T A B L E T S
Tópico Definitivo
Diga adeus a isso tudo. (Ou pelo menos um "até mais")
Frequentemente são criados tópicos perguntando a respeito de tablets, agora, com a proximidade do Natal, tende a crescer esse número. Vamos então à um pequeno F.A.Q sobre essa que é uma das maiores invenções da humanidade
O que são tablets?
Pra início de conversa, as Tablets gráficas (ou mesas digitalizadoras) não devem ser confundidas com os Tablet PCs (Ipads e cia).
As mesas digitalizadoras são periféricos geralmente USB (algumas de alto nível são via Bluetooth), compostos de uma caneta (chamada Stylus Pen) e uma superfície plana (a "mesa" propriamente dita). A função desse conjunto é a mesma do mouse, mas com o diferencial da ergonomia.
"Ergonomia: Princípios do design relacionados com eficiência e conforto do utilizador."
fonte: www.jcpaiva.net/getfile.php
Por ser uma caneta, o ato de desenhar fica mais natural, permitindo maior precisão e controle do traço.
Por que usar tablet?
- É natural: Como já foi dito, usar uma tablet é como desenhar com papel e lápis. Se você sabe desenhar no papel (a partir de agora chamaremos isso de Arte Tradicional), não terá problemas em usar a tablet para desenhar (Arte Digital)
- É prático: Não é bom comparar arte digital com arte tradicional, pois é questão de estilo e gosto. Mas se voce deseja fazer uma pintura digtal tem 256 milhões de cores a disposição e uma total ausência de sujeira.
- É versátil: Com a tablet e o software adequado, fica sensivelmente mais fácil simular todos os estilos de arte existente.
- Sensibilidade à pressão: é, de longe, a maior vantagem da tablet sobre o mouse. Qualquer tablet existente no mercado tem pelo menos 512 níveis de pressão, o que da um controle sobre o traço.
Que frescura é essa de "sensibilidade à pressão"?
É o grande trunfo dos tablets. Basicamente, a força que voce aplica no seu tablet. Voce pode configurar os brushes do programa que voce utilizar (photoshop, painter, etc) para reagir a essa pressão.
A pressão pode controlar tanto a opacidade do traço, quanto sua espessura (na verdade, ela faz mais coisas, mas deixemos isso pra outra hora)
Quero ser artista digital, eu preciso comprar uma tablet?
Claro que não! Podemos tomar como exemplo o usuário Uncle aqui do fórum mesmo. Um desenhista fenomenal, faz todos os seus desenhos usando apenas o mouse. Por outro lado, usar tablet, é, sem dúvida, mais fácil e rápido do que usar o mouse, independentemente do estilo de desenho.
É difícil usar um tablet? Vou demorar a me acostumar com ela?
Não muito. No início é muito estranho desenhar olhando para a tela, mas geralmente em poucas horas você terá pleno domínio de sua tablet. Outra coisa que pode estranhar é que, diferentemente do mouse, cada ponto da área ativa da prancheta corresponde aum ponto no monitor, assim:
Comecei a desenhar recentemente, devo comprar um tablet?
Não. Apesar da aparente sensação de segurança que uma tablet passa, não é bom "pular etapas" do seu desenvolvimento artístico. A melhor forma de se desenvolver o traço é mesmo usando os "obsoletos" lápis e papel. Outro problema é que quem começa a desenhar com tablet se encanta e passa a deixar de estudar. Fazer milhares de esboços de anatomia e sombreamento é fundamental, quase não se ve isso entre os usuários de tablet.
Mas eu serei diferente, juro!
Depois não diga que eu não avisei.
Usar um tablet vai fazer eu desenhar melhor?
Provavelmente não. No início pode ocorrer justamente o contrário, pois desenhar em um tablet é um pouquinho mais complicado do que desenhar no papel. Esteja ciente disso, pois não é raro ver pessoas que compram tablets pra se frustrar logo em seguida.
O que devo levar em conta ao escolher um tablet?
- Sensibilidade à pressão: Permite controle maior do traço. Quanto mais niveis de presão, melhor, mas avalie se realmente precisa. As tablets mais simples tem, em geral, 512 níveis de pressão, podendo chegar até a 2048 níveis (Wacom Intuos 4). A maioria dos usuáriosse vira muito bem com 512 níveis. Mais do que isso só vai fazer diferença se você quiser se profissionalizar
- A caneta: Evite canetas que possuem pilhas e fios. Confira se o fabricante vende canetas avulsas ou fornece ponteiras extras. Geralmente a caneta é a primeirar a apresentar algum defeito, ter que comprar outra mesa quando a caneta pifar não é um bom negócio.
