Entrevista: GM Aestyn
"Qualquer coisa é possível com trabalho em equipe".
Entrevista feita pelo TibiaVenezuela
Originalmente publicada aqui.
Tradução e edição por Anderslash
A equipe do nosso parceiro TibiaVenezuela andou bastante ocupada. Em apenas um fim de semana, fizeram o que pode ser a última entrevista com 6 gamemasters voluntários.
Cada um deles deu seu ponto de vista sobre diversos assuntos, como as regras de Tibia, sistema anti-bot, balanceamento de vocações, carta aberta da CipSoft aos GMs, análise do jogo, mudanças radicais no PvP, itens raros, entre outros tópicos controversos.
As perguntas foram baseadas em indagações que a comunidade tibiana vem fazendo nos últimos dias em vários forums e fansites diferentes.
Confira abaixo a primeira das 5 entrevistas traduzidas para o português com exclusividade do TibiaBR.com!
Hipercubo - Saudações Aestyn! Muito obrigado pela entrevista para o TibiaVenezuela!
GM Aestyn - Estou muito honrado por está aqui agora, obrigado pela oportunidade.
Hipercubo - Primeiramente, nos fale um pouco sobre você: seus hobbies, sua vida real...
GM Aestyn - Bem, como muitos perceberam, eu não ando muito tempo online fazendo minhas tarefas de GM ou jogando Tibia, por causa do monte de coisas que eu preciso fazer na RL. Sendo um jovem adulto frequentando a faculdade, é difícil encontrar algum tempo pra algo mais. Tenho uma namorada e um trabalho. No meu tempo livre, eu gosto de sair por aí com amigos, assistir filmes, passear com meu novo cachorro e ficar bem tranquilo. Acho que podemos dizer que eu sou um típico jovem adulto. Meu ponto fraco tem sido Halo 3 ODST ultimamente. Você já viu o trailer de Halo Reach? O JOGO VAI SER MUITO BOM!
Hipercubo - Bem, já sabemos um pouco sobre você devido a última entrevista. Poderia nos falar sobre a carta aberta aos gamemasters? O que ela significou pra você?
GM Aestyn - Bem, não era exatamente o que eu esperava encontrar quando abri o site do Tibia. Mas, depois de ler, meio que fiquei com os olhos lacrimejando, sabendo que esse dia chegaria. Mas eu não poderia ficar bravo ou desapontado. É um passo da CipSoft na direção certa. GMs se tornaram obsoletos há um ou dois anos atrás e recrutar novos GMs só intensificaria o problema. Não tinha jeito da CipSoft confiar em 300+ GMs voluntários para levar o jogo adiante e punir as violações de regra em todos os mundos. Isso que eles fizeram, um sistema interno, é realmente a melhor maneira que encontraram. A carta, para nós, pareceu ser muito genuína da CipSoft. Estou feliz pelo fato de estarmos saindo com a possibilidade de sermos vistos como algo útil para a comunidade, ao invés de enfraquecidos e esquecidos. Preciso admitir, eu vou sentir saudades do tempo em que ficava na Isle of Solitude me escondendo de todos enquanto lia os canais e conversava com jogadores. Eu acho que era a melhor parte do sistema de GMs até então - não as violações que punimos, mas o papel que cumprimos na comunidade e a maneira que as pessoas olhavam para nós. Essa vai ser a parte "difícil" de deixar tudo isso de lado. Temos provavelmente cerca de 90% do respeito de todos os jogadores, e isso pode ser comprovado quando logamos e aparecemos em alguma cidade qualquer, ou falamos com os jogadores no Game-Chat (channel). Eu vou sentir falta dos "pic plzzz gmmmm!" ou "free itennssss!". A carta me deixou curioso por causa da nova posição de ajudantes que vai ter. Estou pronto e esperando por ela - então não pense ter se livrado de mim ainda.
Hipercubo - Você acha que foi a decisão mais apropriada que a CipSoft já tomou na vida?
GM Aestyn - Na vida? Bem, não sei se posso dizer "melhor decisão já feita". Eu estou nesse jogo há quase 7 anos e vi muitas decisões até agora. Se eu acho que é uma boa decisão? Sim, é claro! Se eu acho que é a melhor? A melhor decisão que a CipSoft já fez na vida foi dar os cargos de Community Manager para Neofine (Mirade) e Alguzara (Rejana). Era disso que a CipSoft precisava - Pessoas focadas em assuntos da comunidade, ajudando e respondendo o que elas querem saber. Eles dando ênfase a essa parte da empresa foi a melhor decisão que eles já tomaram nesses 7 anos que eu jogo.
Hipercubo - Muitos jogadores manifestaram preocupação sobre o problema de luring e seu futuro. Como você acha que a CipSoft vai lidar com esses problemas no jogo, como entregar carta para GMs e etc?
