
Postado originalmente por
NirunehTorak
Fala porque pow. Se eu que so estou lendo tentando aprender algo fico curioso, imagina o cara ali em cima.
Bom, poderia responder simplesmente com um "porque nenhum deles trará algum resultado". Mas tentarei explicar um pouco mais:
1) Multivitamínicos - no Brasil, os minerais e vitaminas são subdosados! Sim! Graças à ANVISA, que estabelece um limite pífio para cada mineral, você gasta horrores para comprar um e, na verdade, não vai surtir efeito algum. Por exemplo: vitamina C no Brasil só é liberado 45 mg, enquanto que nos EUA e nos estudos que mostram algum singelo benefício com o uso dela foram usados entre 300 e 1000 mg. Além disso, nos multivitamínicos existem minerais que "competem" entre si, prejudicando a absorção de alguns deles - por exemplo: zinco x ferro; cálcio x ferro. EM RESUMO... em indivíduos saudáveis, não atletas, o uso de multivitamínico possui um péssimo custo x benefício (se é que há algum benefício).
2) Glutamina - A Glutamina em forma ORAL ficará praticamente toda retida nas suas células intestinais (enterócitos). Logo, quantidade ínfima chegará à corrente sanguínea e, consequentemente, aos seus músculos. Então, seu uso é mais do que desnecessário...
3) Antioxidantes - Os estudos mostram que após a realização de atividades físicas, seu organismo gera radicais livres após o estresse oxidativo. TODAVIA, esse fato é FUNDAMENTAL para a adaptação metabólica do seu corpo, e ele é capaz, sim, de controlá-lo (a.k.a não deixar que a produção de radicais livres se exacerbe). PORTANTO, temos dois pontos: (1) os antioxidantes não são necessários para a função proposta deles; (2) na verdade, eles podem até prejudicar sua saúde, visto que estarão interferindo em um processo adaptativo importantíssimo no organismo. AGORA, falando de ATLETAS de alta intensidade, o uso deles pode se tornar interessante.
Espero que tenha esclarecido um pouco mais.
OBS: Para os interessados em aprender mais, deixo aqui um ótimo e esclarecedor artigo, publicado em 2014, abordando os assuntos que estamos discutindo:
http://www.jissn.com/content/pdf/s12970-014-0061-8.pdf (conteúdo em inglês).