- Tamanho da área ativa: As menores medem 4x3,5 polegadas (cerca de 10x7,5cm), chegando a mesas de 12x18polegadas (o tamanho de uma folha A3, pra não falar na cintiq com suas ridículas 21 polegadas. Um tamanho bom para um iniciante é de 4x5 (10x12,5cm), mais ou menos o tamanho de um cartão postal. Pode parecer pouco, mas trataremos disso adiante. Um aviso: não confunda a área ativa com as dimensões totais do equipamento. Alguns fabricantes exageram no tamanho dos modelos para que pareça maior que a do concorrente, embora as dimensões da área de trabalho sejam as mesmas.
Qual o melhor tablet?
Há dezenas de marcas e modelos no mercado, como Genius, C3 Tech, Trust, Aiptek, etc. Apesar de essas empresas produzirem mesas de boa qualidade, usadas por grandes artistas desse fórum (Grafite usa Genius, Regina usa Trust...), é muito comum essas mesas de marcas "genéricas" apresentarem certos problemas, principalmente com reconhecimento de pressão.
Se está disposto pagar um pouco mais para ter mais qualidade, a escolha é uma só: Wacom.
A Wacom (lê-se vácom) é uma empresa especializada em mesas digitalizadoras. 9 entre 10 artistas preferem os tablets da Wacom. Sem dúvida são excelentes instrumentos. As melhores tablets são fabricadas pela Wacom.
A melhor tablet da galáxia é a Cintiq, por que?
Por isso. É autoexplicativo.
Gostou dela? Quer comprar uma? Saiba que essa belezinha custa, em média, 10 mil reais. Fora de cogitação para a maioria dos mortais.
PS: Não, não estou sendo pago pra fazer propaganda.
Qual é o melhor modelo para mim?
Existem outros modelos, que variam de gostos e bolsos, mas o modelo com melhor custo/benefício para quem está iniciando é o Wacom Bamboo Pen CTH-460, conhecida como "bamboo". Praticamente todos os artistas digitais desse fórum (inclusive eu) usam essa mesa.
É uma mesa relativamente barata, custando cerca de R$ 250,00 no Mercado Livre
Esse tablet é muito pequeno, não?
Não. Quero dizer, depende. Se voce está acostumando a fazer desenhos grandes, mechendo muito o braço, ou pretende ser engenheiro, vai achar o tablet muito pequeno. Mas como a maioria dos desenhistas daqui desenha no máximo em folhas A4, uma tablet 12x8cm é suficiente. Mais do que isso será área ativa inutilizada (ou subutilizada) e/ou braço cansando rapidamente, devido à amplitude dos movimentos, além de ocupar mais espaço.
Quais são os requisitos para se ter um tablet?
Entrada USB disponível e um leitor de cd. Só. Mas para ser um artista digital você precisa mais do que isso. Um computador potente, ou pelo menos razoável para utilizar programs pesados como o photoshop. É necessário um HD grande também, visto que cada desenho (com poucas layers, salvo em .PSD) pode chegar a pesar dezenas de megabytes.
Sério.
Tenho um tablet e desenhar no papel é muito chato. Devo parar de praticar a arte tradicional e focar na digital?
De forma alguma. O ideal é conciliar as duas coisas. Arte tradicional é bom para evoluir o traço, arte digital evolui a colorização. Muitos artistas fazem o desenho a grafite e depois escaneiam e colorem digitalmente.
Afinal, é A tablet ou O tablet?
Tanto faz.
Então é isso galera, se tiverem mais alguma duvida, crítica ou sugestão, só postar que eu edito o tópico
Créditos:
http://www.hiro.art.br/widonid/2007/01/17/hardware/
http://mesadigitalizadora.org/
http://inkscape.org/doc/calligraphy/tutorial-calligraphy.pt_BR.html
http://www.conceptart.org/forums/showthread.php?t=73139
http://www.ivanjeronimo.com.br/texto.php?artigo=7
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 

















Responder com Citação