passo deste tópico, vá tentando seus próprios resultados também.


    1- PROGRAMAS NECESSÁRIOS:


    Primeiramente, você deve ter o programa para a criação de falas, ou seja, Fakerlab Desk ou FakerCity Desk. Ambos os programas você encontra neste tópico.

    Com o programa em mãos está na hora de produzir falas para os personagens da sua fake. Embora seja de fácil manuseio, segue abaixo uma pequena descrição do programa para os iniciantes que enfrentam maiores dificuldades.


    2- USANDO O FAKERLAB DESK:


    Não adianta nada ter o programa e não saber mexer nele, não é mesmo?
    Logo, aqui vai uma pequena luz para os mais perdidos com a interface do programa. Repare que eu estou usando o Fakerlab, ou seja, a versão mais antiga. Não se preocupe caso você use a mais recente, pois muita pouca mudou (só o visual mesmo). As finalidades das funções são as mesmas.


    Fakerlab Desk aberto.


    LEGENDA:


    1- Campo de Texto
    Digite aqui o que será a fala do seu personagem.

    2- Fala com Fonte Tibiana
    Neste área, tudo que você escreveu no Campo de Texto será transformado para a Fonte do Tibia.

    3- Cor do Texto
    Selecione a cor do texto desejada.

    4- Remover o Contorno
    Nunca marque essa opção. [+dica minha]

    5- Tipo de Alinhamento
    Escolhe a forma de alinhamento desejada. Centralizada é o padrão.

    6- Copiar
    Clique no botão Copiar para copiar (õ_õ) seu texto. CTRL+C não funcionará.

    3- INSERINDO AS FALAS NA FAKE:


    Aqui começa nossa brincadeira: uma rápida demonstração de como passar sua fala do Fakerlab Desk para a sua fake.

    1- Primeiramente, abra seu programa de edição de imagens (Fireworks/Paint/Photoshop). Como a maioria já sabe, eu uso o último programa. Portanto, caso algum comando que eu citar não funcione, não se desespere. Os atalhos podem sim ser diferentes, mas o objetivo é o mesmo. Anyway, se ainda assim ficar com dúvidas pode postar no tópico que ajudamos você.

    2- Com o programa aberto, abra um documento que caiba sua fake.

    3- Cole o seu cenário.

    4- Cole o seu personagem.

    5- Escreva sua fala no Fakerlab Desk e aperte o botão Copiar.

    6- Cole sua fala na fake.
    7- Como pode ver, a fala está com fundo branco. Obviamente, precisamos remover essa parte indesejada. Para isso, aperte a tecla W e você selecionará a Magic Wand Tool. Quando escolher essa ferramenta, configure-a da seguinte forma:
    8- Selecione a área e branca e aperte DELETE. Sua fake ficará assim:
    9- Feito isso, já está ótimo! Os detalhes de como alinhar você verá mais adiante, pois precisaremos trabalhar alguns conceitos técnicos antes. Sim, você precisará ler.






    Como já vimos, existem 3 opções de alinhamento. Porém, elas devem obedecer a certos critérios antes de serem usadas. Leia com bastante atenção a essa parte. Muitos usuários erram justamente aqui.


    1- TIPOS DE ALINHAMENTO:


    CENTRALIZADO:


    Opção padrão e já vem selecionada ao abrir o Fakerlab Desk. Você sempre deve selecionar esta opção nas falas. Além de ficar mais elegante, a leitura fica mais fácil. Claro, existem exceções onde a fala centralizada torna-se inviável pela falta de espaço, mas são casos isolados. Via de regra, centraliza e goza.



    Exemplo de fala centralizada.
    ALINHADO À ESQUERDA:


    Alinhamento à esquerda, assim como à direita, não são comuns. Eles são usados com maior frequência em falas com yells (gritos) de personagens não vistos na tela. Outro caso é quando há algum personagem no extremo do quadro e selecionando a fala centralizada não tem espaço. Nestas duas situações se faz o uso deste artifício. Em falas normais (padrão), não devem ser usadas.



    Exemplo de fala alinhada à esquerda.
    ALINHADO À DIREITA:


    Para não ficar repetitivo, as mesmas ocasiões de alinhamento à esquerda se enquadram aqui. Obviamente, as restrições quanto ao uso deste alinhamento em situações normais continua vetada.



    Exemplo de fala alinhada à direita.

    2- NÚMERO DE LINHAS:


    UMA LINHA:


    Exemplo de fala com uma linha.
    DUAS LINHAS:


    Exemplo de fala com duas linhas.
    TRÊS LINHAS:


    Exemplo de fala com três linhas.
    QUATRO LINHAS:


    Exemplo de fala com quatro linhas.

    DICA HOT:

    - Mais que quatro linhas torna-se cansativa a leitura daquela fala. Se você tem alguma fala muito comprida, divida-a em duas novas falas. Caso queira, ponha reticências (...) no final da primeira para indicar continuidade.

    - Como deve ter percebido, a última linha da fala sempre fica centralizada na lifebar. Não se preocupe por enquanto com o alinhamento. Ensinarei um macete mais adiante.



    3- CONVERSAS:


    Essa parte é a mais importante. Em quase todas as fakes existem conversas. Obviamente, não basta sair jogando as falas e fazer um alinhamento porco e relaxado. Não! Você precisa ter organização e aprender a facilitar a leitura de quem lê. Isto é muito importante e é difícil achar uma fake que respeite esse critério, tornando, assim, as conversas confusas e complicadas de serem lidas.

    ORDEM DAS FALAS:


    Nenhum mistério. O sentido das falas na direção vertical é de cima para baixo e não de baixo para cima. Note a diferença na leitura.

    É importante lembrar que o modo certo, está corrigindo a versão errada. Entretanto, existem outros meios para chegar à clareza da leitura. Você poderia ter trocado a ordem dos personagens que falam -seria outra opção-.





    Neste caso, na direção horizontal, o sentido é da esquerda para a direita. Repare que se fosse alternar o sentido, será uma leitura de mangá [+otaku]. Como estamos no Brasil, sigamos a ABNT -exceto se você estiver no Japão e postar a fake daí.


    4- SIMETRIA:


    Esta parte muitos usuários não dão a atenção necessária. De fato, é uma dica mais indicada para quem gosta de perfeccionismo. Não utilizá-la não implicará em um "estrago" do seu trabalho (só se você pecar muito aqui -o que raramente acontece-).

    Em suma, a simetria é uma técnica usada para dar um ar mais elegante e sofisticado ao seu alinhamento. Para deixar mais claro, exemplificarei com algumas imagens.

    FALAS COM ESPAÇOS DIFERENTES NAS LINHAS:


    Preste atenção na diferença de ambas as falas. Enquanto na Fig.1 o espaço que a fala ocupa nas duas linhas são diferentes, na Fig.2 elas mantêm um padrão.
    EFEITO ESCADA:


    Por favor, NUNCA faça o efeito escada. É grotesco de feio. Tente sempre deixar as linhas o mais parelho possível. Pode parecer um saco, mas esteticamente fica muito harmonioso o trabalho. O único problema é que as vezes você precisará substituir uma ou outra palavra para encaixar perfeitamente.
    QUEBRA DE SENTIDO:


    Quando estiver escrevendo uma fala, nunca corte a frase pela metade. Dá a sensação de estrutura quebrada e/ou inacabada. Isso conta bastante quando se usam vocativos .
    CASOS ESPECIAIS:




    Quando as frases são gritos (yells) e veem de um canto, devem ser alinhas à esquerda ou à direita dependendo da posição. Repare que as flechas brancas indicam que o personagem está localizado na diagonal do quadro (embora estejam fora), ou seja, ele está indo ou voltando por aquele caminho. A mesma regra se aplica na direção horizonal (direita, esquerda). Já na vertical, se distante dos cantos, a fala deve ser usada centralizada.


    - Observe com atenção o esquematozóide.



    As flechas indicam a posição do personagem na hora do grito.

    Se o personagem estiver na região vermelha, alinhe à direita/esquerda.
    Se o personagem estiver na região azul, centralize a fala.

    _________________________



    Comumente ocorrem situações em que a fala não se encaixa perfeitamente na fake. Obviamente, não vamos cortá-la mas sim ajustá-la. A solução mais prática é tentar mudar a posição do personagem que está falando para uma área melhor de trabalhar.

