Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Aoi Bungaku / Denpa Teki na kanojo

  1. #1
    Eu não floodo. Você sim Avatar de Dard Drak
    Registro
    31-08-2005
    Localização
    São Paulo
    Idade
    36
    Posts
    0
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Arrow Aoi Bungaku / Denpa Teki na kanojo

    Como depois não vou ter muito tempo para fazer, já posto outra review apenas dez dias depois da última.





    Aoi Bungaku





    Gênero: Horror – Drama - Seinen
    Episódios: 12
    Ano de Lançamento: 2009
    Comunidade no Orkut: Aoi Bungaku Series - 46 membros
    Curiosidades: 236º colocado no My Anime List; escolhido pelo júri no AnimeReactor Community Awards 2009 na categoria “Melhor História”; indicado a “Melhor Anime” e “Melhor Terror/Mistério”




    Analisando por alto, sem pesquisar, a maior fonte para a produção de animes obviamente vem de mangás; em segundo, jogos, de qualquer plataforma e gênero; e em terceiro, livros, também de qualquer tipo.
    Dos que vêm de livros, a maioria são de obras atuais de sucesso local – Japão, no caso – e mais voltadas ao público jovem; poucas séries são feitas baseadas em obras clássicas mundialmente conhecidas. Romeo x Juliet, Gankutsuou – Count of the Mount Christ, Les Miserables – Shoujo Cosette, Agatha Christie no Meitantei Poirot to Marple; são alguns. Se alguém souber de mais outros, gostaria que postasse falando.


    ...

    Mas não conheço nenhuma outra série que aborde de uma vez tantas obras clássicas, como no caso do anime Aoi Bungaku.

    Em doze episódios, são narrados seis clássicos da literatura moderna japonesa. E para tal trabalho, foram reunidos seis diretores diferentes; seis roteiristas; e três desenhistas responsáveis pelo character design, todos vindos da revista mais vendida no país, Shounen Jump.

    E servindo como guia temos Sakai Masato; ele aparecerá em quase todos os episódios, no início, falando sobre a obra adaptada e a vida do autor que a escreveu.



    ...

    E por essa pluralidade, fica mais difícil de avaliar o anime. Por isso, escreverei em separado somente o necessário sobre cada obra, dando também notas individuais.

    Já lhes explico, mesmo talvez não sendo necessário, que você pode tanto começar vendo a primeira história, que dura quatro episódios, quanto a última, que dura só um, caso não se interesse por todas. Não há ordem mesmo a seguir.



    ...




    Ningen Shikkaku ( Não é Mais Humano)

    Episódios: 01-04
    Autor: Dazai Osamu
    Arte: Obata Takeshi (Death Note, Hikaru no Go)


    Baseado no livro mais vendido no Japão, passa-se na década de trinta e conta a história de Oba Yozo, um jovem de família rica que participa de movimentos rebeldes, não por ter ideais altos, mas para enganar os outros e arrecadar dinheiro para si. Depois de uma batida policial no local de uma reunião, Yozo é perseguido por um deles. Na fuga, entra em um bar, acaba ajudando involuntariamente uma acompanhante chamada Tsuneko e, minutos depois, quando o tal policial que o perseguia entra no local, ela retribui o favor o ajudando a se esconder.

    Após mais alguns acontecimentos, não sendo surpresa, acabam dormindo juntos. E, após verem como suas vidas são miseráveis, decidem se suicidar, pulando de um penhasco. O básico. O resumo. Não há razão de estragar a história contando mais.


    ...

    Durante os quatro episódios, é mostrado o relacionamento de Yozo com diversas mulheres; relacionamentos conturbados, difíceis, intensos. Além disso, desde o início é mostrado o passado dele; um passado onde foi abusado sexualmente quando criança, um passado onde tentava desesperadamente se tornar alguém normal para seu pai e os demais que o cercavam, um passado onde ele descobriu que era... Um monstro. Desde criança, desde sempre, Yozo tem visões – ou seria real? – de um monstro, um monstro que é ele mesmo. “Descobriu” sozinho que não era um humano, que nada se parecia com os outros, e sempre tentou ao máximo se encaixar entre eles.


    Tal personagem possui uma complexidade psicológica muito bem construída, baseada na vida real do autor, Dazai Osamu, que também teve muitos casos. Os seus dramas com várias mulheres é o que conduz sua vida por altos e baixos até um final inesperado e indagador, porém em certo ponto frustrante. No início mais detalhada, a história em seu fim parece mais corrida, o que dá uma sensação de que muito aconteceu em pouco tempo.

