Curtir Curtir:  0
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 21

Tópico: Dicas

Registro
    08-12-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Dicas

[topico em desenvolvimento]

ESTE TÓPICO É PATROCINADO POR:

Temas a serem abordados:
    Desenhos vetoriais- coreldraw illustrator flash
    Desenhos bitmap- photoshop

iniciando conteúdo:

Qual a diferença de desenhos vetoriais e bitmap?
    "Enquanto em uma imagem bitmap temos uma matriz de cores de pixels que define a imagem, na imagem vetorial temos pontos com posicionamento livre, que ligados por linhas formam o desenho."

a imagem da esquerda é vetorial, e o da direita é bitmap com zoom, por mais q se de zoom no vetorial, ele não vai deformar igual os do bitmap...
    se você ainda não entendeu, clique nesses 2 links: VETORIAL - BITMAP

A diferença se deve ao tamanho dos arquivos, arquivos vetoriais são muito mais leves e faceis de carregar, o bitmap do photoshop ja fica muito mais pesado, pois seu esquema de informações se baseia nos pixeis, imagine uma tabela de pixeis de um desenho colorido com um fundo branco chapado, o bitmap vai interpretar para cada pixel um valor, uma cor, mesmo q existam varios pixeis juntos da cor branca, ele não agrupa os pixels, ele define um valor diferente para cada um, deixando o arquivo mais pesado...
    vamos tentar explicar melhor... se a cor é chapada, n tem luz nem sombra, ao inves dele agrupar os pixeis brancos (do pixel 1x ao pixel 15x é branco) ele armazena de tal forma (pixel 1x branco, 2x branco, 3x branco.....)
    existem formatos de arquivo q adotam o tipo agrupamento, mas n me lembro o formato, vou pesquisar e falo aqui pra vocês...
    Outra, todo arquivo q salva em JPG ja sofre uma compressão, por mais q vc salve na qualidade máxima, ele perde qualidade, se você deseja evitar isto, salve em TIFF.

Bem.. espero q tenham entendido q o ps, qualker forma que se salva ele fica mais pesado que um vetor de coreldraw flash os illustrator, os arquivos vetoriais por sua vez tem outra vantagem, você pode ampliar ele sem limite, e sem perder qualidade, mas para pintar é mais complicado, você não consegue ter uma pintura como se tem no corel painter photoshop e outros... pq a pintura dele tbm é vetorial, ou seja, você consegue fz luz e osmbras só q bem chapadas, ou com um degrade bem definido (imagine um manga q passa na tv, onde luz e sombra são bem vistos e chapadas)

--------
    vetor de photoshop é uma bosta, (ferramenta "P" do photoshop) com ela vc faz as curvas bezier, as mesmas de programas vetoriais, só que ao contrario de programas vetoriais, ela vai se tornar um vetor bitmap, ou seja, vc n vai poder mexer na curva que fez depois de tornala um gráfico, e se você ampliar o q vc fez, a imagem vai distorcer.

por falar em distorcer, a diferença de bitmap com corel é q bitmap distorce qnd se amplia, ele perde qualidade, isso se deve pq programas vetoriais o computador processa uma equação ao qual ele amplia proporcionalmente a imagem, ja com bitmap q são imagens mais elaboradas do photoshop, o computador vai criar o meio-tom, isto é, pegue uma imagem de contraste 100%preto e 100% branco, o meio tom seria a cor cinza, ele serve para suavizar a mudança de cores, principalmente em letras curvas, faça um teste, pegue o photoshop, escreva uma letra qualquer e de um zoom nela, vc vai ver q existem pixeis cinzas nos contornos das curvas das letras para suavizar a curva, o PAINT n tem meio tom, por isso quando você faz uma circunferência fika na cara os pixeis q formam ela.
    -------
    Quando for trabalhar com uma midia impressa, lembre-se de salvar em 300 dpi, dpi é a resolução da imagem, quanto maior a resolução mais pesado é o arquivo, então como o pessoal do forum costuma trabalhar para a web, trabalhe em 72 dpi.

-------
    Cores RGB CMYK PANTONE

RGB- Red Blue Green- corel luz:

o seu monitor utiliza o RGB, logo quando vc vai imprimir as cores vao ficar diferentes, pq sua impressora trabalha com CMYK, o RGB possui uma gama muuuito maior de cores q o cmyk por se tratar de cores luz.

CMYK- CIAN(um tipo de azul) MAGENTA( um tipo de vermelho) YELLOW E BLACK, 4 cores.

black é melhor, segundo a teoria da luz, se misturar todas as cores se tem preto, mas na verdade fica marrom escuro, por isso se inseru o preto nos cartuchos, até pq msiturando todas as cores ia ser mto gasto com tinta e opapel ia enrrugar, o cmyk é usado para impressão, ele n possui todas as gamas q o RGB possui.
    como o cmyk usa a mistura de 4 cores para imprimir, sua impressão fica assim quando vista de perto:

ja o pantone, a cor vai ficar bem chapada, por ser uma cor pura.

Pantone-

Serve para obter cores na impressão que não são possiveis no processo cmyk, o pantone é uma cor mais chapada, com ele vc pode conseguir akele tom q o RGB possui, o pantone são cores separadas, existem cores metalicas e td mais, muitas embalagens utilizam o pantone em suas marcas, a bala "mentos" usa um azul pantone em sua logo, para imprimir entao é utilizado impressoras q além do cmyk se insere um cartucho de pantone com a cor específica.

