Parece que as pessoas no fórum não responderam tudo o que você queria saber. Eu irei tentar responder as suas perguntas.
O que foi a idade média?
Para mim, a idade média foi no período em que a roma se desintegrou e formou o império bizantino, que era parte do território oriental romano. Não usei nenhum site de pesquisa ou outras bostas, então não posso dizer com 100% de clareza isso.
O que eu acho mais importante nessa época? Bem, eu acho que basicamente tudo na idade média foi importante, houve a ascenção da igreja, do feudalismo, do império otomano (atual Turquia para quem não sabe), que inclusive era uma das grandes potências da época, senão a maior potência, os vikings, e muitas outras coisas.
Filmes: não me recordo de muitos, lembro de cavaleiros da távola redonda e Joana d'Arc.
Sugestão: Sugiro que não tente abordar um assunto europeu, já é bem manjado, fale da história do império otomano, das civilizações africanas, da China, do Japão, da Rússia (que também tem muita coisa na idade média se pesquisar), ou tente abordar os mongóis, que formaram uma história bem interessante na idade média.
@agora os demais usuários do off topic:
Potterzin, a idade média não foi 1000 anos de atraso, houve muitos avanços bélicos (ou ninguém nunca ouviu falar das grandes bombardas otomanas ou daqueles barcos bizantinos que exalavam fogo que eu não lembro o nome), e vários outros avanços, como o Locke Cole, Kamino e outros usuários citaram.
E Kamino, é verdade, houve muitos outros avanços na idade média, como por exemplo os gandes avanços marítimos portugueses, como a invenção da Caravela, que senão me engano foi o primeiro navio que podia cruzar o oceano atlântico, também houve técnicas de cartografia (imagina viajar pelo alto mar sem nenhum mapa), e muitas outros avanços da navegação.
E ao contrário do que muitos pensam, a igreja católica ainda não estava com tudo na época medieval, só começou a se tornar uma instituição totalmente prepotente mais na era moderna.

Postado originalmente por
Thomazml
Ele quis dizer que o feudalismo ensinado nas escolas, com as características específicas, era comum somente no norte da França. Já no resto do MUNDO INTEIRO ele não era presente. Só na Europa que formas variadas dele apareciam, cada uma com sua particularidade. Ou seja: não existia um mundo homogêneo.
Na verdade existia feudalismo na China, e na Rússia (que também é asiática).