    - E se não for possível?
    Aí então o aconselhável é tentar cortar as suas partes -sem quebrar o sentido, como já vimos- a fim de que elas se encaixem.

    - E se ainda assim não for possível?
    Então você deve alinhar as falas à direita/esquerda. Dessa forma será possível encaixar perfeitamente o que falta.

    - Olha, tipo... tentei e isso e novamente não foi possível. E agora?


    - Tá, parei.



    _________________________




    Como este tutorial é apenas uma base, é importante ressaltar que o autor tem total liberdade de criar seu próprio estilo de alinhamento. Entretanto, quando se adota um padrão, deve-se usá-lo do início ao final da fake. Sendo fiel ao seu estilo, o máximo que pode acontecer é a estrutura não ser muito elegante, mas estaríamos entrando na questão de gostos -algo bem pessoal-.

    O que você precisa saber de simetria é basicamente isso. Repito, não é um quesito fundamental em falas, mas é sempre bom deixarmos nosso trabalho mais enriquecido visualmente. Além do mais, se a baixa atenção dos usuários no assunto não te dá um tesão pelo perfeccionismo, então repense nos seus atos, porque ele não perdoará falhas...


















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  2. #2
    Jarl of Fakerun Avatar de CJean
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    Magrão, se você chegou até aqui, meus parabéns. Deus viu isso lá do céu e está te recompensando com um acervo de dicas que facilitarão sua vida. Se você tinha/tem problemas com falas desalinhadas e considera isso uma doença, pois então, eu sou a cura. Muito prazer.

    1- SAYS e YELLS:


    Lembra de onde paramos no início do tutorial? (Começando, parte 3)
    Vamos continuar daquela parte para agilizar o processo.

    1- Dando continuidade, com a Move Tool (tecla V) encaixe o Nick says: no Nick da lifebar do personagem.
    2- Se restar alguma parte branca ainda, delete-a selecionando a parte com Magic Wand Tool (W). Pronto. Sua fala estará assim:

    Repare que o CJean do CJean says: está exatamente em cima do CJean da lifebar.

    3- Certo, para deixar alinhado horizontalmente, a partir da posição que estava a fala, utilize a Move Tool (tecla V) e mova 16 pixels para a esquerda. Para facilitar, você pode usar o comando SHIFT+ ← que andará de 10 e 10 pixels.

    Se você fez tudo certo, sua fala estará assim.
    4- Para alinhar verticalmente, proceda da seguinte maneira:


    - Continuando de onde paramos, sua fala e lifebar estão assim:

    Não se assustem. Apenas removi o cenário para facilitar a visualização.
    - Agora, posicione a última linha da fala em cima da última linha da lifebar como mostra a imagem:
    - Desça 2 pixels e sua fala deverá ficar como a imagem abaixo:


    Se conseguiu reproduzir fielmente, sua fala está alinhada!


    2- THINKS:


    Aqui NÃO HÁ mistério. Você fará os mesmos processos anteriores para alinhar na vertical. Na horizontal, você precisa mover 21 pixels para a esquerda ou para a direita.

    - Para facilitar, utilize o comando SHIFT+ ← duas vezes e depois uma vez.
    - Sua fala estará alinhada horizontalmente também dessa forma!


    3- WHISPERS:


    Quando você for alinhar a sentença whispers, encontrará um problema: Ela ocupa um número ímpar de pixels, ou seja, será impossível centralizá-la perfeitamente. Portanto, em um dos lados, o tamanho será maior. Fique livre para escolher o que quiser.

    - Alinhe a fala verticalmente como nos casos anteriores.
    - Com a fala localizada exatamente em cima da lifebar, dê o comando SHIFT+ ← três vezes e aperte uma (ou duas se preferir) vezes.
    - Pronto! Sua fala também está alinhada usando o whispers, mas claro, dentro do possível, visto que ela apresenta essa irregularidade.


    4- CORES:


    AÇÕES E SMILES

    MUITO IMPORTANTES em HQ, as expressões vão sintetizar ações que são ocultadas em um estilo de fake mais parado, com menos ação. Além disso, o uso de smiles é uma boa forma de evitar uma fala gigantesca. Você pode reduzi-la a um simples "8D", ":a" etc.

