Postado originalmente por
luizjuiz
O imposto de renda incide sobre os rendimentos e sobre o ganho de capital na venda do título caso você o venda antes da maturidade. O valor da alíquota depende do tempo da aplicação (data de compra do título), e vai regredindo com o tempo (15% após 720 dias). Há diversas razões pelos quais os 11.5% - 16% ao ano em juros nominais (e muito menos reais) para os títulos ntn-b não são atingíveis (e muito menos pros outros), os quais eu posso te explicar por MP se realmente interessar. Sem contar que a frequência com que você recebe os rendimentos não é mensal (é semestral), que é o que o autor do tópico diz querer. Tesouro direto é um investimento melhor que a poupança em termos de rendimento, com o mesmo risco, porém tem o fator liquidez e volatilidade (os preços dos títulos variam). Se você sempre segurá-los até o vencimento, esses fatores não farão diferença para você e é só nestas condições que ele terá vantagem significativa sobre a poupança. Quem quiser fugir do imposto de renda em renda fixa com rendimentos ajustados pela inflação tem como opção (algumas) debêntures incentivadas, que tem risco de crédito (variável de acordo com a empresa que emite) e datas de pagamento distantes (em geral >4 anos até começar a pagar). Aí sim, é possível chegar em juros na faixa dos 11.5%-12% ao ano.
Estais certo.
O tesouro direto parece a galinha dos ovos de ouro. Mas também todo mundo sabe que coisa tão boa assim não existe. Entretanto, com 100mil reais, entre deixar na poupança e no tesouro direto eu recomendo o tesouro do mesmo jeito, o risco é bem menor que a poupança na real (A chance de um país quebrar, é bem menor do que a de um banco quebrar. Se o país quebra, o banco vai junto, o contrário nem sempre), e o percentual do lucro final vai ser sempre maior do que a da poupança. Não é atoa que os bancos pegam os dinheiros da poupança e botam no tesouro direto ...
Isso pra um leigo é óbviamente a melhor escolha...
----
Eu particularmente teria intenção de investir essa grana em ações na bolsa a longo prazo, principalmente nas ações que geralmente o pessoal pede bastante empréstimo de ações, assim eu poderia alugar minhas ações pra alguém trabalhar, não tem risco nisso, e além disso ganha um dinheiro a mais. Isso se chama aluguel de ações (BTC), vale a pena dar uma olhada nisso, já que você quer investir uma grande quantidade é bom estar bem informado de todas as possibilidades. Eu tenho perfil de investidor de longo prazo preguiçoso mesmo, quero um extra alto, mas não imediato e nem risco nem incomodação..
Fora isso, o que vale a pena mesmo é deixar essa grana crescer pra investir num imóvel mesmo, é a coisa que mais agrega valor, e mais da lucro, e pode ter certeza que a valorização imobiliária vai continuar por muito mais tempo, so.. buy houses