Postado originalmente por
Zafalkar
baita texto aquele do link do Tristeza, recomendo.
Bob Joe, por que uma ideologia extrema precisa de outro extremo para combatê-la se ela já é vista com um certo repúdio pela sociedade? Homens machistas não recebem elogios, pelo contrário, são considerados criaturas atrasadas mentalmente pela maioria.
Se ela tem certo repúdio da sociedade, beleza. O problema é quando a ordem social se organiza de acordo com a maioria dos valores daquele ideologia. E o machismo ainda é a ordem social da nossa sociedade ocidental, mesmo tendo melhorado em comparação às sociedades orientais, por exemplo.
Não que todos homens achem mulher um ser inferior ou algo parecido, mas alguns dos argumentos eugênicos ou modelos machistas ainda são usados para validar certas situações e conceitos que vivemos.
Uma das frases mais compartilhadas no Facebook é aquela que compara mulheres a portas e homens à chaves:
Uma mulher consultou o Mestre:"Mestre, não entendo. Se um homem transa com várias mulheres, ele é visto como um garanhão. Se uma mulher transa com vários homens, ela é vista como uma vadia. Não é injusto?" Resposta do Mestre: "Minha filha, pense nisto desta forma. Se uma chave abre várias fechaduras, ela é uma chave mestra, uma coisa boa de se ter. Já uma fechadura que é aberta por várias chaves
Por que esse pensamento é machista? Por colocar a mulher ainda naquela posição de ser sexualmente passiva, livre dos próprios desejos e motivações. Mesmo assim muitos caras aqui vão concordar absolutamente com isso, porque para o pensamento construído em uma sociedade de ordem machista, essa historinha faz completo sentido.

Postado originalmente por
El Tristeza tropeirón
Eu também sou a favor do equilíbrio.
O problemas é quando as ideologias extremistas deixam de ter um aspecto de equilíbrio com o lado antagonista e passam a agir por fora. Eu não consigo aprovar ideias que viabilizem uma situação melhor para um lado do que para o outro. Em discussões onde os temas se opõem de maneira tão drástica, o mínimo a ser feito é tentar contrapôr os prós e os contras de cada um.
O que se vê em movimentos feministas é a absorção de ideologias que podem facilmente ser ligadas a outros movimentos extremistas. O Femen, que é o grupo que está sob os holofotes no momento, é um exemplo da incapacidade humana de raciocinar logicamente. Elas são para o feminismo, o que os brutamontes que espancam suas mulheres são para o machismo.
Daí que quando uma mulher apanha, todo mundo pede cadeia e quase lincha o infeliz. Se uma mulher por um acaso desrespeitasse um homem, o pessoal do Femen ia na porta da casa do cara, apoiava a mulher dele e ajudava a bater. Daí todo mundo ia achar uma comédia.
É só uma hipótese ridícula, mas que não deixa de mostrar o quão fazem mal os extremismos, quando estes tomam corpo e saem do campo do debate para adentrarem ao campo prático.
Semper Fidelis
Mas para contrapor prós e contras de cada um, você precisa que exista cada um. Eu não sou super capitalista e nem sou comunista, mas acho que é importante você ter ambas visões políticas.
É claro que a violência é intolerável, em qualquer sentido. E é claro que o ideal é uma sociedade humana sem extremismos. Mas o ideologia é algo inato à sociedade humana, ela simplesmente aparece. Então, a única forma de fazer com que nenhuma ideologia assuma o controle social é permitindo o livre pensamento, que leva ao nascimento sempre de ideologias opostas.
No mais, quebrar a ordem social nunca é fácil, tristeza. Ninguém quer perder seus direitos e privilégios, por mais injustos que sejam. Então as lutas sociais vão acontecer, exageros vão acontecer. Nós, que somos o pessoal do meio, é que devemos moderar sempre esse tipo de coisa. Não concordar, veja bem, mas temos que permitir que isso surja nos dois lados da moeda.