Em primeiro lugar, podemos pensar que o enigma não tem resolução, e que ninguém foi levantado como culpado com as falas de todos, levando a conclusão de que Sleazy pode ter se suicidado (isso eu digo antes de ver todas as falas). Mas agora vamos para a fake.
Ok, comecemos com Adrianox. Alguém na montanha diz a verdade. Por deduções, CJean e Murilol não dizem a verdade, pois se CJean dissesse a verdade, acabaria por aí. E se o Dudu sabe quem matou, foda-se, ele sabe mas não disse. Enfim, Adow Tatep fala a verdade. Ele diz que quem tá sentado diz a verdade, mas alguns mentem.
Vamos para Picoles. Se ele for alguém que diz a verdade, de que alguém na água é o assassino, e segundo Parrot e Panike, o único realmente "na água" é o Shamy, então Shamy é o assassino. Se considerarmos ele como mentiroso, pois está sentado, ninguém na água é o assassino, o que nos leva a conclusão de que não é o Shamy. A Dahira diz que "Alguém na água diz a verdade". Se considerarmos ela como alguém que falou a verdade, e o único "na água" for o Shamy, ele fala a verdade, de que alguém de verde fala a verdade. Se considerarmos Dahira como mentirosa, isso nos leva a concluir que Shamy é mentiroso.
Agora, se Shamy fala a verdade, vamos a todos de verde. Se Trizotto diz a verdade, e ele diz que Umnerd mentiu, que por sua vez disse que Renik mentiu, que por sua vez disse que Jack diz a verdade. Ou seja, Renik falou a coisa certa ao dizer que Jack diz a verdade, então concluindo que foram as Deers que mataram o Sleazy.
Se considerarmos Print Screen como alguém que fala a verdade, Jack matou Sleazy. Porém, devemos levar em consideração que uma pessoa de verde (Kratus), disse que pessoas de chapéu de pirata nunca falam a verdade, fazendo com que Print tenha mentido, e não tenha sido Jack. Mesmo se Kratus for um mentiroso, Diferentaum reforça e diz que Print Screen é um mentiroso. Ou seja, Jack não matou Sleazy.
Se considerarmos que Sleazy é uma pessoa de verde, precisamos de alguém que fala com pessoas mortas, e que Sleazy fale quem matou ele HUAUHUAUHAUAUHUAAUA.
E como já falei, se considerarmos Dahira como mentirosa, Shamy mentiu, e nada disso valeu.
Podemos considerar também que com a fala de Adow Tatep, é impossível descobrir o suspeito, fazendo com que o único que fala a verdade na montanha seja CJean (pois se Murilol fala a verdade, Dudubraun sabe quem matou o Sleazy, mas apenas saber sem dar pistar não vale nada [a não ser que ele, que todos sabem que é amigo do Jack, esteja escondendo que o amigo matou o Sleazy]. Se CJean fala a verdade, Kratus realmente matou o Sleazy.
Agora, se considerarmos que o Noob fala a verdade, todos realmente mentem, levando o enigma pro lixo, e levando em conta que Nortonz mentiu dizendo que Dudu sempre diz a verdade, e apontando que Dudubraun foi o único deles que quis se defender logo, dizendo que não matou ninguém, e se ele mente, Dudubraun matou Sleazy.
E Print Screen diz, em nome do Jack, que Jack matou Sleazy. "Jack Foxy says: Jack matou o Sleazy 8D". Pode ser apenas um erro, ou Print estava se fingindo de Jack para que ninguém suspeitasse de Print. Pode ser. É até bem provável, pois as chances do faker errar a fala do próprio char são pequenas e_e.
Edited: o enigma todo pode ser uma pegadinha, e o assassino pode estar escondido em algum lugar. O Print pode ter pensado que todos iriam se matar pensando pra a resposta ser algo óbvio. Pode ser.
Como viram, eliminei boa parte dos suspeitos. Eu não tenho uma opinião certa de quem pode ser. Mas todos que citei são candidatos. Shamy, Dudu, Jack, Print, Deers...
Bem, meu raciocínio vai até aqui pois hoje vou viajar e não tenho mais tempo. Quem quiser continuar, a vontade.
Eu vou viajar em alguns minutos, então quem quiser terminar meus raciocínios a vontade. Eu raciocinei levando em conta que o enigma foi bem trabalhado mesmo.
By the way, bom cenário.