Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: [J.L] 5ª Justa Literária Mano Mendigo x Thomazml, Cat. Fênix

  1. #1
    Avatar de Bela~
    Registro
    16-10-2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    30
    Posts
    3.196
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão [J.L] 5ª Justa Literária Mano Mendigo x Thomazml, Cat. Fênix

    Rufem os tambores! A quinta Justa literária está para começar:

    Citação Postado originalmente por Bela~ Ver Post
    5ª justa literária
    Categoria Fênix
    Mano Mendigo X Thomazml
    Prazo: 29/07/11 (7 dias)
    Tema: Mentira
    A votação termina no dia 6 de agosto, daqui a uma semana.

    “Capítulo 5 – Mentira

    É comum, na interação com seres vivos, principalmente humanos, o ato de mentir. Não se pode descartar, contudo, o ato de mentir para si mesmo, que será explicado posteriormente neste manual. O ato de mentir consiste em dizer algo que é contrário a verdade. Por isso, podemos dizer que uma mentira é uma inverdade, isto é, possui uma característica que vai de encontro à realidade perceptível a sociedade moderna.

    Para mentir-se, então, não é preciso muita complicação. Basta você pronunciar algo que vá de encontro à realidade perceptível a sociedade moderna. Por exemplo, se estiver vestindo peças de algodão feitas para os pés que a sociedade moderna considera que são meias, e que a coloração dessas meias é azul, puxado para o verde musgo, dizer que está vestindo luvas de coloração roxo unicórnio seria uma mentira. Primeiro porque a sociedade considera que peças de algodão para os pés são meias, e não luvas, estas usadas nas mãos. Segundo que o elemento de comparação “unicórnio” é um elemento componente do imaginário humano, do qual a sociedade moderna não considera realidade, portanto, imperceptível. Aparte possuir um osso cônico na testa e de ser similar a um cavalo - um mamífero com quatro patas, crina, e ossos fortes, porém sem ossos cônicos na testa - não há um consenso geral sobre a coloração dos unicórnios. Assim, a não ser que não haja um consenso geral sobre a coloração da sua meia, dizer que ela é roxo unicórnio seria uma mentira, já que iria de encontra à realidade perceptível a sociedade moderna.

    Atente-se ao fato que mentir a toda hora pode ser algo ruim, sendo você, se realizar tal ato com tal freqüência, podendo ser considerado um lunático, ou um político. Há inclusive tabus na sociedade moderna quanto a mentira. Não se mente quanto a lobos, meninos ou quem foi o autor da flatulência.

    Outra dica importante a quem for praticar a mentira é que gestos corporais ajudam a torná-la mais crível. Chorar – para aprender a chorar, consulte o capítulo dois desse manual – quando mente estar triste e esticar o rosto, abrindo levemente a boca e mostrando os dentes – um sorriso, ver próximo capítulo – quando mente estar feliz são bons exemplos de gestos corporais que auxiliam na hora de mentir.”

    CORTÁZAR, Luís – “Manual de Como Viver Na Sociedade Moderna”
    Sem título

    Havia um menino chamado Ron, o mentiroso. Toda sua família era mentirosa, seu pai, sua mãe, e ele. O ar súbito, os olhos apreensivos, a gota fria de suor desmascavaram o ato, mas tanta era as mentiras que assombravam, que ninguém ousaria sequer apontar para o outro, pois os sintomas eram os mesmos para todo mundo. Tudo começou à vários anos atrás.

    A donzela Nair, se encontrava em um restaurante requintado da cidade de São Paulo, junto com seu namorado Nelson, sentado ao lado dela. Eles já haviam terminado a sobremesa, e o garçom ia anunciar a conta:

    - São 200 cruzados.

    Mentira dele, eram 150. Nelson mesmo apertado, queria se mostrar confortávem ao preço, gozando da mentira:

    - Só isso? Hahaha.

    Assim, suando friamente ele puxou duas notas de 100 cruzados, e se levantou, junto com a donzela.

    - Agora, vamos ao que interessa. – A mulher soava nos ouvidos do moço.

    Mas nem sabia ele, que, havia traição no meio. Ricardo, o própio, vizinho, classe alta, forte, pele branca esperava Nair, que rapidamente satisfez o marido e se mostrou satisfeita.

    Mentira. Ela queria mais.
    Assim, Nelson dormiu, e Nair foi aos braços de Ricardo, o vizinho.

    - Está usando preservativo, Ricardo?

    - Sim amor.

    Mentira, ele não usara.

    Depois de 1 semana após esse dia, o pai percebe algo de errado com a moça, ela estava mal, e os dois foram ao médico.
    Ela, brincando com a preocupação do marido, se mostrou doente.
    Chegando no hospital com título de urgência, o médico constatou:

    - Parabéns, você está grávida!

