Postado originalmente por
Leirbag
Eu ainda não consegui entender qual é o problema dos valores de 1950 continuarem se todos estão felizes com isso. Se ali na sociedade periférica e rural funciona o modelo de 1950, pra que é que você vai se meter a querer mudar tudo?
Nem todos estão felizes com isso. Quem é oprimido não está feliz com isso. A mulher que simplesmente quer algo diferente que o direcionamento social que sofre não está feliz com isso. A mulher que sofre violência física por pensamento machista não está feliz com isso. É muito bonito um modelo ser eficaz e eficiente (?). Mas se isso custar a liberdade individual das pessoas em não quererem seguir tal modelo, NÃO está funcionando.
E vamos clarificar uma coisa: existe uma diferença entre sociedade e cultura. A cultura rural é diferente da cultura urbana. Mas fazem parte da mesma sociedade. E o que é combatido não é o machismo em cultura X ou Y da sociedade brasileira mas sim na sociedade como um todo. O exemplo da cultura machista que ainda reside no meio rural serviu para mostrar que o machismo ainda está aí na nossa sociedade.

Leirbag
E outra, também não consigo ver a diferença entre um homem machista e uma mulher feminista. O feminismo, HOJE, é o machismo de antigamente. Eu já tive que ouvir de mulher falando que homem tem mesmo é que pagar tudo pra ela, porque se não ela não dá pra ele. E ai de você se você for um pouco mais conservador com essa galera.
Concordo que algumas correntes feministas são análogas a algumas correntes extremas machistas. Mas é a discussão que tive ali com o Tristeza, para se chegar ao equilíbrio é preciso quebrar uma ordem social opressora. E isso necessita, de alguma forma, do surgimento de extremos opostos.
Não é questão de certo ou errado aqui. Não defendo o feminismo FEMEN ou coisas do gênero. Só acho que você desqualificar a luta de gênero é deixar a porta aberta para a continuação de um modelo opressor que ainda não acabou.

Leirbag
Outra coisa puramente feminista é a história de que homem sempre tem que querer sexo, sempre tem que querer pegar a mulher, se não é viado. E ai, o "viado" funciona da mesma forma que o "vadia, cachorra" e todo o resto.
Não cara, isso não é feminista, isso é machista. Inclusive, machismo que gera a homofobia. Toda a cultura que gira em torno da virilidade masculina é machismo, não feminismo. Isso é fácil de ver, já que esse tipo de coisa já existe muito antes do movimento feminista se estabelecer. É algo muito relacionado com o aspecto biológico masculino, aquele mesmo que justifica a vontade do homem de ser o protetor e mantenedor da mulher e da família.

Leirbag
A verdade é que o feminismo hoje é a vingança feminina por tudo o que homens que existiam muito antes de eu nascer fizeram com mulheres que existiam muito antes delas nascerem.
Não diria vingança. Ainda temos mais de meia população do mundo vivendo em regimes machistas. O machismo ainda resiste na sociedade Ocidental.
Pense bem, passamos SÉCULOS em um regime machista, com diversos posicionamentos extremos sobre o tema, inclusive de cunho religioso. Aí quando surge UM movimento extremo feminista, as "mulheres já estão se vingando"? É muita ingenuidade pensar assim...

Dome Fu
Só quotei pra dizer que no mundo em que vivo, das pessoas que me relaciono, as únicas pessoas que eu já vi criticando uma mulher por ela ser, como você disse, "soltinha" foram outras mulheres.
Eu concordo com o Zafalkar nesse sentido, falando por mim, não vejo nada de ruim em uma mulher que seja desse jeito, menos recatadas, o que me leva a pensar que mais da metade dos homens também não acham nada de mais.
Pra ser sincero, até prefiro essas mulheres que saem, bebem e não ficam se importando tanto com a própria imagem, as outras são muito chatas.
Nessa questão, o machismo atualmente só existe porque as mulheres acham que precisam ser todas certinhas etc.
Claro que isso surgiu primeiramente por causa de uma sociedade machista como um todo, mas se você for pensar, na parcela da sociedade que tem mais educação e instrução, quem promove a manutenção desse pensamento são as próprias mulheres consigo mesmas e umas com as outras.
Só porque é um pensamento verificado em mulheres, não quer dizer que não seja machista. O machismo está na origem da ideia e não na fonte que pratica. Por que as mulheres valorizam tanto o "ser certinha"?
É como o racismo. O que mais tem é negro com preconceito contra negros.