GM Aestyn - Eu prevejo um sistema de denúncia de cartas que poderia ser feito diretamente da carta no futuro, mas eu não sei como eles fariam, apesar de ter certeza de que é possível. Para a questão do luring, acho que pode ter duas opções. 1. BIG BROTHER ESTÁ VENDO VOCÊ! ou 2. fazer com que luring fique obsoleto. Quando eu digo "Big Brother está vendo você", quero dizer que talvez, é claro, tomara que eles coloquem um TibiaCam no próprio client do Tibia.
Hipercubo - Você já sabe quais são os "presentes" que receberão da CipSoft?
GM Aestyn - Segredo de Estado. Mas eu ouvi falar que nós vamos ganhar umas mixarias aí... :(
Hipercubo - Nos dê sua retrospectiva sobre o sistema de regras no Tibia, um resumo.
GM Aestyn - O sistema está ficando muito simplificado, mas pelo lado bom. Como GM, nós temos acesso ao jeito mais direto de banir jogadores e ver as coisas em primeira mão, e recebemos instruções especiais e diretrizes da CipSoft. Essas diretrizes mudam de tempos em tempos, mas ultimamente elas estão mudando com mais frequência. E agora há o reporting system para todos no jogo, as regras precisam ser simplificadas e menos estritas. Isso deve evitar que o Jogador X denuncie o jogador Y por chamá-lo de "bundão", por exemplo. Com as mudanças que vieram, eu devo dizer que as regras são mais do que satisfatórias hoje em dia. É claro que todo sistema tem falhas, mas mudar a regra do MC para 30 dias foi muito bom. Quero dizer, você não se lembra de quando as pessoas eram banidas por coisas bobas que nunca faziam sentido? Nós GMs erramos no passado - assim como a CipSoft, mas acho que todas as mudanças no sistema de regras fizeram com que as Regras de Tibia se tornassem uma base sólida do que será o jogo no futuro.
Hipercubo - Craban, Alguzara, Isolan ou Manina? Qual foi o seu head GM (o "chefe dos GMs") favorito?
GM Aestyn - Ah, você está tentando me fazer escolher, mas ao invés disso eu vou dar um curto resumo de cada um deles. Craban foi meu primeiro HGM, e nós fomos os primeiros GMs que ele treinou. Eu não sabia o que esperar e eu não sei se ele sabia também. Ele foi um cara que sempre nos defendia, a qualquer custo. Ele nunca tirava conclusões se ainda tivesse dúvidas. Ele chegava bem calmo. Era um verdadeiro líder, nosso verdadeiro head gamemaster. Não importa se ele trabalha ao lado do Guido hoje em dia.
Depois que o Craban foi promovido, veio Alguzara. Naquela época, eu tinha saído do cargo de GM e estava acabando de voltar (muitos de vocês já sabem, eu tabém sou o GM Thuddy). Podemos dizer que foi Alguzara quem me acolheu. Ela era tão doce, sempre conversava conosco, fossem assuntos pessoais ou profissionais. Se você precisasse de um ombro para apoiar, ou de um olho para ler o que você escreve, ela estava lá. Ela também nos defendia até o fim. Eu adorava isso. Ela foi a única (na minha opinião) que tentou manter contato conosco de qualquer forma que fosse possível. Além disso, ela tinha Neofine (Mirade) trabalhando em conjunto, uma ajudando a outra. Elas eram uma dupla dinâmica e nos ajudaram muito durante o tempo que estiveram trabalhando conosco. Novamente, não é à toa que elas foram promovidas a Community Managers. Elas são pessoas verdadeiramente incríveis e acolhedoras.
Isolan era cheio de abraços, essa é uma característica que eu me lembro bem. Ela dava o melhor de si para cuidar de nós e me lembra um monte da Alguzara, nos ajudando sempre que precisávamos.
Etien - Uma pequena interrupção: GM que gosta de abraços <3
GM Aestyn - Se tivéssemos perguntas que ela não fosse capaz de responder, ou queria pesquisar mais, ela falava com seus "superiores" e os convidava a entrar na discussão. Quando Manina entrou de férias, Isolan ainda estava lá para nos receber. Ela é uma pessoa incrível e eu não ficaria surpreso se ela fosse promovida a Community Manager em breve.
