Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 14

Tópico: Gosto Musical e Suas Vertentes [+Texto]

Registro
    15-07-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Gosto Musical e Suas Vertentes [+Texto]

Gosto Musical e Suas Vertentes

Não é necessário nem um ouvido aguçado, muito menos denominar-se alguém culto e entendido sobre determinado assunto, no caso um em específico: Música.
    Como podemos classificar, ou melhor, dizendo, impor uma hierarquia em que envolve o entendimento pessoal sobre este tema? Julgar alguém como um desentendido sobre uma escolha, uma sensação única sobre esta arte que expõe a combinação de sons junto com a composição, uma poesia? A pergunta é simples: O que é o gosto musical?
    Somos divididos não só pela classe, pela etnia. Julgamos-nos únicos a partir de que temos escolha e opções sobre as diversidades em nosso ambiente. Costumamos não acreditar que somos influenciados sobre nossas escolhas, mas isso tem um erro. Convivemos com inúmeras pessoas, amigos, locais diferenciados, ou seja, tudo fica interligado. Essas decisões entram a partir de que juntamos toda essa convivência e vivenciando todo esse trajeto que percorremos, acabamos tomando nossas decisões adotando-as como próprias, opções escolhidas que na verdade nem notamos que foi necessário absorver todo esse tempo vagando para que elas penetrassem na mente e influenciasse diretamente na escolha.
    Na música, notamos a rejeição das diferenças em um simples debate com um amigo sobre sua banda preferida, no gosto do tio barrigudo na frente do bar ouvindo um sucesso de tempos, e que não diferencia na sensação que ambos sentem, porém apenas estilos diferenciados. A nostalgia, ou emoção que a melodia passará para ambos, tanto para o tio com seus sertanejos, quanto para o jovem gótico com seus “trash metal” será as mesmas. Mesmo assim, rejeitamos a opção de ambos. Rotulando cada um como se fossemos dotados de sabedoria por não ser ‘aquele’ sujeito. Isso não cabe só a música, se enquadra levemente no desejo absoluto do ser humano querer ser ‘diferente’.
    O gosto musical visado de outra forma retrata a situação socioeconômica de cada cidadão também. Podem ser separadas essas opções pela vida que ambas as partes levam, citando diretamente as classes: Um sujeito que vem de uma família de baixa-renda, onde seu lar, seus amigos, todo ambiente em que convive retrata o cenário rejeitado, um lado ‘esquecido’ do país, onde seu ensino, suas fontes de informações e suas influências são de um modo, visto de uma forma negativa. Esse sujeito aprenderá a gostar de um estilo de música de acordo com seu ambiente. A baixa-renda que seus colegas, sua vizinhança possui, os levam a gostar de um determinado tipo de música, envolvendo instrumentos populares, hits conhecidos e marcantes, propriamente notados com as condições de local. Podemos citar como ritmos o pagode, samba, axé, sertanejo, em que esses próprios ritmos citados, retratam em suas músicas esse cenário pobre e parte de uma história, o cotidiano.
    Já pessoas de classe-alta, tomam suas decisões diferenciando do pobre em seu ambiente também. Suas condições financeiras fornecem uma diversidade de escolhas, cabendo ao sujeito absorver do que mais lhe agradar.
    Até na questão histórica, podemos citar o Samba e o Jazz. Ritmos que vieram dos negros, dos africanos, na época, escravos. O mercado de escravos separando famílias de seu lar, indo trabalhar para senhores em outros continentes, logo ai, envolvendo já a questão econômica. As condições na América do norte, melhores do que na América do sul pode ser vista como influência para a divulgação de um estilo, um ritmo de acordo com o capital do país. Assim, surge um movimento cultural em uma parte do mundo, como a ‘umbigada’ por exemplo, mais conhecido como o samba. No samba, após os serviços prestados para seus senhores, os negros tinham seus momentos de lazer, a diversão era no batuque de corpos, objetos criados como tambores de madeira oca e pele de animais. As opções não eram muitas, mas envolve o improviso assim como o Jazz também. No Jazz, utilizados instrumentos sofisticados, tendo como base desses instrumentos os próprios tambores e sobras de ossadas de animais, e deles mesmos, a aproximação ao som dos animais. Assim surge a partir da batucada dos escravos, o desenvolvimento de instrumentos como a bateria, o trompete que vem do som dos elefantes, a flauta que emite um assovio como de um pássaro, entre muitos outros. A riqueza do país influenciando na cultura, florescendo a criatividade do homem para inventar peças genuínas e não só utilizá-las para si, mas comercializá-las também. Formado por violonistas, pianistas, trompetistas, saxofonistas e baterista, necessário apenas soar a nota base e seguir as escalas em um acorde, ou em um solo esplêndido, juntamente com o improviso é o ingrediente de um bom som de Jazz.
    Agora se fosse o contrário em relação as economia de cada país? Se ambos tivessem riquezas igualadas seria possível crer que o surgimento e um movimento artístico em ambos locais seriam os mesmos? Longe de se aceitar uma teoria assim, mas não deixa de ser uma hipótese.
    E o gosto musical fica interligado a isso, onde surge até as fusões que pode ser analisada como uma forma de enriquecer as decisões futuras de cada grupo social. O surgimento da Bossa Nova, já ligando o swing do samba com a suavidade do jazz, gera um imperceptível impacto nas junções das classes também. Um apreciador de jazz, que gosta de bossa nova não pode negar o samba. Até pode, claro, mas parcialmente ele o aprecia. Assim como o apreciador de samba, um folião admirador da batucada, apreciando a Bossa Nova ele tem uma leve noção do som do jazz. Ainda assim, os gostos são discutidos.
    Conversas longas sobre nosso estilo, o som que gostamos, influenciando numa roupa que usamos no penteado e na forma de falar. Julgamos um amigo pelo seu estilo, não admitimos ser julgados por achar ‘melhor’ em algo que não é verdade. A música aplica essa dose de emoção, juntamente com um desejo vago que entra em nosso sentimento com uma sensação boa, ruim, nos afeta e aceitamos a mesma como um time de futebol que defendemos com unhas e dentes.
    Música simplesmente se relaciona com as nossas decisões e escolhas gerando essa divisão de ‘igualdade’. Somos diferentes nas opções, nos conceitos, nos ideais, rejeitando de uma forma notável, mas absorvendo toda essa união e “igualdade subliminar” a partir da junção dessas culturas, ligando os povos. Não existe música melhor, melodia ruim. A partir de que um acorde emitido gera uma sensação boa em quem aprecia, essa pessoa tem o direito de defender e adotar para si o quão bem a música entrou em sua vida, e com essa música, o conflito dos gostos diferenciados ficará visível assim que as discussões forem sobre a mesma. Mas sempre estaremos concordando que aquela mistura de ritmos com uma batida que um gostou, e um solo que o outro delira, assim apreciando junto à diferença e se igualando nas decisões tomadas. Enfim, por mais que sejamos diferentes, nosso mundo nos liga através de nossas próprias invenções e não podemos discordar de tudo como se fossemos únicos, nos dividindo por classe, cor. Somos conectados por outros meios, e a música tem seu papel nessa união. Só cabe a nós conviver com a diferença e compartilhar do mesmo gosto.

