A dúvida da vez é: Enzimas digestivas e ácidos! Vamos lá...
Andei lendo certa vez que substâncias de baixo pH (ácidos) como o vinagre contribuem para tornar a digestão mais lenta. Fato que me deixou um pouco confuso, sempre pensei que quanto mais ácido mais rápido o alimento seria quebrado, até porque nosso próprio suco gástrico é composto em sua maioria de ácido clorídrico.
No Google não achei uma resposta pras minhas dúvidas, muito embora eu tenha aprendido algo. As dúvidas são:
- Enzimas causam alguma alteração no pH do sistema digestivo? Sem sim, qual e se possivel como seria a reação da digestão com tal alteração?
-
Birger Brosa citou noutro tópico que nosso corpo pode não ter enzimas suficientes para quebrar certo tipo de alimento (no caso os laticinios), poderia o uso de um complexo de enzimas digestivas melhorar a absorção e até permitir uma ingestão maior de certos alimentos?
Li inclusive, que o próprio GH15 recomenda o uso de enzimas digestivas sempre. Encontrei um composto que contem a seguinte fórmula por dose:
Mistura de Enzimas Digestivas 104mg
• Bromelaína (de abacaxis) 120 GDU
• Papaina (fruta papaia) 600,000 FCCPU
• Protease 4.5 (Asperilla oryzae) 10 SAPU
• Amilase (Asperilla oryzae) 400DU
• Lipase (Asperilla niger) 60 FCCLU
• Protease 4.5 (Asperilla oryzae) 400 HUT
• Lactase (Asperilla oryzae) 20 ALU
• Celulase (Trichoderma longbrachiatum) 10 CU
• Hemicelulase (Asperilla niger) 10 HCU
Estava pensando em usá-la para diminuir a azia que meu shake (relatado em alguns tópicos) causa e além disso também poder aumentar a quantidade de alimento que estou ingerindo. Tambem me lembro de ter lido que estas substâncias ajudam na diminuição da azia por contribuir para a rápida digestão do alimento - a lógica estaria em "quanto mais rápido o alimento sair do estômago menos tempo pra se ter azia".
Corrijam se estiver errado.