Postado originalmente por
Bob Joe
Se tem uma argumentação que me irrita é "argumentação da inviabilidade do longo prazo". Não existe longo prazo se não existir ação de curto prazo para planejar e iniciar execução. O problema de todo Estado (e aí não é questão ideológica, é questão de como esse sistema político está organizado) é que, uma vez que a enxugada de gelo é feita e as benesses eleitorais são adquiridas, o planejamento de longo prazo não vai para frente. Esse aí é só mais um case de fracasso dessa mentalidade (provavelmente vai acontecer de novo no futuro governo, agora com segurança pública).
Já imaginou a possibilidade de ambas as ações (a que você propôs de longo prazo e a que propus de curto prazo) serem feitas ao mesmo tempo?
Então, era isso o que tinha em mente na minha argumentação. Sem nexo você dizer que uma coisa anula a outra.
Não que eu queira isso, porque discordo da ideologia liberal, mas é só para fins de argumentação mesmo.
Sobre o problema que você apontou, concordo plenamente.

Bob Joe
A narrativa oficial (que descobrimos esses dias que é mentirosa) dizia que o governo do PT implementou o Mais Médicos como medida emergencial para um problema que, curiosamente, o Brasil sempre enfrentou (em nenhum momento da História do país existiu acesso fácil a médicos no interior). Nas primeiras fases não captaram médicos brasileiros e a "única alternativa" foi trazer os cubanos (novamente, essa narrativa caiu por terra nos últimos dias). Na teoria, o problema emergencial foi resolvido a época mas o mesmo governo não adotou QUALQUER ação concreta para que hoje, 5 anos depois, existisse um norte de planejamento. O longo prazo já deveria estar chegando, não concorda?
Concordo que o PT foi eleitoreiro nesse caso. O "longo prazo" já deveria sim ter iniciado. É um problema do sistema político, como você mesmo apontou.
Mas o seu argumento de que isso não é emergencial não tem nexo. Foi um problema que sempre existiu, que sempre foi emergencial (as pessoas dessas regiões sempre morriam por falta de acesso médico, mas é claro que as pessoas de cidades grandes não enxergavam nem se importavam com esse problema), mas que ninguém ligava para resolver. Não quer dizer que deixou de ser emergencial, porque salvar vidas é sempre uma emergência. Você pode apontar que foi uma falha do PT não ter tocado o projeto de longo prazo, mas pelo menos foi um mérito deles o começo da solução desse problema grande que o Brasil sofria/sofre.

Bob Joe
Ou seja, a mentalidade que nos trouxe aqui é a mesma mentalidade que se provou inapta a resolver o problema. Problema esse causado, e destaco novamente, pelo próprio Estado, ao concentrar poder em órgãos classistas e impedir a formação de mais médicos. Aí você me diz então que a única forma de resolver um problema que o Estado criou pelo excesso de regulação vai ser com mais excesso de regulação, dessa vez na vida prática das pessoas? Como eu disse, o Estado é a criatura mística que cria problemas e vende as soluções para os mesmos, e você está caindo nessa história.
No mais, a exigência de que médicos façam 2 anos no interior depois de formados na rede federal não poderia ser retroativa, sob pena de ser derrubada facilmente no STF, em um julgamento longo, arrastado e polêmico. Ou seja, só valeria para os ingressos a partir da decisão ou quando o julgamento de constitucionalidade do STF fosse concluído, o que também se configura ação de, no mínimo, médio a longo prazo. Parece mais prático, correto e razoável como medida de curto prazo, oferecer mais vantagens econômicas para os profissionais que aceitarem sair dos grandes centros e irem para essas regiões que necessitam. Solução que não vai se sustentar enquanto não tivermos médicos para tender a demanda de saúde da população brasileira, que é bem diferente daquela que o CFM acredita que existe.
Quanto a alistamento militar obrigatório, sou contra, acho que dá para inferir do meu posicionamento.
Não poderia ser retroativa, mas o fim do ano já está chegando, e haveria um bom número de gente se formando já daqui a 2 ou 3 meses. Não tenho um dado sobre quantos médicos se formam por ano no Brasil, mas certamente seria o suficiente para aliviar o problema.
Mais vantagens econômicas seria basicamente oferecer condições que convencessem o médico a sair da cidade para ir a um interior pobre. Ou seja, no mínimo teria que ser um salário substancialmente maior que o ganho nas cidades. Numa situação de crise, essa solução parece inviável, ou muito ineficiente.
Mas vamos ver o resultado desse edital de emergência que já está para sair para julgar melhor a situação.
----------------

Elementar
Século 2018 e tem criatura que ainda perde tempo discutindo com o Poncheis...
Nada como fatos e a realidade pra acabar com a argumentação (ou masturbação?) esquerdista:
84% das vagas disponíveis no Mais Médicos já foram ocupadas, diz Ministério da Saúde:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude...da-saude.ghtml
Lista de pessoas que me ignoram ou falaram que iriam me ignorar: Sicarela, Mongolth, Elielsantos, Ielou e agora o Elemental.
Devo me sentir privilegiado por ser "ignorado" e desprezado por essa gente

. Tremam de inveja, intelectuais do Off que ainda têm que suportar essa galera.
Só observando... Você postou uma notícia completamente inútil no tópico, redundante em relação a algo que o GryllO postou poucos posts atrás e que já rebati. Isso significa que você não tava interessado em adicionar algo, mas sim em me alfinetar. Isso quer dizer que sou importante para você ainda, e que você se sente solitário e frustrado com a vida, já que quer tanta atenção. Se quiser desabafar ou um abraço, saiba que estou aqui amigo.