Armas, munições, runas e Spells
...::Armas e munições::...
As armas de distance são as mais variadas possível, não tanto em relação a melee weapons, mas é o suficiente, primeiro irei cobrir as throwing weapons e depois o BOW > CROSSBOW/ARBALEST!
Pode parecer simples, mas vai exclarecer a maior parte das pessoas que estão começando agora a jogar, vamos lá:
p.s.: "Tirei" as imagens e os textos do erig, mas fui eu que escrevi tudo o que está lá em relação a distance weapons, então pro inferno com isso!
Snowballs
0/0
Peso: 0.80 oz
Alcance: Toda a tela
As bolas de neve não tem ataque e nem defesa, antigamente podíamos treinar com elas, visto que não era necessário dar dano no oponente.
Assim como hoje em dia as snowballs acabavam, mas podiam ser encontradas
aos montes nas ice islands (Folda, Vega e Senja).
Hoje em dia ela só pode ser encontrada em Yeti's ou todo ano com o Papai Noel (normalmente é um dos presentes dele).
Recomendo guardar elas, é mais um item de decoração do que para uso efetivo, mas como é uma arma de distance, não podia deixar de aparecer! :)
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Small Stones
5/0
Peso: 3.60 oz
Com o update do 8.0, as pequeninas pedras são as melhores armas para treino sem discussão, visto que tiveram seu ataque reduzido de 10 para 5 e as spears ficaram muito fortes para treinar com os novos danos!
Existe um respawn de 34 perto da entrada da GS de Venore (blood herb).
Femur Hills (free) e goblins de Edron (premium) também são lugares muito bons para coletar elas.
Você pode obter small stones em: Goblins, Stone Golems, Sibangs, Gargoyles, Grorlam.
Melhor maneira de obter: Goblins
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Spears
25/0
Peso: 20.00 oz
As lanças perderam um pouco do ataque e do brilho de antigamente (30 para 25), mas ainda são a melhor escolha para os Paladinos que não querem gastar muito.
Apesar do ataque ser igual de uma arrow, existem muitas vantagens em usar spears, principalmente pelo fato de usar o shield, diminuindo danos e permitindo caçar monstros fracos em pequenos espaços confinados, são também uma grande opção para matar monstros fracos no caminho de uma cave mais forte sem gastar absolutamente nada.
Spears são um
must have se você quer caçar com Enchanted Spears e ir encantando mais enquanto caça, spears são uma arma chave em todos os levels dos paladinos!
Vale notar que todas as spears tem ataque válido para toda a tela ao contrário do crossbow/arbalest e algumas outras armas de distance!!!
Apesar disso você provavelmente vai logo querer passar para as Royal Spears (Req: level 25) logo as spears continuam sendo restritas a levels mais baixos ou ainda a treinos.
Cada uma é 10gp nas lojas, também é possível obter spears em: Troll, Frost Troll, Island Troll, Orc Spearman, Orc Shaman, Black Knight, Valkyrie, Lizard Sentinel, Pirate Marauder
Melhor maneira de obter: Troll e Valkyrie
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Throwing Knifes
25/0
Peso: 5.00 oz
As facas são encontradas em diversos monstros, a maioria que fica meio fora de mão para um Paladino caçar (como stalkers) mas eu acho interessante caçar Dworcs, os Fleshhunters dão estas facas em seu loot as vezes.
Note que facas são bastante pesadas também, mas sem diferença em precisão ou força, é uma opção leve para se usar shield junto (mais leve que spears) porém que sempre são superadas por arrows (mais leves e melhores) ou spears (mais pesadas, mas também melhores no geral).
Você pode obter Throwing Knifes em: Orc Leader, Stalker, Dworc Venomsniper, Dworc Fleshhunter, Pirate Buccaneer, Hellhound.
Melhor maneira de obter: Dworcs (os dois tipos).
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Viper Star
28/0
Peso: 2.00 oz
Viper Stars são estrelas com veneno e funcionam como Throwing Stars normais, porém
muito mais fracas e com a característica de dar poisons de 2hp/turno, como fazem as poison arrows.
O uso para essas stars é limitado, mas é sempre engraçado poder jogar nos seus amigos e irritar eles com poisons de 2 :) (sério).
