Curtir Curtir:  0
Página 1 de 15 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 146

Tópico: Equipe TibiaBR entrevista Excessus!

Registro
    17-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Equipe TibiaBR entrevista Excessus!

TibiaBR entrevista Excessus
    Entrevista exclusiva

Entrevista por Anderslash, Onilink e Equipe TibiaBR
    Tradução e adaptação por Anderslash

É com grande tristeza - e ao mesmo tempo gratidão e respeito - que anunciamos que o mais popular Gamemaster da história de Tibia, apontado por muitos como o melhor, está pendurando a sua capa azul. Excessus, um tiozinho espanhol muito simpático, dedicou sua valiosa atenção ao Tibia por longos 6 anos, mas o tempo passa e o dia da despedida sempre chega. Ainda que não abandone de vez o jogo, não poderemos mais vê-lo cortando os céus tibianos com sua capa azul. Com a sensação de trabalho cumprido e a certeza de que Tibia está em boas mãos, Excessus nos concedeu uma entrevista exclusiva antes de sua triste partida. Falou sobre a sua empresa, sobre suas experiências (e encrencas) em Tibia, o futuro do Tibianews, e também sobre uma possível visita ao Brasil.

Ao Excessus nós desejamos do fundo dos nossos corações muito sucesso em sua vida pessoal. Sentiremos sua falta. Agradecemos toda atenção e carinho que forneceu ao TibiaBR, e também para a comunidade Tibiana, como um todo. =)

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

TibiaBR: Olá Excessus! Ou devemos chama-lo apenas de Mr. Carlos, a partir de agora?
    Excessus: Olá pessoal! Eu ainda prefiro ser conhecido como "Excessus", como sempre fui, e ainda sou, é meu alter-ego na internet... além disso, não é como se meu personagem tivesse morrido ou coisa assim, né?

TibiaBR: Ficamos tristes por saber que você vai aposentar. Por que você está deixando de lado a capa azul?
    Excessus: Basicamente, eu não tenho mais o tempo necessário para ser um bom Gamemaster. Ser um Gamemaster não é como jogar... você precisa estar realmente envolvido com a comunidade, conferir os boards regularmente para ver quem está fazendo o que, e ficar ligado a todos os acontecimentos, criação de guildas, das fofocas, e outros fatores que acontecem todos os dias - e isto pode ser informação essencial para lidar quando você está tentando decidir a melhor maneira de agir na frente de toda a comunidade.
    Se você ficar com a cabeça cheia de todas essas informações, você pode cometer pequenos erros, porque você sabe como fluir com esses problemas - porque você sabe as razões pelas quais eles acontecem. Mas é claro, para mergulhar numa sopa fenomenal dessas requer tempo, e agora não há mais tempo disponível.
    Em dezembro de 2005 eu e a minha família entramos em uma outra grande aventura, ainda mais fabulosa que explorar os abismos de Fibula (risos), e essa aventura foi a abertura da nossa empresa. Então, criamos a RaiN, uma pequena mas bem sucedida agência especializada em soluções para a web. Está crescendo bem, e tem um futuro brilhante, graças a Deus! Mas esta é a principal razão pela qual eu agora não tenho mais tempo para Tibia. A RaiN precisa da minha atenção, como o bebê que ela é - às vezes tirando minhas horas de sono, mas é tudo pelo bem dela.

TibiaBR: Foi uma longa jornada... Você foi GM por quantos anos?
    Excessus: Eu não lembro exatamente... Acho que talvez desde 2001.

TibiaBR: Como você se tornou um Gamemaster? Mandando pizzas para o escritório da CipSoft? (risos)
    Excessus: Hehe. Bem, eu suponho que eu sempre fui muito preocupado com os baderneiros de Tibia, mas primeiramente por causa dos bagunceiros que atrapalhavam seriamente a minha diversão. Os trappers de Rookgaard, os PKs quando eu era um medroso level 8 tentando sair de Thais, e também as pessoas xingando, os cheaters... e toda essa velha glória de Tibia que nós conhecemos bem. Eu sempre os reportei nos boards, ou aos raros super-heróis que cruzavam os nossos céus com uma capa azul, conhecidos como "Gamemasters". Um mundo que era cheio de significado exótico só porque você nunca podia ver um por aí.
    Para atender esse problema de presença, a CipSoft criou a função de Counsellors. Eu não fui um deles logo de início, e nem na segunda ou terceira remessa. E eu nunca pedi para ser um. Mas eu ainda usava bastante os boards, e eu acho que o Guido que me viu, e gostou das minhas respostas quando eu tentava ajudar as pessoas e acalmar os que viviam xingando a Cip. Acho que o Guido escreveu nos boards internos que eu poderia ser muito bem um bom Counsellor, e o GM Logain me acolheu sob sua capa. O resto aconteceu por si - eu não acho que fiz nada de especial, eu continuei postando nos boards e ajudando as pessoas in-game. Um dia, o SGM Taghor me promoveu a GM.

TibiaBR: Uma vez há um tempo atrás você há disse que ia deixar o cargo de Gamemaster, não é? Mas ainda bem que isso não aconteceu. Você poderia por favor contar aos jogadores mais novos o que aconteceu naquela ocasião?
    Excessus: Foi um triste incidente que não se resolveu muito bem. Basicamente, eu estava seriamente discordando de uma decisão da CipSoft, e esta decisão estava me atingindo bastante, então eu decidi que, sendo Tibia um simples hobby, eu não precisava de todo esse stress, e o melhor a fazer era cair fora. Bem, eu estava determinado a deixar meu cargo, mas de alguma forma o meu post de despedida se tornou bastante dramático. As minhas palavras de despedida foram interpretadas de maneiras diferentes, também. Mais especificamente, aconteceu que várias pessoas postaram no tópico, e suas palavras foram de apoio absoluto. Um dia eu não pude lidar mais com aquilo, e eu me lembro que eu tive que pegar o carro, ir para a minha casa, e tirar o resto do dia, emocionalmente perturbado.
    Naquela noite eu me dei conta que a marca "Excessus" cresceu além do que eu desejava, de alguma maneira ela estava sendo intensamente divulgada por qualquer razão que os jogadores acreditavam, então estava funcionando. Para muitos em Tibia, "Excessus" era uma coisa boa, "TibiaNews" era uma coisa boa, e eu resolvi que este incidente não ia destruir tudo isso. Eu engoli as minhas palavras, abaixei a cabeça, e continuei a trabalhar.

TibiaBR: Há alguma chance de você voltar atrás na sua decisão desta vez, também?
    Excessus: Sabe, desta vez é bem diferente. Não tenho mais nada contra a CipSoft. Quando eu anunciei a minha renúncia, recebi belas mensagens de gratidão pelo tempo que eu dediquei ao jogo, e é claro que eu também tenho bons sentimentos por criar Tibia, que teve um belo impacto no meu desenvolvimento pessoal e dentro do jogo, nos últimos cinco ou seis anos. O Diretor dos Gamemasters, Craban, escreveu que eu encontrarei as portas sempre abertas se eu quiser continuar de onde parei, e eu acredito que isso é a mais pura verdade. Eu apenas não tenho mais o tempo necessário, e eu não mais o terei por... possivelmente por um bom tempo. Mas quem sabe o que acontece no futuro? De qualquer forma, eu duvido que eu consiga passar no teste de tutor se eu quiser a capa de volta (risos).