    Já as ações serão usadas em todos gêneros. Um espanto, um susto, uma surpresa, uma dúvida são facilmente representados por "!", "!!", "!!!", "?" etc. Já em HQs é comum ver o uso dos sinais <,> formando uma espécie de conjunto indicando ação. Ex.: <pega o item>, <lê o livro>, <atira>. Onomatopeias (PUM!, BANG BANG!, VAPT!) também podem ser usadas para facilitar alguma cena!

    Só fique claro que, as cores demonstradas na imagem, são as usadas por MIM. Você pode escolher usar as cores que achar melhor. Alguns fakers usam os smiles da mesma cor da fala (amarela), ou seja, é algo bem pessoal.
    MENSAGENS PRIVADAS (MP)



    Para as MPs, não há mistério. Só cuidar da cor (roxo para a enviada, azul claro, a recebida) e da organização, pois pode haver um diálogo no quadro. Nesta hora fique atento, pois precisa haver uma certa ordem cronológica.

    Outro ponto importante é não usar mais que 2 falas no quadro, porque ocupa o espaço e acaba poluindo a cena!
    LOOK





    O look não tem mistério. A cor tem de ser a usada na imagem. Caso você queira saber. o código alfanumérico é: #00ef00 [blablablá de exemplo da cor].

    A única coisa que vai mudar é o texto. Vale lembrar que ele é composto de duas frases:

    1- A primeira indica o objeto que você está vendo.
    2- A segunda indica o que está escrito nesse objeto.


    Portanto, na primeira frase sempre começará por You see a(an) ... . Já a segunda: You read: ... .


    TEXTOS BRANCOS







    O texto branco tem função de acrescentar passagem transcorrida de tempo, uma mudança de lugar ou até mesmo uma narração em primeira ou terceira pessoa. Portanto, ele é mais usado como complemento.

    Entretanto, fique atento às imagens: não coloque-o em qualquer lugar. Dê preferência à diagonal esquerda superior, pois será a primeira coisa que o leitor lerá. Lembre-se que o texto não deixa de ser uma "fala" e não devemos nos esquecer da ordem de leitura, não é mesmo?


    5- POLUIÇÃO VISUAL:


    A poluição visual acontece quando você sobrecarrega uma cena com MUITAS falas, tornando cansativa a leitura e massante o texto. Portanto, faça falas curtas, nem que ocupe mais quadros. Às vezes, 50 quadros com falas de 2 linhas são melhores de ler do que uma fake de 10 quadros e falas de 7 linhas por quadro...

    A única exceção para a poluição visual por falas é caso você opte por uma fake de 1Q, a famosa fake de quadradão, onde é vital o excesso de falas para que exista conteúdo nela. Peguei uma fake do gênero -a melhor e mais "poluída" que já vi:


    Essa é a fake postado pelo [USER="236773"]KratusBF2[/USER], do tópico [THREADTIBIABR="367661"]Fakers na Floresta [C.O.F.#2010][/THREADTIBIABR]. Nela existem muitas falas para um espaço relativamente pequeno. Entretanto, vejam que se ele diminuísse o número de falas, a fake ficaria muito vazia.

    Agora, por favor, essa fake é um bom exemplo pois ela mostra o limite da poluição. NUNCA passe dessa aglomeração de falas. Se você sobrecarregar ainda mais, tornará impossível a leitura pelo conflito de falas dos personagens!


    Então é isso. Espero que tenham gostado e mais, que tenha sido útil de alguma maneira o tutorial para sua aprendizagem. Deu um certo trabalho fazê-lo, mas, seguindo os comentários de alguns novatos, tentei por menos texto e mais imagens. De fato, o assunto abordado é mais fácil de lidar o que facilitou um pouco.

    Aproveito e peço desculpas por não ter feito ainda o tutorial de cenários, que deveria ser o próximo, mas como alguns já sabem, meu PC está apenas com a placa de vídeo Onboard, ou seja, aplicativos que exigem bastante da máquina não rodam ou funcionam com problemas. Posso citar, por exemplo, que estou impossibilitado de jogar games consolidados pela engine gráfica avançada como Tibia e Minecraft, restando apenas Haxball para jogar (é sério, okay). Além disso, o RME fica travando para caramba. Já foi um inferno fazer a fake de Natal nele, aí fiquei sem paciência. ._.'

