YAAAAR galerarr dupirata! PD
OOOOOOOOOOOOOOS PERATA!
Lorofous is here com seu primeiro e único (pretendo) tutorial. Bom... navios... muito necessário em longas histórias de descobertas, RPGs e fakes de “chegada ao Mundo Fake”... mas poucos o usam. (e se usam, usam aquela canoa besta) Esse é meu caso, e o caso de outras pessoas. Aí vai um quote:
Meu caso era esse até o dia 20 de Setembro de 2009, quando Hellraiser (vulgo Sleazy) me passou o tema “Navio naufragado em ilha inabitada” na Arena de Mapping..."Você sabe fazer um barco inteiro no RME?"
Murilol: Não D:
Dranix: Eu quero ajuda dos universitários ._.
Hellraiser: Sim,o mais difícil é aquelas partes da frente
Charmilian: Hmmm... eu nunca tentei fazer um barco...
Kratus: Nunca fiz, mas acho que se eu tentar eu consigo! =D
Lytus Moon: 8O
Vismao: Sim, sei, mas o quê é um barco? O_O'
Marcotonio: Não, porque nunca explorei a área de barcos do Map Editor, é cheio de sprites misteriosos D:
Bazoses: Não... inteiro?
Jack Foxy: Não, porque tem MUITAS partes de navio no Map Editor e é super difícil achar qual é a combinação certa de qual...você sempre começa montando achando que tácerto, chega numa curva, ou pra terminar o navio, e vê que fez TUDO errado!
Eu falei: “Fudeu! Fazer um navio é muito hard!”. Mas tinha que fazer... eu não ia perder de W.O. para o Shadow Renik...
Então fui até a Guild House da Dharma Iniciative (The Tibianic) e fui observando o barco e tentando fazer um no Remeres... Acabou que, após 3 horas, eu fiz meu navio. Aqui:
Bonito, não? Quer aprender à fazer um? Entre nesse navio e curta o tutorial
Avisos:
• Os barcos tibianos são virados para cima ou para a esquerda, portanto não tente virado para a direita nem para baixo, porque você não vai conseguir.
• As embarcações medievais eram relativamente compridas (não que seja necessário ou importante copiar a vida real; mas é um bom ponto de apoio), portanto procure sempre deixar o barco com um aspecto mais "fino", já que as próprias paredes deixam ele um pouco mais largo.
• Vá fazendo junto, porque mais tarde você se lembrará mais facilmente. :rolleyes:
Vou fazer o barco do tutorial virado para a esquerda, pois a visualização é melhor.
Eu começo pela parede, nunca pelo chão. Depois mostro o porque.
1. O “Porão”
Comece pelo “Floor +7”. Vá em “RAW Palette” e depois em “Boat”. Os sprites de navio só existem aí, não sei o porque.
Então já em “Boats”, procure pelos seguinte sprites: 4901 e 4900.
Então você vai “engordar” seu navio. Vai deixá-lo da finura que desejar. Sprites: 4898, 4899 e 4902. Preste atenção, que o 4898 e 99 parecem iguais, mas o chão ficará diferente.
Para começar à “dobrar” seu navio, use os sprites 4903 e 4897:
Depois estique seu navio o quanto quiser. A borda do RME é o limite! Sprites: 4885, 4886, 4896 e 4904.
Pronto. Seu porão está pronto. Dê um toque a mais usando aquela tora e o coisa que faz o barco se mechar. Deixe sem o chão por enquanto.
2. As Cabines
Começe pelas paredes retas. Tente dar uma diversificada. Se você pegar as primeiras retas que tem para cabines e por, você vai ter várias janelas. Lá embaixo, tem só a parede, sem janela. Portanto os sprites são: 4907 e 5005.
Para as curvas ali de trás use os sprites 4910, 4907 e 4096.
Agora vem a parte que eu considerei mais difícil e que o Sleazy citou, mas depois que achei os sprites ficou mais fácil, mas ainda é chata. Como isso é um tutorial, terei que deixar mastigadinho procês.
A parte de baixo, é fácil. Você tem que fazer somente um “serrilhado” usando os sprites 4906 e 4907 (são as paredes > /\). Veja a foto:
A parte de cima é o mesmo. Você terá que fazer serrilhado e blá, só que os sprites não são os mesmos que você usou no anterior. Serão os sprites láááá de baixo: 5003 e 5006. Veja:
As cabines estão prontas. AEAEAE! Agora vamos...
3. Ao Convés Marujos!
O Convés é a parte mais fácil. Comece como começamos as cabines. Comece por esse cercado reto e a “bundinha” do navio. Se quiser, você pode fazer a cabine do capitão, mas ponha uma porta! Sprites: 4919, 4922, 4923 e 4932.
Agora preste atenção. Nas cercas de baixo, use o sprite de cerca inclinado ( \ ). Você vai cubrir diagonalmente o serrilhado de baixo até passar um pouquinho da estátua do porão.
Demarque do lado do último sprite, com esse outro sprite: mast: 4953.
Depois vá com a outra cerca na diagonal ( / ) e vá até do lado desse sprite.
Depois use os sprites 4938 e 4939 para fazer a ponta do navio. Então faça o aquele pau assim:
Você provavelmente está no Floor +5, certo? Vá para o +4 e comecemos a fazer o chão de cima para baixo. (Encima da cabine do capitão use as cercas)
Agora ponha os mastros até o Floor + 0. Você pode usar velas fechadas ou abertas.
Adicione um volante encima da cabine do capitão e depois enfeite com quiser. Existem sprites de âncoras e aquele tile furado ali embaixo. Explore o RME pondo outros sprites que não estão em "Boat" e dê vida ao seu navio! A não ser que seja o Pérola Negra, aí todos estão mortos ._.
No final, seu navio deverá estar parecido com isso:
Agora, se quiser fazer seu navio naufragado, vá em: Doodad Palette > Underwater. As paredes são automáticas e tudo mais 8D, mas não seja preguiçoso e só faça navios destroçados porque ficará uma merda! D8<
É isso pessoal! Espero ter ajudado mesmo.
..:: Lorofous, the Pirate! YAAAAAAAAAAR!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: