Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: O Mais Completo Tutorial de Rookgaard de Todos Os Tempos!

Registro
    30-04-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Atenção O Mais Completo Tutorial de Rookgaard de Todos Os Tempos!

Ae povo.

Como tem alguns amigos meus começando, e estão perguntando muita coisa, resolvi fazer esse tutorial para eles, mas como eu so usuário do fórum, já to aproveitando e postando aqui também. Então aí vai umas dicas, com fotos e tudo mais

ENTRANDO
    Colocando account.
    Para entrar no jogo, após efetuar o download, e se cadastrar no site, deve-se clicar no botão 'Enter Game', e em seguida (óbvio) colocar sua account number e embaixo sua password.

Selecionando personagem
    Abrirá uma janela então mostrando todos seus chars (personagens) e o mundo deles. Selecione o seu personagem, e pronto, nascerás no templo.

Mudando outfit.
    Logo que entrares, verás uma janela para mudar a cor da sua roupa. Selecione a cor de sua preferência, e estás pronto para começar sua jornada no incrível mundo que é Tibia.
    PS: Detalhe da foto: Cipfried é um padre, quando vc estiver Envenenado ou com baixa vida, é só falar para ele: "Hi" e depois "Heal". Se vc estiver envenenado e com baixa vida, fale isso duas vezes. A primeira cura o Poison, e a segunda reestabelece um pouco de sua vida.

CONFIGURANDO
    Controles
    Bom, como meu tutorial prevê comandos fáceis e simples, então a primeira coisa a fazer é ir em Options >> General >> Tibia Classic Control [x]
    Isso ativa os controles antigos do Tibia, que só é preciso dar um toque para fazer o básico (Use) no objeto; deixar essa opção desmarcada implica em que todo clique tenha que dar outro clique, pois aparece o menu. Cada um com sua escolha, mas eu particularmente prefiro Classic Control

BÁSICO
    Botões
    O quê cada botão faz (variações em amarelo):

Skill - Mostra suas skills (sword, axe, fishing, etc); também é possível ver seu level e magic level, e se deixares o mouse um pouco sobre a skillbar, verás quantos % ainda faltam para que evoluas.
    Battle - Mostrar quais monstros/jogadores estão aparecendo em sua tela, especialmente útil em lugares escuros, onde não vêes o limite da tela, mesmo assim o monstro aparecerá na Battle.
    VIP - Mostra seus contatos; É possível editá-los, colocando estrelas, caveiras, corações, etc. Muito útil para quando alguém te deixar hunted, porém isso é inútil em Rookgaard.
    Logout (preto) - Sair do jogo; cuidado: quando a Battle estiver aberta, não dar Exit: apesar de vc ter conseguido sair, o seu char ainda permanecerá on-line. Certifique-se de que o local onde der Exit é seguro, sem monstros por perto.

Vida & Mana (vermelho) - Mostra quanto ainda tens de vida (HP) e mana (MP). Sempre que estiver batalhando contra algum bixo, fique de olho nessas barras; se ela chegar ao vermelho (in-game) ou mesmo antes, e estiveres apanhando muito, como para um Orc Spearmen por exemplo, saia dali imediatamente. Cuidado também com Poison, que irá diminuir sua vida gradualmente, e pode te matar, se não tiveres comida.

Ekips (verde-escuro) - Mostra todos os equipamentos que estarás USANDO dentro de uma batalha; se algum equipamento estiver dentro de sua backpack (BP) isso significa que vc está apenas guardando-o, e não usando-o. PS: A escolha da posição da arma/escudo é indiferente, sendo que se a arma estiver na mão direita dará o mesmo dano que se estiver na mão esquerda; o mesmo serve pro escudo.

Barra de "Situação" (verde-claro) - Mostra as situações pelo qual seu char está passando: se ele estiver batalhando, ou tiver um bicho por perto, aparecerá um símbolo de duas espadas se cruzando; se estiveres envenenado, queimando, eletrificado ou sob efeito de alguma magia (coisa que não é possível em Rook) aparecerão símbolos nessa barra.

