Curtir Curtir:  0
Página 16 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 6141516
Resultados 151 a 160 de 160

Tópico: O Arauto do Expurgo

Registro
    04-05-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@CRonaldo:

Olha, já que tu pediu a minha opinião, vou tentar explicar melhor o meu ponto e de quebra buscar convencer melhor o Emanoel, hehe. (e me perdoe as opiniões polêmicas sobre o livro que tu gostou. Eu realmente não tenho nada a ver com isso, e espero que entenda que o fato de eu não gostar das mesmas coisas que você não significa que eu tenha algo contra você, nem que eu ache você estúpido nem nada do tipo. Não é meu objetivo te subestimar.)

Harry Potter, Senhor dos anéis e outros (lembrando que o mundo do Senhor dos Anéis tem na verdade, só sobre a saga do Um Anel e os anéis do poder, no mínimo 5 livros diretamente relacionados - os três do SdA + O Hobbit e Silmarillion), são exemplos de livros feitos por autores com anos de experiência. O caso do Tolkien é bem específico, claro, ele dedicou a vida inteira ao universo da Terra Média... Ok.

Mas não tem nem comparação, pois a própria motivação inicial dele era fazer um mundo para as línguas que ele criou, então é compreensível que ele tenha se focado num mundo só. O interesse linguístico era um determinante.

Sobre Harry Potter... Bem, nem vou falar muito sobre a série, que eu acho medíocre e um clichê puro. O que a Howling fez foi simplesmente pegar todos os clichês que conhecia e aproveitar um grande modismo ocidental da nossa época, o ocultismo, para vender bastante. Harry Potter não traz nada de novo, nem de surpreendente. Ela nem se deu ao trabalho de criar um bestiário/mundo totalmente original. (E sim, os filmes são divertidos - afinal, os livros da série são apenas isso, um entretenimento. Mas nada além disso.) - Ou seja, por mais que seja um sucesso, na minha opinião não é exatamente um exemplo a ser seguido.

Já Dan Brown... Nâo li e não pretendo ler (pode até ser preconceito, mas prefiro outros tipos de livros) - Foi outro autor que deu um golpe de mídia, reunindo uma gama enorme de clichês batidos (maçonaria, graal, cavaleiros religiosos, códigos secretos, teorias de conspiração, etc...) e aventura - Nâo tinha como um livro desses não virar Best Seller, e a onda de livros agregados feitos por outros autores pra aproveitar a "$$código da-vinci-mania$$" é outra coisa deplorável.

Porém, eu reconheço: Tanto Dan Brown quanto J.K. Rowling escrevem muito bem, de um modo que cativa o leitor. Se não fosse assim, obviamente os livros não teriam vendido tanto. Mas repito, essas obras são fruto da experiência. Rowling, por exemplo, escreve desde a pré-adolescência se não me engano. A série "Harry Potter" não foi a sua primeira história.

Agora, atendo-se ao conteúdo do tópico em si, a história do Emanoel, não há semelhança nenhuma com os livros/filmes que tu citou. O autor desse tópico ainda está na primeira fase de aprendizado, desenvolvendo a sua maneira de escrever. O que não é nenhuma vergonha - Ninguém começa sabendo.

Nesse condição de aprendiz, que inclusive é a condição de todos nós aqui do fórum, acredito que se prender a um universo ou a um tipo de história (tipo, escrever só histórias medievais ou tibianas) é um problema no sentido que limita precocemente a criatividade. Quem está começando precisa experimentar coisas diferentes antes de se afirmar em um tema.

Quando um autor está começando, ele ainda não se conhece. Ele não tem certeza do que pode fazer. Um jovem escritor tem afinidades com certos temas, e isso é natural. Porém, se ele se mantiver em uma linha lógica de histórias, em um mundo que ele criou, como ele vai saber até onde ele pode ir?

