Curtir: 0
- Charlie?
Segurou as mãos de Charlie entre as suas e se inclinou para examinar o rosto dele.
Alguma coisa aconteceu. Uma corrente de informações passou do corpo de Charlie para a mente dela. R.J. não sabia como e nem por quê. Não era imaginação, tinha certeza de que era real. De um modo que não podia compreender, R.J. soube, naquele momento, que não iriam envelhecer juntos. Não conseguia largar as mãos dele, nem fugir, nem chorar. Ficou ali parada, inclinada sobre a cama, segurando as mãos dele com força, como para não deixá-lo partir, gravando seu rosto na lembrança enquanto ainda tinha tempo.
E aí tu me quota pra falar aquilo?
Deixa eu reformular meu post:
Com filmes e aulas durante uns bons anos, sem fazer intercâmbio, com quase nenhuma dedicação, viajei pro exterior e conversei normalmente com gringos o tempo todo, em diversas situações, como se fosse um nativo.
Curso de inglês, na minha visão, é complementar ao aprendizado, tu aprende mesmo tendo contato com a língua, no meu caso, foi com muito filme legendado (em português mesmo) e música. Tanto que da parte gramatical e das regras eu não lembro quase nada, mas intuitivamente consigo formular um texto do mesmo jeito que formulo um em português, sem precisar ficar pensando.
.
Última edição por luizjuiz; 10-06-2015 às 01:02.
.
Última edição por luizjuiz; 10-06-2015 às 01:02.
Até porque tem um monte de gente que "fala" português e é analfabeto funcional. Conseguir se virar, mesmo em outro país, não é ser fluente.
- Charlie?
Segurou as mãos de Charlie entre as suas e se inclinou para examinar o rosto dele.
Alguma coisa aconteceu. Uma corrente de informações passou do corpo de Charlie para a mente dela. R.J. não sabia como e nem por quê. Não era imaginação, tinha certeza de que era real. De um modo que não podia compreender, R.J. soube, naquele momento, que não iriam envelhecer juntos. Não conseguia largar as mãos dele, nem fugir, nem chorar. Ficou ali parada, inclinada sobre a cama, segurando as mãos dele com força, como para não deixá-lo partir, gravando seu rosto na lembrança enquanto ainda tinha tempo.

Recentemente descobriu-se que, quando aumenta a
pressão nos átrios (aurículas) cardíacos, estes secretam um hormônio - o fator
atrial - que tem ação direta sobre os néfrons, as unidades filtradoras dos rins.
Entre outros efeitos, o fator atrial produz dilatação da arteríola aferente,
combinada com a constrição da arteríola eferente (veja o esquema a seguir
que representa um néfron). Dessas informações, pode-se deduzir que a
secreção de fator atrial provoca:
a) maior filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão
sangüínea.
b) menor filtração glomerular, formação de mais urina, diminuição da pressão
sangüínea.
c) maior filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão
sangüínea.
d) menor filtração glomerular, formação de menos urina, elevação da pressão
sangüínea.