Faço Unirio! passei pelo enem ano passado, e eu já estava cursando a PUCCamp, considerada uma excelente particular. O que posso dizer, sem querer desmerecer a minha antiga faculdade, é que fiz uma ótima troca.
Em geral, a Unirio peca em estrutura física. O ciclo básico é cursado no Instituto Biomédico, que fica no centro do Rio, e o restante do curso é realizado no Hospital Universitário (HUGG) na Tijuca.
O Instituto Biomédico está instalado em um prédio precário. Algumas matérias não possuem aulas práticas por falta de laboratórios ou aparelhos para realização de experimentos. Mas isso não quer dizer que a qualidade das disciplinas ministradas seja ruim, porque o nível de cobrança feita pelos professores aqui é altíssimo. Muito deles possuem projetos de pesquisa em outros lugares, quase todos possuem no mínimo doutorado. A média é 7, e os professores não precisam sentir pena por deixar o aluno de exame final ou de DP.
Já o Hospital Universitário tem uma estrutura muito melhor, com enfermarias reformadas e novas, muitos leitos. Quase todas as especialidades existem no HUGG. O aluno tem total acesso ao paciente em qualquer local do hospital, sempre. O contato com o docente é íntimo, e em geral, alunos interessados sempre se dão muito bem. Basta correr atrás. Fora as parcerias com grandes hospitais, como o Souza Aguiar (plantões semanais são feitos lá). Os médicos que dão aula são excelentes em sua grande maioria e super engajados com o aprendizado dos alunos.
O que eu posso dizer, pra fechar, é que o Rio em si abre muitas portas. Aqui as faculdades são muito unidas. Sempre tem congresso, simpósio, curso etc. nas outras faculdades (Fundão, UERJ, UFF...) e eu tenho bastante acesso a isso! Além do mais, grandes congressos nacionais são realizados aqui ou em São Paulo. Pesquisa no INCA, Fiocruz, Instituto nacional de cardiologia etc. são fáceis de conseguir. A prefeitura também abre bolsa para estagiar em postos de saúde e hospitais.