    Nota: 8

    ...

    “Não é Mais Humano” nos joga a ideia de que toda a série terá essa atitude dramática. Mas o clima muda totalmente com a segunda história.



    ...







    Sakura no Mori no Mankai no Shita ( Na Floresta sob as Quedas de Flores das Cerejeiras)
    Episódios: 05-06
    Autor: ?
    Arte: Kubo Taito (Bleach)


    É a mais obscura das seis tramas apresentadas. Obscura porque é a única que não terá o narrador aparecendo para falar sobre a obra original ou o autor; tudo que consegui descobrir a respeito dela é que o livro foi escrito em 1947, e é sobre uma história que aconteceu no século 12. Possivelmente porque se trata de uma adaptação livre, tendo – talvez – pouco ou nada a ver com o original.



    Aqui o clima muda drasticamente. Como se fosse outro anime. Traços mais leves, simples, com muito humor, momentos chibi, animais que falam, demônios e equipamentos modernos como celulares e fones de ouvido num Japão antigo.



    Shigemaru é o “rei” de uma montanha, onde comete roubos e, se a vítima não cooperar, assassinatos. Um dia andando pela floresta se depara com uma linda mulher sendo levada por dois ajudantes; ele se apaixona, mata os homens e declara que ela será sua esposa. A leva para casa, onde ela descobre que Shigemaru tem outras seis mulheres. Pede que as mate e ele, totalmente caído de amor, obedece, deixando viva só uma garotinha, que foi poupada pela nova mulher. E passam a viver juntos. Junto com um javali falante que no dia anterior havia sido salvo pela garotinha de ser comido.

    É a única história com música de abertura – a de encerramento, aliás, é a mesma para todas. Convencido pela nova mulher, Shigemaru se muda para a cidade, onde fica totalmente deslocado. E, por ceder novamente aos desejos bizarros dela, bizarros assassinatos começam a acontecer.



    Outra coisa que fica deslocada são os artifícios usados na animação; o contraste entre traços às vezes bonitinhos e suaves com momentos de pura violência e outros de pura comédia chega a ser estranho, principalmente depois de ver “Não é mais Humano”. Afinal, é terror, comédia, drama? “Terrir”? Fica-se indeciso.

    Com uma história bizarra, surreal, sem muitas explicações nem sentido - como a total inutilidade da garotinha de óculos, além do medo do protagonista por cerejeiras –, “Na Floresta sob as Quedas de Flores das Cerejeiras” é de longe a que menos se leva a sério.


    O que não chega a ser ruim. Descontrai. Pois depois dela vem mais um drama.

    Nota: 6

    ...






    Kokoro (Coração)
    Episódios: 07-08
    Autor: Natsume Soseki
    Arte: Obata Takeshi (Death Note, Hikaru no Go)

    Aqui, curiosamente os personagens não têm seus nomes revelados; “Sensei” é o protagonista, que há anos mora de favor com uma senhora e sua filha. Depois de convencê-las um amigo seu, chamado apenas de K, passa a morar com ele, pois Sensei que estudar sobre sua vida religiosa.

    K é um homem descomunal, de traços duros e excessivamente viris, que leva uma vida austera. No início apesar de sua aparência assustadora e estranha, tudo permanece normal. Porém Sensei começa a presenciar cenas sugestivas que o faz pensar que algo está ocorrendo entre K e a jovem que, apesar de não admitir abertamente, ele ama.



    Descobre que K também ama a garota, e no fim por causa de diversos mal entendidos uma tragédia cai na casa.


    A história, no livro original, é contada apenas pelo ponto de vista de Sensei. Aqui, isso ocorre só no primeiro episódio; no segundo toda a história é recontada pelo ponto de vista de K.

    É curioso como um mesmo drama se modifica dessa maneira. Em cada ponto de vista, o adversário amoroso é quem está errado; é o monstro, é quem está atrapalhando tudo. Os diálogos se modificam, favorecendo aquele que conta a história. As cenas também, revelando o estado psicológico da pessoa. Um fato que foi insignificante para um para outro foi de extrema importância. Depois de ver os dois episódios, é normal pensar sobre quem estava com a razão, quem era realmente a vítima. Ou as vítimas. Aquele para quem o espectador torcia a favor ou contra no início tem sua imagem tão mudada depois que fica-se num impasse.


