Pouco depois dessa parte eu atinjo o limite do forum então tô fazendo um double post, espero não ser alertado por isso, eu não tenho outra opção, desculpa a todos
Acabei os equipamentos, todos os que faltaram na primeira parte já foram feitos, entretanto vou continuar o tutorial
Vou continuar o tutorial, pretendo depois colocar exemplos de todos os estilos de equipamentos, além de todos os tipos como fiz até agora, e também diversificar as armas porque...
Montantes
Montantes são espadas de duas mãos de lâmina razoavelmente larga e com um bom corte, a preferida de 90% dos spriters e dos heróis de histórias, -Xedre !!!! a maldita da espada de novo nããão!!!!- vamos lá, coragem porque vou começar a falar de espadas de novo... pelo menos dessa vez eu não vou demorar muito já que eu disse muito sobre isso no início do tutorial
1- a lâmina da espada corta a luz
2- use a luz para fazer espadas afiadas
3- use alguma luz no cabo
4- não faça cabos minúsculos
-AEEEEEEEEEEE! já acabo a parte des espadas Xedre?- sim!só falta a minha espada ampliada em 8x com o esquema de luz:
Escudos
Os escudos são provavelmente o tipo de sprite mais facil de se fazer, lembre-se
1- escudos foram feitos para defender as pessoas, eles não podem ser vasados, se voce quer fazer ornamentos, faça e dps coloque sobre o escudo, ao envez de apenas se defender com os ornamentos
2- os escudos são feitos para defender as pessoas! não podem ser do tamanho de um anel, isso não é um escudo ->isso é uma bola preta no meio de um quadrado branco
3- os escudos em forma de "V" tem o ângulo voltado para baixo, os escudos foram feitos para defender as pessoas! -tá bom Xedre... a gente já entendeu- obviamente a parte grande fica para cima para defender a cabeça do cidadão que está usando o escudo! ou você acha que nunca viu um escudo assim ->por mero acaso?
4- coloque um símbolo no escudo, o meu exemplo de escudo é bem simples, mesmo com um símbolo ficou simples, mas tente encher o escudo com o símbolo, quero dizer, algo maior ou vários simbolos
5- faça a sombra do símbolo
6- a luz se divide no meio do escudo ou em seus detalhes, caso haja uma ponta no escudo a luz divide-se lá também
7- faça a sombra dos detalhes
8- as vezes um contorno para o escudo é uma boa idéia, se fizer o contorno lembre-se de sua forma abaulada, logo ele tem que ser claro para o contorno preto fazer uma parte escura e dar o tal efeito abaulado
Meu escudo... vocês já sabem com que esquema e ampliado em quantas vezes !
(e nessa hora, dps de mto tempo escrevendo, o bentito do imageshack buga, e eu fico na frente do pc esperando a boa vontade do hoster para eu pode continuar o tutorial. Minutos depois o imageshack volta e eu continuo o tutorial)
Acessórios
A parte dos acessórios serve para dar dicas gerias sobre como se fazer um sprite
1- lembre-se da luz e da sombra que os desenhos e dobras fazem
2- lembre-se do tamanho, tem que ser proporcional ao quadrinho
3- lembre-se da perspectiva, as criaturas são vistas "de lado", os itens alguns são vistos de frente e outros são vistos meio que por cima
4- lembre-se de combinar as cores e ser coerentes com elas, espada amarela não é nada legal...
5- recorte partes do Tibia original para aprender, não use-as em seus sprites
6- seja criativo(a)
Só para matar a curiosidade:
"Acabou"
Obrigado a todos que terminaram de ler, em breve vou aumentar o tutorial e colocando a parte sobre clubs e falando especificamente de estilos de sprites, antes de terminar quero dizer mais uma coisa e perguntar outra:
Lion, eu não copiei seu tutorial, mas é que não dá pra falar de sprites sem falar de sombreamento, eu tinha que ensinar isso tbm, quanto as cores eu usei as mesmas que você para "padronizar" o escuro e o claro
Alguem além de mim leu o tuto inteiro? :rolleyes:
Recomendações
Sprites no paint por Lion
Outfits por Kamatami
Técnicas de sombreamento por Lion
Swords por Akuro
Axes por Leo Mage
Amuletos por Manteiga
Algumas recomendações de tutoriais, podem servir para tirar duvidas, para ver de outra forma o que eu disse ou pra você ver alguma coisa que eu não disse.
Resolvi postar porque são tutoriais bons sobre sprites que todo mundo devia ler, são todos feitos por bons spriters que realmente entendem do assunto, na verdade o Leo eu não conhecia mas gostei do tutorial dele e resolvi postar. Parabéns pro pessoal que fez os tutoriais e é isso aí, pros sprites ficarem bons a gente tem que ensinar ninguém nasce sabendo fazer sprite.
A pedido do Mr Kennedy, uma parte sobre
Katanas
Começando pelo molde, a lâmina tem que ser fina, na realidade as lâminas das espadas de verdade são um pouco curvas, mas vou faze-la reta porque eu acho aceitavel que seja assim em um sprite já que é muito reduzido e com um cabo bem comprido, é característico da katana o cabo grande pq é uma espada de duas mãos embora não seja no Tibia. É importante lembrar que o corte fica só de um lado da lâmina e que esta nunca é ponteaguda, nunca forma um V, ela é sempre cortada no final, a proteção do cabo é bem pequena e é pros lados, não muito para cima ou para baixo.
Formato da katana que fiz:
o layout que me desculpe mas eu n to com paciencia de recortar esse treco n...
Sobre as cores, primeiro as katanas são armas de ninjas, normalmente são escuras e tem uma capa para que possam esconde-las nas costas, então cabos muito coloridos não combinam, para dar um "thã" no cabo e não faze-lo todo uniforme é normal que se use alguns patamares de luz que dão aspecto de um pano enrolado, normalmente as katanas de verdade tem o cabo recoberto de pano enrolado ou completamente de madeira outra coisa que devo dizer é que a lâmina por ser muito reta não tem grandes variaçoes com a luz, a luz é um pouco maior na ponta e o resto é tudo quase igual, obviamente o lado que corta é bem mais claro que o outro, fora isso o máximo que posso fazer é postar meu sprite ampliado em 8 vezes com o esquema de luz:
As cordinhas são para poder amarrar a capa da katana nas costas. Por ultimo aqui está a a minha katanazinhae assim ela fica nas cotas
Algumas variedades de opinião de spriters que considero:
Postado originalmente por Leomage
Postado originalmente por Marcioto
Sabres
Eu e o Lion resolvemos fazer uma parte sobre sabres depois de ver que muitas pessoas estão enganados sobre o que é um sabre e estão fazendo igual ao tutorial do Dudu, que muito bem já falou sobre isso:
Então vamos lá!Postado originalmente por dudubraun
No final das contas o que é um sabre?
Normalmente a palavre sabre é usada para definir espadas que começam com a lâmina mais fina e terminam com a lâmina mais larga, muitas vezes espadas piratas ou espadas mouras (do oriente médio). No Tibia já temos quatro exemplos de sabres:
o heavy machete não é um sabre, na veradade o que define se é um sabre ou não, não é apenas a lâmina, isso é o fator que generaliza os sabres, pode ser o cabo típico, que o sabre(do Tibia) apresenta msm tendo a lâmina quase uniforme, esses cabos ornamentados como da scimitar e esses que apresentam um proteção hemisférica como o sabre(do Tibia) são cabos bem característicos dos sabres. Pode ser que eu não tenha visto, mas que eu saiba além do Dudu apenas um amigo já contribuiu com um sabre para o fórum, o Akuro Kun:yelrotflm. É claro que não estou incluindo as pessoas que fizeram "sabres" iguais ao do Dudu, aqui os dois sabres que o Akuro postou:
a segunda é uma sprite premiada pelo spriteie a imagem, adorava aquele concurso :wub:
Acho que já deu para entender o que é um sabre, então vamos a minha listinha:
1- faça uma parte bem escura na parte "funda" da lâmina
2- não faça cabos muito longos nem muito curtos
3- cuidado com a perspectiva, é a parte mais dificil de um sabre
4- a linha que faz o lado que corta da espada tem que ser mais curva que a linha que faz o outro lado, a primeira tem que ser mais "abaulada"
5- cuidado com o cabo, se ele for um pedaço de madeira rídiculo não é um sabre, todo sabre tem cabo característico, procura no google sprites de sabres que vc ve como é
6- já que estou falando de cabos caractrísticos vou mostrar alguns:
creditos ao Lion.
Este cabo só não é muito adequado aos tais sabres mouros, mas esse aqui é:
O cabo desse tipo de sabre não tem aquela parte arredondada para defender as mãos, e tem uma saliência no final do cabo, pq os mouros usavam os sabres montados e então precisava ter uma parte saliênte no final do cabo para eles puxarem de volta a espada depois de fincarem (estuporarem) na infantaria que estavam atacando
O sabre que fiz para o tutorial em 8x:
meu sabre em tamanho normal
Por ultimo quero falar dos sabres de esgrima.
Sabres tbm podem ser espadas de esgrima, daquela fininhas, são o menor tipo de espada da esgrima, tem 80 cm de compirmento a lâmina e no máximo 105 cm com o cabo, essas espadas cobrem o peito e os braços e diferente das outras de esgrima não cobrem as mãos e as pernas.
Se é um tutorial é de sabres eu tenho que ensinar como fazer esse tipo de espada tbm, como é muito parecido já vou imendar e explciar como se faz uma rapiera (não existe uma tradução certa, mas do inglês rapier, a tradução mais comum é rapiera)
Rapieras
A primeira coisa que devo dizer sobre rapieras é que a rapier do Tibia (não é uma rapiera, o sprite é muito antigo, na verdade tentaram fazer uma rapiera com o primeiro estilo de cabo que vou mostrar, outra coisa que quero dizer sobre aquele sprite é que tem um grande erro, a medida que a lâmina chega ao final deveria clariar, e não escurecer como acontece. Por outro lado a Epee (
) é uma rapiera e dessa vez usaram o terceiro tipo de cabo que vou mostrar. Antes das dicas quero dizer que rapiera é a espada mais longa da esgrima mas não é apenas esse tipo de espada, as espadas mexicanas e algumas piratas tbm são chamadas de rapieras.
Vamos as dicas:
1- este tipo de espada é MUITO, EXTREMAMENTE fina, portanto é aconselhavel usar um cabo de 1 fileira de pixels e uma lâmina tbm com 1 fileira de pixels apenas.
2- não tem o que mexer na lâmina, os sabres são um pouco mais curtos e as rapieras um pouco mais longas, portanto, não tente fazer nada com ela
3- não use muitas cores, são espadas 100% feitas de metal
4- existem basicamente 3 tipos de cabos, vou mostrar eles logo abaixo
Cabo 1
Este é o tipo de cabo que o Tibia tentou colocar na rapier, sem os detalhes, é claro:
Eu tentei fazer com os detalhes mas não tentei ser fiel a imagem que postei
-Xedre é o sprite mais feio que já vi nada vida :eek:- certamente não é o mais feio que já vi, provavelmente é o mais feio que já fiz, por isso que ninguem tenta fazer sprites de rapieras, são muito difíceis e ficam muito feios, sendo assim eu acho que são rapieras um bom tema para duelos :yelrotflm
Mesmo que não ajude muito aqui está minha rapiera:
Cabo 2
Esse é o cabo preferido da maioria das pessoas e é o mais utilizado nos sabres, quero dizer, a maiorida das rapieras curtas (sabres) usa esse tipo de cabo. Zoia com atenção ò.ó
eu tentei fazer uma espada com esse tipo de cabo tbm, n fui fiel a esse da imagem, na verdade eu não achei o cabo que eu queria, é um cabo tipo o do sabre do Tibia, com um hemisfério protegendo a mão, tipo a espada do Zorro -Xedre, Zorro? essa vc tiro do funfo do baú...- tudo bem, a Globo tira uma vez por ano pq eu n posso tirar uma vez só?
A minha espada fico bem feinha, mas acho que deu para entender, acho que o melhor exemplo desse cabo é a imagem que eu fiz e não a imagem que postei ali em cima, a que postei ali em cima se enquadra tbm nos outros tipos de cabo. Antes de postar o esquema de luz da minha espada aqui está uma foto do destemido Zorro empunhando a sua espada, para quem não conhece ver...
Eis aqui a minha espada:
Em tamanho normal-Xedre! que espada feia!- Foda-se que tá feia! Tá feia mas é minha mermão !!
Cabo 3
Esse tipo de cabo fica bem parecido com o segundo, na verdade todas as rapieras são muito parecidas. É o tipo de cabo que o Tibia usou na Epee, para não fazer outra espada extremamente parecida com ela vou usa-la, então creditos a CIP :rolleyes: aqui entre nós, ela tbm é bem feinha...
nessa espada o desenhista optou por usar um cabo e uma lâmina de 2 pixels, eu acho que fica ruim, tira o tom agulha dela, eu acho que a lâmina fica com o formato de um cabo de vassoura, grosso, comprido e acaba do nada sem afinar -cabo de vassoura?- sim! apenas um cabo de vassoura... Claro que vc é livre para tentar o que quizer.
Aqui está uma imagem de um cabo desse tipo de verdade para vc compararem:
Por enquanto é só, até a proxima atualização![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