E por último, mas não menos importante, temos a mais recente HGM, Manina. O que posso dizer sobre ela? Manina é, dentre todos os HGM, a que tem o pensamento mais orientado para negócios, e eu acho que essa é a melhor coisa que você pode ter quando está, na verdade, gerenciando uma empresa. Ela é muito "direta", mas é bastante determinada e entende as nossas origens na maioria das vezes. Eu me senti mal quando ela teve que se fazer de "Advogada do Diabo" no ano passado, quando teve que nos dar a notícia sobre nossa demissão (digamos assim). Mas, de todos, la foi a mais concentrada no que fazer e que melhor sabia como chegar a um consenso sobre algo. Talvez ela possa parecer que não é uma favorita, mas eu tenho um enorme respeito e admiração por ela. <3
Hipercubo - O que você espera para o futuro de Tibia?
GM Aestyn - Eu tenho poucas expectativas, mas muitas esperanças, acho que dá pra afirmar isso. Uma coisa que eu sempre me preocupei quando eu estava tomando conta dos fansites e mesmo enquanto GM era... Etien, você já sabe né?
Etien - Sim, eu sei, :-)
GM Aestyn - É isso aí, comunidade. A comunidade é a parte mais importante de Tibia. Seja em um fansite ou dentro do jogo, é a comunidade que define este game, ela define esta "geração" de Tibia. No futuro, eu espero por um sistema que permita eventos baseados na comunidade com prêmios aleatórios e presentes aos jogadores. Alguns anos atrás, a CipSoft disse que estava contratando "Coordenadores de Evento", mas acabou sendo uma brincadeira de primeiro de abril (sem nenhuma surpresa!). A parte triste é você percbeer o quão boa era essa idéia. Imagine como seria ter um coordenador de eventos para Tibia? Ativando suas próprias invasões e eventos semanalmente, ou mesmo mensalmente? Quandos jogadores esperam por isso? Ter algo para almejar e trabalhar como uma equipe? "Os gerenciadores de evento terão um personagem com habilidades especiais como conjurar monstros e itens, além de magias extra". É uma ideia FANTÁSTICA que precisa ser implementada nesse jogo. Quests como o Lightbearer Event também precisam ser feitas com maior frequência, considerando que ela fez com que a comunidade trabalhasse em conjunto e tivesse um plano pela semana toda. Coisas como essa, que unem a comunidade, precisam ser feitas. Uma vez, um demon foi derrotado em Rookgaard durante o test server, que loucura! Mas como isso aconteceu? Porque trabalhamos como uma equipe. Qualquer coisa é possível com trabalho em equipe. QUALQUER COISA. Então minha primeira e única expectativa nesse jogo é que vocês, como comunidade, trabalhem juntos. Como um todo. No mesmo passo.
Etien - Até algum tempo atrás, nós pedíamos a colaboração de alguns GMs para nos ajudarem a moderar e controlar nossos eventos online. Em um futuro próximo, nós não teremos mais GMs voluntários. Você acha que ficaremos sozinhos nesses eventos online (eventos de fansites)?
GM Aestyn - Eu gostaria de pensar que, com o novo sistema de ajudantes, ainda conseguiremos ajudar e seremos vistos como um modelo para a comunidade, e até mesmo podendo continuar sendo convidados para tais eventos. Eu gostaria de pensar que nós teremos um papel nesses eventos feitos pela comunidade, mas honestamente, eu não faço ideia de cmo isso será feito. Tenho esperanças que de a CipSoft vai conseguir ajudar os fansites com seus eventos (eu sei que Rejana faz um trabalho fantástico!) e vai tomar conta depois da partida dos GMs, com a ajuda de outros CMs. Mas passando disso, eu realmente não faço a menor ideia do que esperar, infelizmente.
Hipercubo - Okay Thuddy, você está pronto para nossas perguntas rápidas? Você precisa dar respostas rápidas...
GM Aestyn - Sim!
Etien - Teddy bear?
GM Aestyn - Excessus :D
Etien - Secura?
GM Aestyn - RDS.
Etien - RDM?
GM Aestyn - RDAmera.
Etien - Issalia?
GM Aestyn - Chocolate.
Etien - TibiaNews?
GM Aestyn - Golpe baixo. ;)
Etien - GM Doll?
GM Aestyn - Eu queria.
Etien - Comunidade?
GM Aestyn - WOOOOO! \o/
Etien - Paladin?
GM Aestyn - Sexy.
Etien - CANTINELLE!
GM Aestyn - Sem comentários.
Etien - Bananas?
GM Aestyn - Macacos! \o/
Etien - Fin?
GM Aestyn - Fish
Etien - Muito obrigado Aestyn! Essa é a nossa última entrevista com você como GM, desejamos o melhor para o seu futuro como jogador, e vê se pega alguns levels agora <3
GM Aestyn - Muito obrigado pela recepção, eu adorei mesmo e me diverti muito. É triste saber que essa é minha última entrevista como um GM, mas é também a abertura de novas portas, o começo de uma nova era. Espero que tenham gostado tanto quanto eu!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação