Postado originalmente por
MV Backer
Só vou citar o seu, pois os outros textos só pertencem a pessoas ignorantes que não aceitam a opinião alheia.
Ou talvez você que esteja se negando a aceitar outras opiniões também.
Bem, existem pessoas que fazem o bem até num joguinho como o Tibia, pois para elas, sua moral se estende até o jogo sim!
Não é culpa delas se tem pessoas que jogam sua moral no lixo pra trapacear só porque é um jogo.
Colega, aprenda uma coisa: fazer o bem pouco tem a ver com moral e/ou ética. Você precisa entender melhor esses dois conceitos e como eles se aplicam em diversos lugares. E isso não é uma ofensa tão pouco uma maneira de lhe agredir, e sim uma boa dica.
Lembre-se:
você decide fazer o bem porque é algo que lhe agrada e não porque "fazer o bem" é moralmente correto e ético. E fazer o bem não faz de você uma pessoa moralmente correta e ética.
Passando isso para o Tibia: ajudar as pessoas dentro do jogo não tem nada a ver com ser uma pessoa ética e moralmente aceita na sociedade. Se o que você considera como ético em sua vida pessoal é algo passado para dentro do jogo, divirta-se.
Essa escolha é sua, baseada em conceitos pessoais seus e serão raras as ocasiões em que irão se aplicar às escolhas dos outros.
Eu, por exemplo: jogo desde 2003 e jamais utilizei qualquer ferramente ilegal no Tibia. Fui colocar em uso minha
virtual machine pela primeira vez quando a
CipSoft liberou o mesmo, cerca de dois anos atrás, mesmo sabendo que teria me poupado muito tempo de jogo se eu tivesse utilizado-a antes - e cometido uma infração nas regras.
Tenho conhecimento da existência das ferramentas ilegais? Sim. Sei como algumas funcionaram no passado (e estabeleça aí um limite até o ******)? Sim. Porque inúmeras vezes eu convivi com pessoas que as utilizavam exaustivamente pelos diversos motivos já citados e conversar a respeito, solicitar informações nunca foi contra as regras, nunca foi um mal. Mas nunca ninguém me chamou de trapaceira nem em jogo nem em fórum algum, muito pelo contrário. Fora as inimizades por babaquisses, ninguém pode vir aqui e falar que me viu caçar/treinar/matar com o auxílio de alguma ferramenta ilegal porque eu simplesmente nunca o fiz.
Sou um exemplo de boa pessoa? NÃO!
A começar por características de minha vida que já me colocam dentro de certas "minorias" na sociedade e a continuar por opiniões a favor de legalização de maconha e outros entorpecentes, dos direitos iguais para todos (inclua ai negros, gays, mulheres, deficientes, pobres), da legalização do aborto e da retirada de todos os crucifixos pregados nos senados e câmaras desse país, a última coisa que serei é uma pessoa moralmente aceita na sociedade...
Se eu escolho fazer o bem no Tibia - e essa é sempre a minha escolha - é apenas porque eu escolhi assim. Mas não me faz menos egoísta do que um cara que está na faculdade enquanto seu personagem caça sozinho. A diferença é onde está a minha diversão e a diversão de todos aqueles que não utilizam ferramentas ilegais versus quem utiliza. Eu quero ver meu personagem crescer, eu quero estar lá 7h seguidas para pegar 10% de skill, eu quero correr o risco de morrer porque errei a hotkey ou não fui rápida o suficiente. Mas não vou sair jogando pedra em quem não quer nada disso porque isso não condiz com quem eu sou, simples assim.
O que está acontecendo nessa discussão é que, fora os exemplos dados (ou seja, quase nenhum), pessoas estão julgando outras que não conhecem baseado em algo que é extremamente vago. O comportamento das pessoas demora alguns meses de sessões no psiquiatra (para não dizer anos) para ser analisado e entendido e tem gente aqui - incluindo você - querendo julgar e sacrificar por conta de uma atitude em um jogo online.
A não ser que eu esteja conversando com a reencarnação de Freud e Jung e alguns outros, duvido muito que você tenha excelência para julgar alguém nesse quesito.
Concluindo:
Da mesma forma que jogos violentos não necessariamente incitam a violência na sociedade - o homem já matava muito antes - utilizar ferramentas ilegais no Tibia não faz de alguém necessariamente um Fernandinho, um Dr. Hélio, um Manson da vida.
A frase: "a ocasião faz o ladrão" nem sempre é uma máxima. Tem gente que não importa quantas ocasiões tiver, jamais será ladrão; e tem gente que na primeira vai se mostrar.
E Chazys, são por pensamentos como o seu que o mundo é uma merda.
Não, não é. O mundo é uma merda porque, ao contrário de pessoas como eu, existe uma maior parte da sociedade que vê o mal acontecer seja de maneira sútil ou não e passa reto, simples assim. Seja na rua, no metrô, em casa, na escola, no trabalho, etc. Isso nada tem a ver com um jogo online, você pode ter certeza absoluta.
O mundo é uma merda porque falta respeito REAL, FÍSICO, aquele que deveria existir entre vizinhos, pessoas em um elevador, no ônibus... Não porque o próximo Osama Bin Laden está de bot com o Carlos LP.
Respeito que não há aqui nesse tópico quando você tem N pessoas julgando terceiros desconhecidos por meia dúzia de ações, se chegou a tantas assim- da mesma forma como você acabou de me julgar.
Concordo quando você diz que todos somos egoístas, mas querer comparar o egoísmo próprio ao egoísmo alheio, é tão banal quando falar que você ama sua família e amigos e não ama o resto do mundo.
É chamado egoísmo: sim ou com certeza?

Postado originalmente por
Sero
Acho que pra alguém que aconselha os outros a não misturar vida real com jogo, você deu opiniões pessoais demais. E acha que tudo é assim.
E não é.
Nem preciso dizer nada, o MV Backer já disse tudo logo acima. Esse sim merecia uma baita +rep.
Sero, não é preciso muito para ler o que você comentou quando eu sai da equipe, tão pouco para perceber que você viveria bem sem a minha pessoa.
Então vamos lá: se você não entende o que eu escrevo e quer ficar de palhaçada com entrelinhas que não fazem o mínimo sentido, passe reto pelas minhas postagens. Tenho certeza que um moderador de tão alto nível como você sabe utilizar o botão "ignorar" do perfil, sim ou com absoluta certeza?
Grata.
Além de que, uma atitude dessas poderia vir de um usuário, mas jamais de um moderador.
- Chazys