Você pode obter Viper Stars em: Assassin
Melhor maneira de obter: Assassin
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Throwing Star
30/0
Peso: 2.00 oz
Antigamente as Estrelas ninjas eram mais fracas do que as Facas, depois ficaram mais fortes do que bolts, e agora foram reduzidas para ficar igual bolts, que confusão não?
As Throwing Stars tem a vantagem de poder usar um Shield junto e elas quebram pouco, porém apresentam uma taxa de quebra elevada em relação as outras throwing weapons.
No 8.0, não só seu ataque foi baixado, mas também seu preço, de 50gp para 42gp por cada uma em Edron, é uma boa opção hoje em dia, porém com armas mais fortes continua sendo bastante limitado o custo-benefício.
Você pode também obter Throwing stars em: Assassin, Crypt Shambler, Demon Skeleton, Lich, Orc Warlord, Pirate Corsair.
Melhor maneira de obter: Crypt Shamblers e Demon Skeletons (mate todos que ver no caminho de suas hunts e vá guardando, eventualmente irá ter muitas se caçar em tumbas/necros/forbidden islands/hellheim/hellgate).
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Hunting Spear
32/0
It can only be wielded properly by players of level 20 or higher.
Peso: 22.00 oz
Essas spears são fortes, porém com alto índice de quebra (infelizmente), podem ser obtidas de Dworc Fleshhunter, Barbarian Brutetamer, Lizard Sentinel, Orc Berserker, Valkyrie.
A melhor maneira de obter essa arma é com Lizards e Valkyries.
Aguardam-se estudos maiores em relação a utilidade dessa spear, porque apesar de forte no ataque, quebra relativamente facil e a forma de obter elas é bastante duvidosa (não duvidosa no sentido que você está pensando safadinho).
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Royal Spear
35/0
It can only be wielded properly by players of level 25 or higher.
Peso: 25.00 oz
Royal Spears podem ser compradas por 15gps em lojas de armas (premium até onde eu sei) e são bastante fortes, essa deve ser a arma de escolha da maior parte dos paladinos por diversas razões.
Muitos gostam das enchanted spears pois duram mais, pesam menos e ao fazer muitas enchanted, gasta-se mana fluids aumentando o ML, porém apesar disso as royal continuam sendo --->>>>> NA MINHA OPINIÃO <<<<<--- melhores.
Durar mais é bom, mas com 4k você encanta
25 spears, já com 4k você compra cerca de
267 royal spears, logo mesmo que enchanted durem 1,5 vezes mais, com o mesmo dinheiro você irá comprar mais de
10 vezes em número de royal spears.
Outro argumento é que usando os MF você irá aumentar ML, mas vamos falar a verdade: ML não serve para nada atualmente e ele não faz nada que o level não faça melhor, você com ML 15 (isso o 15, se for pegar um ml mais avançado como o 17 ou o 18 é MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO mais) gasta centenas de bps de MF para aumentar um pouco, e quando pegar o 16, não irá afetar virtualmente nada na fórmula, pegue 2 levels que você terá o mesmo efeito (na verdade um pouco maior) de 1 ml upado (fato), lembre-se que exori con não usa ML.
Você pode obter Royal Spears em: Dragon Lord, Orc Leader, Green Djinn, Efreet
A melhor maneira de se obter é em: Dragon Lord e Orc Leader
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Enchanted Spear
38/0
It can only be wielded properly by players of level 42 or higher.
Peso: 20.00 oz
Enchanted Spears são
FORTES, você pode derrubar monstros com facilidade usando uma dessas, paladinos podem aprender esse spell por 2000gps (2k) em Edron somente e o spell para encantar é o
Exeta Con gastando 350 de mana.
Por serem caras para se fazer e as suas vantagens em relação as royal spears serem nulas (exceto pelo fato de que elas tem um ataque ligeiramente maior) é bom limitar o uso de enchanted spears para hunts realmente necessárias, você não terá um bom lucro usando elas, para hunts como: Guards, Dragons utilize royal spears e terá melhores resultados.
Mas elas não são tão inúteis como você está pensando! Enchanted Spears são até melhores do que Power Bolts no quesito PVP por diversos motivos:
Tem um ataque muito próximo dos power bolts (apenas 2 de diferença), logo é mais forte do que as royal spears e na hora de matar ou de war não se pode poupar nenhum ponto de ataque para matar o oponente.
Mas pera Tio, então porque não usar Power bolts?
Eu te respondo com duas vantagens essenciais em combate:
1ª É possível usar Shield junto, aumentando a resistência dos paladinos em combate grandemente.
2ª A Enchanted Spear alcança a tela inteira possibilitando maior alcance se os oponentes estiverem bem nas bordas (muito melhor do que usar power bolts e ter seu ataque = 0 nesses lugares).
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Assassin Star
65/0
It can only be wielded properly by players of level 80 or higher.
Peso: 2.00 oz
Assassin Stars são o maior poder de fogo de um paladino, você precisa ter o outfit de Assassin (full, infelizmente) e falar com Atrad em Goroma para comprar essas stars por 450gps, cada uma delas é extremamente poderosa, porém quebra sempre no primeiro hit sendo usada para PVP principalmente, você não vai ouvir falar muito de Assassin Stars para caçar no tutorial, ou não irá ouvir falar sobre elas mais totalmente, mas saiba que são letais em PVP principalmente.
Também podem ser encontradas em: Warlock, Behemoth, Demon
.:: Poder Ofensivo Two-Handed ::.
BOW 
Peso: 31.00 oz
O arco será seu companheiro de longa data, e ele aceita diversas munições, todas as flechas listadas a seguir podem ser atiradas por um bow comum e o dano depende de 3 fatores: 1º O ataque da munição / 2º Sua distance / 3º Seu level, quanto maior melhor, como o ataque da munição é o mais valorizado na fórmula, um paladino level baixo usando onyx arrows irá hitar igualmente ou maior a um paladino bem mais forte usando arrows comuns.
Vou postar sobre todas as munições que o Bow já teve (exceto a Power Arrow) e vou comentar cada uma delas.
Arrow
Atk: 25
Peso: 0.70 oz
O que seria de um arqueiro sem seu arco.. ou melhor ainda, sem suas flechas?
As arrows tem ataque 25, visto que hitam a mesma coisa que uma Throwing Knife.
Na parte de criaturas de meu tutorial, irei ressaltar quando usar arrows e quando não é legal usar elas.
Cada arrow custa 2gp*
Cada 100 arrows custam 200gp*
Cada bag de arrows custa 1.6k (1.600 gps)*
Cada bp de arrows custa 4k (4.000 gps)*
* = Preços nas lojas de NPC, com jogadores os preços de bps de arrows e de arrows devem ser INFERIORES a estes que eu citei
Nada muito mais a acrescentar sobre arrows comuns, elas tem uma chance de erro substancial, mas é geralmente mais interessante utilizar spears sempre que você puder, royal spears também substituem arrows muito bem após o level 25.
Poison Arrows
Peso: 0.80 oz
As Flechas envenenadas são praticamente inúteis.
Estas flechas tem um poder de perfuração só igualado pelo Power Bolt, mas elas não dão dano imediato nenhum.
Ficou curioso sobre este "poder de perfuração"?
Pois bem, se você pegar um punhado de poison arrows (digamos umas 20) e saia atirando nos seus amigos, irá ver que com uma distance baixa você consegue tanto envenenar seu amigo Sorcerer quanto um Knight mais resistente!
Enfim, a CIP tentou dar uma razão para estas Arrows, mas atualmente, elas são inúteis.
Vale por comprar a magia de Exevo Con Pox e sair envenenando o povo (cuidado!!)
Sniper Arrows
Peso: 0.70 oz
It can only be wielded properly by players of level 20 or higher.
Sniper Arrows são flechas realmente precisas e a chance de erro delas é de inferior a 2%, é 1 tiro, 1 acerto (virtualmente) sempre, elas custam 3gps e o uso delas depende da sua criatividade
Supõe-se que o ataque delas seja o mesmo que de arrows comuns, porém com melhor precisão você terá dado maiores danos no fim das contas.
Burst Arrows
Peso: 0.90 oz
Essa flecha ganhou novo significado após o 8.0, onde o dano dessa arrow é calculado pelo level+distance fighting e não mais magic level como era antes!
A burst veio para substituir as gfbs que nós perdemos, mas vamos ser francos, ela não chega perto de uma GFB antiga, você terá danos de área 3x3 consistentes e muito parecidos com bolts comuns, mas a eficiencia das bursts também é limitada, outras coisas podem substituir ela muito melhor como verás a frente.
Lembre-se que dragons dropam estas arrows, fique esperto para guardar elas sempre que puder!
Onyx Arrows
Peso: 0.70 oz
It can only be wielded properly by players of level 40 or higher.