Como seu char se comporta na Batalha (azul) - Esses botões servem para ver como seu char se comporta na batalha: As duas espadas se cruzando significa Full Attack (ataque total, seu char usará a maior força possível, tirando mais dano do monstro, porém defenderá menos, recebendo mais danos), uma espada e um escudo significa Balanced (ataca e defende na mesma proporção), e o escudo sozinho significa Full Defense (ataca menos, porém defende mais). Do lado direito, temos uma pessoa parada, uma pessoa correndo e uma mão. O cara parado significa que o seu char não perseguirá o monstro, se ele fugir (alguns bichos fogem quando apresentam vida baixa), o que só acontece com a pessoa correndo em modo ligado; a mão serve para que, quando fechada, vc possa atacar jogadores sem caveira, porém isso é uma coisa que não tem grande importância em Rook e não vou colocar no tutorial.

Botões de Utilidades (laranja) - Stop serve para que quando seu char estiver andando, parar imediatamente de fazer aquela ação; serve também para ataque em bichos, etc. Options abre a janela de configuração, onde é possível editar seus Hotkeys, opções de vídeo, etc. Help abre a janela com opções para abrir o channel de Help, ver as FAQ's do site oficial, etc.

Subindo em Escadas
    Bom, como já vi muita gente me perguntar isso, e morrer por não saber como faz isso direito, então resolvi incluir essa parte no tuto. Para subir na escada, é simples: basta clicar na parte indicada na foto, e não clicar na escada propriamente dita.

Usando Rope
    A mesma coisa: para usar a Rope, basta clicar com botão direito nela, e, em seguida, clicar na área indicada na foto, que na verdade são as "manchas" que indicam que ali é possível usar Rope.

Olhando Itens
    Ah, uma coisa que muita gente que usa Classic Control não sabe como fazer (pois &#233 é olhar os itens, que é muito importante. Para olhar determinado item ou pessoa, basta segurar Shift e dar um clique sobre o objeto/pessoa que estás querendo olhar. Ou então clicar ao mesmo tempo com o botão direito e com esquerdo. Look em pessoas mostra o level e a guilda; look em ekips mostra sua defesa/ataque (em armaduras, calças, etc, a defesa chama-se "Arm") e seu peso; look em containeres (é assim que se escreve?) mostra o 'volume' daquilo; por exemplo, em uma bp, que tem 20 espaços para guardar coisas, lê-se "You see a backpack (Vol:20)."

Trade
    Outro tópico importantíssimo do Tutorial: o Trade. Já vi muitas pessoas serem roubadas por não saberem dar o Trade, então é uma coisa super importante em Rook e que vou lhes ensinar agora. Para dar o Trade, é muito simples: basta segurar Control (Ctrl) e dar um clique sobre um objeto, e depois que aparecer o menu, selecionar "Trade with". Agora clique sobre a pessoa que vc quer trocar, e espere pela resposta dela. Se os itens forem como vc quer, clique em Accept, senão, clique em Cancel.

GANHANDO EXPERIÊNCIA/DINHEIRO
    Atacando/Matando Criaturas
    Quando vc já tiver feito e visto as coisas do básico, chegou a hora de evoluir seu char. Para isso, vá no celeiro (construção com chão de terra logo acima da loja do Tom, com detalhe em azul no mapa) e desça na escada. Lá há apenas um Rat, então dá para matar fácil. Na hora que vc descer, e ver o Rat, abra sua Battle e clique com botão esquerdo sobre o Rat; ou clique com botão direito direto no Rat in-game. Se vc tiver atacando, aparecerá uma borda vermelha em volta do monstro. Se ele estiver te atacando, aparecerá uma borda preta em volta do bicho. Fique de olho em sua vida, e se ela chegar a menos de 40, suba na escada e saia dali. Mate algumas Sheeps, e coma algumas Meats até recuperar sua vida de novo.

