Atualmente vivemos um cenário desagradável em Tibia, devido ao alto número de jogadores trapaceiros que acarretam uma série de consequências negativas para a comunidade no aspecto geral, originando aceleração demasiada dos níveis highscores, economia ingame mais propensa a instabiliade, interferência direta no jogo de outros players dentre outros males. Procurando reduzir o número de adeptos a cheats e minimizar a desvantagem que os honestos possam a ter em relação aos trapaceiros, a CipSoft vem tomando medidas ao longo das versões, que quase sempre geraram polêmicas pois as alterações podem partir de um simples detalhe ou representar algo mais relevante.
Jogadores reclamam, afirmando alteração nas características que outrora eram marcantes, enquanto outros apoiam, pois consideram evolução, mas de fato algumas foram feitas visando combater diretamente os trapaceiros, outras para inibir (trazendo novos recursos para o jogo que aparentemente facilitam a vida dos jogadores), mas é inegável perceber que foi reflexo do alto número de cheaters no jogo. Dentre as modificações algumas se destacam:
Minhocas: Implementado em 2005, versão 7.5. Devido aos programas que executavam automaticamente a função de pescar, onde só era necessário usar a fishing rod em um sqm de água, implementou-se esse recurso visando combater abusos limitando o número de peixes a se pescar.
Soul Points: Implementado em 2005, versão 7.5. Em uma época onde runas eram produtos de rápida negociação e ainda não havia o comércio das mesmas em shops, trapaceiros se aproveitavam dos poucos pré-requisitos para deixar programas executando a fabricação de runas de maneira automatizada, gerando instabilidade na economia do jogo. Visando combater o problema foi implementando um novo sistema, no qual os jogadores deveriam compensar o tempo gasto fazendo runas, caçando para que tivessem mais Soul Points para voltarem a runar.
Stamina: Implementado em 2006, versão 7.8. Buscando combater o elevado números de cavebots esse sistema foi implementado, gerou certa polêmica entre os jogadores devido a aparente limitação de ações que esse sistema impôs, porém muito útil, visto que na maioria dos honestos nenhum problema foi gerado, apenas aos cheaters que tiveram que reduzir as cargas-horárias de suas personagens.
Hotkeys: Implementado em 2006, versão 7.8. Uma das mais discutidas implementações na história do jogo, representando uma reviravolta enorme na jogabilidade de Tibia, as hotkeys também reduziram a larga vantagem que cheaters tinham em relação aos honestos, visto que alguns programas continham funções como auto-attack e auto-heal.
Questlog + liberação de spoil: Implementando em 2006. Antes proibida a discussão em fansites, agora os mesmos podem dar dicas e até spoils completos de quests no jogo, devido a alta procura por informações de jogadores em sites considerados suspeitos, acabou-se decidindo liberar a consulta em fontes confiáveis, bem como posteriormente, em dezembro, o questlog foi embutido ao client, visando auxiliar os jogadores em suas aventuras.
Set Ambient Light: Muitos trapaceiros recorriam ao uso de programas para iluminar o cenário do jogo, visto que antigamente sem spells ou itens de iluminação a visibilidade era completamente comprometida para o jogador caso estivesse dentro de algum calabouço ou durante a noite tibiana, implementou-se então o Set Ambient Light que sacrifica muito os efeitos de luz porém deixa todo o cenário visível para o jogador, independente de o mesmo estar ou não fornecendo luz.
Sistemas de report e extinção dos GM's: Com a remoção dos GM's um novo sistema desenvolvido, jogadores poderão reportar suspeitas de quebra de regras por um novo método, implementou-se também a auto-detecção de cavebotters que gera os atuais mass ban.
Sistemas de treino: Há muito tempo tem-se tentado aperfeiçoar esse sistema visando maior honestidade, implementou-se o sistema anti-afk, que dá kick na personagem caso fique inativo ou repetindo a mesma ação por mais de 15 minutos, reformulou-se o sistema de avanço, necessitando acertar hit dentro de uma certa quantidade de turnos para que skills evoluam. Muitos cheaters ao aderir programas para executar o treino automaticamente evoluem muito rápido, a inclusão dos já extintos Target Dummies veio para facilitar a vida dos jogadores no treino incentivando os trapaceiros a treinarem dentro das regras e reduzir as vantagens dos mesmos frente aos honestos, como a ideia não deu muito certo - inclusive muitos usando programas para treinar nos Dummies - resolveram então criar o sistema de treino das estátuas, onde o jogador evolui - em proporções mais lentas - os skills offline.
Os fatores acima querendo ou não modificaram o jogo, como foram introduzidos aos poucos ficou difícil notar tamanha mudança para quem joga há algum tempo. Percebe-se que os jogadores buscaram facilidades ao longo do tempo e a CipSoft resolveu absorver algumas e combater outras, gerando muita discussão. E você? Acha que a busca por facilidades mudou o jogo? Se sim, acha certo ou errado? Considera evolução? Lembra de outras mudanças desse porte? Comente!
Créditos:
Imagens: Tibiabr.
Informações: Tibiawiki.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 








Responder com Citação