TibiaBR: Uma vez alguém lhe disse "mesmo que você não seja mais um gamemaster, diga-me que estou banido e eu não vou entrar no game". Nós acreditamos que muitos e muitos repetiriam essa mesma frase hoje, e você seria considerado o maior GM de todos os tempos. Como é encerrar uma era, a Era Excessus, sabendo que muitos sentirão a sua falta?
    Excessus: Eu me lembro muito bem dessa frase. Foi escrita por alguém chamado Arial Delore no tópico de despedida que eu havia mencionado. Para mim, foi um tapa na cara. Foi uma bela maneira de resumir tantos anos no cargo de Gamemaster. Foi uma mensagem de gratidão, um reconhecimento. Eu me lembro de ter lido essas linhas uma, duas, três vezes. Coloquei como minha assinatura nos boards, e continuei no cargo de GM.
    A Era Excessus, como você colocou, foi uma época no desenvolvimento e Tibia que agora acabou mesmo, e não voltará. Mas nem tudo mudou, ainda bem. A Era Excessus foi o tempo em que a CipSoft tinha apenas quatro desenvolvedores que eram completamente focados em criar e dar manutenção a um game que estava crescendo e os soterrando tão rápido que eles estavam completamente sobrecarregados Os boards estavam completamente cheios de pedidos de ajuda e demandas de justiça, pois cheaters e abusadores de todos os tipos estavam espalhados por Tibia. Dúzias de voluntários como eu estavam tentando ajudar, para aliviar o problema enquanto a real solução estava se modelando: os VERDADEIROS gamemasters, os funcionários que agora são devotados aos seus trabalhos, e são incorruptíveis.
    Naquele tempo, tínhamos Guido como o nosso principal contado com a CipSoft (até então era apenas apenas de CIP), e um punhado de Senior Gamemasters que eram contactados para diretrizes e emergências, como no Black Weekend*, ou vários casos de abuso que não foram revelados na época ao público, é claro (e nem hoje!). Mas as regras não eram detalhadas como são hoje, e muita coisa era deixada a nosso critério. Eu lembro de ter tomado uma porção de decisões enquanto avançava em minha carreira de Gamemaster. Especialmente em Secura, por exemplo, que foi o primeiro servidor non-PvP, então ladrões e bagunceiros tinham que ser controlados com mais severidade.
    Hoje as diretrizes são claras. Os Gamemasters são bem treinados. Há os posts internos para qualquer eventualidade, e nós temos até um Diretor dos Gamemasters que está permanentemente disponível em uma localidade especial em um dos servidores, conhecida por toda a equipe. Não é mais como em 2001. Todos vocês estão em boas mãos.

TibiaBR: Você está deixando o cargo com o sentimento que existem mais existem outros bons e confiáveis Gamemasters como você, para continuar seu trabalho?
    Excessus: Em todos os sentidos, é claro! Eu poderia mencionar uma porção de nomes de qualidade, nomes de devotos Gamemasters que estão investindo tempo e esforço para garantir que a galera tenha o melhor e mais justo gameplay. Estou particularmente orgulhoso da Queen of Light, assim como tenho a satisfação de tê-la apontado como minha Counsellor, há uns anos atrás. Com trabalho árduo e talento, ela chegou ao cargo de Gamemaster e eu estou totalmente confiante ao grande trabalho que ela está fazendo.

TibiaBR: De onde você tirava tanta paciência pra lidar com os mesmos casos de violação de regras? Digo... sempre explicar que não se deve fazer spam, e nem sharear account, essas coisas. Devia ser bem estressante lidar com essas situações.
    Excessus: Algumas vezes é bem mecânico, sim. Por exemplo, as sessões de ronda pelo antigo Trade Channel com todos aqueles spammers, eu lançando avisos em vermelho, banindo e tudo mais, era totalmente horrível! Mas de alguma forma, cada caso evolui em algo único que mantém você interessado. Alguns deles são muito, muito interessantes. Hoje os Gamemasters têm ótimas ferramentas para ajuda-los nas tarefas diárias, mas antigamente nós tinhamos apenas nossos cérebros para ouvir e tentar descobrir mentiras, e outras coisas. Os corpos não eram marcados com o nome do assassino, por exemplo, e os PKs poderiam simplesmente jogar o cadáver na água ou numa lixeira, e fugir. Eu me lembro muito bem de ter que ficar falando com pessoas em Thais, correndo de lá para cá, para descobrir quem matou um pobre low level, bem parecido como um sub-game de Sherlock Holmes.

TibiaBR: Tibia vem se tornando um jogo muito popular, o número de jogadores cresceu bastante nos últimos anos, mais do que poderíamos imaginar. Esse crescimento acelerado trouxe alguns pontos negativos, como jogadores com menor faixa etária e sem conhecimento da língua inglesa. Reconhecemos que isso degradou bastante a comunidade tibiana, exigindo assim mais empenho dos Gamemaster para manter tudo em ordem. Isso também pesou na sua decisão de se aposentar como GM?
    Excessus: Não, na verdade não. Como eu disse antes, é apenas uma questão de tempo disponível nos meus afazeres diários.

TibiaBR: Saindo do cargo de Gamemaster, o que você leva de bom com você depois desse tempo de trabalho para o Tibia? O que aprendeu? E valeu a pena dedicar seu tempo para o Tibia?
    Excessus: Foi muito bom enquanto estive em Tibia. Como jogador, porque me proporcionou um mundo enorme de fantasia, cheio de aventuras e situações complexas, porque a história flui de acordo com o desenvolvimento dos jogadores, e é sempre diferente e imprevisível.
    Por outro lado, a minha experiência em Tibia não tinha nenhum valor, conforme eu fui vendo muitos e muitos diversos exemplos do quão diferente pode ser a natureza humana, e como funcionam nossos relacionamentos, nossos objetivos pessoais, e do quanto que nós temos que sacrificar para atingir essas metas: muitas vezes o nosso lado bom, nossos princípios e a nossa honestidade. Mas assim como a guerra produz heróis, Tibia também produz verdadeiras jóias, que eu tive o prazer de encontrar e observar. Esses eu guardo com bons sentimentos no meu coração. E eu espero que alguns deles venham me visitar aqui na Espanha!

TibiaBR: Poderia nos revelar alguma história engraçada na sua vida de GM? Sabemos que você se identificava muito com o GM Bannalot haha!
    Excessus: Seis anos jogando diariamente no mesmo campo acumula um grande número de histórias... é exatamente nisso que Tibia se destaca. Eu posso abrir uma versão grande do mapa de Tibia, olhar para cada um dos squares, e me lembrar de uma situação. Boas em sua maioria, com amigos, resolvendo um problema, ou simplesmente explorando Tibia sozinho, coisa que eu fiz bastante, como aventureiro solitário que eu sempre fui.

TibiaBR: E o Tibianews? Como vai continuar, daqui pra frente?
    Excessus: O TibiaNews também exige muito tempo. Tem um monte de coisas para pesquisar, e também muitas news enviadas para serem verificadas. Eu não sei se as pessoas sabem disso, mas o TibiaNews é atualizado por uma equipe de voluntários formada por Cantinelle, Thuddy, Hen, Subaru e todos os outros membros staff. Eles têm acesso ao editor interno e estão postando artigos, shortnews e POTDs (imagens do dia) por conta própria. Estão fazendo um grande trabalho, e eu nunca conseguiria agradecê-los o bastante.
    Não acho que o TibiaNews vai acabar. Provavelmente vai renascer ao foco do que ele fez de melhor, manter as pessoas informadas do que está acontecendo. O TibiaNews nasceu numa época em que os fansites eram poucos e dispersos, e apenas o tibia.de estava por aí. Agora, existem muitos fansites que fazem o mesmo. Todos têm uma lista de criaturas, de magias e de itens. Não é necessário ter toda essa informação duplicada em todo lugar. Agora que tenho uma empresa de webdesign, estou procurando por um tempinho de folga para dar ao TibiaNews uma revisão completa, convertendo-o a puro CSS com um bom RSS feed, um pouco de Web 2.0 nos moldes de um belo mecanismo AJAX para lidar com blocos de informação em que você está interessado, e etc.
    Mas isso não vai acontecer tão cedo. Outras coisas têm prioridade, no momento.

TibiaBR: Como será a vida de Carlos sem Tibia? O que pretende fazer após deixar o jogo?
    Excessus: Bom, não estou deixando Tibia de vez Meus personagens ainda estão lá. Excessus ainda pertence à Rising Dragons, e Edore Laennor ainda é level 79. Eu tenho um monte de coisas para explorar - ainda não vi as maravilhas do novo update. Tenho certeza que eu vou poder jogar um pouquinho - só não como Gamemaster.

TibiaBR: E como será a vida de Tibia sem Carlos?
    Excessus: Com a equipe atual de devotos Gamemasters, eu duvido que Excessus faria qualquer diferença nos dias de hoje.

TibiaBR: E o Brasil? Quando vem pra cá conhecer esse país maravilhoso?
    Excessus: Quem sabe... eu adoro viajar e eu certamente ia adorar fazer uma visita ao Brasil um dia. Existem muitos lugares que eu tenho que visitar.

TibiaBR: Você gostaria de deixar uma frase de efeito à todos aqueles que, de um modo ou de outro, te admiram?
    Excessus: Eu gostaria de dizer que talvez seja legal pensar em Tibia como uma miniatura do mundo em que vivemos. Há muitas coisas boas, e boas pessoas que ajudam os outros e tentam construir um lugar melhor para todos compartilharem. Como Michael Jackson disse em sua música: "If you want to make the world a better place, look at yourself, then make the change" (Se você quer fazer do mundo um lugar melhor, olhe para si mesmo, e então faça as mudanças). É claro que Tibia é um jogo e também é divertido jogar no papel de alguém malvado, mas todo mundo sabe qual é o limite. Apenas respeite-o.

