
Postado originalmente por
mestre do yellow
Me referia mais ao sujeito mesmo. Não inspira muita confiança de posicionamento político alguém se filiar a um partido que facilmente pode fazer coligações estranhas. É do jogo político isso dos partidos, mas cabe a pessoa quando vai se filiar compactuar com isso ou não.
Por essas que teorizei primeiro que ele fosse um bolsonarista arrependido e que migrou a terceira via por causa daquela mensagem falando para Lula e Bolsonaro saírem da vida política, é frase pronta de alguém da terceira via. Mas pelo fato de compactuar com partido em sua região estava abertamente coligado ao PDT em 2020, demonstra que no mínimo esse cara só vai com a maré. Não digo que ele é de esquerda, isso não, mas o fato de não ligar para coligações estranhas e depois falar mal do Bolsonaro, só demonstra que ele era um MBL, que vale lembrar, apoiou o Bolsonaro no segundo turno de 2018, que um bolsonarista de fato. Só deu um voto de confiança maior em 2022 que o MBL pulou totalmente fora do barco, viu que o mito não correspondeu, e enfim postou aquele zapzap dele falando mal tanto de 9 dedos como do imbroxável.
E não adianta, não tem como "assumir" um filho assim se tem claramente essa prova dele falando mal de Lula e Bolsonaro. Se não houvesse essa mensagem, beleza, dava pra fazer essa autocrítica, mas ela é o ponto chave que derruba essa narrativa de "radical de ultra direita" que alguns veículos de mídia estão tentando imputar. E sim, sei que não tem abertamente a terceira via ameaçando xandão ou o que for, mas do momento que são seguidos por todo tipo de gente, de pessoas com sanidade a malucos, e eles criticam alguém, não se sabe o que a pessoa que está lá ouvindo a opinião deles vai fazer com aquela informação. Comparando é como aqueles casos de cancelamento na internet, o youtuber fala a história e no final diz "olha, mas não vão lá atacar a pessoa", sendo que mesmo avisando vai ter gente xingando e avacalhando a pessoa. Enfim, não é argumento que afaste a possibilidade desse cara ser, em seus anos finais de vida no mínimo (embora eu ache que a coligação pl/pdt que ele aceitou deixa claro que ele fosse até a mais tempo) uma pessoa de terceira via.
Cara, esse seu post é loucura, tá? Você viu a notícia que te linkei? O partido do
BOLSONARO e dos
BOLSONARISTAS elegeu 49 prefeitos em 2024 em coligações com o
FUCKING PT. Para alguns desses, o próprio Bolsonaro fez campanha pessoalmente. Se esse cara, na sua lógica, deixou de ser Bolsonarista porque em SC o PL coligou com o PDT (dominado por famílias tradicionais e endinheiradas), o que você diz do próprio Bolsonaro? Coligações regionais são muito mais por poder e dinheiro do que por ideologia, bem-vindo a política real.
Quanto ao resto, pura viagem. Vocês estão deixando escapar o principal. Não é possível que vocês não percebam o quão surreal foi toda aquela histeria pós-eleições de 2022, patriota do caminhão, acampamento em quartel, continência pra pneu, ordem de prisão de ministro do STF falsa, fraude nas urnas, enforcamento simbólico do Alexandre de Mores, patriota do caminhão, as eternas 72 horas que nunca acabaram. Um monte de influencer bolsonarista colocou lenha na fogueira e ganhou MUITA GRANA alimentando uma fantasia na cabeça de idosos e tiozões como o tal Tiu França, de que dariam um golpe, de que o Alexandre de Morais seria preso ou executado, que o país seria reconstruído pelos patriotas e pelo Bolsonaro (que, nessa altura, se escondeu em casa).
Era ÓBVIO que esse tipo de fanatismo não ia render bons frutos, era ÓBVIO que isso poderia destruir o mental de pessoas, principalmente mais vulneráveis, era ÓBVIO que esse fanatismo entraria no imaginário de gente mentalmente doente e instável e poderia ser responsável por eventos patéticos como todos os que vimos.
Agora, vocês podem dissimular, fingir que o cara era do MBL ou da "terceira via" e que foi isso a origem do descompasso mental e do imaginário revolucionário. Mas no fundo, todo mundo sabe que o Tiu França é a representação mais direta do "tiozão do zap", fanático, monotemático, agressivo, alucinado, doido de conspirações, inimigos e medos. A diferença é que o Tiu França, muito provavelmente, também sofria de alguma doença mental. As duas coisas juntas foram uma bomba (literalmente).
Quantos outros tios França não estão espalhados pelo Brasil esperando uma oportunidade ou tendo a saúde mental deteriorada? Quantos serão necessários para a autocrítica? Toda família tem um desses. Se a sua não tem, provavelmente o Tiu França é você.