Hugo Cesar

Qual a sua opinião sobre seu gosto musical? Como você defende o som que escuta? Porque sua banda é 'melhor' do que outras em algo? Diga ai!

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Hugoca2x; 30-12-2007 às 12:04.
    Novo: 11º Parte (postado 16/10/2008) Clique na Sign para ler.

3º Lugar no Concurso de Melhor Conto 2008 - Clique na Sign para ler.
    http://img508.imageshack.us/img508/1237/imagemta8.png

Conheça minha banda. Clique na imagem.
    Participe da nossa comunidade: Vu!gar

Registro
    19-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Belo texto, gostei. :happy:

Mas não pude deixar de notar um pequeno errinho... :wscared:

Ritmos que veio dos negros, dos africanos, na época, escravos.
    Vieram. Nada comprometedor. :o

Até a próxima!

Registro
    15-07-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Steve Do Borel Ver Post
    Belo texto, gostei. :happy:

Mas não pude deixar de notar um pequeno errinho... :wscared:

Vieram. Nada comprometedor. :o

Até a próxima!
    Corrigido! xD
    Abração! \o

Banido
    Registro
    30-11-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

o meu gosto musical é o melhor no meu ponto de vista, claro
    mas no ponto de vista de outra pessoa ele já não vai ser o melhor

agente só tem que respeitar o gosto dos outros

mas confesso que tem certas coisas que não respeito
    como por exemplo pagodinhos, axézinhos, sertanejinhos,
    coisas estritamente para ganhar dinheiro e fazer sucesso na mídia
    letras SUPER repetitivas e enjoativas e sem conteúdo algum. E melodias também repetitivas

agora, se falarem em samba, moda de viola, música caipira e coisas assim
    aí o papo é outro, aí merece sim meu respeito, mesmo que eu não goste.

Registro
    29-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Olha... eu acho que as "minhas" bandas são melhores do que as outras por um motivo: musica pra mim tem que passar mensagem

Muitas bandinhas de hoje em dia têm letras dizendo sempre a mesma coisa ou letras simples que começam falando sobre nada e terminam falando sobre porra nenhuma... eu digo que nasci na década errada, ouço coisas mais antigas.. letras mais bonitas, sutis, profundas, que transmitem mensagens.. sejam sociais ou de sentimentos...

Gatti :wscared:

Publicidade:

Registro
    31-07-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Vou começar abordando o tema falando sobre os Emo's...

