Decidi criar este tópico por dois motivos principais, sendo o primeiro minha imensa indignação da força que o Governo do Estado de São Paulo, SABESP e ARSESP(Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) tem feito para atribuir tão somente ao consumo da população e à imprevisibilidade climática a culpa pela crise hídrica que São Paulo está vivendo. O segundo por ser um assunto relevante que não está sendo discutido no Fórum.
Vou elencar algumas notícias abaixo, que considero válidas para a discussão, e que ajudarão a esclarecer como é ABSURDO o fato de atribuir-se apenas ao consumo da população uma crise hídrica nesta escala, que através de planejamento e trabalho de governantes sérios, poderia ser facilmente evitada.
OBS: Para uma maior compreensão, as vezes será necessário acessar alguns dos links, pois acabam sendo muito extensos para eu copiar na íntegra. Trarei apenas os pontos mais importantes e uma breve síntese sobre cada notícia.
ATRIBUIÇÃO DA CRISE HÍDRICA TÃO SOMENTE À IMPREVISIBILIDADE CLIMÁTICA E CONSUMO POPULACIONAL
Quero deixar claro que tenho plena ciência que se trata de dois pontos importantíssimos, porém, não são os únicos a serem levados em conta quando falamos de um sistema hídrico que abastece uma região da magnitude de São Paulo e arredores (Lembrando que não é somente o sistema cantareira, que abastece a região metropolitana que está em crise).
Aqui(http://extra.globo.com/noticias/rio/...-14507533.html) temos um Acadêmico brasileiro falando sobre isso. Leo heller, ''formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1977, Heller se especializou nas áreas de engenharia sanitária, saúde pública e recursos hídricos, concluindo o pós-doutorado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, em 2005. Professor do curso de pós-graduação da UFMG.''
Ele trás pontos importantíssimos, como a falta de planejamento do país quando falamos de sistemas de água e esgoto. SIMPLESMENTE NÃO HÁ QUE SE FALAR EM FALTA DE ÁGUA POR MUDANÇA CLIMÁTICA, ainda que seja um ponto importante, o planejamento SEMPRE deve prever tais situações, e ao invés de remediar (como estamos fazendo, cogitando até mesmo utilizar esgoto tratado no abastecimento, ou utilização dos volumes mortos), PREVENIR.
Quem acompanhou as notícias sobre o tema viu, que em certo momento, foi cogitada a transposição do Rio Paraíba do Sul, gerando até mesmo um certo atrito em São Paulo e Rio de Janeiro. Ele trás que SE HOUVESSE PLANEJAMENTO(SIM, DESTACO), e tal obra fosse realmente necessária, não teria sido cogitada em meio a uma crise, mas sim como prevenção de futuras secas.
Aqui(http://sao-paulo.estadao.com.br/noti...4-imp-,1131535) podemos ver outro caso que causa extrema indignação, o FATO(sim, não é teoria da conspiração) de que a SABESP perde, SOMENTE NO TRANSPORTE de água tratada, isso mesmo, é água potável que vai pro ralo por falta de estrutura e planejamento 31% de toda água transportada. Apenas para terem idéia, essa quantidade de água perdida seria suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Campinas.
Aqui(http://g1.globo.com/sao-paulo/notici...mais-agua.html) temos um claro exemplo do Governo do Estado de São Paulo, juntamente à SABESP, tentando não só atribuir ao consumidor a culpa pela crise hídrica, mas sancionando-o pelo uso da água, e tão somente ele, sem SEQUER decretar estado de racionamento. Ou seja, um claro ABUSO.
ABUSO ESTE, que não passou desapercebido por uma Juíza de São Paulo, Simone Viegas, da 8° Vara da Fazenda Pública de São Paulo(http://g1.globo.com/sao-paulo/notici...gua-em-sp.html) e que em decisão, SUSPENDEU esta absurda multa, que tenta de forma descabida limitar ao consumidor as consequências da falta de planejamento do Governo e seus órgãos. DESTACO: ''Em seu despacho, a juíza lamentou que a solução da crise dependa das chuvas e cobrou da Sabesp a eliminação das perdas e campanha de esclarecimento antes de impor multa aos consumidores. "Lastimamos nós, população, que a solução da crise esteja à mercê de São Pedro, pois não há nenhuma possibildade de controle de quando e quanto irá chover nos próximos meses", afirma a juíza. "A lição de casa deve ser feita por todos e não somente pelos consumidores." DECISÃO NA ÍNTEGRA: http://s.conjur.com.br/dl/justica-su...agua-acima.pdf
Enfim, esta noticia da suspensão da multa é de hoje, 14/01/2015. Vamos ver qual vai ser o desfecho, e por quanto tempo o Governo do Estado de São Paulo e SABESP conseguirão manter essa falta de comprometimento com a realidade e com a população.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


Responder com Citação