    Mas próxima dica muito provavelmente será de Cenários. Portanto, aguardem!



    http://thegameguitarist.weebly.com - Inspiração para a Skin do Tutorial.
    Flashbek

    http://pedragonhoster.files.wordpres...08/barjean.png

    [[THREADTIBIABR="482530"]Aprenda a fazer FAKES de um jeito MUITO FÁCIL!!][/THREADTIBIABR]



  3. #3
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    Ótimo tutorial, Cjato. Realmente mais um problema que - tomara - vai diminuir daqui pra frente.

    Bem explicado, agora só resta que as pessoas realmente leiam.

    Parabéns, cara, sigo esperando mais dicas mensais suas.

    E FW é ótimo nem vem.

  4. #4
    Avatar de Hidrocor
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    Parabéns pelas dicas Cjean!
    Tem coisa ai que eu nem sabia, rs, e eu nem lí tudo D:
    O único problema é que eu não uso o mesmo programa que você para fazer as fakes, mas deu pra entender perfeitamente.
    Última edição por Hidrocor; 30-01-2012 às 01:12. Razão: D:
    We all have abilities to do what we want
    so never give up !

  5. #5
    Avatar de Catador~
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    Bom trabalho CJean, com certeza vai ajudar muita gente e não somente newcomers.
    Todos deveriam ler, pois um belo tutorial como este não poderia passar despercebido.

    E lembrem-se, simetria é a resposta.




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  6. #6
    Avatar de Diferentaum
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    MUITO boa essa dica, muito mesmo. Mas eu ainda acho que você deveria usar o novo Fakerlab/city.
    FW > PS.

  7. #7
    Falcão Negro Avatar de Tiozin
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    Show, en CJean...!

    Eu até tenho diversos problemas em relação ao temido efeito escada HAHA
    Mas faço o possível pra arrumar, sempre...

    Já o negócio de alinhar falas milimetricamente, Pixel por pixel, eu não faço... Eu vou no olhômetro, e juro que é quase automático já, se eu não acerto eu chego bem perto!

    Mas é bom esse tutorial porque algumas fakes ficam bem chatas de ler, quando as falas estão todas bagunçadas.

    Importante lembrar que um bom português ajuda no entendimento da fake, quando eu vejo muita abreviação eu geralmente pulo haha

    Veja todas as minhas fakes aqui



  8. #8
    Avatar de Adrianox
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    Eu aprecio a quantidade de detalhes e coisa tal...
    Através deste seu tutorial um newcomer pode aprender a padronização que construimos durante todos esses anos sobre falas nas fakes... mas...

    Não me parece mais uma "DICA"...

    Esta mais para "Falas, a Bíblia de A a Z + Extras"

    Estou inseguro sobre até onde um Newcomer vai ler isso meramente pra aprender a alinhar falas e tal '-'

    Sendo que ainda tem todo o "resto" pra aprender...

    Será que... Fazer fakes não esteja se tornando muito difícil? D;

    Btw, aprendi uma coisa nova ;~

  9. #9
    Avatar de Artesox Eagelin
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    Citação Postado originalmente por Diferentaum Ver Post
    MUITO boa essa dica, muito mesmo. Mas eu ainda acho que você deveria usar o novo Fakerlab/city.
    O fakerlab vai cair em desuso se eles não colocarem links de download, todos os de lá estão quebrados
    Última edição por Artesox Eagelin; 30-01-2012 às 11:54.


    A maldição de Hellmann's
    Cap 1 - Cap 2 - Cap Final
    ----------♠----------
    Usando um Avatar de 2007 pela melancolia...
    Mas sério, vontade de me socar por ter gostado de Gaia on-line
    (Alguém ainda lembra daquilo?)
    ----------♠----------
    ----Extensão de Assinatura ----
    ----------♠----------
    ••• Faker City Café •••

  10. #10
    Avatar de Diferentaum
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    Citação Postado originalmente por Artesox Eagelin Ver Post
    O fakerlab vai cair em desuso se eles não colocarem links de download, todos os de lá estão quebrados
    Eu falei pro Jean que ia arrumar links novos e acabei tendo que resolver umas tretas. Mas não se preocupe, eu e o Jean daremos um jeito, rs.
    E por falar de coisas que não fiz: ainda preciso colocar o tópico do Tripé na coletânea.

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