Vou dar um exemplo prático:

Um tal jovem, o Fulano, escreve histórias medievais. Ele se atém ao tema, pois sempre gostou das histórias de cavaleiros, de reis, castelos e guerras - e de RPG clássico (D&D). Ok. Só que um belo dia, ele resolve ler um livro mais atual e gosta do tema, que tem possibilidades que ele nunca imaginaria se estivesse apenas olhando para o passado. Então vem a questão: Ele já escreveu uma história em um ambiente pseudo-medieval, cheia de magos, espadas e etc. Mas e agora? "Continuo a escrever na mesma linha, que era o meu projeto antes de ler esse tal livro, ou invento algo novo?"

Digamos que ele resolva ficar no âmbito das histórias que ele já conhecia... Será que ele não perdeu uma grande oportunidade de se renovar? Quem sabe ele não acabaria se descobrindo um melhor escritor de histórias atuais do que ele seria de histórias medievais se tivesse inovado?

Na pior das hipóteses, se ele inovar, pode acabar vendo que o negócio dele é escrever naquele antigo mundinho dele mesmo, e agora voltar cheio de idéias novas para aquele foco inicial - Ou seja, ele tem só a ganhar quando procura ampliar seus horizontes.

Afinal, ele ainda é um iniciante, precisa se descobrir como escritor. E não vai se descobrir completamente, se já nas suas primeiras histórias achar que está tudo bom, que o melhor é continuar nessa linha e fazer uma sequência para coisas já existentes.

E que fique claro, no meu outro post não falei para o Emanoel que "O Arauto do Expurgo não deve passar de apenas uma história.". Longe disso. Eu falei que por enquanto seria melhor ele buscar algo novo, que o exercício de criar algo do zero é muito mais construtivo que reaproveitar cenários e personagens. E por fim, também falei que se ele assim desejar, poderia até no final das contas voltar a aprofundar o mundo do Arauto do Expurgo, e como ele faria isso depois de inovar, teria idéias novas e mais experiência para fazer isso de modo interessante.

A.E. Melgraon I

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    04-06-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Talvez eu tenha me expressado mal, Melgraon. Não pretendo fazer continuações ou reciclagens, mas também não descarto a possibilidade de reutilizar personagens, cenários ou conceitos dessa história.

Acontece que eu tenho muitas idéias e esboços, incluindo alguns contos envolvendo personagens secundários de O Arauto do Expurgo. Entretanto, na minha próxima história, por exemplo, não existe nem sequer uma alusão ao O Arauto do Expurgo (pelo menos, por enquanto). Inclusive, estou aplicando um estilo diferenciado.

Por outro lado, e para ser sincero, eu não pretendo fazer algo completamente diferente. Até tentei escrever uma história contemporânea que foi jogada no lixo depois de muitas tentativas. Não é o que eu quero, pelo menos por enquanto.

Estou gostando de ver uma discussão desse nível no meu tópico. Adorei chegar aqui e ler esses posts.

Próximos comentários? Cadê esse povo?

Registro
    03-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Li o primeiro capítulo e posso dizer que você escreve bem, gostei de seu estilo. Parabéns.

Depois leio o resto todo

Registro
    20-06-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Realmente foi muito válido ler tudo.

Em um dia frio de inverno e com o pé gelado
    O Arauto do Expurgo me proporcionou
    boas horas de leitura. :riso:

A narrativa é boa, tanto que lí tudo de uma vez
    e sem perder o interesse.

Se você que está lendo minha resposta ainda não leu
    esse ótimo roleplay não perca tempo.
    Volte agora para o índice e percorra essa grande aventura.

Parabéns Ema!

Agora sei porque você tem um bom nível de frequentadores!

Abraços!

Espero para ver o outro RP! :rolleyes:
    Assim como se comemora o level 100 de um tibiano, gostaria de agradecer a todos por essas 100 mil visitas no tópico Teoria dos Minos.
    Obrigado por se unirem nesta diversão ao longo dos anos!

Banido Avatar de Hovelst
    Registro
    15-03-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Se não estou enganado, essa é a segunda história que eu vejo ter um fim, mas As Crônicas do Mundo Antigo foi bem curta e eu comecei a acompanhar o fórum alguns dias após a mesma ter "terminado". Isso em quase um ano e meio na seção.
    E pelas minhas contas, pelas histórias que eu consegui me lembrar para o Acervo, apenas umas duas ou três estão terminadas. A sua não é a única, mas é uma das poucas que terminaram.

