@
GrYllO
Na verdade, a narrativa de "traição" foi construída para a militância, que precisava de um discurso para justificar a continuidade do apoio ao Bolsonaro. Vamos ser sinceros, quando se trata de um apoio a um político tão controverso (e poderia ser o Lula aqui), muita gente precisou investir tempo e degradar relações interpessoais por causa desse apoio. Tenho exemplos na família, temos exemplos até aqui. A questão do ego é o que alimenta o militante e simpatizante de políticos desse tipo. É por isso que a questão emocional da traição colou, porque ela é mais simples de comprar para quem está emocionalmente investido.
Embora o Moro possa alegar traição também: Bolsonaro reiterou diversas vezes que não iria interferir no trabalho do Moro e que essa foi a condição para o aceite do ministério. Mas mesmo assim o fez. E tentou fazer outras vezes antes.
Entretanto, se você analisar friamente, o Moro parece que foi fiel à princípios muito maiores do que fazer parte de um grupo político. Se existem princípios constitucionais que regem a separação entre poderes e a independência investigativa de uma polícia de Estado, que é o caso da PF, isso está acima de qualquer outra justificativa. Mesmo se existisse todo um suporte legal para a interferência, ela ainda seria eticamente questionável, porque avilta conta o que esse governo diz pregar desde que foi eleito. O que a militância quer insinuar na verdade é que "os fins justificam os meios", porque Bolsonaro e sua ideologia seriam a única verdade e representariam o "bem" na luta conta o "mal" (PT, comunismo). Isso é característica de qualquer governo populista com aspirações ao autoritarismo.
Agora, se isso vai render alguma coisa ou não, depende muito. Não dá para subestimar o poder de quem detém a máquina pública. Querendo ou não, Moro agora é um simples civil e o Bolsonaro tem à disposição toda a máquina burocrática estatal, inteligência de Estado (agora, em sua totalidade, já que a PF foi aparelhada com um parça) e uma máquina de mídia virtual e de destruição de reputações. Quanto tempo o STF demora pra chamar o Moro a apresentar provas? Algumas semanas? Mesmo com documentação contundente, a narrativa contrária já vai estar extremamente reforçada até lá e vão destruir a reputação do cara de várias formas possíveis.
Impeachment vai depender do que rolar nos bastidores em termos de negociatas. Uma galera safada das antigas já sentiu o cheiro de sangue do governo e vai pedir sua parte do bolo para evitar uma eventual condenação ou afastamento no Congresso. O que o Bolsonaro vai fazer, vai romper com a narrativa de não se aliar com a "velha política"? Acho que pode ser o caminho, aos poucos ele se aproximou de gente barra pesada, inclusive condenados e presos na própria Lava-Jato e ficou por isso mesmo em termos de apoio político popular. Vai renunciar? Acho que ele é teimoso demais pra isso.
Eu duvido que o Moro tenha um vídeo onde o presidente apareça de fato cometendo crimes, única coisa que faria a parte mais fanática se ligar. Esse é o tipo de crime onde as evidências são pecinhas de um quebra-cabeça, que podem ser corrompidas com narrativa, como o PT tentou fazer desde o começo da Lava-Jato. O Bolsonarismo tem cara de ser um próximo lulismo e kisherismo de direita: um culto à personalidade, que vai durar décadas e se alternar no poder, mesmo fazendo merda. Não duvido o 04 ser presidente um dia, eleito pelas viúvas do pai.
- - - Atualizado - - -
Achei que o Moro vacilou ao apresentar os diálogos de Whatsapp para a Globo. Isso não desqualifica os diálogos, que pra mim são bem claros. Mas, se eu fosse ele, ou segurava isso para o processo legal, ou liberaria para TODA imprensa (inclusive pseudoimprensa/acessoria de imprensa do governo, tipo Terça-Livre).
Além de postar na internet e criar um canal de Youtube para se comunicar e se defender publicamente. Nisso, a galera tá precisando aprender com os bolsonaretes.