Neste quesito se encontra a força de disuasão da FAB e seu principal poderio, ela conta com os AMX, ALX e vou falar da marinha tambem, com seu A-4.
Primeiro o principal, o A-1 ou AMX
O AMX International AMX, ou simplesmente AMX é um avião de ataque ar-superfície usado para missões de interdição, apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo. Foi desenvolvido pelo consórcio internacional AMX Internacional.Na Força Aérea Brasileira, ele é designado A-1. Na Itália, ele tem o apelido de "Ghibli".
O AMX é capaz de operar em altas velocidades subsônicas a baixa altitude, tanto de dia quanto de noite, e se necessário, a partir de bases pouco equipadas ou com pistas danificadas. O caça conta com relativamente baixa assinatura em infravermelho e reduzida secção frontal ao radar, para melhorar seu percentual de sucesso nas missões. A auto-defesa é proporcionada por mísseis ar-ar, canhões integrados e sistemas de contramedidas eletrônicas.
No Brasil, eles começaram a passar por uma modernização equivalente com a dos F-5 br, indo para o padrão A-1 M, contando com uma nova suite eletronica, podendo levar bombas guiadas, misseis anti navio, e agora, armas ar-ar para auto defesa. ele não conta com blindagem, sua defesa principal, alem das contra medidas eletronicas, é sua incrivel agilidade.
tambem a uma versão naval de porta aviões em estudo para conversão.
O Brasil conta com 52 destes aviões.
dados
* Tripulantes: um
* Comprimento: 13,23 m
* Envergadura: 8,87 m
* Altura: 4,55 m
* Peso vazio: 6.730 kg
* Peso carregado: 10.750 kg
* Peso máximo: 13.000 kg
* Motor: um turbofan Rolls-Royce Spey 807
* Empuxo: 4994 kgf (11.000 lbf)
Desempenho
* Velocidade máxima: 1.020 km/h
* Alcance: 3.330 km
* Teto de serviço: 13.000 m (42.600 pés)
* Razão de ascensão: 10.240 pés/min
* Relação empuxo/peso: 0.47
Armamento
* 2 canhões de 30 mm DEFA 554 (aviões brasileiros)
* 2 mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder ou MAA-1 Piranha nos trilhos das pontas das asas
* 3.800 kg de carga bélica em 5 pontos duros, incluindo bombas de emprego geral e bombas guiadas por laser, mísseis ar-superfície, e foguetes.
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o ALX
Embraer EMB-314 Super Tucano é uma aeronave turboélice leve de ataque e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto SIPAM / SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.
este avião conta com duas versões
* Monoposto (designado A-29A) - para ataque e reconhecimento armado, dentro da tarefa de interdição; para ataque e cobertura, dentro da tarefa de apoio aéreo aproximado e para interceptação e destruição de aeronaves de baixo desempenho.
* Biposto (designado A-29B) - além das mesmas atribuições do monoposto; para treinamento e para controle aéreo avançado, na tarefa de ligação e observação.
apesar de ser um avião de treinamento, ele tem um bom poder de ataque ao solo, com a força aerea brasileira tendo encomendado 99 destes aviões, 52 entregues, ele tem a mesma suite eletronica dos F-5 e A-1 modernizados, sendo essa a padrão da fab, e ele tambem pode levar bombas guiadas e misseis ar-ar, sendo um versatil avião.
dados
Dimensões
* Envergadura: 11,14 m
* Comprimento: 11,33 m
* Altura: 3,97 m
Pesos
* Vazio: 3.020 kg
* Máximo de decolagem: 5.200 kg
* Carga de combate máxima: 1.500 kg
* Tripulação: 1 piloto no monoposto ou 2 (1 piloto + 1 navegador/aluno) no biposto
Desempenho
* Velocidade máxima: 593 km/h
* Alcance máximo: 4.820 km
* Teto de serviço: 10.670 m
* Autonomia: 6 h
* Raio de combate: 550 km (Hi-Lo-Hi)
* Distância de decolagem / pouso: capaz de operar em pistas acima de 600 m de extensão, não preparadas.