Realmente, uma coisa rara de se ver.

A primeira coisa que me veio à cabeça após ter lido o capítulo foi as novelas. Tirando a parte de que sua história não é cultura inútil que modela a sociedade, posso dizer que lembrou bastante...
    Deu aquele ar de último capítulo, onde parece que estão já sem tempo para desenvolver mais e simplesmente saem cortando cenas e mais cenas, como se tivessem que acabar rápido, pois não tem mais tempo.

Essa foi a sensação que tive ao ler o capítulo. Não vou dizer que é um lado negativo, mas essa seqüência de cortes pareceu, no mínimo estranha.
    Mas, eu acho estranho isso porque hoje, eu não me adapto mais à esse estilo, mas já houve tempos em que eu o fazia.
    Como o Jonathan, ops, Melgraon disse, o final pareceu abrupto, e não foi porque você não trabalhou mais no suspense e no mistério, mas simplesmente, porque os acontecimentos passaram de forma rápida. Você poderia ter trabalhado mais nisso.
    Outro ponto, foi o Arauto. Eu também acho que ele terminou como personagem secundário. Eu pensei sobre o título e realmente fica meio difícil haver um outro título que englobe a história de modo geral. Mas tirando esse argumento, a história não merece o título...

E, como desfecho de meu comentário, deixo duas coisas para você pensar em trabalhar melhor, pois nessa história, foram seu ponto fraco, na minha opinião.

As personagens não tiveram nenhum trabalho para aprofundar suas personalidades. Não houve nenhuma atitude ou mania que marcou alguma delas, a não ser talvez pelo Arauto. Fora isso, elas tinham alguma emoção, mas nada que marcasse elas como únicas, e isso, muitos dizem que é uma característica dos seres humanos.

Seu estilo... Os cortes são realmente um estilo muito utilizado por alguns autores como Dan Brown, e costumam ser usados como um jogo de suspense. Não vou detalhar muito no que são cortes, porque creio que você já sabe e também porque eu já falei bastante sobre eles num comentário passado.
    O problema é que você saiu distribuindo-os como se fossem planfetos, não trabalhando muito bem algumas cenas, e cortando a cena de uma forma bem abrupta, não envolvendo muito bem a característica que marca esse estilo, o suspense.
    De modo geral, foi isso que deixou sua história abrupta.

Para uma próxima, tente optar por uma narrativa mais seguida, ou seja, trabalhando apenas um fato em um capítulo, seguindo como exemplo aqui do fórum, o Melgraon.
    Ou senão, não trabalhar com esse estilo de cortes abruptos, mas encaminhar os fatos de uma maneira diferente e bem fácil de se fazer.
    Os livros que seguem esse estilo que mais me marcaram foram Musashi e O Hobbit e é um jeito muito fácil, que muda de uma cena para a outra, mas que mesmo assim não é abrupta, além de ter um elemento extra, que é a interação entre leitor e narrador.
    Aqui vai um trecho:
    Citação Postado originalmente por O Hobbit
    Foi um choque terrível. É claro que só havia treze deles, doze anões e um hobbit. Onde estaria Thorin? Ficaram perguntando-se que destino maligno fora-lhe reservado, mágica ou negros monstros, e perdidos na floresta, sentiam calafrios. Um a um caíram no sono, num sono desconfortável e cheio de sonhos horríveis, enquanto a tarde se transformava em noite escura; e ali vamos deixá-los por enquanto, por demais cansados e indispostos para montarem guarda ou se revezarem na vigia.
    E, uma última coisa, que não me lembro de ver em sua história, e em quase nenhuma outra história da seção.
    Um toque irônico é sempre interessante de se ver em uma história, ou às vezes, ela se torna muito certinha, não revelando o lado errado das coisas, e tornando a história um pouco banal...