TibiaBR: Obrigado, Carlos. Nós do TibiaBR desejamos boa sorte, muita felicidade e sucesso na sua vida real, você merece! Muito obrigado pelo seu tempo. Nos vemos por aí!

__________________________________________________ __

*Nota do tradutor: O Black Weekend foi um fim de semana em que um player denunciou uma falha do então popular cheater AimBot, que possibilitava identificar quem estava usando. Os Gamemasters usaram essa falha e, identificando quem usava o cheater, baniram mais de mil accounts.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Anderslash; 02-10-2006 às 12:42.

Registro
    21-09-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

o kra eh gente boa!
    qts anos ele tem?
    vai entra alguem no lugar dele sera?
    ele era um bom gm ;D

Registro
    28-11-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

boaa entrevista ;P
    Excessus rox

x)

Registro
    24-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Boa entrevista, não sabia que ele era gm desde 2001, pensei que ele era mais antigo.
    REGRAS DO FORUM
    clique aqui

FAQ TibiaBR.com - Perguntas mais frequentes
    clique aqui

Registro
    17-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por CrkRaphael
    o kra eh gente boa!
    qts anos ele tem?
    Não sei se 30 ou 31... mas é por ae.

Publicidade:

Registro
    20-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

melhor gm sem duvida
    sucesso pra ele na empresa dele
    ele merece

Registro
    10-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Otima entrevista!!!
    Hail Excessus

Agr tem que ser o Pskonejott né
    Bixo owna kra
    1º a pegar twin axe
    (Eu sei que existe um topico para pedir isso então nao venham fla merda como alguns usuarios que se axam o dono do forum fikam falando).

Ele é muito bom de papo olha só qtas linhas de respostas

Simpatico ele
    Gente boa
    Concerteza alguns acham ele um F@# mas ele só keria fazer o dever dle como de todos os gms eram esse! ;P

VOCÊ VAI DEIXAR SAUDADE !!!!
    Última edição por Drear; 02-10-2006 às 13:10.
    Ajuda sobre o forum?
    Saber Oque caçar?
    Saber se seus ekips estão bons?
    Saber alguma coisa sobre tibia?
    Duvidas?

MSN: [email protected].

FIGUEIRENSE

Vamos viver nossos sonhos temos tão pouco tempo :thumb:

FIGUEIRENSE õ/ rumo a libertadores =]

Eu não floodo. Você sim Avatar de Dard Drak
    Registro
    31-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ele era (&#233 bem gente fina...
    Ótima entrevista, sem querer ser um puxa-saco, mas essa foi um das mais interessantes que já vi, talvez por causa do entrevistado, logicamente...

Dard*

Registro
    27-06-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Nossa cara...

fiquei triste de saber que esse que é um dos melhores (senão o melhor) Gamemasters do Tibia. Jogo Tibia só desde o começo do ano (desde 20 de Janeiro, pra ser mais preciso x]) mas eu sei a importância que o Excessus tem dentro de Tibia.

De qualquer forma, desejo sorte pra ele com a sua nova empresa!

(Qualquer dia, volta! x])

Abraço

Pro Excessus entender melhor...

I was sad for knowing that this, that is one of the best ones, optimum if no, Gamemaster of the game. Game only since the start of the year (20 of January, to be more necessary), but I know the importance of it to the game.

Of any form, desire luck pra Excessus in its new company!

(Return, any day of this x])

I hug!

Falow galera, até mais!
    Jason Walker e o Retorno do Príncipe
    Sexta história da série de Jason Walker e contando. Quem sabe não serão dez?

Este fórum exige que você aguarde 120 segundos entre posts consecutivos. Por favor, tente novamente em 1 segundos.

Registro
    19-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Mesmo se voce nao for mais gm e disser q estou banido eu n entro!!!

essa eu n sabia!!!

Ele fez por merecer todo carinho e admiração...
    esperoq ele volte um dia!!!

Publicidade:

Permissões de Postagem