Armamentos
* Metralhadoras: (2x) FN Herstal M3P de 12,7 mm (internas nas asas)
* Canhões: (1x) pod de canhão de 20 mm (sob a fuselagem)
* Foguetes: (4x) pods de lança-foguetes de 70 mm
* Bombas: Mk 81 ou Mk 82 (emprego geral); BLG-252 (lança-granadas); Lizard ou Griffin (guiadas por laser)
* Mísseis ar-ar: (2x) AIM-9L; MAA-1 Piranha (homologado); Python 3 ou Python 4
* Mísseis ar-superfície: (2x) AGM-65
* Estações de armas: possui um total de 5 pontos (dois em cada asa e um sob a fuselagem)
Propulsão
* Motor: 1 turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência
* Hélice: 1 hélice Hartzell pentapá de 2,38 m de diâmetro
Sistemas e equipamentos
* Cabina blindada
* CMFD / HUD / UFCP / HOTAS
* OBOGS (sistema de geração de oxigênio)
* Rádio V/UHF M3AR Série 6000 (sistema datalink de transmissão e recepção de dados seguro)
* FLIR AN/AAQ-22 StarSAFIRE II (sensor ótico e infravermelho)
* NVG ANVIS-9 (óculos de visão noturna)
* CCIP / CCRP / DTOS (sistemas de controle de tiro)
* HMD (visor montado no capacete) (opcional)
* Sistema de treinamento virtual de armamentos e sensores
* Câmara e gravador de vídeo digital
* Stormscope WX-1000E (sistema de mapeamento meteorológico)
* INS / GPS (sistema integrado de navegação)
* Piloto automático
* Assento ejetável Martin Baker Mk-10LCX zero/zero
* Freio de mergulho
* Ar condicionado
* Farol de busca
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O McDonnell Douglas A-4 Skyhawk é um avião de ataque naval especialmente desenvolvido para operar a partir de porta-aviões. Desenvolvido nos anos 1950 para a Marinha dos EUA, o pequeno, econômico, mas versátil Skyhawk continua em uso em diversas forças aéreas do mundo.
A Marinha do Brasil possui 23 exemplares de Skyhawk da versão A-4KU, a última a ser produzida. Desses, 20 são monopostos (versão A-4KU) e 3 bipostos de treinamento (versão TA-4KU). Destas aeronaves, cinco monoplaces são utilizados como fontes de peças.
O modelo monoposto foi designado AF-1 e o biposto AF-1A.
Os Skyhawk brasileiros ficam sediados na Base Aérea Naval de São Pedro Aldeia (BAeNSPA) e operam embarcados no NAe São Paulo.
Eles tem sofrido de faltas de peças, estando a maior parte fora de combate, mas, com os investimentos, é possivel que eles voltem a combater, pois mesmo antigo, é um importante vetor, sendo o unico avião de asa fixa de nossa marinha
sem previsão de modernização, ele não tem uma suite eletronica avançada nem pode usar bombas guiadas, levando 2 misseis sidewinder para auto defesa.
dados
Fabricante Douglas Aircraft Corporation
Primeiro vôo 1954
Entrada ao serviço 1956
Missão Aeronave de Ataque
Tripulação 1 (ou 2 na versão de treinamento)
Dimensões
Comprimento 12,2 m
Envergadura 8,4 m
Altura 4,6 m
Área (asas) 24,15 m²
Peso
Tara 4.750 kg
Peso total 8.318 kg
Peso bruto máximo 11.136 kg
Propulsão
Motores 1 x Pratt & Whitney J52
Força (por motor) kN
Performance
Velocidade
máxima 1.077 km/h (Mach: )
Alcance bélico km
Alcance km
Tecto
máximo m
Relação de subida m/min
Armamento
Metralhadoras 2× 20 mm Colt Mk 12 cannon, 100 tiros por arma
Mísseis/
Bombas AIM-9 Sidewinder e 4,490 kg em bombas
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Bom, vo falar deste famoso avião de treino, mas com poder de ataque tambem, parente do Super tucano, o EMB-312 tucano é um treinador avançado, mas, que pode levar armas, sendo considerada uma aeronave de ataque leve.
este avião é o mesmo utilizado pela esquadrilha da fumaça, tendo mais de 600 sendo produzidos, dos quais 133 para a FAB
mas, como ja foi dito, a maior parte destes aviões é usado no treinamento de pilotos.
dados
* Motor: Pratt & Whitney Canada PT6A-25C de 750 shp
* Velocidade Máxima: 448 km/h
* Velocidade de Cruzeiro: 319 km/h
* Teto de Serviço: 9.144 m
* Alcance: 2.055 km
* Envergadura: 11,14 m
* Comprimento: 9,89 m
* Peso Vazio: 1.810 kg
* Peso Máximo de Decolagem: 3.175 kg
* Armamento: 4 pilones sob as asas podendo carregar casulos de metralhadoras 12,7mm, foguetes e bombas.
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