0 - Noções Básicas:
Algumas Coisas Que eu gostaria de frisar antes de começarmos:
- Todo Sprite tem como medida 32 pixels de altura por 32 pixels de largura (1024 pixels, Para Equipamentos em geral, para criaturas grandes se usa 64 por 64 (4096 pixels))
- Você Não Irá se tornar um spriter completo da noite para o dia (exceto se você for Chuck Norris). O caminho spriter é longo e espinhoso, e sempre haverá algo novo para se aprender
- Prepare-se para as críticas, pois elas virão. O importante é não desistir ou perder a auto-estima. Aprender a reconhecer seus erros e superá-los fará você evoluir (pois "Errar é humano, Persistir no erro é americano, acertar no alvo é muçulmano")
- Baixe um Fireworks ou Photoshop ou similar. Não tente ser o "herói paint" pois os esultados tendem a ser desastrosos no início.
- Por ultimo e mais não menos importante: faça sprites por diversão, não por obrigação.
0.1 - A criatividade
Ah, a criatividade... a pedra singular de sprites maravilhosos, a raiz mestra de lixos gráficos. A mãe de todos os sprites. Se você quiser fazer um sprite, mas não estiver com criatividade, nem tente.
Vamos à um exemplo prático de criatividade: O nome

Postado originalmente por
História RPG Clichê 1
Um guerreiro elfo chamado Alatariël. Muito corajoso, se sacrifica para salvar a sua aldeia do terrível dragão Smaul. Consegue matá-lo e sua espada se torna uma relíquia da cidade que até ganhou o nome de...
qual nome você daria pra espada?
a - Espada do elfo
b - matadora de dragões
c - O triunfo de Alatariël
Bem, se você escolheu a opção "C", você é um cara craitivo (nem tanto). Porque?
A letra "A" não especifica a espada, pois "espada do elfo" pode ser qualquer espada usada por um elfo. Nesse caso está Proibido
A letra "B" também generaliza, mas se a história for ocultada em partes, fica legal, então Use Com moderação
A letra "C" só serve pra essa espada, pois Alatriel certamente não fez outro feito importante com ela. então: prefira nomes assim
Para eu ter craitividade, faço o seguinte:
Primeiro penso num nome para o sprite, depois penso em uma história, aí o sprite toma forma em minha mente, depois passo pro paint \o/
incompleto, depois acrescento algo
Xedre, se wquiser acrescentar alo, sinta-se à vontade