Ajudando os Outros
Helping Others
Artigo originalmente escrito por Tibia.com
Tradução por [user=230144]Diggoulkz[/user], [USER="46390"]esponjudo[/USER], [user=182589]Geek The Knight[/user], [user=4114]GrYllO[/user] e [user=329851]Suriah Denick[/user]
Revisão por [user=4114]GrYllO[/user]
Ajudar os outros é o que faz uma comunidade mais forte. É uma experiência preciosa e gratificante. Neste mês, o artigo oficial preparado pela CipSoft tem tudo a ver com ajudar aos outros, seja dentro do sistema de tutores ou fora dele.
Ajudar os outros é gratificante e significativo. Ao compartilhar seus conhecimentos e dar uma mãozinha você faz uma diferença muito positiva. Ao dar conselhos e suporte você constrói valores e fortalece os laços da comunidade. Você fica com um sentimento de inclusão e enriquece a sua própria vida através da socialização com outras pessoas.
Tibia é um ótimo lugar para conhecer outras pessoas e muitas novas amizades começaram a florescer aqui. Alguns dos atributos que definem a comunidade tibiana são a compaixão e a vontade de ajudar os outros.
No Tibia sempre houve jogadores ajudando outros de várias maneiras. Em 2003, o primeiro sistema de tutores foi introduzido como uma forma de apoiá-los e encorajá-los. Desde então, um número considerável de jogadores juntou-se ao time de tutores. Naturalmente, nós também presenciamos flutuações no número de tutores.
Não devemos nos esquecer de que ajudar os outros não está vinculado à posição de tutor. Nem todos os jogadores que gostam de ajudar se tornaram tutores. Da mesma forma, nem todos os tutores seguem o código de conduta dos tutores e são bons ajudantes.
Devido à evolução das necessidades e desafios, o sistema de tutores também tem sofrido alterações desde a sua implantação para atender às novas circunstâncias. A fim de promover e enfatizar a ideia de que ajudar os outros pode ser uma experiência alegre e benéfica para todos, o sistema foi [THREADTIBIABR="436193"]remodelado[/THREADTIBIABR] em maior escala.
Um dos grandes destaques do novo sistema de tutores é a possibilidade de recompensar alguém que tenha ajudado com uma boa resposta, presenteando-o com um "Thank You!". Esses "Thank You's" funcionam como um incentivo; nós queremos encorajar mais jogadores a tornarem-se ativos no help channel e nos fóruns de suporte, incentivando-os através do reconhecimento pelos seus esforços. Se você atingir um determinado número de "Thank you!'s" dentro de um período de tempo e atender a alguns requisitos, você automaticamente se torna um tutor, não mais terá de passar pelo teste. Dependendo do número de "Thank You's" que o tutor recebeu, um determinado número de estrelas aparecerá abaixo do seu nome no fórum.
É bom ressaltar que a posição de tutor não dá nenhum tipo de poder ou vantagem dentro do jogo. Naturalmente, não há vergonha nenhuma em ser um orgulhoso voluntário e exibir seu status para que os outros possam reconhecê-lo com um tutor.
Há também jogadores que são muito prestativos, mas não querem exibir o status de tutor ou ainda não são tutores. Afinal, há vários jogadores que não precisam de recompensa ao ajudar os outros para fazer isto valer a pena, pois ajudar o próximo já é uma recompensa para eles próprios. É boa a sensação de poder iluminar o dia de alguém, resolver um problema e mudar a experiência de jogo de alguém para melhor. Como muitos ajudantes dedicados falaram em resposta ao novo sistema de tutores, eles não querem contar "Thank you!s" e não pretendem sequer pedir aos outros que lhe deem um "Thank you!" como agradecimento de uma ajuda.