    Consegue prender a atenção; como único ponto fraco, fica a trilha sonora, que não se harmoniza com a história contada.


    Nota: 8

    ...






    Hashire Melos (Corra, Melos!)
    Episódios: 09-10
    Autor: Dazai Osamu
    Arte: Konomi Takeshi (Prince of Tennis)


    Considerada a melhor história da série, Dazai Osamu – o mesmo autor de “Não é Mais Humano” - publicou tal obra em 1940 e se trata de uma adaptação – tendo como principal mudança o nome dos personagens e a adição de alguns acontecimentos - da obra “Die Burgschaft”, do escritor alemão Friedrich Schiller. Por sua vez, Schiller baseou-se numa antiga lenda grega escrita pelo autor romano Gaius Julius Hyginus. Sem contar que há diversos filmes e livros onde o cerne da história é usada.
    Dazai Osamu também se baseou em um fato de sua vida – contada pelo narrador Sakai Masato – para tal criação, tendo como gancho a pergunta “É pior esperar ou ser esperado?”

    ...

    Se passa no ano de 1950. Takada é um escritor que recebe o trabalho de adaptar para o teatro uma história grega compilada na época romana, cujo título será “Corra, Melos!”.

    Pausa.

    Para que eu conte o menos possível do que acontece nesses dois episódios e ao mesmo tempo faça uma sinopse com um mínimo de conteúdo, colocarei aqui o início dessa lenda grega.

    ...

    Havia um rei tirano que não confiava nas pessoas, e praticava muitas execuções. Melos, um jovem pastor, tentar se rebelar contra o rei, mas acaba sendo preso, e sentenciado à morte.


    Melos pede como último desejo que possa ir ao casamento de sua irmã, que ocorrerá na vila onde ele morava. Como garantia, um amigo dele fica no seu lugar, Selinuntius. O combinado com o rei é que se Melos não voltar dentro de três dias, antes do pôr do sol, seu amigo será executado e ele, Melos, libertado – quanto a essa parte, há no anime, mas desconheço se existe também na obra original. O contrário, se ele chegar a tempo, Selinuntius seria libertado.

    E esse amigo o espera, confiante de que Melos cumprirá com sua promessa.

    A partir disso Melos enfrentará um inimigo detestável; sua própria consciência. Porém, a partir do momento que tenta cumprir a promessa, terá que passar por muitos obstáculos no caminho para conseguir chegar a tempo.



    ...

    Takada fica relutante no início em escrever tal peça. Pois lembra seu passado. Pois a peça fala sobre amizade e as dificuldades que ela enfrenta. E no passado o seu amigo, o seu melhor amigo, Joshima, o traiu. Fez uma promessa a ele e não cumpriu. O deixou esperando.


    O que se vê nos dois episódios é uma mistura da realidade com a ficção. Acompanhamos as duas histórias. Melos tentando salvar Selinuntius. Takada relembrando seu passado e lutando consigo mesmo contra essas memórias que tanto tentou esquecer. A situação piora quando tem visões e recebe notícias de Joshima, que não via desde aquele dia em que fora traído. Ele, antes Selinuntius, agora se torna Melos.

    Indiretamente, uma história influencia o desfecho da outra.


    ...
    As músicas aparecem no momento certo; é onde são mais bem usadas, em toda a série, dando mais dramaticidade e tensão à história. Há, talvez, um exagero na parte de Takada pelo que aconteceu há tanto tempo, o que pode causar estranheza a alguns; há momentos em que paira algo mais que uma amizade. Mas nada concreto.

    “Corra, Melos!” eleva e muito a qualidade de Aoi Bungaku. Seria um desfecho magnífico, se não houvesse mais duas histórias em seguida.


    Nota: 9

    ...






    Kumo no Ito (Teia da Aranha)
    Episódios: 11
    Autor: Akutagawa Ryunosuke
    Arte: Kubo Taito (Bleach)

    Baseada em um livro infantil – mais ainda assim violenta como a maioria -, é a mais fraca dentre as seis. A história tem como personagem Kandata, um bandido conhecido e temido por todos. Após uma tentativa de matar o rei durante uma parada, é perseguido e capturado, e o resto não dar para contar senão estaria falando tudo.


    A história não chega a ter um desenvolvimento que atrai a quem assiste. O personagem, Kandata, também não ajuda; é antipático e sem carisma. Como desculpa, poder-se-ia dizer que um episódio foi até pouco. Mas na verdade foi até muito, pois não possui muito conteúdo e o final é confuso e tedioso. No geral, no máximo, poderia ser classificado como aventura. No final vemos um personagem que será o protagonista da próxima história.