Pegando Dinheiro/Itens dos Monstros Mortos
    Após vc ter matado o Rat, vai ficar o corpo dele morto lá (se ninguém roubar ¬&#172. Então, dê um clique com botão direito sobre o corpo do Rat morto, e, após aparecer os itens dropados pelo monstro, arraste (clique com botão esquerdo sobre o item, segure, arraste até dentro de sua bag, e solte o mouse) para dentro de sua bag. Pronto, vc acaba de ter adquirido suas primeiras moedas do jogo, os famosos GP's

Vendendo Comida/Corpos de Monstros Mortos
    Uma forma rápida de ganhar dinheiro também, é pegar a comida que os bichos deixam e vendê-las no Willie (loja a extremo Oeste do templo, passando a ponte de madeira, perto do campo de trigo). Ou então, pegar o corpo de Rats/Rabbits e vendê-los ao Tom (loja a esquerda do centro) falando o que está na foto. Por cada corpo, vc ganha 2 gps. Para cada Meat ou Cheese, vc ganha 2 gps também. Para cada Ham, vc ganha 4 gps. Eu aconselharia ficar fazendo isso até conseguir comprar uma Mace e poder matar mais Rats. Para fazer isso, basta falar o que está dito na foto. O NPC que vc deve falar isso está logo ao lado do chat. PS: Enquanto estiver sem Ekips relativamente bons, nunca ir até o segundo andar do celeiro. Vc pode ficar preso pelos Rats e acabar morrendo.

EKIPS
    Ekips Recomendados Até Level 4 & Ekips Recomendados A Partir do Level 5
    Como se pode ver, os Ekips que eu recomendo até o level 4 são esses da primeira linha, e os recomendados a partir do level 5 estão na segunda linha. Os que estão centralizados significa que eles são recomendados durante toda sua estadia em Rook, sem necessidade de comprar algo melhor.

Para montar os Ekips Recomendados Até Level 4, basta ir em acampamentos de Trolls (cuidado: sem uma Mace, vc não conseguirá matá-los rapidamente e poderá acabar morrendo; nesse caso, leve algum amigo com vc, ou então espere alguém matar os Trolls e vc pega o loot - NÃO É ROUBAR - dos corpos já mortos; sempre tem Wooden Shields, etc, nos corpos de Trolls mortos) e pegar alguns Ekips para vc. Com excessão do Doublet (item de quest), todos os itens são facilmentes adquiridos.
    Para fazer os Ekips do level 5, vc tem 2 opções: comprar de players, que sairá mais caro, ou então matar Skeletons (cuidado) com algum amigo de confiança e pegar tudo o que eles dropam. Maces, Brass Shields, Viking Helmets, Hatchet (se vc conseguir pegar 4 Hatchets e vendê-los ao Obi, vc conseguirá uma Platinum Coin) e outros objetos. Skeletons também são uma boa fonte de tocha, visto que em Rook não há magias de luz então o jeito é usar tocha mesmo.

CHEGANDO AO LEVEL 8
    Bem, agora chega a hora em que cada um segue seu rumo. Há os que prefiram caçar nas Poison Spider (alta experiência/hora, porém baixo loot), os que prefiram caçar nos Skeletons (média experiência/hora, devido aos baixos respawns, porém loot ótimo) e há ainda aqueles que prefiram caçar nos Trolls/Orcs (alta experiência/hora, bom loot em gps, sem itens bons) e Wolves e Snakes (alta experiência/hora, bom loot em food, pode se tornar uma boa fonte de dinheiro se vender as comidas no Willie). Mas isso, é cada um pro seu lado, cada um segue seu rumo de como pegar level 8.

PASSANDO PARA MAIN (CONTINENTE PRINCIPAL)
    Bem, é agora que chega sua verdadeira aventura. Com level 8, vc pode passar para o continente principal, mas antes, vc deve vender todos seus ekips que tenham algum valor em Rook, pois enquanto vc pode vender Chain Armor para players por 100 gps em Rook, em Main vc não conseguirá mais do que 70 gp vendendo para um NPC. Vá até o Oracle, que está acima da biblioteca. Vc deve escolher a cidade que vc mora (que pode ser mudada simplesmente passando no Teleport que tem embaixo do templo da cidade) e a profissão (escolha bem, não pode ser mudada mais tarde). Mas, isso é cada um com sua escolha. Vou ensinar apenas como passar para Main.
    Vá até o Oráculo (segundo andar da biblioteca, que tem o NPC Seymour) e fale Hi. Ela vai te perguntar se vc está preparado para encarar seu destino. Fale yes. Então, ela vai te perguntar em qual cidade vc quer morar (Carlin, Thais, Venore, etc). Fale a cidade de sua preferência, e após ela perguntar qual profissão vc quer ser, vc responde. Não vou falar muito sobre cada profissão, há um tópico explicando detalhadamente as profissões no TibiaBr. Ela vai perguntar se vc tem certeza, fale Yes, e parabéns, vc acaba de concluir esse tutorial e iniciar uma nova vida em Main, o continente principal. Qualquer dúvida, tá tudo explicado na foto

OBSERVAÇÕES
    São coisas que num vejo muitos tutoriais explicando, então resolvi postar.

Slime - É limo, poção verde. Muita gente que quer se achar o engraçadinho pega esse Slime e dá para as pessoas, falando que é Life Fluid. Nunca beba, e sempre que alguém te oferecer algo, de um 'Look' (shift + clique) no objeto. Se for Slime, vai aparecer, por exemplo, "You see a vial of slime." Se aparecer qualquer coisa que tenha Slime, não aceite, e, muito menos, beba.

Runa - Pouca gente sabe, mas há um tipo de runa em Rook: Antidote Rune. Essa runa, que custa 40gp, neutraliza os efeitos do Poison. É muito usada para a quest da Katana, que é preciso passar por cima de Poison Fields, pequenas 'fumacinhas' de Poison, que, quando se passa por cima, vão tirando sua vida gradualmente. Neutraliza qualquer tipo de Poison, é aconselhável sempre levar em sua BP, em caso de vida baixa e envenenamento. Porém, não convém desperdiçar com poison de Snake, por exemplo. Use a cabeça, e poderás ficar rico

Yell/Whisper - Traduzindo, gritar/sussurrar. Muito útil (o Yell) para fazer ofertar de Sell/Buy no centro. Para isso, basta clicar no auto-falante, como indicado na foto. Auto-falante com 2 tracinhos, significa Yell (sua fala pode ser ouvida a várias telas de distância). Sem nenhum tracinho, é Whisper (murmurar, só pode ser ouvido por quem está mais próximo de vc) e um tracinho apenas é a fala normal, ouvida por quem está na sua tela.

Fishing - Eis o que vai precisar para conseguir comida: Fishing Rod (150gp na loja) e algumas worms (facilmente conseguidas nos Rats).
    Clique com o botão direito na Rod (vara) e clique com botão esquerdo na água. Repita essa operação até pescar o número de peixes desejados. Quando suas worms acabarem, vc não pescará mais nada. Quando vc não tiver capacidade (cada peixe pesa 5.2oz), o peixe pescado vai ficar no chão.
    Conforme vc vai pescando, seus Skills de Fishing vão aumentando. Quanto mais skill de Fishing vc tiver, mais chances de pescar o peixe vc terá.

Fields - Há alguns Fields em Rook (Poison, Fire e Energy) que são muito perigosos. Nunca passe por um Field se vc não estiver com vida cheia, e os Fields de Fire e Energy não podem ser curados. Já os de Poison podem, como já dito nesse tutorial, ser curados pelo uso de uma Antidote Rune.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Draco; 28-05-2006 às 22:18.

Registro
    24-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sinceramente achu ke o locke vai lockeia o topico pq ja existe semelahnte U_u...
    Está aberta a temporada de caça aos 3 dígitos.
    <Since 04/05/2008. On lvl 75.>
    <<Until 21/05/2009. On lvl 100>>

Registro
    14-05-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Pena que quando eu começei a jogar não tinha esse tipo de tuto xD
    tive que aprende na marra

Citação Postado originalmente por DracoHumano
    Yell/Whisper - Traduzindo, gritar/sussurrar. Muito útil (o Yell) para fazer Blah Bleh Blih Bloh Bluh....
    isso ja me deu muita raiva ¬¬"
    teve um dia q pensei q o meu capslock tava bugado
    mais a gente aprende neh ^^

Muitoooo bom o tuto ^^
    creio q vai ajuda muitas pessoas...
    nota 1,0...
    demoro quanto tempo pra faze?