só falta a minha espada ampliada em 8x com o esquema de luz:
isso é uma bola preta no meio de um quadrado branco
por mero acaso?
(e nessa hora, dps de mto tempo escrevendo, o bentito do imageshack buga, e eu fico na frente do pc esperando a boa vontade do hoster para eu pode continuar o tutorial. Minutos depois o imageshack volta e eu continuo o tutorial)

e assim ela fica nas cotas 

creditos ao Lion. 

não é uma rapiera, o sprite é muito antigo, na verdade tentaram fazer uma rapiera com o primeiro estilo de cabo que vou mostrar, outra coisa que quero dizer sobre aquele sprite é que tem um grande erro, a medida que a lâmina chega ao final deveria clariar, e não escurecer como acontece. Por outro lado a Epee (
) é uma rapiera e dessa vez usaram o terceiro tipo de cabo que vou mostrar. Antes das dicas quero dizer que rapiera é a espada mais longa da esgrima mas não é apenas esse tipo de espada, as espadas mexicanas e algumas piratas tbm são chamadas de rapieras.
-Xedre é o sprite mais feio que já vi nada vida :eek:- certamente não é o mais feio que já vi, provavelmente é o mais feio que já fiz, por isso que ninguem tenta fazer sprites de rapieras, são muito difíceis e ficam muito feios, sendo assim eu acho que são rapieras um bom tema para duelos :yelrotflm

-Xedre! que espada feia!- Foda-se que tá feia! Tá feia mas é minha mermão !!