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Tópico: Vetores da FAB II- aviões de ataque

  1. #1
    Avatar de Gunitz danubia
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    Padrão Vetores da FAB II- aviões de ataque

    Neste quesito se encontra a força de disuasão da FAB e seu principal poderio, ela conta com os AMX, ALX e vou falar da marinha tambem, com seu A-4.

    Primeiro o principal, o A-1 ou AMX


    O AMX International AMX, ou simplesmente AMX é um avião de ataque ar-superfície usado para missões de interdição, apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo. Foi desenvolvido pelo consórcio internacional AMX Internacional.Na Força Aérea Brasileira, ele é designado A-1. Na Itália, ele tem o apelido de "Ghibli".

    O AMX é capaz de operar em altas velocidades subsônicas a baixa altitude, tanto de dia quanto de noite, e se necessário, a partir de bases pouco equipadas ou com pistas danificadas. O caça conta com relativamente baixa assinatura em infravermelho e reduzida secção frontal ao radar, para melhorar seu percentual de sucesso nas missões. A auto-defesa é proporcionada por mísseis ar-ar, canhões integrados e sistemas de contramedidas eletrônicas.

    No Brasil, eles começaram a passar por uma modernização equivalente com a dos F-5 br, indo para o padrão A-1 M, contando com uma nova suite eletronica, podendo levar bombas guiadas, misseis anti navio, e agora, armas ar-ar para auto defesa. ele não conta com blindagem, sua defesa principal, alem das contra medidas eletronicas, é sua incrivel agilidade.
    tambem a uma versão naval de porta aviões em estudo para conversão.
    O Brasil conta com 52 destes aviões.


    dados

    * Tripulantes: um
    * Comprimento: 13,23 m
    * Envergadura: 8,87 m
    * Altura: 4,55 m
    * Peso vazio: 6.730 kg
    * Peso carregado: 10.750 kg
    * Peso máximo: 13.000 kg
    * Motor: um turbofan Rolls-Royce Spey 807
    * Empuxo: 4994 kgf (11.000 lbf)

    Desempenho

    * Velocidade máxima: 1.020 km/h
    * Alcance: 3.330 km
    * Teto de serviço: 13.000 m (42.600 pés)
    * Razão de ascensão: 10.240 pés/min
    * Relação empuxo/peso: 0.47

    Armamento


    * 2 canhões de 30 mm DEFA 554 (aviões brasileiros)
    * 2 mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder ou MAA-1 Piranha nos trilhos das pontas das asas
    * 3.800 kg de carga bélica em 5 pontos duros, incluindo bombas de emprego geral e bombas guiadas por laser, mísseis ar-superfície, e foguetes.







    ------------------

    o ALX


    Embraer EMB-314 Super Tucano é uma aeronave turboélice leve de ataque e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto SIPAM / SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.
    este avião conta com duas versões
    * Monoposto (designado A-29A) - para ataque e reconhecimento armado, dentro da tarefa de interdição; para ataque e cobertura, dentro da tarefa de apoio aéreo aproximado e para interceptação e destruição de aeronaves de baixo desempenho.
    * Biposto (designado A-29B) - além das mesmas atribuições do monoposto; para treinamento e para controle aéreo avançado, na tarefa de ligação e observação.

    apesar de ser um avião de treinamento, ele tem um bom poder de ataque ao solo, com a força aerea brasileira tendo encomendado 99 destes aviões, 52 entregues, ele tem a mesma suite eletronica dos F-5 e A-1 modernizados, sendo essa a padrão da fab, e ele tambem pode levar bombas guiadas e misseis ar-ar, sendo um versatil avião.

    dados

    Dimensões

    * Envergadura: 11,14 m
    * Comprimento: 11,33 m
    * Altura: 3,97 m

    Pesos

    * Vazio: 3.020 kg
    * Máximo de decolagem: 5.200 kg
    * Carga de combate máxima: 1.500 kg
    * Tripulação: 1 piloto no monoposto ou 2 (1 piloto + 1 navegador/aluno) no biposto

    Desempenho

    * Velocidade máxima: 593 km/h
    * Alcance máximo: 4.820 km
    * Teto de serviço: 10.670 m
    * Autonomia: 6 h
    * Raio de combate: 550 km (Hi-Lo-Hi)
    * Distância de decolagem / pouso: capaz de operar em pistas acima de 600 m de extensão, não preparadas.

    Armamentos

    * Metralhadoras: (2x) FN Herstal M3P de 12,7 mm (internas nas asas)
    * Canhões: (1x) pod de canhão de 20 mm (sob a fuselagem)
    * Foguetes: (4x) pods de lança-foguetes de 70 mm
    * Bombas: Mk 81 ou Mk 82 (emprego geral); BLG-252 (lança-granadas); Lizard ou Griffin (guiadas por laser)
    * Mísseis ar-ar: (2x) AIM-9L; MAA-1 Piranha (homologado); Python 3 ou Python 4
    * Mísseis ar-superfície: (2x) AGM-65
    * Estações de armas: possui um total de 5 pontos (dois em cada asa e um sob a fuselagem)

    Propulsão

    * Motor: 1 turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência
    * Hélice: 1 hélice Hartzell pentapá de 2,38 m de diâmetro

    Sistemas e equipamentos

    * Cabina blindada
    * CMFD / HUD / UFCP / HOTAS
    * OBOGS (sistema de geração de oxigênio)
    * Rádio V/UHF M3AR Série 6000 (sistema datalink de transmissão e recepção de dados seguro)
    * FLIR AN/AAQ-22 StarSAFIRE II (sensor ótico e infravermelho)
    * NVG ANVIS-9 (óculos de visão noturna)
    * CCIP / CCRP / DTOS (sistemas de controle de tiro)
    * HMD (visor montado no capacete) (opcional)
    * Sistema de treinamento virtual de armamentos e sensores
    * Câmara e gravador de vídeo digital
    * Stormscope WX-1000E (sistema de mapeamento meteorológico)
    * INS / GPS (sistema integrado de navegação)
    * Piloto automático
    * Assento ejetável Martin Baker Mk-10LCX zero/zero
    * Freio de mergulho
    * Ar condicionado
    * Farol de busca









    --------------------------------------------------------


    O McDonnell Douglas A-4 Skyhawk é um avião de ataque naval especialmente desenvolvido para operar a partir de porta-aviões. Desenvolvido nos anos 1950 para a Marinha dos EUA, o pequeno, econômico, mas versátil Skyhawk continua em uso em diversas forças aéreas do mundo.

    A Marinha do Brasil possui 23 exemplares de Skyhawk da versão A-4KU, a última a ser produzida. Desses, 20 são monopostos (versão A-4KU) e 3 bipostos de treinamento (versão TA-4KU). Destas aeronaves, cinco monoplaces são utilizados como fontes de peças.

    O modelo monoposto foi designado AF-1 e o biposto AF-1A.

    Os Skyhawk brasileiros ficam sediados na Base Aérea Naval de São Pedro Aldeia (BAeNSPA) e operam embarcados no NAe São Paulo.

    Eles tem sofrido de faltas de peças, estando a maior parte fora de combate, mas, com os investimentos, é possivel que eles voltem a combater, pois mesmo antigo, é um importante vetor, sendo o unico avião de asa fixa de nossa marinha
    sem previsão de modernização, ele não tem uma suite eletronica avançada nem pode usar bombas guiadas, levando 2 misseis sidewinder para auto defesa.

    dados


    Fabricante Douglas Aircraft Corporation
    Primeiro vôo 1954
    Entrada ao serviço 1956
    Missão Aeronave de Ataque
    Tripulação 1 (ou 2 na versão de treinamento)
    Dimensões
    Comprimento 12,2 m
    Envergadura 8,4 m
    Altura 4,6 m
    Área (asas) 24,15 m²
    Peso
    Tara 4.750 kg
    Peso total 8.318 kg
    Peso bruto máximo 11.136 kg
    Propulsão
    Motores 1 x Pratt & Whitney J52
    Força (por motor) kN
    Performance
    Velocidade
    máxima 1.077 km/h (Mach: )
    Alcance bélico km
    Alcance km
    Tecto
    máximo m
    Relação de subida m/min
    Armamento
    Metralhadoras 2× 20 mm Colt Mk 12 cannon, 100 tiros por arma
    Mísseis/
    Bombas AIM-9 Sidewinder e 4,490 kg em bombas








    ------------------------------------------------

    Bom, vo falar deste famoso avião de treino, mas com poder de ataque tambem, parente do Super tucano, o EMB-312 tucano é um treinador avançado, mas, que pode levar armas, sendo considerada uma aeronave de ataque leve.
    este avião é o mesmo utilizado pela esquadrilha da fumaça, tendo mais de 600 sendo produzidos, dos quais 133 para a FAB
    mas, como ja foi dito, a maior parte destes aviões é usado no treinamento de pilotos.

    dados

    * Motor: Pratt & Whitney Canada PT6A-25C de 750 shp
    * Velocidade Máxima: 448 km/h
    * Velocidade de Cruzeiro: 319 km/h
    * Teto de Serviço: 9.144 m
    * Alcance: 2.055 km
    * Envergadura: 11,14 m
    * Comprimento: 9,89 m
    * Peso Vazio: 1.810 kg
    * Peso Máximo de Decolagem: 3.175 kg
    * Armamento: 4 pilones sob as asas podendo carregar casulos de metralhadoras 12,7mm, foguetes e bombas.








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  2. #2
    Avatar de Gambis
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    mto bom Gunitz!! Gostei da matéria. Queria ser da aeronáutica, so q ate pega um caça desses ia demoraaa.

    ehehe

  3. #3
    Avatar de Tio'Pepa
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    esses tucanos e super tucanos não são obsoletos em uma guerra?
    O mal não é ser, mas privação de ser, como a obscuridade é ausência de luz. Tal privação é imprescindível em todo ser que não seja Deus, enquanto criado, limitado, o mal é, fundamentalmente, privação de bem.

