Vou fazer um apanhado geral do panorama atual dentre os candidatos a Liba e título.
O Atlético-MG tem sofrido com a irregularidade do elenco em alguns momentos, nesse segundo turno. Há jogos onde o ataque produz e a defesa entrega e jogos onde a defesa segura a onda e o ataque não consegue render. Não há crise, é lógico que essa queda de rendimento não era esperada, mas não é nada desastrosa. Aliás, é natural que um time que manteve um aproveitamento superior a 80% durante 19 rodadas, tenha uma baixa em determinada parte do 2º turno. Pra mim o Galo ainda é um potencial candidato a título, mais que Flu e Grêmio.
O Fluminense finalmente conseguiu alcançar a liderança, depois de vários tropeços bizarros, finalmente o time conseguiu chegar ao topo da tabela. É o time com o elenco mais forte do Brasil e também conta com destaques individuais que fazem toda a diferença em certos jogos. Ontem foi o dia do craque Wellington Nem, porém na próxima rodada pode ser o de Thiago Neves, Fred entre outros. Pra mim é um time que apesar de também manter um aproveitamento superior a 70%, vacila em momentos decisivos mas que tem muito para ser campeão.
O Grêmio é o caso mais surpreendente. Veio comendo pelas beiradas e está crescendo na hora certa. O time vem com um bom treinador que entende muito bem o quanto é necessário manter a pegada justamente nessa parte do campeonato, onde as coisas começam a tomar definição. É também uma equipe que me surpreendeu, não esperava muitas coisas do Grêmio e eles estão aí com tudo e vem com a grande possibilidade de roubar a cena e também o caneco das mãos do galinácio das alterosas e do tricolor das laranjeiras.
Essa é a trinca que provavelmente leva a taça, abaixo vem os clubes candidatos a vaga complementar da Libertadores.
O Vasco para mim, difícilmente vai conseguir se manter no páreo. Não porque vem jogando mal, mas é porque tem tido vários problemas em setores estruturais da equipe. A defesa apesar de sólida, em certos momentos não consegue suportar a pressão que vem forte devidos a vacilos do setor central. Desde a partida contra o Atlético-MG o Vasco não tem desempenhado um bom papel, e como se o que já acontece não fosse suficiente, ainda existem equipes com camisa na perseguição ao gigante da colina.
O bloco que vem atrás do Vasco e que pretende tirar o clube carioca da Taça Libertadores é formado por São Paulo, Inter, Cruzeiro e Botafogo. Desses quatro, os dois primeiros em ordem respectiva são - se falando de futebol e elenco - as equipes mais qualificadas, as outras duas são irregulares porém não menos perigosas.
Semper Fidelis