Onyx é uma pedra escura e brilhante conhecida por sua dureza e por sua beleza, depois que um ourives maluco resolveu juntar isso com uma flecha, o resultado é algo muito preciso e forte, quase chegando ao dano de um power bolt, muitos paladinos estão aprendendo os usos das Onyx Arrows, mas elas não deverão ser usadas tão constantemente assim, seu preço é salgado sendo 5gps por arrow.
Ainda assim essa arma é muito promissora, vamos ver ao longo do tutorial se eu não mudo de idéia huh? :)
X
UMA PALAVRA SOBRE ARBALESTS E CROSSBOWS:
Muitas pessoas se perguntam qual a real diferença entre um arabalest e um crossbow? E eu respondo: 1 SQM.
Sim! Esqueçam todo o papo que arbalest da mais danos, ou é mais precisa,
não é verdade, a única vantagem é que uma arbalest acerta mais longe que o crossbow em 1 quadradinho nas extremidades esquerda e direita da tela.
Como você vai querer usar um aol enquanto anda com um arbalest, ela é recomendada somente a levels altos que precisam andar de aol pois usam soft boots, backpack of holding e outros itens especiais (ou ainda porque carregam muitas runas ou simplesmente precisam usar o aol), logo não vale apena usar o aol somente pela arbalest, além disso ela é mais pesada e o bonus não compensa o onus.
obs: Vou falar crossbow quase sempre agora, mas vale também para o arbalest I.E.: na maior parte das vezes.
O Crossbow é a arma que você vai depender no Tibia.
Confiável, ele dispara atualmente 4 tipos de munições as quais veremos agora:
Bolt
Atk:30
Peso: 0.80 oz
Bolts são sempre bem vindos, pode parecer idiota este conselho, mas
NUNCA rejeite nenhuma doação de bolts, pegue todos os que encontrar e normalmente alguns amigos podem ter bolts sobrando.
Procure comprar de jogadores as bps de bolt, visto que irão dar um lucro grande nas suas hunts,
mas não fique parado no depot tentando comprar uma!!
Fazer uma bp de bolt é raro, e normalmente pessoas tem no máximo bags para vender.
[b]NUNCA faça bolts, você não deve ficar parado no depot, se precisar ficar e faça enchanted spears (caso tenha o level necessário), mas fazer bolts (ou qualquer outra munição para falar a verdade) para caçar depois é besteira completa, não perca seu precioso tempo.
Geralmente royal spears serão melhores que os bolts comuns em todos os aspectos importantes: ataque, duração, alcance... mesmo assim é válido usar eles em certas horas.
A seguir a lista de preços deles:
Cada bolt custa 3gp*
Cada 100 bolts custam 300gp*
Cada bag de bolts custa 2.4k (2.400 gps)*
Cada bp de bolts custa 6k (6.000 gps)**
*= preços da loja, NPC, com jogadores deverá ser mais barato
**= preço da bp de bolt com jogadores de 4 - 4,5k geralmente
Piercing Bolt
Atk: 35(???)
Peso: 0.80 oz
It can only be wielded properly by players of level 30 or higher.
A tradução para "piercing bolt" é "bolt perfurador" ou "bolt que perfura", deixando as traduções ao pé da letra de lado, não se pode garantir que os piercing tenham um real poder de perfurar defesas, mas os testes feitos indicam que se ataque é maior, logo fica a duvida: será o real ataque dele 35 ou será que é 30 porém um excepcional poder de perfurar escudos e armaduras dos monstros? Sem a fórmula temo que nunca vamos saber.
Piercing bolts são ótimos para hunts de dragons, são bem precisos e com a pouca defesa, dragons não tem chances contra eles :O)
A seguir a lista de preços:
Cada piercing bolt custa 4gps
Cada 100 piercing bolts custam 400gps
Cada bag de piercing bolts custa 3.2k (3200gps)
Cada bp de piercing bolts custa 8k (8000gps)
Power Bolt
Atk:40
Peso: 0.90 oz
It can only be wielded properly by players of level 55 or higher.
Power Bolts receberam um novo significado neste último update e agora são uma arma viável e realmente forte para paladinos usarem, o ataque dela foi um pouco diminuido do que era para se adaptar ao novo esquema de danos, e agora temos uma ótima arma, recomendado para hunts de hydras, DL's, demon, behe, warlock, enfim, monstros fortes, mas não recomendado para dragons, gs, as, bonebeast ou monstros desse tipo.