    "Ad majorem Dei gloriam"
    "Gloria in excelsis Deo"
    ''Et delectabar per singulos dies, ludens coram eo in omnitempore, ludens in orbe terrarum''


    http://img142.imageshack.us/img142/6...ericaviee9.jpg

    http://img526.imageshack.us/img526/4...mricaivys3.jpg

  4. #4
    Avatar de Gunitz danubia
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    não, o super tucano é muito moderno, eles são meio lentos, mas, são mto ageis, não chegam a ser obsoletos, ja que sua missão em um conflito é apoio aereo e ataque ao solo.

  5. #5
    Avatar de Pata do Leão
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    Você se esqueceu do T-26 Xavante.

    O Xavante é um jato de treino avançado da FAB, que pode executar ainda missões de reconhecimento e ataque. No Brasil, foi construído sob licença pela Embraer, mas foi também produzido por outras nações, entre as quais Itália, Austrália e África do Sul.

    A versão sul-africana do jato Xavante entrou em combate na Guerra da Namíbia (do lado da África do Sul) e a versão brasileira foi utilizada pela Argentina na Guerra das Malvinas em 1982.




    Outra coisa, a segunda versão do Tucano (Super Tucano) parece que teve também tres opções de aeronaves; o Emb312 e o Emb312a/f produzido com tecnologia Ericsson de busca na Amazônia.

    Emb312



    Emb312a



    Ja a Versão F o Brasil nao comprou. ^^




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    Última edição por Pata do Leão; 08-12-2007 às 10:28.

  6. #6
    Avatar de Gunitz danubia
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    a sobre o xavante, eu não falei pq ele esta sendo retirado de serviço, sabe, mas, foi bom vc ter falado dele


    a foto do q vc colocou, a ultima, é um ALX, super tucano , embraer 314, mas nunca tinha visto este F.

  7. #7
    Avatar de Warden of Empires
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    vale lembrar q o amx eh um aviao de ultima geraçao, mas como teve sua moior parte projetado na italia ele tem um perfil operacional para a OTAN,
    que sao missoes de pouca duraçao, nao nescessitando de grande alcance, entao os amx brasileiros tem q utilizar tanques de combustivel extras, o q acaba inutilizando 2 dos 5 pontos para armamentos, para min esse eh o unico defeito deles, pois no restante ele eh exelente, podendo faze frente aos avioes extrangeiros da mesma categoria.



    otimo topico, parabens pela iniciativa de voces, isso ira esclarecer muitas duvidas de varias pessoas do forum, como eu vi, a maioria axa que a FAB esta totalmente obsoleta, ( o que em parte eh verdade) mas nos temos um material de otima qualidade aki no Brasil, e se acabar eclodindo uma guerra aki por perto nos iremos estar preparados
    xDD

  8. #8
    Avatar de Gunitz danubia
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    das nossas forças armadas, a com mais poder é a força aerea, sendo assim, nos temos bons equipamentos, mas, ainda tem mto o que melhorar, principalmente no apoio as aeronaves, como radares, baterias anti aereas.

  9. #9
    Avatar de Royal Chico
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    muito boa a materia =)

    tenta colocar avioes que o brasil poderia adquirir, se voce quiser eu posso ajudar.

    mesmo sendo o mais poderoso a Aeronautica entre as Forças Armadas brasileiras, ela esta ficando atrás, dos outros paises principalmente da Venezuela, com aqueles Mig. Se nao me engano o Brasil compro uns Mirage neh?

    Citação Postado originalmente por Warden of Empires Ver Post
    vale lembrar q o amx eh um aviao de ultima geraçao, mas como teve sua moior parte projetado na italia ele tem um perfil operacional para a OTAN,
    que sao missoes de pouca duraçao, nao nescessitando de grande alcance, entao os amx brasileiros tem q utilizar tanques de combustivel extras, o q acaba inutilizando 2 dos 5 pontos para armamentos, para min esse eh o unico defeito deles, pois no restante ele eh exelente, podendo faze frente aos avioes extrangeiros da mesma categoria.
    Mesmo ele sendo de ultima geração, nao bate um F-16, ou agora os novos F-22, ele pode ser bom para nos na America latina, mas se for pro pau mesmo com outros do mesmo, nao acho que ele tenha grandes sussesos, espero que ele nunca tenha de ser usado mesmo =)
    Última edição por Royal Chico; 09-12-2007 às 00:23.
    Ajude no combater o aquecimento global, mate um deputado e plante uma arvore.



    "you are nobody, and you'll never gonna hit as hard as life"(Rock VI)

  10. #10
    Avatar de Pata do Leão
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    Citação Postado originalmente por Royal Chico Ver Post
    muito boa a materia =)

    tenta colocar avioes que o brasil poderia adquirir, se voce quiser eu posso ajudar.

    mesmo sendo o mais poderoso a Aeronautica entre as Forças Armadas brasileiras, ela esta ficando atrás, dos outros paises principalmente da Venezuela, com aqueles Mig. Se nao me engano o Brasil compro uns Mirage neh?

    Sim, segundo o site oficial da FAB, e a mídia encomendamos 12 aeronaves Mirage 2000-C sendo que 6 ja estão em nosso poder.



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