    Nota: 4

    ...




    Jigoku Hen (Tela do Inferno)
    Episódios: 12
    Autor:
    Akutagawa Ryunosuke
    Arte: Kubo Taito (Bleach)

    Passa-se no mesmo mundo que a primeira. O rei é o mesmo, dessa vez com mais destaque. Yoshihide é o protagonista. Chamado pelo rei para pintar em seu futuro mausoléu um retrato real de seu país – magnífico e belo país, como ele fala -, Yoshihide arriscará a sua própria vida em nome da arte para fazer exatamente o que o rei quer, mas de um ponto de vista mais realístico; uma cidade feia, abandonada e coberta de sangue, com um rei egoísta e tirano.




    E essa história joga de vez a hipótese de que um episódio não é o suficiente para desenvolver de modo satisfatório uma trama. Consegue passar todo o drama vivido pelo pintor, que não mede esforços para fazer a obra de sua vida, mesmo que o custo dela seja a sua própria e a dos outros.


    Não chega ser uma das melhores, mas é bem superior à anterior, que é do mesmo autor.

    Nota: 7


    ...


    ...

    No fim, Aoi Bungaku é isso; uma montanha-russa.

    A maioria das adaptações é acima da média, mas outras são o oposto e no geral diminuem a qualidade da série. O que é inevitável, quando se tem várias pessoas diferentes envolvidas individualmente no projeto.

    Os traços variam; de reais e pesados a caricatos e leves. A trilha sonora é a mesma, no geral; e, tirando a história “Kokoro”, elas quase sempre estão bem colocadas.

    O anime é bom. Só é difícil alguém simpatizar por todas as histórias.



    Avaliação de Aoi Bungaku:

    Animação: 8
    História: 8
    Personagens: 7
    Trilha Sonora: 8
    Diversão: 7
    Total: 7,6




    Links para Download:
    Avidown: - MP4 - 75MB por arquivo - MegaUpload - Rapidshare - MediaFire.
    AnimeHouse: - RMVB - 50MB por arquivo - Rapidshare - MediaFire.


    ...




    Como background, um OVA de apenas dois episódios.







    Denpa Teki na Kanojo




    Gênero: Suspense - Drama
    Episódios: 2 - 40 min. por episódio.
    Ano de Lançamento: 2009
    Comunidade no Orkut: Denpa Teki na Kanojo - 36 membros
    Curiosidades: 175º colocado no My Anime List


    Ochibana Ame é uma garota que a primeira vista, com suas longas franjas, parece mais uma stalker. Uma esquisita, sendo mais direto.

    Juuzawa Juu, que estuda na mesma escola, é o típico valentão que sempre arranja briga e que não é bem visto por ninguém.


    Dupla improvável.

    ...

    Para corroborar a impressão de estranheza que Ame passa, ela se declara para Juu. De um modo nada convencional, claro; se ajoelha, beija seus pés, declara ser sua leal serva. Mais tarde, detalha tudo; Juu, há mais de mil anos, era o rei do continente – que se chamava Lemuria – e ela, era sua mais leal subalterna. E, oras, até acha estranho que Juu ainda não tenha se lembrado de nada disso.

    Tudo explicado.


    A premissa do anime faz parecer que se trata de uma comédia ou, no máximo, mais um romance.

    Mas só quando se lê mesmo. Ao começar a assistir, nota-se que o tema é bem mais pesado.

    ...

    Vários assassinatos estão ocorrendo pela cidade, e a polícia – como é de se esperar – não tem pista alguma sobre o assassino.
    Juu, que depois de ouvir tudo aquilo de Ame simplesmente passou a ignorá-la, repara que ela sabe, até demais, sobre os assassinatos que estão ocorrendo. Ela tem informações que mais ninguém parece ter. Ela tem idéias e teorias que faz imaginar que, de algum modo, está envolvida nisso tudo. E para conseguir descobrir alguma coisa, Juu resolve arriscar e investigar a respeito. O que antes parecia ser apenas uma inofensiva menina louca fantasiosa pode ser também uma assassina.




    Mas obviamente nesse ponto, em parte, quem assiste estará sabendo mais que Juu; um homem, que diz ser um exterminador de “seres interdimensionais disfarçados de humanos” é quem está cometendo os assassinatos. Mas, sozinho?