Para entender melhor a diferença entre RGB e CMYK aconselho todos a fazerem um teste pessoalmente.
    pegue uma imagem, abra ela no photoshop, a imagem em rgb, dai faça a conversão para cmyk --- IMAGE> MODE > e selecione a opção CMYK Color:
    você vai perceber que as cores luz, RGB, vai perder a vivacidade das cores por ser convertido em tintas:

--------------------

gráficas: locais especializados em impressões.
    quando for imprimir um trabalho, escolha o papel couche, existem as gramaturas, quanto maior a gramatura mais duro é o papel, e isto influencia diretamente no preço, o mais fino é o couche 120g, tem até 110 ou mais fino se duvidar... eu imprimo em 120 qnd quero economizar mas qnd preciso fazer um trabalho e agregar um valos junto a ele, escolher o papel é fundamental, portanto imprimo em 170~200 g, folha A4 120 chega a ser 1,50 o custo, mas conforme aumentando a gramatura a impressão pode chegar a custar 6 reais.

grafica trabalha normalmente com papel couche mas tem outros, consulte a tabela de papeis da gráfica, mas se ela não possuir o tipo de papel q vc deseja, vc tem q ir numa casa de papeis especiais e comprar separadamente e levar pra gráfica, vale ressaltar que o tipo de papel influi diretamente na impressão.
    -----
    em andamento

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Deus; 12-11-2008 às 16:41.

Registro
    08-12-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tópico aberto para sugestões, criticas e perguntas
    sintam-se a vontade a pedir alguma informação.

Registro
    29-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tá ficando legal, por enquanto entendi tudo, não conhecia Pantone. Umas imagens básicas comparativas entre bitmap e vetor e uma demonstração de RGB/CMYK podem ajudar o pessoal a digerir melhor a informação.

s=D|--<
    q.

Registro
    08-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Marcotonio Ver Post
    Tá ficando legal, por enquanto entendi tudo, não conhecia Pantone. Umas imagens básicas comparativas entre bitmap e vetor e uma demonstração de RGB/CMYK podem ajudar o pessoal a digerir melhor a informação.

s=D|--<
    vou providenciar isso e muito mais o.^

to pensando em lhes ensinar a fazer papercraft e calibrar o monitor.

ja atualizei a parte das cores pra ter uma melhor noção.
    Última edição por Deus; 12-11-2008 às 08:39.

Registro
    05-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bem legal jena, isso mostra que tenho muito a aprender ainda sobre as artes graficas o//
    continua colocando coisa pra nói aprender aeeaeeaeae 8D

Citação Postado originalmente por jena on msn
    Bohlen -crazy says:
    vlw pelo jena
    de nada s2

loll
    ~

Publicidade:

Última edição por regiph; 12-11-2008 às 16:33.
    a magia de hoje é a ciencia de amanhã

Registro
    20-04-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

boa garoto, vou te dar um insentivo e fixa-lo...

continue aprimorando..

abraços
    " Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, e nem tão grande que não possa aprender."

Registro
    29-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ah, bem melhor agora. \o/

E... vai ensinar a criar nossos próprios pepakura? UHUL!

Adoro montá-los, olha a Catedral de Notre-Dame que fica no meu quarto (liga não, a coitada tá caindo aos pedaços de velha):

s=D|--<
    q.

Registro
    08-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Marcotonio Ver Post
    Ah, bem melhor agora. \o/

E... vai ensinar a criar nossos próprios pepakura? UHUL!

Adoro montá-los, olha a Catedral de Notre-Dame que fica no meu quarto (liga não, a coitada tá caindo aos pedaços de velha):

s=D|--<
    q empenho de monta isso Oo

Registro
    10-06-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ajudo bastante
    eu acho q não aprendi muito bem como desenhar no PS e no CD pq tem todas essas diferenças de imagens q vc citou e as ferramentas não me ajudam ainda
    bom to querendo entrar em uma grafica... sei q la eles usam CD e mais algumas coisas
    quando diver alguma duvida te pergunto
    mais agora a minha unica duvida eh deus ta trabalhando em uma grafica?
    vlw, otimo topico
    http://i41.tinypic.com/vr659z.png

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Meus desenhos e a extenção de assinatura, dem uma olhada
    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Registro
    08-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por xhamburguer Ver Post
    Ajudo bastante
    eu acho q não aprendi muito bem como desenhar no PS e no CD pq tem todas essas diferenças de imagens q vc citou e as ferramentas não me ajudam ainda
    bom to querendo entrar em uma grafica... sei q la eles usam CD e mais algumas coisas
    quando diver alguma duvida te pergunto
    mais agora a minha unica duvida eh deus ta trabalhando em uma grafica?
    vlw, otimo topico
    sou estudante de design gráfico, para tanto eu vou trabalhar com midia, web (q kero evitar) e a impressa, e vc n pode confiar só na gráfica, vc tem q conhecer os equipamentos que a gráfica dispõe, e entregar td certo pra eles, pra n ter erro d sair algo errado

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Videoteca 8.1 e 8.11 - Vídeos antigos
    Por Jellyman no fórum Sorcerer
    Respostas: 4
    Último Post: 09-07-2008, 19:00
  2. Videoteca 8.0 - Vídeos antigos
    Por Jellyman no fórum Sorcerer
    Respostas: 2
    Último Post: 09-02-2008, 14:37
  3. 10 dicas pra você mulher se dar bem na balada - Uau!
    Por ExPLoSounD no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 32
    Último Post: 31-01-2008, 18:59
  4. Dicas para as ferias
    Por Henriiquee~ no fórum Sorcerer
    Respostas: 19
    Último Post: 31-01-2008, 13:34
  5. Dicas para um bom jogo e uma boa convivência.
    Por Juko no fórum Tibia Geral
    Respostas: 15
    Último Post: 08-11-2007, 17:49

Permissões de Postagem