Por outro lado, se alguém providenciou uma resposta que pode ajudar, você pode dar a esta pessoa algum tipo de reconhecimento com o novo sistema de "Thank you!". É como dar um "tapinha nas costas" virtual, para encorajar alguém a continuar com o bom trabalho e recomendá-lo(a) para outros, mesmo que essa pessoa não espere ou não queira nada em retorno por ajudar. Ser capaz de agradecer alguém por uma ajuda de qualidade, ou uma resposta esclarecedora, é um pequeno e simpático gesto de mostrar apreciação e valorizar a contribuição de outros.
Às vezes, você pode se deparar com jogadores que dão informações erradas no help channel ou nos fóruns de suporte. Na verdade, esta é uma preocupação compartilhada por muitos ajudantes. Se você é um jogador experiente e vê alguém que dá uma resposta errada ou incompleta, você pode, é claro, contribuir com seus conhecimentos e corrigi-la ou complementá-la. Todo mundo precisa de alguma ajuda e, por vezes, não saber tudo não significa necessariamente que aquele ajudante é ruim.
Além disso, jogadores que só almejam "Thank you's" por vaidade, não deixam de ser um recurso valioso para a comunidade uma vez que terão que ajudar os demais para isso. Grimrath, membro do suporte ao cliente (customer support) que é atualmente a pessoa em contato com os tutores diz: "Talvez alguns deles se tornem bons ajudantes em longo prazo". Portanto, não se deixe incomodar pelos caçadores de "Thank You". Há diferentes motivações por trás ao tentar se tornar um tutor, e Grimrath acrescenta que "sempre haverá jogadores que tentarão abusar do sistema e não seremos capazes de mudar seu comportamento". Então ao invés de questionar as intenções de outros jogadores, vamos nos concentrar nas coisas positivas que podemos fazer. Por exemplo, você pode promover a experiência benéfica de ajudar e incentivar os demais a dar uma mãozinha também. Poderá haver jogadores que pensam que eles não possuem o que é necessário para ser um bom ajudante. Incentivando-os a experimentar é provavelmente muito mais satisfatório do que se preocupar com aqueles que realmente não se importam.
Você não precisa ser um tutor para estar apto a ajudar os outros, é claro, mas fazer parte do time de tutores é uma grande experiência. A tutoria pode abrir o caminho para novas amizades e para fomentar um sentimento de inclusão e identidade, similar ao convívio em outras sub-comunidades ou grupos menores como as guildas, por exemplo. Existem muitos tutores que oferecerão suporte, conselhos e conforto. O valioso suporte que eles podem dar pode guiá-lo para enfrentar situações complicadas, por exemplo quando um jogador não sentir-se satisfeito com sua resposta ou quando você não estiver apto para solucionar um determinado problema. Além disso, Grimrath estará com olhos, ouvidos e coração abertos para as suas preocupações no fórum privado de tutores. Ele ajuda tutores com questões complicadas e os orienta. É claro, você também pode ter bons momentos com os outros tutores, tanto no jogo quanto nos fóruns privados.
De qualquer maneira, gostaríamos de agradecer a todos vocês que gastam tempo e esforços para ajudar os outros. Se você responde a uma pergunta, dá conselhos, dá algo, ou ajuda alguém de qualquer pequena maneira que puder - você faz uma diferença importante na vida dos outros, não importa se você é um tutor ou não. Há várias características que tornam o Tibia único. Uma delas é a grande comunidade cheia de jogadores entusiasmados e prestativos e seus esforços continuos para chegar e ajudar. Obrigado!
Você tem quaisquer boas lembranças, momentos engraçados ou mágicos, experiências interessantes em ajudar os outros para compartilhar conosco? Existe alguma pessoa especial no Tibia que te ajudou muito? Adoraríamos ouvir suas histórias (em inglês) no nosso tópico de [I]feedback[/I].
Faça a diferença!
Seus Community Managers
Tibia.com / [THREADTIBIABR="437379"]TibiaBR.com[/THREADTIBIABR]
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Saudade de qdo Tibia era mais difícil, saudade dos GM´s que impunham muito mais respeito do que sistemas automáticos de detecção. 
