Bom tópico, porém discordo que tenha havido de fato uma inibição, principalmente nos pontos mais recentes do combate ao Bot. Explico.Soul Points e Stamina foram de longe as adições mais efetivas e que realmente coibiram o uso de Bots, no entanto, de um tempo para a cá, a CIP não anda sabendo como lutar contra eles, e implemente mudanças que não são nem de longe efetivas no combate aos Bots.
A retirada do poder dos GMs de banir Bots e trocar por um sistema automatizado, que visava coibir os problemas gigantescos de corrupção e tendenciosidade dos GMs foi o primeiro grande erro. Depender de um sistema automatizado é um erro, haja em vista que todo sistema pode ser burlado, e é isso que vem acontecendo faz tempo. O correto seria sim demitir os GMs, no entanto, trocar o sistema de GMs de voluntários por funcionários monitorados. Os dois sistemas juntos conseguiriam coibir o uso de Bot de forma absurda.
Não somente, a CIP não parece entender que o segredo é não deixar o uso do Bot ser atrativo, infelizmente, a realidade do jogo é essa. A mecânica do Tibia é atrativa ao uso de Bots devido a sua repetitividade extrema. Nada que é repetitivo e mecânico é atrativo, e infelizmente o Tibia tem este grande problema em sua mecânica, além da limitação do que se tem a fazer.
A atratividade do Bot que é o grande problema do jogo, e as ações mal-pensadas da CIP também colaboram em muito para a situação que temos atualmente. Não sei como o jogo está agora após o Update, pois não tenho como logar onde estou, porém, acredito que os Bots estejam crescendo de forma exponencial, pois sei que o desenvolvimento de um já é completo, e está dominando novamente o cenário do jogo. A CP precisa combate-los de forma efetiva, uma vez que uma mudança na mecânica do jogo para torná-los não atrativos acabaria com o próprio jogo em si, embora uma maior variedade de coisas a se fazer ajudaria no potencial do jogo.