Seguindo com a ideia do nosso querido Andrew, eu venho falar para vocês, mais uma vez, a respeito de Tibia, Vício & Bot. Antes de iniciar, eu assumo que já fui usuário, nos velhos tempos, de bot. Fui devidamente banido e aprendi a lição, afinal, a vida nos ensina.
1. Tibia: É um jogo MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game) onde você segue livremente, simulando uma vida nos velhos tempos, baseado nas mitologias gregas e nórdicas.
2. Vício: As pessoas esqueceram que aquele rapazinho ali, presente na abreviatura do gênero do game, o Role-Playing, significa Interpretação de Personagem. Porque eu vos digo isso? Porque a maioria do pessoal não está interpretando, está competindo.
Apenas três coisas me levam a crer que ser TOP é bom: Poder matar os outros mais fácil, ganhar "fama in-game" (o que a maioria quer ao disputar isto) e também uma maior valorização na account para venda (ilegal, mas comum). É isso que você quer mesmo? Ser famoso? Vender account? Porque, para mim, não vale apena usar bot só para poder matar os outros mais fácil. Isto, meus amigos, vicia você no jogo.
Anseio o top level, ser o melhor, ser famoso. Então passo até dez horas por dia jogando, porque o TOP joga todo este tempo ou mais para se manter lá. Como quero passá-lo, devo jogar mais que ele. Levanto a seguinte pergunta: até onde podemos diferenciar competição de diversão e vício? Além do que não vou nem comentar sobre bot agora, pois tenho muito a falar.
Quando você se torna um viciado, assim como eu já fui, és capaz de fazer algumas coisas absurdas, dependendo do seu grau de vício. Tenho amigos que já pegaram dinheiro da carteira dos pais para comprar p.a, gold. Tenho - conhecidos - que já assaltaram casas e, com a venda dos produtos furtados, investiram em Tibia. Vou apresentar, mais ou menos, de acordo com minha ideia, os graus de vício:
3. Bot: Chegou a vez do demônio! Ou quer dizer, robô! É isso mesmo. Bot é uma "abreviação" de robot, ou seja, robô. Ferramenta aparentemente comum para os tibianos, que caça e faz muitas coisas sozinha. Essa ferramenta atormenta as pessoas que jogam pela diversão, que jogam com a "mão". Mas afinal, vamos esclarecer algumas coisas:1° Grau: O melhor grau do vício. Aquele onde a competição é divertida, é legal, mas você não está ali para ser o melhor. Você quer ser, mas não fica vinte horas no computador, não depende disso, não vive para isso. Você tem outros objetivos, dentre esses, o principal: a diversão. É o grau gostoso de se ter, onde você não exagera, não muda sua vida social para conseguir o top.
2° Grau: Já deixa de ser interessante. Você altera a sua rotina para poder jogar. Deixa de visitar os amigos, cancela a festa, não sai com a namorada, tudo isso para... jogar Tibia! Além de tudo, é geralmente nesse grau que a pessoa sente a "necessidade" de usar bot, pois ela quer muito o Top, e, muitas vezes, não pode passar o dia inteiro no computador. Normalmente já podemos diferenciar o roleplayer do power gammer aqui.
3° Grau: Você é capaz de brigar com seus pais, de ficar semanas sem ver os amigos, é capaz até de cancelar reuniões e alterar sua rotina para ficar o dia inteiro em casa jogando. Isso não é natural, embora seja rotina de muitos. Já foi e, no final de semana, ainda é meu caso. Nesse grau você já atinge níveis preocupantes.
4° Grau: Quase no limite, você é capaz de esticar o olho para pegar os dados do cartão de crédito para comprar coisas, você pega aquele dinheirinho do seu pai que estava ali em cima da mesa para usar no jogo, você é capaz de brigar com os amigos por causa do jogo. Nesse grau, não é má ideia iniciar um tratamento.
5° Grau: O limite do limite. Você não lembra o nome dos seus melhores amigos, torra seu salário no jogo e por vezes comete pequenos ou até furtos maiores, com o princípio de investir no jogo. Aqui você já é considerado um ladrão, e é tudo por causa do vício. Se você não souber controlá-lo, poderá ir para o 6° Grau, que excede os limites.
6° Grau: Aqui você deixa de visitar seus pais, furta para investir no jogo, todo o momento que tiver oportunidade passa a mão nas coisas dos outros, já não lembra a última vez em que saiu de casa para se divertir, e confunde até seu vocabulário da vida real com o vocabulário do Tibia. Nesse grau, é urgentemente necessária uma internação. Acreditem, pessoal, eu já presenciei isso: meu irmão. Isso tudo é possível não apenas com Tibia, estou usando-o como exemplo por ser um MMORPG, ou seja, um jogo muito fácil de viciar.
➱ Porque usar bot?
◈ Porque ele upa sozinho.
◈ Porque ele junta gold, loot, tudo sozinho.
◈ Porque ele treina sozinho.
◈ Porque você ficaria jogando na mão se o bot faz tudo por você?
➱ Porque não usar bot?
◈ Porque assim como existem ladrões, assassinos, traficantes, golpistas, estelionatários, existem os trapaceiros. E só trapaceiro usa bot, isso é inegável.
◈ Porque assim como roubar, traficar, enganar, é errado e é crime, usar bot é errado e é crime nas leis do mundo Tibiano.
◈ Porque você não está se divertindo, afinal você deixará seu computador ligado e o bot fará tudo por você (por isso é relacionado ao vício, em querer ser top).
➱ Onde fica a diversão do jogo usando bot?
☒ No lixo
☒ No litro de coca
☒ Na cerveja
☑ Em lugar nenhum, ela deixa de existir
➱ Porque o pessoal usa bot?
☑ Porque no mundo todo há os do bem e os do mal. Os botters são o mal do mundo Tibiano.
☒ Porque é maneiro
☒ Porque é correto
➱ Porque eu estou lutando contra os bots?
☒ Porque você, amigo que joga na mão, não se pronuncia quanto a isso.
☑ Porque você, assim como eu, não quer ser passado para trás, não quer lutar por objetivos um mês e ser passado por um botter em uma semana.
➱ Porque eu faço respostas engraçadas?
☒ Porque eu não tenho nada melhor pra fazer
☑ Porque assuntos sérios sem humor tornam-se chatos
☒ Porque vocês são uns chatos
☒ Porque não sei
➱ Preciso fazer legendas?
☑ = Correto
☒ = Errado
Por via das dúvidas...
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação