Ultimamente venho observando algumas fakes e percebi um sério problema aqui no MF.
NINGUÉM sabe fazer um cenário decente - não fazem nada mais do que um quadrado verde com algumas árvores -, alguns até chegam perto, mas nada que alguem experiente não consiga fazer em 5 minutos.
1. Introdução
No meu ponto de vista, o cenário é o um dos pontos mais importantes da fake (tão importante quanto o enredo). Não adianta você ter um super poder no photoshop, uma história a là tolkien e fazer um cenário desse tipo:
Com certeza sua fake vai ficar uma bela duma porcaria. :o
2. Planejamento
por Melara e Lambix
Antes de começar, nós precisamos PLANEJAR. Muitos praticantes do mapping/fake desconhecem essa parte ou até a dispensam, porém, lhes garanto que os resultados obtidos são de ótimo proveito. Sei que muitos enfrentam o mal da preguiça, negando-se a ler ou pesquisar. Deixem essa besteira de lado e logo tomarão gosto pela prática.
O que entendo por este planejamento, é realizar uma pesquisa sobre os diversos assuntos envolventes no cenário. Exemplos destes assuntos poderiam ser o clima, a fauna, a flora, o terreno, etc.
Além da pesquisa, deve-se encaixar todos os itens coerentemente, dando a tudo isso um objetivo, uma finalidade.
A seguir irei mostrar um exemplo simplificado de um planejamento.
Suponhamos que estamos pensando em fazer um local habitado por trolls, logo, o que entendemos por troll é que são monstros marrons que nos dão pouca experiência... mas esperem aí, garanto que coisas interessantes e muito relevantes cercam nossos amigos peludos.
2.1. Iniciando a pesquisa
por Melara e Lambix
Indo ao Detentor de Todo o Conhecimento, vulgo Google, já de cara nos deparamos com a Wikipédia (*), muitas vezes uma ótima fonte de informações.
Agora sei que os trolls vem do folclore escandinavo, presentes na literatura nórdica, certamente usados no grandioso universo de Tolkien. Além disso, eu pude conhecer algumas de suas características segundo estas culturas.
Mas não vamos nos limitar a uma única fonte de pesquisa. Pesquisando no próprio site do Tibia (*), descobri o seguinte:
Ainda podemos pesquisar mais, abaixo listei algumas leituras recomendadas:
Trolls are a human-like race that lives in small tribes in the holes and dungeons of Tibia. There they hunt animals and seek treasures over which they keep a jealous watch. They are weak and silly fighters, but as a squad they can become quite dangerous.
Tradução: Trolls são criaturas de raça humanóide, vivem em pequenas tribos dentro das cavernas e masmorras de Tibia. Eles praticam a caça de animais e estão sempre a procura de tesouros, e os mantém sob constante vigilância. São fracos combatentes, porém, quando em grupo podem se tornar oponentes perigosos.
Livro do Mestre 3.5 – Capítulo 5 – Criação de Mundo (Link: http://www.**************/file/rtxy4y)
[Artigo Oficial] Equipe de Conteúdo: O Departamento de Criatividade (Link: http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=243495)
[Artigo Oficial] Os bastidores da criação de uma quest (Link: http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=275237)
[Artigo Oficial] Por trás dos Updates (Link: http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=159857)
[Artigo Oficial] Conceito de Área: Ice Islands (Link: http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=165594)
O Senhor dos Anéis - Role-Playing Game (Link: http://www.valinor.com.br/download/download/senhor-dos-an%c3%a9is-d20/)
Todas as leituras citadas acima abordam de forma ainda mais aprofundanda o assunto deste tutorial, então, para um melhor entendimento do mesmo elas são de extrema ultilidade.
2.2. A criação
por Melara e Lambix
Com base em toda nossa pesquisa já podemos criar os nossos próprios trolls. Poderíamos escrever desde a criação deles ou a situação deles no continente, mas neste caso, para simplificar, pularemos essas etapas.
Minha descrição é notavelmente baseada em minha pesquisas, porém, poderíamos ter inventado trolls totalmente diferentes do que vimos, mas já vos alerto que não é uma tarefa nada simples. Acredito que eu tenho conseguido agrupar todos as informações e expandi-las com coesão.Trolls
por Melara
Os trolls são criaturas horrendas de pele marrom, quase como um couro, tem cabelos avermelhados e possuem membros longos e desajeitados. Medem em torno de dois metros de altura tendo uma postura curvada e ombros caídos. Seus olhos são esverdeados e brilham sob a escuridão, e por causa de seus costumes de viverem em cavernas e grutas subterrâneas eles possuem uma ótima visão noturna. Mas ainda existem os que se arriscam a montar acampamentos sob as luzes do sol e da lua.
Eles vivem em grupos, são conhecidos por não terem muita capacidade cognitiva, se comunicam através de grunhidos e uma escrita rudimentar. São criaturas gananciosas e invejosas, famosos por saquear vilarejos e tribos humanas para o acúmulo de suas riquezas. Por seu enorme apetite alguns se tornam ótimos caçadores, são carnívoros e comem desde coelhos até humanóides, eles desconhecem o medo enquanto famintos.
São intimidadores e se lançam em combate sem hesitar, geralmente são acompanhados de um líder que além de curar os companheiros feridos, organiza ataques e recuadas. Quando o líder é morto o bando fica desorientado e os trolls se comportam como animais selvagens.
2.3. Hábitat
por Melara e Lambix
Agora devemos pensar onde iremos colocá-los, e de cara sabemos que são criaturas muito versáteis que se adaptam à diversos lugares, pois possuem diversas sub-raças (swamp trolls, island trolls, frost trolls...).
Se forem usados os trolls comuns, podemos criar um local de clima temperado com alguns bosques, um local de fácil acomodação. Além disso temos de pensar que se eles não são criaturas com traços nômades, pois fixam moradia, então precisam estar perto de água potável e alguma fonte de alimentação, caso contrário não estariam vivos, right?
2.4. Fazendo o cenário
por Melara e Lambix
Já tendo pesquisado e estruturado todas estas informações, nós podemos iniciar o cenário, tudo isso nos servirá como uma ótima base para começar.
Sabemos, segundo o que escrevi, que são criaturas gananciosas que acumulam tesouros, vivem em pequenos grupos e normalmente possuem líderes. Logo, já me vêm a mente diversas idéias: Uma galeria de pequenas cavernas com pequenos agrupamentos em volta de fogueiras. Talvez até uma grande sala abarrotada de tesouros vigiada por vários trolls.
Notem que estes passos foram apenas um mero exemplo, não significa que só nos planejamos para fazer algumas cavernas. Isso tudo pode e deve ser usado para criação da fake no geral, todo esse processo só lhe auxiliará a tornar ainda mais coerente e envolvente toda a história.
Um resumo de tudo isso: Pesquise, crie, aprenda. Feito isso você terá milhares de idéias ao seu alcance. :o
3. Reconstruindo conceitos
por Lambix e Vufusuf
Na foto abaixo, coloquei algumas árvores espalhadas randomicamente pelo cenário, que é o que vemos em GRANDE parte das fakes atualmente, e infelizmente, várias e várias vezes já li comentários elogiando cenários deste tipo.
Honestidade? Horrível. Na foto vemos um exemplo TOTALMENTE errado de vegetação, até para uma floresta: Árvores em todos os pontos do lugar e com intervalos regulares (quase todas as árvores têm o mesmo espaçamento entre uma e outra). Isso é um erro extremamente comum.
3.1. Como fazer uma vegetação decente
por Lambix e Vufusuf
Ao contrário do que muitos pensam, uma paisagem natural não depende exclusivamente de árvores. Uma grande planície composta por arbustos, árvores, pedras e pedregulhos pode ser um grande diferencial.
O certo seria basicamente isso:
Pouca quantidade de árvores, separadas em intervalos irregulares e com quantidades diferentes de árvores em cada "grupo".
Queria deixar claro que essa distribuição de árvores não é regra, mas temos que pensar que nenhum jardineiro plantou essas árvores, logo uma distribuição irregular seria muito mais correta.
E obviamente, uma floresta não é composta apenas de árvores, também encontramos alguns arbustos e plantas baixas:
Lembrando, como no exemplo das árvores, nada de espaçamentos regulares entre os arbustos!
Mas também não podemos esquecer das rochas e pedras! São essenciais no seu cenário e dão um toque muito bonito. Como nossa superfície é imperfeita, adicionei outro tipo de solo, um rochoso (você também pode usar outros tipos de solo: como outras variações de grama e terra). Mas não exagere!
Nossa floresta está quase pronta, ela já tem uma vegetação muito bem distribuída, pedras e solo diferenciado. Mas ainda existem algumas áreas "peladas", por isso adicionei outros tipos de plantas, flores e até um tronco:
Finalmente nós podemos finalizar nosso cenário, colocando os detalhes finais: Randomizar o solo e adicionar aqueles pequenos tufos de grama.
Obs.: Escolhi randomizar a superfície depois de acabar a vegetação, mas isso varia de pessoa pra pessoa.
Pronto! Você acabou. :o
Mas se você ainda acha sua floresta monótona e quer colocar algo diferente, você pode adicionar uma montanha, uma vegetação mais densa ou até uma casa abandonada.
__
Créditos
MBR
Lambix
Melara
Vufusuf
Tenho a devida autorização e consentimento de todas as pessoas citadas neste tutorial.
__
Espero que tenham gostado! Em breve darei continuidade ao tutorial adicionando mais dicas e abordando outros temas, como: construções, montanhas, cavernas, etc.
Abraços, Lambix.![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 





