    ...

    Depois da última que fiz, sobre Oruchuban Ebichu, essa será a menor review que já escrevi aqui. Pois dizer mais (quantas vezes eu falo isso por tópico?) da trama acabaria com a graça. Pois eu fiquei surpreso, admito, com o final - mesmo porque assisti sem saber de nada. O final do primeiro episódio. Pois no segundo já se trata de outra história.

    O que parecia ser o mais óbvio acaba não se concretizando. E no fim, não importando os pontos ruins dos dois, Juu e Ame fazem um casal estranho em qualquer sentido, mas interessante, cativante.




    No segundo episódio, já outra história independente, a qualidade cai um pouco; quase tudo de bom que o anime oferece parece no primeiro episódio.

    E, infelizmente, só ficará nesses dois mesmo. Havia previsões, mas quase nunca oficiais, sobre mais OVAs. Porém a novel de onde foi baseada possui apenas dois volumes, parados há mais de seis anos; tanto tempo assim torna improvável que o autor – o mesmo de Kure-nai, cujo anime fez relativo sucesso quando lançado – vá algum dia concretizar tal obra. Não temos um final. Apenas duas histórias avulsas, o que pode desanimar a maioria em assistir.

    Com uma animação bem trabalhada, refinada, vale a pena dar uma olhada em Denpa Teki no Kanojo apesar desse ponto fraco invisível; a sua falta de conclusão.




    Avaliação de Denpa Teki na Kanojo:

    Animação: 9
    História: 8
    Personagens: 7
    Trilha Sonora: 8
    Diversão: 8
    Total: 8,0



    Links para Download:
    Avidown - MP4 - 150MB por arquivo - MegaUpload - Rapidshare - MediaFire; e MKV - 330MB - Torrent.
    AnimeHouse - RMVB - 80MB por arquivo - MediaFire - IFile - Rapidshare




    Fim.

    Dard*

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Dard Drak; 11-10-2010 às 19:05.

  2. #2
    Avatar de Sete
    Registro
    10-09-2005
    Posts
    4.803
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Tu escreve muito bem, devia escrever pra fora.

    De qlq forma, 1º anime já tinha planejado ver ele, talvez seja o 2º próximo que verei, mas ainda n vi (e se n ver é por esse motivo) por ser de episódios independentes.

    Agora o 2º q vc citou nunca tinha ouvido falar, provavelmente será o próximo que verei, gostei muito.
    Última edição por Sete; 11-10-2010 às 17:40.

  3. #3
    Avatar de Iriandor
    Registro
    08-12-2005
    Localização
    Porto Alegre
    Idade
    36
    Posts
    6
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Tava pensando em assistir Aoi Bungaku a tempos, pelas criticas positivas...
    Mas nem sabia q eram variás histórias, talvez eu assista um ou duas, as do kubo tite(sempre vi escrito dessa forma), são as que menos chamaram minha atenção e eu não gosto mto do traço dele então provavelmente pularei =|


    Já o Obata eu sou fanzaço do traço dele, e olha q eu nem gosto de death note...
    Mas Hikaru no GO e Bakuman fazem dele um dos meus mangakas favoritos...



    Quanto ao outro, me interessou no inicio... Mas... Mas... Mas... Não gosto mto de histórias curtas...
    Wyrd bið ful arcæd
    O Destino é Inexoravel.

  4. #4
    Avatar de sylleryum
    Registro
    06-07-2008
    Localização
    campo bom city LTDA Sp. ATK: 160
    Posts
    363
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    olhei a algum tempo aoi bungako, a 1a historia achei foda mas as outras não me atrairam muito



Tópicos Similares

  1. Jogos de Fórum | Tente Floodar.
    Por Suteba Dark Hell no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 5637
    Último Post: 18-03-2012, 16:01
  2. Jogos de Fórum | DEZ MILHÕES DE POSTS!
    Por Mr eMe no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 5030
    Último Post: 24-04-2010, 22:18
  3. Esportes | COLO-COLO X PALMEIRAS[+FORÇA VERDÃO]
    Por Invie'z no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 46
    Último Post: 30-04-2009, 22:41
  4. WAR BALERA 24/09!
    Por BOP TEAM Videos no fórum Tibia Videos
    Respostas: 87
    Último Post: 26-09-2008, 08:46
  5. O Amigo Oculto (Hide and Seek)
    Por Nobre Valente no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 10
    Último Post: 03-03-2005, 15:04

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •