
Postado originalmente por
Xinshon
O verdadeiro motivo é que é lucrativo, você cria diversas fonte de renda com um interesse em minoria, sejam cargos e funções em um orgão/secretaria como a própria exploração da cultura do povo indígena, também há uma briga ferrenha pela terra e o poder que ela naturalmente proporciona, sabotagem de outros senhorios do campo contra a concorrência e desafetos. Essa galera toda financia a matéria ideologizada e o repasse do assunto para surtir os efeitos que eles querem. É muito parecido com a paixão burra que se tem ao MST por exemplo, o próprio povo indígena é usado como o MST inclusive, mas a culpa é do Nando Moura.

Postado originalmente por
GrYllO
O mesmo que todas as outras minorias: massa de manobra. No caso dos indígenas, é ainda pior: impedi-los de civilizarem-se à força só os deixa vulneráveis a organizações inescrupulosas travestidas de ONGs (não são todas, obviamente). Sem contar o terreno fértil para corrupção.
É um argumento de massa de manobra que não faz muito sentido quando falamos dessas populações, visto que os indígenas tem pouca ou nenhuma representação social, pouco poder de voto e, consequentemente, político. O argumento dos cargos e interesses por terra faz sentido, claro. Mas isso é com qualquer causa, em um Estado inchado, qualquer coisa vira desculpa para criar novos cargos e roubar propriedade dos outros.
Vocês sabem que eu não partilho dessa visão maniqueista de mundo, onde todo mundo que é de esquerda só quer roubar e tirar vantagem própria. Não por uma questão de pureza no coração ou fé na humanidade, mas sim porque seria paradoxal com o que vejo no dia-a-dia e fatos históricos. Corrupção, uso da máquina em benefício próprio, cargos comissionados para amigos, tráfico de influência e desvio de verba não escolhe ideologia no Brasil. Teve no governo Lula, teve no governo dos militares.
Ainda gostaria de ler uma argumentação que não envolvesse necessariamente partido político ou política de estado.
Outra dúvida que tenho, e aí sou bastante crítico com muitos amigos de esquerda: por que tanta tolerância com o islamismo? Trump e Bolsonaro são chamados de fascistas por um tentativa forçada de correlação indireta e simbólica entre atitudes. Comparar Bolsonaro com Hitler não faz sentido. Hitler nunca trabalhou com simbologias, tudo que ele fez foi exatamente o que ele disse que iria fazer, talvez com um eufemismo ou outro.
Agora, quem fala que vai fazer e realmente faz, são os muçulmanos. A ideia de espalhar o islã e lutar a guerra santa não é uma simbologia, é exatamente o que eles fazem. A limitação de direitos dos indivíduos e a forma com que minorias são tratadas pelas teocracias muçulmanas não é exagero, é exatamente o que está escrito para ser feito. Se existe um ideologia fascista e que ameaça o mundo civilizado e as liberdades individuais, é o islã.
Bom, estou divagando, o tópico não é sobre isso. É só curiosidade.