Death...

http://img523.imageshack.us/img523/1914/10qm6ar3xz.png
    Clique na Bar para ir ao tópico Oficial da Familia Glifberg - Hail Glifberg's

Registro
    19-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

alem do locke poder feixar, podera deletar sua imensa assinatura o.o

Registro
    30-04-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Death Smile
    Pena que quando eu começei a jogar não tinha esse tipo de tuto xD
    tive que aprende na marra

isso ja me deu muita raiva ¬¬"
    teve um dia q pensei q o meu capslock tava bugado
    mais a gente aprende neh ^^

Muitoooo bom o tuto ^^
    creio q vai ajuda muitas pessoas...
    nota 1,0...
    demoro quanto tempo pra faze?

Death...
    Pouco... quase um dia... assim... isso pq eu tava runando ^^

Citação Postado originalmente por Iguito
    Sinceramente achu ke o locke vai lockeia o topico pq ja existe semelahnte U_u...
    &#201; eu sei... mas tipo eu tava fazendo na moral pq tem uns amigos meus come&#231;ando em Rook, e pra num ter que responder a mesma coisa pra todo mundo v&#225;rias vezes, pensei no tuto. E j&#225; que so do f&#243;rum, pq n&#227;o postar?

Mas... se fecho fecho... (de repente ele sente d&#243; pq o meu tutorial fico melhor do que o outro, e dexa esse aberto ^^)

Flws

Publicidade:

Registro
    22-02-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão PARABENS PELO EMPENHO

Ao contr&#225;rio dos amigos abuga e Iguito, a minha opini&#227;o eh q um t&#243;pico como esse nunca havia sido feito aqui .. sinceramente qdo eu li achei q seria mais um, por&#233;m, esse &#233; muito &#250;til para quem est&#225; come&#231;ando, na minha opini&#227;o, o Locke deveria FIXAR esse t&#243;pico, pois esse tutorial sim eh &#250;til, at&#233; mais q o do pr&#243;prio tibiabr. Explicado com imagens (pra quem nunca jogou tibia isso ajuda d+).

Estais de parabens pelo excelente t&#243;pico guerreiro, em nome dos iniciantes eu lhe agrade&#231;o pela paci&#234;ncia e efici&#234;ncia imposta nesse t&#243;pico.

&#201; f&#225;cil olhar com olhos de Rooker experi&#234;nte, dif&#237;cil eh olhar com olhos de iniciante .. vc teve essa afinidade.

AGORA EH COM VC LOCKE

[EDITED] Sua assinatura sim deveria ser deletada ou auterada. Al&#233;m de receber um alerta por ela ^^
    Última edição por Cidolfas; 29-05-2006 às 00:46.
    ROOKGAARD É MEU LAR
    :sword: (COMUNIDADE NO ORKUT):medieval:

A ILHA DAS ÁRVORES DRAGÃO
    (SERÁ QUE A CIP ENTROU EM CONTATO COMIGO??)

EU SOU FÃ DO ROOKSTAT.COM
    E VOCÊ??????

Registro
    07-04-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tamb&#233;m acho que deveria Fixar.. pois tem imagem que &#233; muito importante

Registro
    22-03-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ja existe um tutorial oficial no site do Tibiabr, agora me esqueci o link lol.
    Ja botaram tuto non-oficial aqui e o LOcke fecho!
    Ja ja o tiu Locke vai fecha, pelo que eu conheço ele.

Ps:Lol....ja tem 5 ou 6 fixos

~Willian

F&A ETERNO BFR Avatar de el mont bolado
    Registro
    19-02-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Se fechar eh sacanagem =/
    na vez de fechar esse fecha os outros
    esse aki tah bem melhor q os outros
    o kra levo moh trabalhao pra uns kra na vez de dar parabens fica fazendo pe frio
    fala serio
    seis que fica fazendo pe frio vai arruma enprego
    fixa ai locke

Registro
    25-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Arrow

Olha... Mesmo sendo um t&#243;pico excelente, n&#227;o posso usar dois pesos e duas medidas nos tutoriais.

Recomendo ao autor que mande o texto ao Administrador. Quem sabe ele n&#227;o o adiciona no site?

Como consolo, fiz um update no t&#243;pico do Burrinho e coloquei o link deste t&#243;pico l&#225;. D&#234;em uma olhada.

Tente criar t&#243;picos did&#225;ticos que falem sobre outros temas, DracoHumano. Voc&#234; tem talento.

Fuego!

:2gunsfiri :angryfire

<Fechado>

Publicidade:

Permissões de Postagem