    O pai não acreditou, mas foi engolido pela mentira, e nem percebeu, mas mesmo assim, foi ágil em adquiri-lá.
    Passaram-se os meses, e o filho nasceu: Ron.

    Ao se passar o tempo, as mentiras foram aumentando, todos tinham uma culpa, mas o castelo desmoronou quando Ron completou 8 anos.

    Nair e Nelson mentiram para o filho que iriam fazer uma festa, mas apenas fizeram um bolo de chocolate.

    Ele, desiludido, mentiu que gostou. A mãe mentido estar satisfeita estampava um sorriso falso, enquanto o pai mentia esforços para conseguir emprego.

    Quando o filho foi para a escola, um homem mentiu para ele:

    - Ei, quer uma bala? Ela é boa.

    Ron aceitou. E gostou.

    Todos os dias o moço levava um bala para Ron comer, até que um dia ele teve que pagar. Para conseguir dinheiro o garoto fugiu, e até hoje, vive nas ruas comprando “balas”.

    O pai desesperado para encontrar Ron, acabou achando uma coisa pior: a carta de despejo. Nelson foi despejado da casa por não pagar o alugel, e percebeu que não podia mas mentir,pois já era tarde.

    Nair foi morar com Ricardo, mas ele não estava mais lá, então, ele foi atrás dele, e nunca mais voltou.

    E assim, a mentira acaba com mais uma família, com mais 3 vidas.
    Peguem a pipoca e boa leitura!

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Bela~; 30-07-2011 às 21:48.

  2. #2
    Avatar de Ashirogi Muto
    Registro
    03-05-2008
    Idade
    33
    Posts
    437
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Achei interessante o modo como o primeiro texto foi montado, como parte de um "manual", porém, a leitura foi mais maçante do que agradável, mesmo assim, o humor levemente forçado me fez rir.

    O segundo texto foi muito mais interessante, narrações sempre conseguem prender melhor o leitor, a história entretanto foi bem corrida, mas se alongando um pouco mais, talvez o interesse pelo texto tivesse se perdido no meio. De qualquer forma, achei o segundo bem mais envolvente do que o primeiro, por isso levou meu voto.

    Capítulo 5 – Mentira [0] x [1] Sem Título

  3. #3
    Avatar de Arwen Luna
    Registro
    27-07-2011
    Localização
    São João del-Rei
    Posts
    27
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Parabéns aos dois, primeiramente.
    A ideia do primeiro texto é muito engenhosa e criativa, mas ao pô-la em prática ela perdeu um pouco do potencial que tinha, e como disseram, ficou um pouco maçante.
    O segundo começou muito bem, prendendo a atenção. A repetição da palavra "mentir" e seus derivados deu um efeito muito bom. Só que eu fiquei um pouco decepcionada com o final, perdeu um pouco o tom e o ritmo. Mas de qualquer forma o meu voto vai para o Sem título.


    Capítulo 5 – Mentira [0] x [2] Sem Título
    "Of course it is happening inside your head, Harry, but why on earth should that mean that it is not real?"

  4. #4
    Avatar de Suf Legend
    Registro
    16-07-2006
    Localização
    Itajaí
    Idade
    32
    Posts
    441
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Meu voto vai para o primeiro texto. Não esperava algo assim quando entrei nesse tópico, foi uma experiencia interessante lelo; e ao contrário dos outros usuário não achei o texto maçante, pelo contrário. Já o segundo me deixou meio confuso no início, também não gostei do estilo narrativo, além de ter alguns erros de português.

    Capítulo 5 – Mentira [1] x [2] Sem Título
    Última edição por Suf Legend; 31-07-2011 às 01:29.
    "Todas as desgraças da humanidade provêm de uma coisa, que é não saber ficar tranquilo dentro de um quarto." Blaise Pasqual



  5. #5
    Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Localização
    Curitiba
    Posts
    2.644
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Achei difícil essa.

    O primeiro texto tem uma escrita muito superior e um jeito interessante. Me lembrou As Cartas de um Diabo a seu Aprendiz, mas pecou no desenvolvimento. Não deu aquele sentimento de "nossa, que texto bacana". Por mais que a ideia tenha sido ótima, até pelos detalhes como "para aprender a chorar, consulte o capítulo dois desse manual", não me fez rir para valer. Não achei massante, apenas achei que pecou e poderia ter feito um texto melhor, com mais "sacadas" legais - o exemplo da meia e luva eu não gostei - com essa ideia fantástica.

    O segundo, bem, eu gostei da história. Menino fruto de uma traição, homem preguiçoso, mulher wh0re, Ricardão. Mas a forma que foi contada, com todo o respeito, foi muito ruim. Se a estruturação do texto fosse melhor, eu daria meu voto a ti. Tem umas frases que não ficaram muito boas, vou citar duas.

