O nepotismo é reprovável, e mais uma prova irrevogável do nosso pífio sistema político e da falta de caráter de nossos "queridos" parlamentares. Eu jamais me submeteria a algo tão imoral. Não só imoral como ilícito também. Mas a sujeira corre solta mesmo assim. São José dos Campos é uma das cidades brasileiras com maior índice de nepotismo, e o prefeito trata a coisa com a maior naturalidade, alegando que não pode colocar pessoas que não gozem de sua confiança e usando uma alegação falaciosa (para mim foi), dizendo que se o presidente tem a primeira dama, o prefeito também deveria ter. Agora eu gostaria de saber que raios a primeira dama tem a ver com nepotismo? Até onde eu sei, o Lula não deu nenhum cargo à sua esposa. Se o deu, está cometendo uma ilegalidade. Sem falar que fala que tem uns 90 familiares de diferentes família no poder. Mas parece que o Ministério Público vai exonerar um a um :riso: .
E por esses e outros motivos que eu desprezo esse país, ou melhor, as pessoas que nele habitam. Política virou pão e circo, e gente com maior competência acaba perdendo cargo para qualquer bunda suja que tenha parentesco com político.
Uma coisa é conquistar as coisas por mérito próprio, outra coisa é querer as coisas na lambuja, e o pior de tudo, de forma ilícita. Quem decide quem entra ou sai é o concurso público e, por uma questão de eqüidade, todos, sem exceção, deveriam se submeter a tal.
Mas não é bem isso que acontece. Esse nepotismo escrachado é ilícito, mas ainda existem fatores lícitos que são idênticos ao nepotismo, mas que só não são chamados como tais, porque estão em consonância com a lei. Quem escolhe os ministros? Somos nós? Não, quem escolhe é o excelentíssimo senhor presidente.
Não tem problema parente obter cargos comissionados, desde que por vias lícitas. Se eu for político algum dia (que Deus me ouça!), vou tentar aprovar projetos como a revogação da imunidade parlamentar e vou cortar muitos gastos. Veja bem, vou tentar. Porque uma coisa é apresentar um projeto de lei, mas de nada adianta se a maioria dos parlamentares são sacanas e só querem saber do bem e bom.
É que nem o pai do colega aí de cima fez. A atitude foi louvável e digna de congratulações, mas adiantou alguma coisa? Não! Por que? Porque falta moral e ética a muitos políticos desse país!
Mas não faz muita diferente. O pessoal até da razão né? Acha certo empregar parentes e pensar só no próprio umbigo. Realmente, o povo merece o governo que tem, ou pelo menos, boa parte!