O problema com o grok (e outras LLMs que ficam soltas pra resumir conteúdo da internet) é a necessidade de moderação contínua pra definir o que que é informação útil ou não. Você não tem nenhuma garantia de que o peso que ele dá ao GE é maior que o dado ao bolavip.
Por exemplo, têm um monte de portais apontando mudanças bruscas na orientação política do grok:
NYT:
https://archive.is/DIvbR
Fortune:
https://archive.is/DWBni
CNBC:
https://archive.is/wbFrP
CNN Brasil:
https://archive.is/FvpnD
G1:
https://archive.is/A12gv
Futebol brasileiro é um mundinho muito menor. Se sofrer uma guinada dessas, não vai ter o mesmo alarde e passa despercebido.
O único jeito de usar essas LLMs é mandar expor explicitamente a fonte de cada ponto e validar por conta própria. Dizer "fontes como GE, Jorge Nicola e jornais portugueses" é que nem dizer "Brasil, Equador e Chile têm ao todo 5 copas do mundo". Tecnicamente pode ser verdade, né, mas não é o melhor jeito de contar a história.
Mas sobre o Filipinho em si, o agente dele ser o Jorge Mendes explica muita coisa

. Deve ter botado na cabeça que o Atletico de Madrid não vai nem esperar o corpo do Simeone esfriar antes de chamar ele, igual ao Zidane com a seleção francesa
O brasileirão não consegue se livrar dessa imagem de que serve só pra galera ser jovem aprendiz e depois se mandar pra um país que paga mais, geralmente a liga dos camelos.