Power bolts também são mais pesados que suas versões mais fracas.
Lembre-se que agora você pode fazer 10 power bolts com 700 de mana ao invés de 1 power bolt com 800 de mana, mas é de melhor uso de sua mana fazer enchanted spears no tempo parado.
O potencial total desses bolts pode ser explorado (sem waste) na maior parte das hunts para high levels, veremos ao longo do tempo e ao longo do tutorial.
Preços:
Cada power bolt custa 6gps
cada 100 power bolts custam 600gps
cada bag de power bolts custam 4.8k (4800gps)
cada bp de power bolts custa 12k (12000gps)
Infernal Bolt
Atk: 45-60 (???????não há dados para se pesquisar sobre???????)
Peso: 0.90 oz
It can only be wielded properly by players of level 70 or higher.
Esses bolts são extremamente fortes, mas dificeis de se obter, você pode conseguir 2 infernal bolts por cada soul orb que levar para o Sweaty Cyclops em Ab'Dendriel, mas há um porém: esses orbs só caem de criaturas extremamente fortes (monstros de POI e svargrond mines), logo não se pode dizer muito sobre eles, como estão atualmente são irrelevantes para o jogo.
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...::Runas::...
Obs.1: As runas estão em ordem alfabética e eu não vou mudar.
Obs.2: Se você não viu as figuras das armas tudo bem, mas ver a imagem das runas é necessário aqui para melhor compreensão (esse foi um recado principalmente para jogadores inexperientes).
Convince Creature
Ml necessário: 5
Preços:
160 Gps cada uma.
3.200 Gps cada bp.
As runas de Convince Creature são úteis para paladinos em técnicas avançadas (hydra hunt & necro hunt são exemplos práticos).
Desintegrate Rune
Ml necessário: 5
Preços:
155 Gps cada uma.
3.100 Gps cada bp.
As runas de desintegrate podem te tirar de traps complicadas, mas o uso delas é limitado, uma vez usada, ela destrói
TODOS os itens de um determinado SQM, mas lembre-se:
a runa de desintegrate só desintegra coisas posicionadas exatamente ao seu redor!
Destroy Field
Ml necessário: 3
Preços:
85 Gps cada uma.
1.700 Gps cada bp.
Esta runa dispensa comentários, até mesmo simples Fire Fields podem te prender em certas entradas.
Tenha sempre pelo menos 4 ou mais runas com você!
Explosion
Ml necessário: 6
Preços:
250 Gps cada uma.
5.000 Gps cada bp.
Runa inútil para paladinos atualmente, pode ser perfeitamente ignorada.
Fire Bomb
Ml necessário: 5
Preços:
235 Gps cada uma.
4.700 Gps cada bp.
As fire bombs são usadas principalmente para trapar outros jogadores.
Usar para trapar monstros é ridículo para um Paladino visto que precisamos correr muito pelo cenário.
Contra monstros Knight's podem se beneficiar desta runa para enfrentar monstros sucetíveis a fogo um por um.
Great FireBall
Ml necessário: 4
Preços:
180 Gps cada uma.
3.600 Gps cada bp.
A Gfb ajudava os Paladinos muito mais antigamente, quando não podíamos "ropar" os monstros para andares superiores, principalmente Dwarf Guards.
Recomendo você ter algumas sempre com você, mas não é algo TOTALMENTE necessário, pois a tática de ropar te safa de quase todas as situações, exceto em escadas com degraus.
Atente para o fato de que elas ficaram muito mais fracas no update 8.0, mas continuam sendo úteis! Hunts de necro, bonebeast island e algumas tumbas ainda precisam da GFB para dar cabo da invisibilidade dos stalkers e de ghosts, analize onde você vai ou pode acabar em maus lençóis!
Heavy Magic Missile
Ml necessário: 4
Preços:
125 Gps cada uma.
2.500 Gps cada bp.
As Hmm's foram substituidas pela magia Exori Con (ethereal spear), mas continuam sendo úteis para matar ghosts ou detectar stalkers.
Uma bag deve ser suficiente para você se proteger de ameaças desse tipo quando andar por tumbas ou necros.
Intense Healing
Ml necessário: 1
Preços:
95 Gps cada uma.
1.900 Gps cada bp.
Útil somente para curar Summons durante uma Necro hunt ou Hydra hunt.
Sério!
(continua)