Qualquer um facilmente influenciado pelo o que as pessoas dizem ou até mesmo a midia nos impoe pensa que o emocore é uma vertente da musica que deve ser desprezada. Pelo contrário, qualquer um que le algumas de suas letras criticam ou falam a respeito de problemas sociais ou emocionais em suas letras.. Não acho válido o desprezo da população que se diz entendida de musica sobre os emos... Eu escuto aquilo que me convem( Nx Zero, Simple plan, etc..) mas não somente isso... Sério, deixem o preconceito de lado...

Agora retomando o assunto...

Eu escuto musicas que combinam comigo, dependendo do meu grau de excitação ou meu atual estado psicológico escuto desde pagode até rock pesado
    Não tenho problemas com musicas e gosto sempre de renovar... Não fico estatico nessa area, conheço algumas bandas novas outras eu canso de escutar ja não acho mais relevante para mim...
    Portanto, eu não vou defender as bandas que escuto até porque é extremamente relativo como eu que gosto de Roberto Carlos mas odeio Caetano Veloso mas o gosto musical de outros é diferente...

Cada ouvido tem seu gosto musical proprio =-)
    "Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    30-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Gosto não se discute, cada escuta o que mais lhe agrada..

Por esse motivo minha banda favorita é Pink Floyd, me sinto bem ouvindo cada uma daquelas musicas...

Mas sou ecletico, curto Heavy/Thrash/Power metal, porque gosto de musicas agressivas, ou musicas que falam sobre dragões,espadas, castelos e D&D, me sinto bem ouvindo esse tipo de musica...

Registro
    17-10-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Litvinenko Ver Post
    Vou começar abordando o tema falando sobre os Emo's...

Qualquer um facilmente influenciado pelo o que as pessoas dizem ou até mesmo a midia nos impoe pensa que o emocore é uma vertente da musica que deve ser desprezada. Pelo contrário, qualquer um que le algumas de suas letras criticam ou falam a respeito de problemas sociais ou emocionais em suas letras.. Não acho válido o desprezo da população que se diz entendida de musica sobre os emos... Eu escuto aquilo que me convem( Nx Zero, Simple plan, etc..) mas não somente isso... Sério, deixem o preconceito de lado...
    Eu até pensei q tu tinha falado q Nx0 e simple plan são emos.

Q susto O_O

Sky~~
    XXX

Registro
    15-07-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

wckm
    o meu gosto musical é o melhor no meu ponto de vista, claro
    mas no ponto de vista de outra pessoa ele já não vai ser o melhor
    Gatti
    Olha... eu acho que as "minhas" bandas são melhores do que as outras por um motivo: musica pra mim tem que passar mensagem
    Litvinenko
    Eu escuto musicas que combinam comigo, dependendo do meu grau de excitação ou meu atual estado psicológico escuto desde pagode até rock pesado
    Spellbreak
    Gosto não se discute, cada escuta o que mais lhe agrada..
    @Povo Quotado
    Então galera, de suas citações, todos dizem de certa forma a mesma coisa: Negação de Igualdade.
    É engraçado ver, mas claro que devo citar também que não diferencio de vocês. Tenho um gosto para MPB e sou muito 'Oitentista' também. Acontece que por mais que tentamos acreditar que nosso gosto é melhor do que outras pessoas e outros estilos existentes, muitas coisas ficam interligadas e nos tornamos iguais nisso. Um exemplo simples é alguém querer dizer que gosta muito de Legião Urbana e diz que Beatles é horrível. Ok, o som, as letras é diferente sim... Mas entramos na questão de iguais a partir de que conheçemos a história e o surgimento de cada banda. Legião de alguma forma é 'influencia' de Beatles, não como afirmação, mas como uma aceitação e convivência com os movimentos culturais no decorrer do século.
    Enfim, hoje temos inúmeros estilos diferenciados, mas que em outro aspecto foram apenas 'desfragmentados'. Em relação a música, os ritmos estão ligados independente do gênero da banda. Rotular, impor essa opinião pré-conceituosa de melhor ou pior é um erro quando 'parcialmente' os estilos musicais estão unidos, seja no mesmo gênero ou na história. Determinar o que é bom ou ruim é um erro, no meu ponto de vista... Até eu cometo esses erros, mas em outros pensamentos sei que é assim e aceito. Música com bom som, bom conteúdo envolve gosto também... E o que é ruim para alguns de nós é bom para outros. Indiscutível, mas devemos respeitar as opiniões, mesmo sendo elas construídas pela mesma fonte, que é a música em si.

"Antes de aceitar um estilo ou formular uma opinião não esqueçam: estamos no mesmo barco. Acontece que cada um pula de um canto no mar, ai conhecemos ilhas diferentes."

Até!

Registro
    09-03-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Que texto xato...

btw

melhor tipo de musica eh o

METAL
    It comes from hell!!!!

Publicidade:

[Assinatura excedeu o limite em KB - por favor, leia as Regras do FORUM TIBIABR.COM]

a moderação me ama

Permissões de Postagem