Sobre a discussão, eu concordo sobre várias coisas no ponto de vista dele. Mas, na minha opinião, ainda há vários lados e várias regiões para se explorar "nesse mundo". O Emanoel pode explorar as guerras, pode explorar ainda várias regiões que ele citou no decorrer da história, e desse modo surgir com uma outra característica, ou seja, dessa forma, ele ainda estará inovando.
    Se ele continuar a explorar esse mesmo mundo com algo inovador, creio que será a melhor coisa que ele vai fazer...

Próxima História?

Hovelst

Publicidade:

Registro
    04-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Professor Girafales e Sir Teo Fawcet! Bela surpresa! Comentários tardam, mas não falham. Muito obrigado pelos elogios.

Opa, Hovelst! Terceiro usuário no ranking de comentários desse tópico e crítico inveterado. Agradeço pela sua presença durante todos esses meses.

Eu realmente não acho que o final foi tão abrupto. O Arauto do Expurgo é apenas um conto, lembrem-se disso. Narrativa corrida e cortes rápidos aumentam a dinamicidade do enredo e quebram qualquer possível monotonia. Não considero defeito, acredito que é um estilo bastante interessante.

Por sinal, já li Musashi (Volume I) e O Hobbit. Ótimos livros.

Concordo que faltou carisma em meus personagens, estou ciente disso e tomarei mais cuidado em minhas próximas histórias.

Obrigado pelas últimas dicas.
    Última edição por Emanoel; 25-06-2008 às 19:30.

Registro
    27-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Melgraon
    Bem, eu não sinto nenhuma vergonha em assumir quando alguma pessoa me impressiona. Sinceramente, Melgraon, você é uma das pessoas mais inteligentes que eu já vi. Me senti receoso quanto à minha opção por Direito no vestibular deste ano, porque sempre achei ser muito bom em argumentação, mas devo admitir que realmente você me convenceu, definitivamente.

Apenas um dos livros os quais você comentou, eu quero sobressaltar: O Código da Vinci. Dan Brown escreve magnificamente bem, e, diga-se de passagem, é também uma pessoa muito inteligente. Os 45 milhões de livros vendidos no mundo todo (sendo um deles, meu D: ) mostram coisas que abalam muitas pessoas ligadas ao cristianismo. E como não acreditar? Modo de escrever cativante e uso especial de cada palavra, por assim dizer. Tudo que li no Código da Vinci, falando abertamente, me fez pensar por alguns dias ou talvez meses. Talvez seja verdade, talvez apenas uma tentativa enlouquecida de criar uma verdade pré-estabelecida por antecendetes de igual loucura.

Voltando ao assunto do tópico, talvez nos agradasse ver mais uma história relativa ao Arauto do Expurgo. Mas as suas palavras foram capazes de me convencer do contrário. Felizmente, não cabe a mim ou a você decidir isso, mas sim ao Emanoel. D:

Obrigado pela conversa! :thumb:

[]'s
    Jason Walker e o Retorno do Príncipe
    Sexta história da série de Jason Walker e contando. Quem sabe não serão dez?

Este fórum exige que você aguarde 120 segundos entre posts consecutivos. Por favor, tente novamente em 1 segundos.

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nossa, e não é que a história teve um fim mesmo?!

Ainda estou lendo, aos poucos, tô quase no cap. VIII. Eu tô sem PC, e quando uso aqui na casa da minha irmã, uso pouco. Mas não poderia deixar de vir aqui!

Valeu Emanoel.

Registro
    21-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu não sei se tinha falado antes, mas é BEM melhor deixar para ler uma história quando esta está acabada.
    Uma palavra: Sensacional.
    Não tenho o mais que te dizer, só te congratular e repetir: sensacional!

Registro
    11-12-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Totalmente excelente... Você escreve muito bem...
    estou esperando o proximo livro... axo q vc deve fazer uma coisa bem diferente.
    Tipo... com um tema completamente diferente.... e se num for pedir muito faz um livro tipo de assassinato cm suspense que eu acho os melhores...
    Parabens ae e boa osrte pro proximo... xP

Publicidade:

Permissões de Postagem