Sobre a tablet. Estou para comprar a minha essa semana ainda.
Vou comprar uma Bamboo Pen. Estava preocupado com o tamanho. É contra intuitivo ver que a área ativa representa o monitor e ter que achar que é o suficiente. Mas todo mundo diz que é isso mesmo.
Não vou usar para desenhar (muito, mas irei sim hehe). Irei na maioria das vezes escrever. Fazer apresentações, tutoriais. Não sei como as primeiras letras irão sair.
Ah, falaram da função touch mas ficou informação meio dispersa.
Para quem for investir em uma tablet para desenho digital, o touch compensa mas não compensa.
Compensa porque as versões mais econômicas da Wacom (séries Bamboo) possuem a função da caneta, apenas touch, e ambos.
A apenas para caneta é mais barata. Ponto positivo.
A versão para caneta + touch, porém, possui maior sensibilidade de pressão. Um ponto também positivo.
Não sei porque eles colocaram mais sensibilidade na caneta da pen+touch e deixaram a pen com apenas 512 níveis de pressão (contra os 1024 da "concorrente"). Para a minha finalidade é mais do que o suficiente. Um nível de pressão me deixaria satisfeito. Mas eu sei que isso não é verdade para quem vai desenhar/editar no photoshop.
Uma coisa é certa: Touch = frescuragem hahahaha! No meu ponto de vista, claro.
Ela tem aquelas funções legais de ser um mouse com os dedos e de fazer ações dependendo do gesto. Dá para dar zoom fechando os dedos, voltar uma página dando um "flip" para a esquerda. É divertido, mas tem que ver se compensa o preço mais caro.
Gostaria de fazer três perguntas:
1) Mas para que raios serve as pontas extras? Sei que a fricção pode desgastar a caneta, mas isso é esperado? Cada ponta tem uma vida útil?
2) Uma revendedora autorizada (não vou colocar o link pois não estou seguro de todas as regras do fórum ainda) vende um acessório que se chama "Refil de tinta para caneta EP200" - O que seria isso?
3, e mais importante)
O que vocês usam para proteger suas mesas? Eu ouvi pessoas que colocam uma camada de 1mm de vidro por cima, para evitar os riscos. Alguns usam papel (acho que papel ficaria ruim, desgastaria facilmente).
Existem aquelas capinhas protetoras de Ipad.
Alguém já tentou usar algum adesivo por cima? Estava pensando em pegar um pedaço de vinil adesivo transparente e colar por cima. Se não for dar problema com a sensibilidade ou com a mobilidade da caneta, vou até imprimir uns desenhos legais no adesivo e deixar a minha wacom customizada