    "Mas nem sabia ele, que, havia traição no meio. Ricardo, o própio, vizinho, classe alta, forte, pele branca esperava Nair, que rapidamente satisfez o marido e se mostrou satisfeita."

    Errinhos de português são frequentes no texto, "própio". Não é nada grave se for um ou dois num texto bem estruturado, como o primeiro, mas polui e fez o seu texto ficar desagradável, com um ar de "desleixado". Além de que, "que rapidamente satisfez o marido e se mostrou satisfeita". Marido? Não entendi muito bem, assim como não entendi essa:

    "Nair foi morar com Ricardo, mas ele não estava mais lá, então, ele foi atrás dele, e nunca mais voltou."

    Acredito que tenha sido intenção colocar "ela". Eu poderia fazer uma crítica maior, mas deu pra entender o meu ponto. Preste atenção, faça revisão e leia o texto mais de uma vez. Você vai notar algumas frases "estranhas de se falar", algumas repetições desnecessárias e errinhos bobos - mas que fazem o texto perder o brilho.


    Pela fabulosa ideia, meu voto vai para Capítulo 5 – Mentira. Gostaria muito que fizesse um remake, com exemplos com mais humor seco, irônico. E maior, claro.

    Capítulo 5 – Mentira [2] x [2] Sem Título




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Martiny; 31-07-2011 às 18:26.

  6. #6
    Eu não floodo. Você sim Avatar de Dard Drak
    Registro
    31-08-2005
    Localização
    São Paulo
    Idade
    36
    Posts
    0
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Aff, os dois são textos muito sacanas. No bom sentido. As ideias de ambos me atraíram.

    Não achei nenhum melhor que o outro, ficam parelhos, cada qual perdendo e ganhando em um ou outro ponto; mas escolho "“Capítulo 5 – Mentira" por sua escrita mais atraente e rebuscada.


    Capítulo 5 – Mentira [3] x [2] Sem Título


    Dard*

  7. #7
    Avatar de Drasty
    Registro
    06-08-2005
    Localização
    Rio De Janeiro
    Idade
    33
    Posts
    1.104
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Hahaha, o primeiro texto é muito inteligente, uma belíssima sacada, merecia que o autor tivesse se alongado um pouco mais. Mesmo sendo um comentário sobre a mentira, a partícula poderia funcionar em diversos níveis. O da comunicação, por exemplo. A idéia de que ao utilizar unicórnio toda a frase perde o sentido é brilhante, não porque anula a verdade, mas porque desconstrói nossa própria visão de língua (uma vez que a nossa língua a baseada essencialmente no que vemos, no que é real). Não é à toa que unicórnio só possua imagem acústica - o que seria a mentira, se não fosse antes uma verdade absoluta? Merecia mais parágrafos e, provavelmente seria melhor se não tentasse fundamentar algum tipo de crítica ao final.

    O segundo eu não gostei nenhum pouco. Pecou principalmente no capricho. A temática é próxima do óbvio (parece o reflexo de um filme muito ruim chamado A Invenção da Mentira), o texto quer antes de mais nada assumir que todo ser humano se destrói por mentir. É pouco, é limitado - mas podia ter rendido algo melhor, se o autor tivesse tido um pouco mais de calma. O final panfletário também não ajuda em nada.


    Capítulo 5 – Mentira
    [4] x [2] Sem Título

  8. #8
    Avatar de Bela~
    Registro
    16-10-2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    30
    Posts
    3.196
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Chegamos ao final de mais uma Justa, pessoal. Após uma semana de votação, temos como vencedor o texto Capítulo 5 - Mentira, cujo autor é...








    Thomazml!

    Com esta vitória, nosso cavaleiro toma a frente no Ranking e consegue sua segunda pena. Parabéns, Thomaz \o



Tópicos Similares

  1. [J.L] 2ª Justa Literária Drasty x Martiny, Cat. Fênix
    Por Thomazml no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 22
    Último Post: 06-08-2011, 22:11
  2. [J.L] 1ª Justa Literária Ldm x Steve do Borel, Cat. Fênix
    Por Martiny no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 12
    Último Post: 03-08-2011, 18:13
  3. [J.L] 3ª Justa Literária Thomazml x Bela~, Cat. Grifo
    Por Martiny no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 13
    Último Post: 02-08-2011, 14:29
  4. [J.L] 4ª Justa Literária Irgul x Zack, Cat. Grifo
    Por Thomazml no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 22
    Último Post: 31-07-2011, 01:32
  5. Conversa loka e trade pra ver skills
    Por metalgarurumon no fórum Tibia Screenshots
    Respostas: 17
    Último Post: 06-02-2010, 07:01

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •